Invasão: o dia em que ocuparam o Novo Mundo

Por Edgar Borges No dia 12 de outubro de 1492 oficialmente a Espanha chegou à América. Oito anos...

214 0

Por Edgar Borges

No dia 12 de outubro de 1492 oficialmente a Espanha chegou à América. Oito anos depois os portugueses registraram o descobrimento do Brasil. Eram os pioneiros, responsáveis pela ocupação do Novo Mundo.

A história, do jeito que muitas vezes ainda é simplificadamente contada nas escolas, não destaca os dados sobre a demografia indígena à época, sobre a resistência dos povos nativos à ocupação, sobre os massacres que os europeus promoveram para tomar conta da Amazônia, sendo bem específico.

Foi essa (re)visão histórica que tentei condensar neste fotopoema da série Curt@s Histórias e Poesias, produzida em 2011 e apresentada em formato de banner em diversos lugares de Roraima, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro.

O microconto “Invasão” faz parte de meu livro Sem Grandes Delongas. A arte e a foto são da poeta Zanny Adairalba. Para ver os demais fotopoemas, vai aqui.

Edgar Borges é escritor, jornalista, ativista cultural em Roraima, venezuelano de pais brasileiros, descendente da etnia Wapichana. Blog pessoal: www.edgarb.blogspot.com









Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários