Miriam Leitão: Rodrigo Constantino e Reinaldo Azevedo emburrecem o país

"Pensamentos rasteiros, argumentos desqualificadores, ofensas pessoais, de nada servem. São lixo, mas muito rentável para quem o produz", afirmou a jornalista

8830 122

“Pensamentos rasteiros, argumentos desqualificadores, ofensas pessoais, de nada servem. São lixo, mas muito rentável para quem o produz”, afirmou a jornalista

Por Brasil 247

Miriam Leitão (Foto: Reprodução/TV Globo)

A jornalista Miriam Leitão, colunista do Globo, publicou um importante artigo neste domingo sobre a “miséria do debate” brasileiro.

No texto, ela bate duro em dois representantes da “direita hidrófoba” brasileira: o colunista Reinaldo Azevedo, de Veja e Folha, e o economista Rodrigo Constantino, que tem colunas em Veja e no próprio Globo.

“Os epítetos ‘petralha’ e ‘privataria’ se igualam na estupidez reducionista. São ofensas desqualificadoras que nada acrescentam ao debate”, diz a jornalista.

Dizendo-se alvo dos dois lados, de quem a critica pela esquerda e pela direita, Miriam passou a tratar então de Reinaldo Azevedo. “Recentemente, Suzana Singer foi muito feliz ao definir como um ‘rottweiler’ o recém-contratado pela Folha de S. Paulo (…) ele já rosnou para mim várias vezes, depois se cansou como fazem os que ladram atrás das caravanas”.

Miriam resgatou ainda um texto revelador, em que Reinaldo cobrava dela um pedido de desculpas ao senador Demóstenes Torres (leia aqui).

Depois de tratar de Reinaldo, Miriam saltou para Rodrigo Constantino, o mais caricato personagem da nova direita brasileira, que, segundo a jornalista do Globo, produz “indigências mentais”. Miriam se refere à resposta agressiva que recebeu quando defendeu a nomeação de Janet Yellen para o Federal Reserve, o banco central americano. “O que importa o que a liderança do Fed tem entre as pernas?”, perguntou Constantino em Veja (leia aqui).

Miriam conclui seu texto afirmando que tais tipos de desqualificação são apenas “lixo”. Nada mais.

Leia, abaixo, seu artigo:

Miséria do debate – MIRIAM LEITÃO

O Brasil não está ficando burro. Mas parece, pela indigência de certos debatedores que transformaram a ofensa e as agressões espetaculosas em argumentos. Por falta de argumentos. Esses seres surgem na suposta esquerda, muito bem patrocinada pelos anúncios de estatais, ou na direita hidrófoba que ganha cada vez mais espaço nos grandes jornais.

É tão falso achar que todo o mal está no PT quanto o pensamento que demoniza o PSDB. O PT tem defeitos que ficaram mais evidentes depois de dez anos de poder, mas adotou políticas sociais que ajudam o país a atenuar velhas perversidades. O PSDB não é neoliberal, basta entender o que a expressão significa para concluir isso.

A ele, o Brasil deve a estabilização e conquistas institucionais inegáveis. A privatização teve defeitos pontuais, mas, no geral, permitiu progressos consideráveis no país e é uma política vencedora, tanto que continuou sendo usada pelo governo petista. O PT não se resume ao mensalão, ainda que as tramas de alguns de seus dirigentes tenham que ser punidas para haver alguma chance na luta contra a corrupção. Um dos grandes ganhos do governo do Partido dos Trabalhadores foi mirar no ataque à pobreza e à pobreza extrema.

Os epítetos “petralhas” e “privataria” se igualam na estupidez reducionista. São ofensas desqualificadoras que nada acrescentam ao debate. São maniqueísmos que não veem nuances e complexidades. São emburrecedores, mas rendem aos seus inventores a notoriedade que buscam. Ou algo bem mais sonante. Tenho sido alvo dos dois lados e, em geral, eu os ignoro por dois motivos: o que dizem não é instigante o suficiente para merecer resposta e acho que jornalismo é aquilo que a gente faz para os leitores, ouvintes, telespectadores e não para o outro jornalista. Ou protojornalista. Desta vez, abrirei uma exceção, apenas para ilustrar nossa conversa.

Recentemente, Suzana Singer foi muito feliz ao definir como “rottweiller” um recém-contratado pela “Folha de S.Paulo” para escrever uma coluna semanal. A ombudsman usou essa expressão forte porque o jornalista em questão escolheu esse estilo. Ele já rosnou para mim várias vezes, depois se cansou, como fazem os que ladram atrás das caravanas.

Certa vez, escreveu uma coluna em que concluía: “Desculpe-se com o senador, Miriam”. O senador ao qual eu devia um pedido de desculpas, na opinião dele, era Demóstenes Torres. Não costumo ler indigências mentais, porque há sempre muita leitura relevante para escolher, mas outro dia uma amiga me enviou o texto de um desses articulistas que buscam a fama. Ele escreveu contra uma coluna em que eu comemorava o fato de que, um século depois de criado, o Fed terá uma mulher no comando.

Além de exibir um constrangedor desconhecimento do pensamento econômico contemporâneo, ele escreveu uma grosseria: “O que importa o que a liderança do Fed tem entre as pernas?” Mostrou que nada tem na cabeça. Não acho que sou importante a ponto de ser tema de artigos. Cito esses casos apenas para ilustrar o que me incomoda: o debate tem emburrecido no Brasil. Bom é quando os jornalistas divergem e ficam no campo das ideias: com dados, fatos e argumentos.

Isso ajuda o leitor a pensar, escolher, refutar, acrescentar, formar seu próprio pensamento, que pode ser equidistante dos dois lados. O que tem feito falta no Brasil é a contundência culta e a ironia fina. Uma boa polêmica sempre enriquece o debate. Mas pensamentos rasteiros, argumentos desqualificadores, ofensas pessoais, de nada servem. São lixo, mas muito rentável para quem o produz.



No artigo

122 comments

  1. Sodré Neto Responder

    Há pouco tempo tive que fazer uma comunidade com os seus dizeres: https://www.facebook.com/groups/genteeducada/?fref=ts

    1. Osvaldo Aires Bade Responder

      A Mirian Leitão não pode entrar, e quem admira ela também.

  2. Pedro Maciel Neto Responder

    Com esse texto Miriam Leitão, a quem chamo carinhosamente de urubóloga, ganhou uns pontos comigo… Como eu “não sou ninguém” isso não é exatamente relevante para além de mim mesmo.
    abs
    Pedro Maciel

    1. suzana Responder

      É relevante sim ,a opião de todo o cidadão tem que ser levada a sé
      rio.
      suzana córdova.

      1. Cayero Responder

        É o que sempre achamos, mas, vindo da Miriam é o que surpreende. Não bate tão bem assim com o seu histórico. Quem a conhece – lê e ouve – sabe disso.
        .
        Mas, foi muito bom, mesmo!

    2. Chris Responder

      Pela primeira vez teve também o meu aplauso. Está certíssima!

    3. Jussara Responder

      Menino, essa é a mais pura verdade! Eu também até consegui dar uns pontinhos pra ela. Mas essa urubóloga faz parte desse trio nefasto!

    4. Caro amigo Responder

      Concordo com o Pedro Maciel. Além disso poderíamos incluir a tal Rachel Shehereazade. São raivosos que pouco contribuem para o debate lúcido. Possuem pouco conteúdo intelectual, são articulados e escrevem para iletrados mais raivosos ainda.

  3. Luiz Cláudio Ribeiro Responder

    O que fizeram com os três comentários que escrevi? Estão com medo dos questionamentos? Se retiraram deliberadamente somente comprovam que são acusadores daquilo que vocês próprios praticam. E ainda têm a cara de pau de alegar em defesa a própria torpeza!

    1. Cora Responder

      discípulo do tio rei! aprendeu direitinho!

    2. Marcelo Responder

      Comenta lá no oglobo. Se achar o campo para comentários, claro.

  4. Cora Responder

    eles se acham os donos da verdade e não economizam nas grosserias, nos insultos, nos preconceitos, na desqualificação pessoal. adoram usar a força da tradição machista, homofóbica e racista da sociedade brasileira com a intenção de humilhar e diminuir qualquer interlocutor dessas minorias políticas (que eles negam serem minorias políticas), mas esquecem que apenas se revelam. e fingem. fingem serem defensores da liberdade. ignoram desigualdades. desprezam contextos sociais. e acreditam que as pessoas não percebam. e vendem livros, não sei se muitos ou poucos, mas que dão a eles a ilusão de serem intelectuais, como se as grosserias que cometem ou os preconceitos que propagam se tornassem menos visíveis. pelo contrário. são os ditadores do “politicamente incorreto”, que eles chamam, ardilosamente, de liberdade de expressão.

    1. Filipe Responder

      Aff. que absurdo!! Ouvir esse seu comentario é um crime. para vc pelo visto o contexto vitimista vai alem do debate racional, desculpa mas Reinaldo é um genio, essa mulher é uma grosseirona, que não se deu ao trabalho de refutar o Reinaldo e da para ver que vcs não passam de maria-vai-com-as-outras. Ela escreveu um grande texto para expressar a opinião pessoal dela, grande porcaria !!

  5. Edson Maciel Junior Responder

    Agora ela diz isso, podia ter visto isso antes, pois a sua empregadora fez e faz isso a rodo

  6. Nilson Luciano Pereira Responder

    será que a Miriam Leitão mudou de lado ou é uma ironia fina?

  7. Patrícia Anache Responder

    Site hospedado em Portugal com VARIOS comentários de brasileiros do rebanho…. estranho…

  8. Francisco Cunha Neto Responder

    Miriam Leitão diz querer debater fatos e ideias mas a unica coisa que fez foi ofender os outros e sair de ferias covardemente.

    1. Filipe Responder

      Disse tudo colega, alguem aqui pelo visto pensa.

  9. Ohira Bonilha Responder

    “com dados, fatos e argumentos”: se a globo levar isso a sério teremos um grande desfalque no PIG!!!

  10. Manoel Emilio Responder

    Não sou um de seus fãs, mas, dessa vez, valeu!

  11. Cora Responder

    “Deve ser muita inveja e limitação intelectual. Deve ser o efeito da doutrinação marxista que embota o pensamento e trava o cérebro!”

    o único argumento! como se o pensamento dele e de seus pares não pudesse ser enquadrado também em doutrinação! esse tipo de argumento pode ser usado no sentido contrário também, sendo igualmente vazio e estúpido. enfim, uma bobagem produzida justamente pelo fígado que ele acha que usa menos!

  12. Cora Responder

    putz, a mulher faz uma crítica aos pares e já se transforma em ativista de esquerda! dá uma folga pro fígado, dá!

  13. Cora Responder

    globo petista? meu, galera viaja…

    1. Osvaldo Aires Bade Responder

      A VERGONHOSA ATITUDE DA FAMÍLIA MARINHO, O SBT, O ISLAMISMO, O COMUNISMO, O PETISMO E CUBA
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com/2013/09/a-vergonhosa-atitude-da-familia-marinho.html

    2. Sergio Araujo Responder

      Globo petista sim minha senhora!

      1. Arlindo Aguiar Responder

        Com que autoridade está senhora trata esses dois excelentes colunistas de ter argumentação rastaquera,chegando a chamar um deles de rottwailer? Trata-se de uma tática fascista e de pessoa sem argumento.

    3. Roy Mustang Responder

      O estado brasileiro é um dos maiores, senão, o maior anunciante do Brasil e tu acha que a globo vai falar mal do seu maior cliente? Danilo Gentilli declarou em entrevista que ele era proibido de falar da Dilma na Bandeirates.

  14. Cora Responder

    ah! tá explicado o piti lá de cima.

    1. Osvaldo Aires Bade Responder

      Não, não está explicado o “piti” da tia Leitoa.
      ‘Piti’ de comunista aparelhado se explica com muita grana no bolso.

      1. sofia Responder

        tia leitoa.
        moço, não fala assim.
        sério.

  15. eliete sousa Responder

    Noto que no Brasil uma pessoa, sobretudo pessoa publica, pode fazer centenas de coisas certas, o dia que por qualquer razão fizer uma errada, todas as 100 certas feita anteriormente são rebaixadas a erros fatais… Pobre PT… (nao sou petista), apenas estou analisando o que escuto da boca do povo!

  16. sem noção Responder

    Boa tarde.. Antes de tudo, procurem ler, não embarquem nessa… Cada um publica o que lhe é mais conveniente… Sempre mostram um só lado da história… Isso sim emburrece o país.. Abraços…

  17. Osvaldo Aires Bade Responder

    Muito bem!

  18. Osvaldo Aires Bade Responder

    A EVA E A VELHICE!
    Li tudo de você e não entendi nadaxnada – isso é típico de falsários: A fuga da verdade, dos fatos, das evidências da realidade nua é crua.
    Se tem alguma liberdade nesta coluna não é por você com suas posturas farsantes, desonesta e muito menos por sua capacidade
    Eu não comecei a falar do Reinaldo, até por que, apesar dele ser um grande profissional ele é uma “moça” em suas ações – só leio ele quando me recomendam, como foi o caso.

    Outra coisa, para a cambada de dementes fora da lei:
    nos seus afãs de roubar, ninguém sabe o que é um Ombudsman, de fato.

    OMBUDSMAN – SUZANA SINGER REPRESENTA A EMBLEMÁTICA IGNORANCIA ESQUERDISTA BANDIDA DE GEORGE ORWELL

    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/11/ombudsman-suzana-singer-representa.html

  19. Maurilio Responder

    e quem deveria ser?

    1. Osvaldo Aires Bade Responder

      O Zé Dirceu.

  20. Edsonn Responder

    O que sinalisam alguns bastidores Brasil “afora” : ..dos anos (50)p/ cá, militares de todas às vertentes; metade dos servidores públicos das 3 esferas; todos aqueles que até então terceirizaram c/ os governos das 3 esferas mais à metade de todo os conj. e organizações do continente Br, comecem a darem “o pira” do país, abandonem o país, retirem-se do Brasil e vão p/ 1 outro lugar pois, já existem (N) relatórios que conspiram p/ uma devastadora perseguição aos moldes da França revolucionária/ URSS/ e Germany focando uma (limpesa étnica brasileira) limpesa essa : voceis que sempre foram maus/mals br; saquearam os $$ que íam p/ acomodações administrativas governamentais br, sofreram em breve data o que se chama nos filmes : 1 ajuste de contas..!
    3ª/ 12-Nov-2013—–Alerta p/ o Br—–

    1. Osvaldo Aires Bade Responder

      Não dá para saber o que você escreveu.

  21. Edsonn Responder

    Comentários de bastidores———————————————————————-
    Até então, é notório que todas às vertentes de quaisquer grupos e/ou sociedades residententes nesse demoinhado país Br, não conseguem localisarem armonias p/ implodir à indústria das “violências” ! Em se fazendo quaisquer fórmulas p/ se combater diversas violências que pesadamente assolam o Brasil, não duram muito tempo e se algumas tramitam c/ uma certa decência, nos seus porões poderam haverem o “môfo do mau” aguardando às hipóteses da detonação ! Senão vejamos : se acontecer 1 “maremoto” nas costas do Brasil, quem estiver ao alcance deste sinistro geofísico, às pessoas serão arrasadas mesmo sendo cientista/ padre/ espírita/ médico/ trabalhadores/ corruptores/ ceptomaníacos/ pessoas decentes e bandidos de toda à naturesa ! Pessoal busquem soluções pois os ex.: da Síria e agora o pesadelo das Filipinas, estão se mudando p/ cá.

  22. Edsonn Responder

    Ô YAHOO, cadê os 2 comentários que estavamos lendo e que esses “fera” comentários são do compatriota Edsonn que se encontra próximo a nois !?

  23. João Paulo Souza Carneiro Responder

    Míriam Leitão tem é medo do debate, isso sim. É a porta voz do senso comum medíocre, mas se acha tão importante a ponto de dizer que seus críticos são indignos de sua atenção.

    Concordo com ela num ponto: realmente, está faltando ironia fina no jornalismo. Ela, ao dizer que um jornalista “rosnou” para ela, não colabora para um debate mais polido e educado…

    1. SARA Responder

      Pois é, João Paulo! Para quem cobra elegância e polimento no debate, a “rosnada” da Sra. Leitão substituiu o “grunhido”? (ou vice-versa).

  24. Sergio Araujo Responder

    A direita é hidrofóbica? E a esquerda é o que? Hidrofóbica, ladra, oportunista, rasteira, suja e outros milhares de adjetivos.

    1. Sava Responder

      Meu chará Sérgio foi direto ao ponto.

  25. Sergio Araujo Responder

    Que bom né! O seu já está na papuda!

    1. Osvaldo Aires Bade Responder

      Amigo a tua resposta é para a Cora.
      Ela fugiu do debate. rsrrs
      Abraço

  26. Sergio Araujo Responder

    Dá-lhe Rei!!!!!

  27. Sergio Araujo Responder

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  28. Sergio Araujo Responder

    Muito bem!

  29. Nathalia Responder

    Miriam Leitão é uma vendida. Tem o discurso do bate-assopra que agrada o “status quo” e quando não agrada é tolerada porque logo, logo voltará a assoprar. Típica modernista que vive e fala apenas conveniências e critíca de vez em quando por objeção de consciência ou por orgulho…para não ser tachada do que é: vendida.

  30. Osvaldo Aires Bade Responder

    A tua turma está sendo todos presos.
    Esse Amaury Ribeiro Jr e mais um deles

  31. mauricio Responder

    é engraçado como nos próprios comentários pode-se ver claramente a materialização do objeto de criticas feitas nesse texto. No Brasil como em muitos outros países latino americanos, pelo histórico afastamento do cidadão ao fazer politico, acabemos por ver embates desinformados e inúteis quanto a esse tema.Temos de um lado direitistas, que se dizem neoliberais( teoria econômica que alem de já ser superada de longe nunca foi realmente efetivada) e afirmam que o PT foi a praga do Brasil e que há uma grande conspiração marxista que os mantem no poder e do outro uma esquerda burra, que usa os mesmos argumentos infundados ,da direita, mais em vez de marxista, acredita na conspiração neoliberal.
    A discussão política não pode e nem deve se basear nessas estupidas ideologias.A fonte principal da cidadania é o debate, e ele não pode se comprometer a partidos, mas deve ser formado em uma análise a distancia, interligada com dados, fatos concretos e argumentos imparciais.
    Quando o debate político é de cunho jornalistico, se torna ainda mais ridículo o compromisso com as ideologias. Nesse sentido se afirma o quão podres são os jornalistas citados, os quais se mostram como meros operários do marketing politico ( operários de ridículas fontes de manipulação como a veja)

    É preciso lembrar que são os partidos políticos que representam os cidadão e que o contrário nunca se mostra benéfico para uma sociedade política.

  32. Osvaldo Aires Bade Responder

    O nome disso é controle mental.

  33. Marcelo Adriano Responder

    Ótima análise, compartilho de sua argumentações! Ideais extremas não contribuem em nada, é mais um forma de alienação, mesmo porque tudo na vida tende ao equilíbrio, “nem tanto a terra, nem tanto o céu”.

  34. Fernando Barcelos Mainardi Responder

    Com todo o respeito Miriam, gosto sim dos artigos do Constantino, Ele bate forte na esquerda, mas sinceramente tenho o mesmo posicionamento a respeito da situacao politica do pais. Alem do mais, com linguajar mais simples, acho que ele consegue atingir uma camada com menos capacidade intelectual.

