Mais de 150 lideranças evangélicas assinam documento pedindo a saída de Marco Feliciano da presidência da CDHM
Por Igor Carvalho


A nomeação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados continua rendendo críticas pelo Brasil. Nessa terça-feira (11), mais de 150 lideranças evangélicas pediram a substituição do pastor por um parlamentar mais “familiarizado” com o tema.
A Rede Fale pede aos deputados evangélicos da comissão – que, segundo o coletivo, são 12 dos 18 membros – que indiquem um novo nome. “Entendemos que este momento representa uma oportunidade concreta para a promoção e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis e das minorias”, informou em nota.
Em entrevista à revista Fórum, o pastor da Igreja Batista Marcos Dornel teceu críticas ao parlamentar e pediu como representante “alguém que tenha histórico de luta com direitos humanos, que conheça o que foi a tortura no Brasil, saiba o que é trabalho escarvo, entenda que existe tráfico de pessoas, enfim, que tenha lutado por pautas da área de direitos humanos.”
Fórum – Como o senhor viu a eleição de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados?
Marcos Dornel – Foi uma forçada de barra, tinha que colocar alguém do PSC e acharam o pior nome. Fizeram uma reunião entre os evangélicos do partido, e o nome mais forte era o dele. Não vejo com bons olhos essa nomeação, as polêmicas causadas por ele nos prejudicaram. Estamos colocando em xeque, por causa de um cara que não tem histórico de luta pelos direitos humanos, toda uma nação, que é a nação evangélica. A minha vocação para ser pastor me mostra que tenho que olhar para as minorias, e Feliciano é midiático e alegórico, muito vaidoso, faz até chapinha no cabelo. Deveria cuidar do rebanho e menos da política.
Fórum – Segundo Feliciano, uma “maldição recai sobre a África”. Em sua interpretação da Bíblia, como o senhor vê essa afirmação?
Marcos Dornel – Nós, teólogos, estamos nos revirando, porque em nenhum momento na Bíblia Deus joga uma maldição sobre uma raça ou um povo. Essa frase foi uma infelicidade do Feliciano. A própria palavra diz que todo aquele que crê em Deus é abençoado. A Bíblia diz que tudo que Deus criou é bom, então, se tudo é bom, todas as raças são boas. Você dizer que uma raça é amaldiçoada é uma besteira. Ele foi infeliz.
Fórum – Mais de 150 lideranças assinaram uma carta de repúdio ao Feliciano, o senhor concorda?
Marcos Dornel – Eu me incluo nessa faixa de rejeição ao nome dele como presidente, nós estamos repudiando esse cara. A comissão deve ser presidida por alguém com histórico de luta pelos direitos humanos, que conheça o que foi a tortura no Brasil, saiba o que é trabalho escravo, entenda que existe tráfico de pessoas, enfim, que tenha lutado por pautas da área de direitos humanos. Não sou contra porque ele é um líder religioso, mas sim porque ele não tem qualquer experiência no assunto. Marco Feliciano não representa as minorias. Aliás, se existe uma diferença entre elite e pobres na igreja, o Feliciano representa essa elite.
Fórum – Há, no discurso do Marco Feliciano, uma deturpação dos valores da Bíblia?
Marcos Dornel – Olho para o Felicano e vejo um pastor que só prega sobre prosperidade. Jesus ensinou para nós que mais importante é ser, o Marco prega que devemos ter. Pregamos uma igreja que reparte, a igreja do comum, é a igreja que Jesus diz: “Se você tem dois quilos de arroz, dê um a quem não tem”, é uma igreja que está ao lado das minorias. Os direitos humanos não tem que defender o pobre por ele se pobre, mas sim por ele ter dignidade humana, é isso que a Bíblia prega. Um cara que prega que só é próspero quem tem casa na praia, tem o carro do ano, isso não é direitos humanos, isso é direito de quem tem.
Fórum – O senhor acredita que esse fato possa estimular o preconceito contra os evangélicos?
Marcos Dornel – Nunca tivemos a oportunidade de debate nesse país, podemos, hoje, mostrar o que Cristo nos pregou. Agora, com esse cidadão na presidência, tudo pode se voltar para trás, porque todo o trabalho de igrejas evangélicas vai por água baixo. Estamos vendo uma mini-guerra religiosa no meio das igreja evangélicas, já estamos desgastados por conta desses pastores midiáticos. Ressalto, não é por ele ser evangélico, mas é que ele não representa os direitos humanos e as minorias.
Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia
Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro
Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.
Compre agora e receba em seu endereço!




Lucia Goulart
Ainda bem temos homens idôneos que é contra o Feliciano e pode ajudar com suas sábias palavras tirar os cegos que seguem os devaneios do tal Deputado da escuridão
Dermeval Reis Junior
Feliciano não está apto para ocupar nem o cargo de deputado, nem o de presidente de uma comissão, seja ela qual for, nem tampouco o de ‘pastor’. Ele é apenas um fanático que atrai multidões de outros fanáticos, incautos. Despreparado, ele parece estar “abobado” com o cargo. Acho que falta equilíbrio. Ele não me representa em nada.
