Califórnia desbanca Abu Dhabi e tem maior usina de energia solar do mundo

Complexo é capaz de abastecer 140 mil casas e deve evitar a emissão de 400 mil toneladas de CO2 por ano

906 3

Complexo é capaz de abastecer 140 mil casas e deve evitar a emissão de 400 mil toneladas de CO2 por ano

Por Redação

A usina pertence às empresas BrightSource Energy, NRG Energy e Google,(Foto: BrightSource Energy)

Começou a funcionar na última quinta-feira (13) a maior usina solar do mundo. O Ivanpah Solar Electric Generating System, no estado norte-americano da Califórnia, é formado por 300 mil espelhos com 2 metros de altura e 3 metros de largura cada, que ocupam uma área total de 13 km².

Os espelhos são controlados por computadores e refletem a luz do Sol em torres de 140 metros de altura. Nelas, o calor dos raios transforma água em vapor, que move as turbinas de geração de energia.

A usina, construída em parceria pelas empresas BrightSource Energy, NRG Energy e Google, tem capacidade de gerar um total bruto de energia solar equivalente a 392 megawatts (MW). Segundo comunicado oficial, isso é suficiente para atender à demanda de 140 mil casas na Califórnia e evitar a emissão de 400 mil toneladas de CO2 por ano, o que corresponde, por sua vez, à remoção de 72 mil veículos da estrada.

Antes da Ivanpah começar a operar, o posto de maior do mundo era ocupado pela usina de Shams-1, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ela reunia 258 mil espelhos para coletar a luz do sol e gerava e impedia a emissão de 175 mil toneladas de CO2 anualmente.

 

(Foto: BrightSource Energy)

 

(Foto: BrightSource Energy)

 

(Foto: BrightSource Energy)



No artigo

3 comments

  1. Eulalia Responder

    Linda matéria

  2. Marquel Responder

    Matéria formidável.