  35. Tiago Diniz de Almeida Responder

    Vish esse texto é antiiigo! Não tem nada de novidade ai, só uma coisa que não é novidade: que quem emburece o país é ela mesma.

  36. Economista Responder

    Cara, conrcordo com o que ela disse MAS… A Miriam Leitão sempre fala besteira, só sabre abrir a boca pra criticar e falar coisa negativa, mesmo quando a notícia é boa ela tenta transformar em notícia ruim.

  37. ssousa Responder

    De que lado ela está afinal?

  38. saraivão Responder

    Estará a Globo virando à esquerda?

  39. Eduardo Responder

    Burro, burrice e emburrecido denotam especismo. Usam uma outra espécie para atribuir inferioridade a um sujeito. O mesmo para o uso pejorativo de “rottweiller”. Leitão, vamos respeitar os animais. Há muitos adjetivos em vernáculo português e os seres mencionados nada têm a ver com a ignorância e estupidez dos mencionados no texto. Saudações.

  40. Orlando Frade Responder

    Isto tudo pra dizer que PT e PSBD são iguais???? Não são não, VEEMENTE. O PT com seu projeto de poder está destruindo o Brasil e dividindo o nosso povo. Compram com mensalões a consciências dos políticos, dos jornalistas e o povo pobre. E a senhora fala em enriquecer o debate. Convenhamos!!

  41. Alessandro Guimarães Responder

    Esquetem não!! Ela está exercendo o direito sagrado de omitir sua opinião. Ela continua sendo de direita com pensamento econômico mais Keynesiano do Misiano, por isso o stress com Rodrigo e o Reinaldo. Ou seja não é liberal ortodoxa. Além disso, não descartem o seguinte: É da tática e habilidade marxista exercer a desinformação. Vai que ela está apenas exercitando isso… Desinformação. Daí os esquerdistas e direitistas ficarem se perguntando de que lado ela está… Rssrsrsrsrsrs….

  42. Wilson Cruz Responder

    Esta mulher é o fim do mundo. Para estar lá só pode ter sido amante do Roberto Marinho . É uma anta. Ouví-la dá nó nas tripas. Só mesmo a ignorância popular ouve as asneiras apresentada por elas.

  43. Luiz Responder

    Me decepcionei com este comentário de miriam leitão. Precisamos de alguém que bata duro no Pt, ou logo ela terá de pensar no que fala e escreve. A situação anda perigosa.

  44. Alberto Roberto Responder

    Nego já está chamando a Rede Globo de petista, é o fim dos tempos mesmo!!!

    1. Andrelds Responder

      Rede globo é governista, assim como muitos na imprensa. Hoje viés petista, amanhã viés aecista…

  45. Bruninha Responder

    Parabéns Miriam!!! É de jornalistas que pensam como você que os meios de comunicação precisam!!!

  46. Rodrigo Responder

    Aguardemos o texto sobre os representantes da “suposta esquerda, muito bem patrocinada pelos anúncios de estatais”

  47. Ro Responder

    Realmente o PT não se resume ao mensalão. É capaz de crimes e desmandos bem maiores, como aparelhar todo o país em sua função e dos seus desmandos, inclusive em forjar dados falsos de desenvolvimento, progresso e erradicação da pobreza, e falsos serviços prestados por eles,muitos nunca saídos do papel , ou que já encontraram prontos, mas arrotados cinicamnete em suas propagandas política mentirosa, enquanto seus líderes e demais apadrinhados são os novos e únicos milionários e ricos empresários da noite para o dia, e detém toda a riqueza e poder do país, fazendo o que querem sem lei e sem ordem, sem dar satisfação a ninguém e sem respeito ao povo, sempre abonados em todas as instâncias,na maior cara de pau,como todos os ditadores de qualquer país comunista dirigido por ditadores. Aonde a maioria da população continua pobre, miserável sim, mas vivendo da falsa ilusão e melhoria através de migalhas propagadas por suas propagndas políticas mentirosas e para essas sim se despende milhões dos cofres públicos, muito mais do que com a melhoria, prosperidade, e progresso do povo. Quanado eles falam de erradicação ou saída da pobreza devem estar se referindo aeles próprios e a seuss filhos, e apadrinhados, que eram realmente um bando de pé rapado, pobres e miseráveis e se tornaram milionários da noite para o dia.Devem ser estes os brasileiros que falam e tem como parâmetro.O povo brasileiro tem uma das piores qualidades de vida do mundo, os piores, mais ineficazes , pobres, inexistentes ou incompetentes serviços a comunidade, serviços básicos até, porque o dinheiro é todo embolsado na corrupção e agora ainda enviado para desenvolver e fortalecer os governos dos cumpanheiros fascistas ditadores dos países comunistasa. Tem a pior educação, porque interessa a eles que o povo continue burro, analfbeto, despolitizado,fraco, alienado e eternamente dependentes das esmolas políticas que os mantém no poder. Os piores serviços médicos e hospitalares, os piores transportes públicos, a pior segurança, o pior tudo do mundo,mas pagando tributos extorsivos e maiores até do que de país de primeiro mundo e considerados pela qualidade de vida da população, e esta senhora vem aqui elogiar a distribuição de esmolas para efeitos eleitoreiros de compra de votos? Vem fazer a médiazinha em cima do muro dela,é mais não é tanto, porque o lado que vencer ela tá dentro? Tá bem com todos, ou porque recebe pronto dos patrões que garantem o seu sustento, que muitos e muitos brasileiros não tem, sem sequer ter trabalho de cansar o cérebro para pensar ou raciocinar, o roteiro que ela deve ler e defender naquele dia? Agora é a hora que eles vão sair comprando a tudo e a todos,das trocas de favores, do jogo sujo, das calúnias e deifamações,do apelo emocional, para terem como aliados e ajudá-los a alienar e cegar ainda mais o povo, principalmente através da imprensa e seu poder de comunicação teatral de influencia e formação da opinião. Vão ser suspiros, indignações, caras e bocas, apelos emocionais, frases de efeito e pressões para todo lado, para torná-los heróis injustiçados, perseguidos, e mau compreendidos, cheios de boas intensões e vítimas de quem e do que possa se tornar oposição a eles e se atravessar em seu caminho e seus planos de destruição da nação. Não passam de hipócritas, falso, criminoso, mentiros, podre, escuso, sujo, fétido e falaciosos.Mal intencionados sim,jamais irão melhorar ou fazer nada de bom pelo país porque são um bando de incompetentes despreparados, ralé da pior espécie com fins escusos, gananciosos e egocêntricos, que se uniu com o único fim e propósito de para roubar e assolar o país. Para você que ainda acredita que vivemos em uma democracia:
    Professora da USP fala sobre empréstimo do BNDES à Cuba – http://youtu.be/w4QMqUqKqk8
    A DEPREDAÇÃO DO BRASIL – PT, FORO DE SÃO PAULO, FARC, MENSALÃO, TUDO PELO SOCIAL…
    http://youtu.be/0SjEahfn1Ew
    o PT é um partido narcotraficante – http://youtu.be/d5dGaNyVn30
    Corrupção e Golpe Petista! -http://youtu.be/qgIgzG5d7sE
    Conheça o filho do Lula, e a filha da Dilma, da pobreza a milionários –
    http://www.youtube.com/watch?v=Mo7iYgVztkM&feature=share
    FILHO DO LULA – DE CATADOR DE ESTRUME A LATIFUNDIÁRIO
    http://youtu.be/OyuWzVIEVWE
    O milionário Luiz Inácio não pode negar mais nada
    http://youtu.be/GYrLyHsS1rw
    Alexandre Garcia expõe a FARSA da chegada dos médicos cubanos
    http://youtu.be/ybysrwqP-Wo
    http://youtu.be/DpvuOLHY_bc
    Conheça o filho do Lula, e a filha da Dilma, da pobreza a milionários
    QUERO MEU DINHEIRO NA EDUCAÇÃO, NÃO EM CUBA!http://youtu.be/7iTw06WcKEM
    http://youtu.be/GZyDRD7-Cis
    http://youtu.be/dODMAuYTWaE
    http://youtu.be/xZ3Lfe333l8
    O PROJETO DE DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA!

    1. SilD Responder

      Você age como uma madrinha que vai a um casamento vestido de branco para concorrer com a noiva. Se quiseres que alguém leia essa tua missiva, tão cheia de coisa nenhuma, sugiro que funde um blog caprichado. Para rebater com um comentário, matéria que supostamente não se esteja de acordo, faz-se necessário; bom senso, ser enxuto, direto e objetivo.

    2. Ronado Pimenta Responder

      Meu caro, minha cara, a carapuça lhe encaixou muito bem. Aproveite, pois não é qualquer dia que Miriam tem esses rompantes de lucidez!

  48. sergio Responder

    Jornalistas não sao melhores nem piores que ninguém. São humanos, tem virtudes, defeitos e interesses, como todos nós. Sempre haverá a verdade da Mirian, a do Reinaldo e a do Constantino.

  49. Thiagof_27 Responder

    “Uma palavra adorada pela esquerda caviar é tolerância. Gostam de acusar aqueles que não compartilham de sua postura negligente ou favorável a ideologias assassinas, como o comunismo, de “intolerantes”. O radical passa a ser então, uma espantosa inversão de valores, o anticomunista.

    Note bem: se abomina abertamente o regime que trucidou dezenas de milhões de inocentes, você é “intolerante” e se acha o “dono da verdade”. Não são Stalin e seus acólitos os intolerantes, mas você, por apontar as coisas como são, colocando os pingos nos “is”, sem a covardia típica da esquerda caviar.

    Como dizia Popper: “Não devemos aceitar sem qualificação o princípio de tolerar os intolerantes, se não corremos o risco de destruição de nós próprios e da própria atitude de tolerância”. Como tolerar pessoas que preferem matá-lo a rebater seus argumentos? Será que os “tolerantes” da esquerda caviar pensam que devemos tolerar os nazistas também, porque ninguém é “dono da verdade”?”

    Esquerda Caviar p. 133/134

  50. Zhungarian Alatau Responder

    Se o Partido Socialista Francês tornou-se neoliberal, apesar da sigla, por que o PSDB não se tornaria?

  51. JOTAMELLOW Responder

    Toda essa celeuma se prende única e exclusivamente ao fato de que sendo os dois, Reinaldo e Constantino dois liberais assim como todos nós, não pode ter complacência com alguém que se dizendo também democrata tem complacência, ou no mínimo, aceita discussão com alguém que tem parcerias com ditadores sanguinários. Simples assim.

  52. Costaneto Responder

    Essa Mirian Leitão é uma porquinha mesmo…

  53. Marcio Responder

    A mídia está tentando recuperar um pouco da sua credibilidade. Depois de anos prevendo o caos, a Miriam me vem com essa conversa mole? A audiência da Globo despenca e a dos jornais também. E a Dilma levando no 1º turno.. Estão desesperados. A eleição vem aí e em fevereiro foram criados 260 mil empregos com carteira assinada. Cadê o caos previsto desde 2008. Fica a pergunta, qual foi a boa notícia que essa coitada deu nos últimos 06 10 anos? NENHUMA. E quando fez uma crítica contundente aos governantes paulistas? NUNCA. Talvez mereça mesmo conviver com os jornaporcos que cita na matéria.

  54. Marco Responder

    Miriam, acho que vc esta certa.

  55. lorenzi Responder

    Seu pensamento é rasteiro, argumentos desqualificadores, ofensas pessoais, são lixo. Chamar alguém de cachorro diz tudo da sra. leitão

  56. Jay Responder

    O debate nacional tem espaço para todos, se a Miriam tem problemas pessoais com os articulistas pode desabafar. Mas também não deve ajudar a emburrecer o povo, pois como economista sabe bem o caminho perverso que o país esta trilhando e uma voz discordante da ideologia de esquerda.

  57. Mari Responder

    Miriam me surpreendeu muito positivamente! Parabéns!!!!

  58. Marcelo Responder

    Ela esqueceu de citar a si própria.

  59. fabio nogueira Responder

    Admiro bastante Miriam Leitão,mesmo tendo uma visão sombria do Brasil,Miriam se destaca desse dois trogloditas do neoliberalismo brasileiro.

    Junta-se a esses mais dois : Demétrio Magnoli e Diogo Mainardi .

    1. Lácia Bilac Responder

      Que coisa, mais uma quase apedeuta (dicionários por favor para os petistas e jornalistas semi analfabetos) sem argumentos.

      E seus admiradores completamente analfabetos:

      Concordância correta: Juntam-se a esses mais dois…

      Mas é pedir demais desse povo.

      Com certeza não estudaram o que Demétrio e o Diogo estuda.

      Não é neoliberalismo. É liberalismo. Tão simples como sempre foi. Com certeza não sabem a diferença.

