A dança e a resistência

Por Mayra Wapichana Jovens indígenas da etnia Umutina buscam revitalizar a sua cultura por meio de danças e cantos tradicionais, pintura corporal e o cotidiano da aldeia. A tradição Umutina não...

269 0

Por Mayra Wapichana

Jovens indígenas da etnia Umutina buscam revitalizar a sua cultura por meio de danças e cantos tradicionais, pintura corporal e o cotidiano da aldeia. A tradição Umutina não é diferente de outras tradições indígenas do Brasil, tanto na beleza e riqueza quanto no seu próprio histórico de extermínio cometidos pelos brancos que, de forma bruta e cruel, obrigaram os Umutina a abandonar sua língua materna e os costumes tradicionais, direitos reconquistados com a Constituição Federal de 1988.

(Foto: Mayra Wapichana)

Os jovens assumiram o compromisso de revitalizar a cultura, honrando aqueles que morreram lutando por isso e pensando nas futuras gerações.

Para eles, o futuro é construir uma nova história indígena.

(Foto: Mayra Wapichana)

Os Umutina pertencem à Aldeia Umutina, localizada no município de Barra do Bugres, Mato Grosso, que tem 500 resistentes famílias, sendo que na criação do território Umutina, em 1817, havia mil indígenas, de acordo com as primeiras histórias registradas nessa época.

A apresentação da dança tradicional dos jovens Umutina completou o cenário de fortalecimento em defesa da garantia dos direitos, tema da X Assembleia Ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), ocorrida de 26 a 29 de agosto, na Aldeia Umutina.

Mayra Wapichana é estudante de jornalismo, pertencente à comunidade indígena Malacacheta (RR).









Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários