Califórnia desbanca Abu Dhabi e tem maior usina de energia solar do mundo

Complexo é capaz de abastecer 140 mil casas e deve evitar a emissão de 400 mil toneladas de CO2 por ano

754 3

Complexo é capaz de abastecer 140 mil casas e deve evitar a emissão de 400 mil toneladas de CO2 por ano

Por Redação

Ivanpah-Solar-1
A usina pertence às empresas BrightSource Energy, NRG Energy e Google,(Foto: BrightSource Energy)

Começou a funcionar na última quinta-feira (13) a maior usina solar do mundo. O Ivanpah Solar Electric Generating System, no estado norte-americano da Califórnia, é formado por 300 mil espelhos com 2 metros de altura e 3 metros de largura cada, que ocupam uma área total de 13 km².

Os espelhos são controlados por computadores e refletem a luz do Sol em torres de 140 metros de altura. Nelas, o calor dos raios transforma água em vapor, que move as turbinas de geração de energia.

A usina, construída em parceria pelas empresas BrightSource Energy, NRG Energy e Google, tem capacidade de gerar um total bruto de energia solar equivalente a 392 megawatts (MW). Segundo comunicado oficial, isso é suficiente para atender à demanda de 140 mil casas na Califórnia e evitar a emissão de 400 mil toneladas de CO2 por ano, o que corresponde, por sua vez, à remoção de 72 mil veículos da estrada.

Antes da Ivanpah começar a operar, o posto de maior do mundo era ocupado pela usina de Shams-1, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ela reunia 258 mil espelhos para coletar a luz do sol e gerava e impedia a emissão de 175 mil toneladas de CO2 anualmente.

 

(Foto: BrightSource Energy)

 

(Foto: BrightSource Energy)

 

(Foto: BrightSource Energy)


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários

3 comments

  1. Eulalia Responder

    Linda matéria

  2. Marquel Responder

    Matéria formidável.