      E como o próprio Reinaldo Azevedo ensinou:

      A questão da autonomia e da liberdade do indivíduo em escolher o seu lugar na sociedade. Possibilidade apenas dada por práticas do liberalismo. Quanto ao anti-liberalismo, a autonomia e a liberdade de se escolher o seu lugar na sociedade é em parte ou totalidade negada. Se esta é uma prática definida pelo Estado, chama-se fascismo; se é uma prática definida por um partido político hegemônico, chama-se comunismo.

      Como diz: que preguiça.

      1. João Responder

        Prezada Lácia Bilac,

        Pelo jeito você pertence à mesma laia do Reinaldo Azevedo e do Diogo Mainardi:
        Soberbos metidos a intelectuais que usam de palavras difíceis e muitas vezes desconhecidas para “impressionar” seus leitores e admiradores.
        O que importa se o Fábio Nogueira esqueceu de colocar a letra “M” na palavra usada? Você não entendeu a frase? Não é isso que é importante?
        O fato de alguém ser apedeuta ou semi analfabeto não pode ser motivo de exclusão ou desprezo, mesmo que seja na exposição de um simples comentário em um artigo.
        Por isso e tantas outras, o Brasil está nesta situação, porque no passado sempre foi governado ou influenciado por pessoas e governantes letrados, diplomados ou catedráticos em conhecimentos, mas repletos de soberba e falta de vontade em ajudar os mais pobres deste país.
        Foi necessário um presidente “apedeuta” e “semi analfabeto” para iniciar uma verdadeira mudança na vida dos mais necessitados do Brasil.
        Infelizmente uma pessoa “culta” e fora deste contexto como você jamais poderá perceber isso.

        João

  60. Carlos Alberto Júnior Responder

    Não gostei da comparação com o Rottweiler, ele é fiel, dedicado e honesto com o dono, não tem nada a ver com as pessoas destacadas nessa reportagem.

  61. Felipe Responder

    O sujo falando do mal lavado…

  62. Rosa L. Responder

    Até que enfim a Myriam acertou uma. Texto enxuto, objetivo e perfurante, que trata de dois pseudointelectuais da direita atrasada. Os coxinhas, entretanto, fogem de analisar o texto da Myriam, e insistem no cacoete de ofender com expressões chulas, e sem nenhum dado empírico, o PT e os petistas, ao invés de demonstrar as excelências das análises politicas e económicas dos dois . É, o reducionismo rasteiro e simplório de Reinaldo e Constantino faz escola na direita hidrófoba.Percebe-se que acham também que a Myriam deve desculpas a Demóstenes. Afinal, ele é da casa, portanto está acima do bem e do mal. Assim como Reinaldo e Constantino.

  63. Wellington Responder

    Quem MELHOR

  64. Wellington Responder

    “Os epítetos ‘petralha’ e ‘privataria’ se igualam na estupidez reducionista. São ofensas desqualificadoras que nada acrescentam ao debate”. Quem MELHOR que o PT na arte de “ofender e desqualificar”? Mirian Leitão perdeu a oportunidade de ficar calada. Defender o PT ou tentar ofender/criticar alguém que aponta e comprova os desmandos desta quadrilha nefasta que hoje se encontra no governo federal, é no mínimo, mostrar que sua opinião se encontra “à venda”. Como o PT compra quem quer se vender, é só questão de tempo.

  65. Amarildo Garcia Responder

    Nada como a Páscoa para mudar as pessoas.

  66. Thiago Responder

    Até a Miriam percebe isso!

  67. Fernando Monteiro Responder

    Muito bonito o texto. Que se aplique na prática, em especial, na Globo, empresa para qual ela serve. Será que ela serve para eles por ser uma boa profissional ou por dividir da mesma opinião deles? Pra mim, isso é uma carta de meia-culpa. Inteligente que ela é, percebeu que grande parte do povo não compra as profecias do apocalipse dela, pelo jeito, nem a própria Miriam.

  68. ana maria Responder

    Meu ponto de vista: Com certeza é preciso primar pelos pontos de vista de forma Ética… as palavras têm peso forte… como igualmente o têm os pensamentos, os sentimentos, as atitudes…

    Associando-se o olhar respeitoso e criterioso sob todas as situações.. estamos vivendo momentos muito difíceis no planeta.. é preciso sim que os governantes assumam com dignidade e responsabilidade seus passos… nós os eleitores também precisamos nos vestir da mesma postura e aprendendo com os erros colocarmos pessoas que mereçam sobretudo Confiança para nos representarem – por então se tratarem de pessoas que estarão primando de fato pela Verdade, pela fala respeitosa, sem pejorativos, pela escuta digna, atenciosa ao que ocorre e decorre na comunidade, por não consentirem os feitos da mentira, do extorquir, do roubo explícito ou implícito – do exercício da degeneração do caráter, da famigerada postura dos favoritismos, dos “presentinhos” que ludibriam algumas vezes, (nem sempre!) a boa fé, do assentir da preguiça que muitas vezes é reforçada pelos ganhos que não se originam do trabalho real, mas de brindes com nomes de projetos sociais – situações que inferem em más resultantes em todos os âmbitos da sustentabilidade da vida na comunidade, na terra.

    Na vida muitas vezes estamos diante de belas vitrines que escondem nos bastidores os mais fétidos arranjos e o contrário também sói acontecer.. e isto é passível de acontecer em qualquer representação… não se pode focar ao acaso.. é preciso focar com responsabilidade e discernir o quê de fato é verdadeiro…

    É difícil separar o joio do trigo sem que eventualmente sejamos lesionados, enganados.. corre-se o risco – é preciso tentar!

    São as ilusões da época.. as mentiras às quais muitas vezes nos submetemos… é preciso sim soerguer-se da lama semeada há tantos e quantos séculos e perpetuada há quanto tempo, para mais quanto tempo ?…

    O cenário – também o social – é inquestionavelmente desolador – isto é fato sem contestação… também as pessoas que podem trabalhar e o fazem de fato e honestamente percebem isto com clareza…

    Temos e somos parte de uma teia que vem sendo tecida há muito.. todos contribuímos para os nefastos resultados que infelizmente vivenciamos..contudo é momento de a Consciência atuar e transformar as resultantes das sementes inadequadamente plantadas… Isto não é tarefa fácil, nem tampouco que poderá ser resolvida com belos ou feios discursos… isto demanda trabalho conjunto destinado inequivocamente ao Bem Comum.. apartados os interesses próprios, escusos retirados em seus próprios locus.

    Mas tudo isto é uma questão que ocorre hoje em quase todo o planeta.

    É mesmo um processo da humanidade atual.