Luiz Marcos Ferreira
Parabéns ao Digníssimo Pastor Marcos Dornel que de maneira didática e sintética demonstra conhecimento da teologia e, consequentemente, da verdadeira missão daquele que se propôe adotar a bíblia como código de vida, bem como, com coragem repudia aquele que desvirtua este código para obter vantagens pessoais.
Márcio Araújo
O pastor feliciano é um verdadeiro HOMEM DE DEUS.. a luta dele deveria ser também a sua meu irmão. sabe pelo que ele luta? Pela familia.
Eduardo Lacerda
veja nos comentários do mesmo pastor Marcos Dornel que ele demonstra uma grande inveja do pr Marcos..isto também é pecado.Ele deve ser mais um petista que prefere defender apenas os interesses dos homossexuais e os ladrões do mensalão pra ser radicalmente contra o pastor Marcos,…isto é tolice,e é incitação a intriga e a guerra entre cristãos..pastor isto não representa o cristianismo de forma alguma,seja mais inteligente
Eduardo Lacerda
Um reino dividido não pode subsistir e os senhores devem saber disto..O que ele prega é a palavra de Deus e eu os convido a assistir o pastor Silas Malafaia no sábado pra tirar as suas dúvidas e ver o que realmente está por trás de toda a armação contra o Marcos Feliciano..veja e depois comente
Florence Poznanski
Todo mundo é contra o Feliciano, mas ninguém se perguntou se era ume boa escolha colocar alguém do PSC no cargo da Presidência da CDHM ??? E os direitos humanos que os evangélicos condenam ? Temos que ir mais além na luta e pedir um presidente laico para essa comissão !
Sheilen Bemergui
ENGRAÇADO… EU NUNCA VI O PASTOR MARCOS SE MANISFESTAR CONTRA OS OUTRO EX PRESIDENTES DESTA COMISSÃO, NA SUA MAIORIA PARTIDÁRIOS, CLASSISTAS E DEFENSORES DOS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES… AGORA QUE O FATO VIROU POLEMICO E TODO MUNDO QUE FALA MAL DO PASTOR E DEP. MARCO FELICIANO SAI NA MÍDIA ELE SE MANIFESTA… O QUE FOI PASTOR , TA PREOCUPADO COM O POVO OU COM A OPINIÃO DA MAIORIA… JESUS TAMBÉM DEMOSTROU QUE A MAIORIA NA MAIORIA DAS VEZES NÃO ESTA COM A RAZÃO.
NUNCA UM PASTOR OUSOU ENCABEÇAR UM CARGO DESTE PORTE E QUANDO UM TEM CORAGEM OS COVARDES SAEM EM ATAQUE PROCURANDO PROMOÇÃO … QUEM O SR PREFERE PRA PRESIDIR JEAN WILLIS ? ELE TEM HISTÓRICO DE LUTA PELAS MINORIAS “AS DELE” .
Sharmilla Streit
Não precisa gritar minha senhora, aqui estão todos discutindo de forma civilizada!
Noberto
Um cara que tem esse conceito sobre religiões diferentes da dele (mostrado no link abaixo), só se preocupa com o próprio nariz. Não sabe o que são direitos e nem o que são humanos…
Ειλσον Σιλβα
Todos eles são uma confraria de esquerdistas. Esses caras não estão preocupados co m direitos humanos coisa nenhuma. Eles estão querendo que agenda gay siga em frente fazendo o que fazem. É repugnante um cara que se diz pastor falar umas abobrinhas dessas e ainda ser elogiado por um outro grupo de puxa-sacos.
http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/13938-malafaia-denuncia-pastores-esquerdistas-que-uniram-se-ao-pt-para-perseguir-feliciano.html#.UUD6j5n15hg.facebook
Dú Chapéu
Parabenizo a coragem do Pastor Marcos Dornel pela iniciativa.
Vivian Cristina Oliveira
quero dar minha opinião sobre esta baboseira de NÃO NOS
REPRESENTA.
Em primeiro lugar
muito lindo a Daniela Mercury aproveitar
para assumir a homo agora, pegando carona com essa calhordisse, enquanto
isso uma outra lésbica ( ex da namorada dela) chora e vive uma depressão. Lindo
apoiar a traição não é? Seja hetero ou Homo. O traído que se dane…
Mas o Brasil nem tem criança passando fome, mulheres
apanhando, pessoas sendo mortas, propinas… Por isso sobra tempo pra gastar
com essa mentira sobre nós cristãos.
Desde quando no Brasil é crime ter opinião?
