Defensora dos 26 réus que vão a júri popular diz que ex-governador Fleury precisa “explicar como foi determinada a ordem”
Por Igor Carvalho

Releia:
Carandiru, a tragédia 20 anos depois

Logo após ter sido divulgada a decisão do juiz José Augusto Nardy Marzagão de adiar o julgamento dos primeiros 26 policiais acusados de participarem do Massacre do Carandiru, a advogada Ieda Ribeiro de Souza, que defende todos os réus, afirmou que a ordem de invadir o complexo penitenciário veio de “um órgão estatal e governamental.” O governador à época, Luiz Antonio Fleury Filho, é uma das 10 testemunhas da defesa, porém, não compareceu ao Fórum Criminal da Barra Funda nessa segunda-feira (8).
Para Ieda, a presença do político é fundamental. “Espero que ele venha. O depoimento do doutor Fleury é essencial porque ele vai poder explicar como foi determinada a ordem e o que determinou o ingresso desses homens no Carandiru.”
Julgamento adiado
Eram 14h25 quando o juiz José Augusto Nardy Marzagão leu a decisão que informava o adiamento do julgamento para o próximo dia 15, às 9h. O fato não deve afetar a estratégia da defesa e da promotoria.
“Estamos preparados para esse julgamento, e agora teremos uma semana a mais para focar nele e aguardar – a previsão inicial era que ele durasse duas semanas, adiado, não sofrerá maior prejuízo”, afirmou o promotor Fernando Pereira da Silva.
A advogada de defesa seguiu a mesma linha de análise. “Foi um imprevisto, não temos como controlar um problema de saúde de uma jurada. Isso não prejudica a nossa estratégia, vamos continuar com o julgamento na semana que vem.”
Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia
Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro
Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.
Compre agora e receba em seu endereço!