    Ana Maria da Silva – SP/SP

  69. Jorge Responder

    Lamentavel Miriam! É evidente que está no cumprimento das ordens de seus chefes para EM defendendo o PT , preserva as gordas verbas promocionais vindas do PT. JORNALISTA POBRE É AQUELE QUE SUJEITA -SE A CAUSAS VERGONHOSAS COMO A QUE VC DEFENDE! VERGONHA DE TER UMA JORNALISTA BRASILEIRA COMO VC MIRIAM LEITÃO!!!

  70. Lácia Bilac Responder

    Que coisa, mais uma quase apedeuta (dicionários por favor para os petistas e jornalistas semi analfabetos) sem argumentos.

    Vocês se lembram do Franklin Martins e da aquela outra que também trabalhava na Globo News.

    Em quem mais poderíamos confiar (sic)?

    E seus admiradores completamente analfabetos. Basta ler seus apoiadores. Pobreza de concordância, pobreza de grafia.

    Mas é pedir demais desse povo.

    Com certeza não estudaram o que Demétrio e o Diogo estuda.

    Não é neoliberalismo. É liberalismo. Tão simples como sempre foi. Com certeza não sabem a diferença.

    E como o próprio Reinaldo Azevedo ensinou:

    A questão da autonomia e da liberdade do indivíduo em escolher o seu lugar na sociedade. Possibilidade apenas dada por práticas do liberalismo. Quanto ao anti-liberalismo, a autonomia e a liberdade de se escolher o seu lugar na sociedade é em parte ou totalidade negada. Se esta é uma prática definida pelo Estado, chama-se fascismo; se é uma prática definida por um partido político hegemônico, chama-se comunismo.

    Como diz: que preguiça.

    1. João Responder

      Prezada Lácia Bilac,

      Pelo jeito você pertence à mesma laia do Reinaldo Azevedo e do Diogo Mainardi:
      Soberbos metidos a intelectuais que usam de palavras difíceis e muitas vezes desconhecidas para “impressionar” seus leitores e admiradores.
      O que importa se o Fábio Nogueira esqueceu de colocar a letra “M” na palavra usada? Você não entendeu a frase? Não é isso que é importante?
      O fato de alguém ser apedeuta ou semi analfabeto não pode ser motivo de exclusão ou desprezo, mesmo que seja na exposição de um simples comentário em um artigo.
      Por isso e tantas outras, o Brasil está nesta situação, porque no passado sempre foi governado ou influenciado por pessoas e governantes letrados, diplomados ou catedráticos em conhecimentos, mas repletos de soberba e falta de vontade em ajudar os mais pobres deste país.
      Foi necessário um presidente “apedeuta” e “semi analfabeto” para iniciar uma verdadeira mudança na vida dos mais necessitados do Brasil.
      Infelizmente uma pessoa “culta” e fora deste contexto como você jamais poderá perceber isso.

      João

      1. Roy Mustang Responder

        Meu deus, MAV detected. Explica ai gênio, se a coisa esta tão boa, pq o Brasil é último colocado na qualidade de serviços públicos em quaisquer avaliações internacionais? Estamos nas primeiros posições em uma coisa, mortes violentas!

        Distribuir dinheiro é fácil, Fidel que o dica, agora fazer trabalho sério e competente é outra muito diferente.

        1. Joao Responder

          Caro Roy Mustang,

          Eu não disse que todas as coisas estão boas. É claro que há muito o que fazer.
          Mas se você tem menos de 50 anos, então não sabe as dificuldades e os tempos tenebrosos que este país já passou.
          Pode ser que pra você a simples “distribuição de dinheiro” seja apenas algo fácil e banal, mas para muitos que se encontram no “final da corda” ela é a última esperança para ter um simples pedaço de pão na mesa.
          Aliás, não sei como você chegou a esta conclusão pois, com todo o respeito, não acredito que um país que hoje é a sétima economia do mundo seja também o último colocado em todas as avaliações internacionais.

          João

  71. Ricardo da Mata Responder

    A direita está tão errada que nem eles próprios se aguentam mais! KKKKK

  72. maria Responder

    A Miriam leitão deveria era ter vergonha de ser tão vendida. O Brasil toda sabe que essa senhora não merece a consideração do povo brasileiro, com sua ideologia cega e vendida ela fica tentando justificar o tempo todo as falcatruas de seus pares. Seja honesta, seja imparcial, sua profissão exige o máximo de honestidade intelectual e ideologica. O Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino só tem um defeito, não compactuam com tudo que esta acontecendo e falam mal do governo, apenas isso, enquanto milhares de jornalistas, ou por ideologia ultrapassada ou por “favores” ficam a tentar justificar e achar caminhos positivos e imaginarios

  73. Roberto Caldeira Soares Responder

    “Idiota útil” : é assim que Lenin, com certeza um grande heroi seu, Dona Míriam, se referia à maioria dos defensores e entusiastas do marxismo-esquerdismo, etc., incapazes de enxergar que o estágio final do marxismo-comunismo é o Arquipélago Gulag existente não só na Rússia bolchevique, mas vigente em Cuba, Coreia do Norte, e, provavelmente num futuro não muito distante, aqui no Brasil. O que Reinaldo e Constantino tentam avisar e alertar, na maioria de suas crônicas, é a cegueira que atinge pessoas que, por obrigação profissional, deveriam ter um conhecimento maior sobre os males do comunismo-petismo. Pessoas como a senhora, que adulam, afagam e acariciam o PT, incorrem naquele sábio provérbio: Crie corvos e eles te furarão os olhos.

  74. josé Corrêa de Laara Responder

    Sra Miriam Leitão, vamos ver na eleição.

    1. Edgard Responder

      E o PSDB vai perder de novo…..Como diria o LULA….um poste ganha do Aécio…rs

  75. Bitanca Responder

    A grande mídia brasileira tem uma dívida de cerca de 10 bilhões de reais ( artigo de 2004) .O Grupo Globo sendo responsável por 56% desta dívida. Este grupo tem que vender-se para quem está no poder

  76. Edgard Responder

    Boa Mirian…..alguém falou uma verdade para esse comentarista que deturpa tudo e acha que esta abafando. A radio jovem pan deveria ter vergonha de ter um comentarista desse. Lá na pan agora……só musica e esporte….

    1. Roy Mustang Responder

      Pois é, o Brasil como boa democracia Marxista, permite que somente jornalistas chapa branca existam. Meu, te muda pra Coréia do Norte, pq Cuba é bom demais pra ti, seu idiota útil ingenuo.

  77. Observadordepirata Responder

    Acho a Miriam uma boa jornalista. mas não dá para comparar com o grande Reinaldo Azevedo, excelente na forma e no conteúdo !