Agora qto a representação, o Feliciano representa bem mais
do que você imagina, como jornalista devia
saber que a mídia ridícula de
Jean criou essa historia sobre o
Feliciano para ganhar mais que seus 13
mil votos ( causa do BBB).
O Marcos Feliciano representa o pensamento de qualquer cristão( crente, católico,
e outros que seguem a bíblia não somente nos versículos que lhe interessa):
Amamos os Gays e não compactuamos com suas atitudes.
SOMOS A FAVOR DA UNIÃO ESTÁVEL QUE GARANTE OS DIREITOS DOS
HOMO.
A QUESTÃO DO RACISMO QUE ESTÃO DIZENDO É UM ESTUDO
GEOGRÁFICO E NÃO DE RAÇAS- QUE ALGUN TEÓRICOS TEM ( Mas nem isso o Jean (
ilustre ) foi pesquisar…
Isso que estão fazendo é perseguição. Quem conhece o
Feliciano sabe que o Jean usou muita maldade expondo apenas trechos sem
contexto- fazendo disso um pretexto. Palavras usadas em sermões de mais de horas,
onde Jean ouviu apenas minutos e publicou… Cadê o contexto Jornalistas
experientes?
Enfim nós os cristão damos Ibope e pagamos impostos como
qualquer outro cidadão. Somos APENAS 42.275.440 no Brasil ( Fora os que não responderam
ao censo) . Estamos calados por que
sabemos que essa perseguição é ridícula, mas e se nos unirmos? Deixarmos de ver
tv, deixarmos de votar, deixarmos o consumismo… Entenda bem, não é uma
ameaça, apenas uma reflexão, como jornalista procurem conhecer melhor quem
estão acusando. Acusando o Feliciano com essa mentira, estão acusando tb
42275440 cidadoes brasileiros.
Toda vez que inicia essa babaquice na Tv, mudamos de canal.
Teremos que virar todos gays? Podemos gostar das pessoas sem apoiar o que fazem, ou não? No entanto, existem religiões
não cristãs ( que não seguem a biblia) que aceita as essas pessoas, então sigam-a.
Deixe-nos quietos, pq seguimos a Biblia e essa babaquice de
acusação infundadas já está enchendo. Desde sempre perseguiram os crentes e
nunca ficamos nos fazendo de coitadinhos ou então fazendo essa tempestade.
Acompanho seus programas desde a radio e não achei que um
dia vc teria essa posição: comprar uma briga sem saber a vdd… seu programa
sempre tem os dois lados da moeda não é? Bem, o Jornalista da Veja, escreveu
bem sobre nossa posição.
Infelizmente tem muita gt se baseando na babaquice de um ex
BBB … Que quer legalizar a prostituição, o aborto,e outras coisas…. Enfim,
estamos nos conscientizando, vamos trocar de canal, até criamos o costume de
não assistir mais. Afinal ninguém dá ibope pra quem fala mal da gt. Acredito
que pra vc 42275440 de telespectadores não faça diferença.
Jornalista que não
procura saber a verdade sobre o que fala é apenas sensacionalista.
Outra coisa, Nós seguidores da Biblia não precisamos do
Pastor Marcos Feliciano para nos representar, mas ficou bem claro na reunião
geral do Brasil desta semana DA ASSEMBLÉIA DE DEUS – QUE TODOS OS PASTORES E SEUS SEGUIDORES APOIAM
O PASTOR MARCOS FELICIANO. QUEM NÃO FOI
NEM PODE OPINAR.
E quem é contra não estudou a Biblia- usa trechos a sua mercê.
Outra
coisa, Existe na Biblia trechos de
proteção que refere-se somente a quem acredita
e a segue, especificamente para PASTORES, PADRES E SARCEDOTES CRISTÃOS: Porque o SENHOR
defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam lhes tirará a vida.Provérbios 22.23- . Deus
é e sempre será o Guarda de quem verdadeiramente Lhe serve (Sl 91, 121).- “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15)
Vivian
Veja se possível:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-expressao-nao-me-representa-e-uma-tolice-autoritaria-de-vies-ditatorial-e-um-emblema-da-era-da-ignorancia-mimada-e-saliente-ou-dilma-nao-me-representa-e-dai/
http://www.canaavip.com/noticia-ler/356/alexandre-garcia-jornalista-da-rede-globo-defende-marco-feliciano
Ubiratan Rosendo
É MUITO FACIL ,QUANDO NÃO ESTA NO PODER. TER CRITICAS COMO A DESSE PASTOR, ALIAS NÃO VEJO PREGAÇÃO DELE SOBRE TEOLOGIA DA PROSPERIDADE SERA QUE O SENHOR PODERIA ME ENVIAR,OUTRA COISA ELE TEM DEFENDIDO E REPRESENTADO O SUFICIENTE PARA AS TREVAS REJEITAREM, TENHO VISTO ESTREMISMO POR AQUELE QUE QUEREM OCUPAR O LUGAR DELE ISSO SIM.