  78. Flav Bueno Responder

    O pior acredito que seja o Rodrigo Constantino…muito burro! ” A Síria é aqui diz Rodrigo Constantino”
    Não sabe o que é uma bomba de barril caindo nas cabeças de crianças e mulheres pobres.

    Acredido em uma coisa somente na mentira de gente de DIREITA.

  79. João Responder

    Caro Roy Mustang,

    Eu não disse que todas as coisas estão boas. É claro que há muito o que fazer.
    Mas se você tem menos de 50 anos, então não sabe as dificuldades e os tempos tenebrosos que este país já passou.
    Pode ser que pra você a simples “distribuição de dinheiro” seja apenas algo fácil e banal, mas para muitos que se encontram no “final da corda” ela é a última esperança para ter um simples pedaço de pão na mesa.
    Aliás, não sei como você chegou a esta conclusão pois, com todo o respeito, não acredito que um país que hoje é a sétima economia do mundo seja o último colocado em todas as avaliações internacionais.

    João

  80. Ronaldo Moura Responder

    Miriam, vamos ser simples e diretos, deixe de “palavrinhas” cultas, pois isso não mata a fome dos miseráveis e nem ao menos tira a dor dos enfermos, chega! Chega de debate nós queremos prática, atitude honestidade e aplicação dos nossos recursos em bem estar pras pessoas…aff… basta, palavras não resolvem atitude e caráter sim!!!!

  81. Rui Barbosa Responder

    Afirmar que o PT mirou a pobreza e a pobreza extrema é de uma idiotice sem tamanho, Miriam Leitão!…Todo mundo está cansado de saber (e você também) que o chamado bolsa-família nada mais é que a junção dos programas criados por D. Ruth Cardoso com finalidade diferente daquela para a qual o Lularápio da Silva acabou transformando-os: a compra de consciência e de votos dos mais miseráveis…

  82. Emília Responder

    Parei de assistir as entrevistas da Miriam Leitão porque ela mais gagueja do que fala, raciocina igual à Dilma, sem conseguir articular uma frase inteira. Deve ter as costas quentes na Globo. Quem é ela para falar de colegas que não lambem as botas do pt e do bolivarianismo?
    M Leitão é lixo não reciclável.

  83. Surpreso Responder

    Nossa! Uma matéria tão instigante que poderia dar ensejo a algum debate sobre o papel e a responsabilidade da imprensa em divulgar ideias e incentivar ações descamba numa torrente de acusações grosseiras de parte a parte… Que gente doente! Não volto mais aqui.

  84. Cezar Responder

    Se sua opinião sobre “ataque a pobreza e a pobreza extrema”é essa distribuição vergonhosa de dinheiro público sem compromisso algum , você é mais burra que os dois ou está recebendo algum por fora(lembra me o programa do Silvio Santos. Quem quer dinheirooooo?)

  85. Sanderson Responder

    Ia bem até mandar um “direita hidrófoba”.

  86. Paulo Henrique Responder

    Eu fiquei surpreso, se a Mírian Leitão continuar assim, ainda tem cura.

  87. João Responder

    Quem não sabe o que é uma ditadura é você Tânia Botter. Aqueles que hoje, você chama de “terroristas” foram os mesmos que naquela época “PERDERAM A SUA JUVENTUDE” lutando para que hoje, você tenha a total “LIBERDADE” para fazer um simples comentário neste post. Os mesmos que ficaram para enfrentar e acabar com os desmandos cometidos pelos militares e não se acovardaram fugindo para outros países. Ou você não sabe o que fala ou então pertence a uma parentela militar.

  88. Rodrigo Responder

    No geral, eu concordo com a Miriam.
    Ambos os partidos, PT e PSDB, tem seus méritos na administração pública. O problema é que o PT desqualificou completamente tudo o que o PSDB fez de bom e exaltou todos os pontos negativos afim de se promover em eleições. Inclusive, o que o PSDB fez de bom foi mantido e expandido na administração do PT. Estou ciente que os números do PT são bons, mas devemos lembrar que os tempos de governo do PT foram numa época muito menos conturbada do que na época do PSDB, que foi numa época pós-regime militar, presidentes caindo por corrupção, inflação de 1000%, presidente fazendo moratórias, elite dominante tentando garantir o seu espaço, etc. Era um verdadeiro caos.
    O que ela chama de maniqueísmos ocorre porque os políticos profissionais, Lula, Dilma, Dirceu, etc, atuaram na prática de forma diferente do que discursavam. Vários vídeos de discursos mostram isso e não são opiniões, são discursos destas pessoas. Como exemplo, podemos ver que são corruptos assim como os políticos do PSDB, ou seja, são farinha do mesmo saco. Provavelmente o PT esteja numa parte da farinha menos estragada do que o PSDB.
    No passado, eu apoiava este políticos do PT e votei neles, Lula e companhia, mas hoje não mais. Atualmente o meu problema, provavelmente o de muitos, é em quem apoiar. Afinal são todos farinha do mesmo saco.
    Com muito pesar, pelos números macroeconômicos, eu só tenho como alternativa apoiar ainda o PT, porque eu não os considero confiáveis.

  89. Peter Kurev Responder

    Quero dar os parabéns a este espaço e à Miriam Leitão pelo texto. Nota-se quando o meio de comunicação é sério. Deixa opiniões divergentes serem publicadas aqui nos comentários, inclusive daqueles e daquelas que fariam inveja ao Tea-Party e ao NRA norte-americanos em visão estreita e em postura reacionária. Se postarmos opiniões divergentes nos blogs dos blogueiros criticados por Leitão, ou nos sites da PSDVeja ou da Jovem PSDPan, não teremos comentários publicados ou eles serão editados em boa parte. Terei de ser cristão em meu posicionamento, a respeito do que li aqui, das reinaldetes de plantão: “pai, perdoe-as. Elas não sabem o que” dizem.

  90. Vinicius Responder

    Um conselho para as pessoas de direita. Leiam sobre desvio cognitivo!! E sobre o Reinaldo e Constantino, são pessoas que nada acrescentam, tendenciosos e que mancham a proffissão dos jornalistas.

  91. Baby Rocha Finholdt Responder

    Nossa gente,é cada decepção! Acabei de constatar que a Mírian Leitão é melancia! Falou tanta pataquada de esquerdopata que tive que tomar dois cps de Dramin !
    Como tenho nojo de gente falsa,que dá uma de superior,dizendo que não é nem de direita nem de esquerda…mas se vc parti-la ao meio,o vermelho sangue rutila!
    Nem acreditei quando li o texto dela,pq é coisa de gente rasteira em política!

    Deduzo então que ela deve babar com as feéricas ideias da Luciana Genro!