10 razões para amar o presidente uruguaio José Pepe Mujica

Entre outras coisas, o ex-guerrilheiro marxista legalizou a maconha, o aborto e rejeita os benefícios da presidência. Em um mundo faminto por alternativas, suas inovações colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes

19571 60

Entre outras coisas, o ex-guerrilheiro marxista legalizou a maconha, o aborto e rejeita os benefícios da presidência. Em um mundo faminto por alternativas, suas inovações colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes

Por Medea Benjamin, em Alternet | Tradução: Vinicius Gomes

presidente-mujica-saludando-2010

O presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, um ex-guerrilheiro marxista de 78 anos – passando 14 deles na prisão e em sua maioria na solitária, recentemente visitou os EUA para um encontro com o presidente Barack Obama, no qual falaram sobre variados assuntos. Ele disse à Obama que os norte-americanos deveriam fumar menos e aprender mais idiomas. Discursou para uma sala cheia de empresários na Câmara do Comércio dos EUA sobre os benefícios na redistribuição de riqueza e aumento do salário para a classe trabalhadora. Falou aos estudantes da American University que não existem “guerras justas”. Qualquer que fosse a audiência, ele falava espontaneamente e com uma honestidade tão brutal que ficava difícil não amar o cara.

Aqui estão as 10 razões para você também amar o presidente Mujica.

1. Ele vive com simplicidade e rejeita os benefícios da presidência: Mujica se recusou a viver no Palácio Presidencial ou ter um “cortejo motorizado”. Ele vive em uma casa de apenas um quarto na fazenda de sua esposa e dirige um fusca de 1978. “Houve muitos anos em que eu ficaria feliz em apenas ter um colchão”, disse Mujica, se referindo a seu tempo na prisão. Ele doa mais de 90% de seu salário de 12 mil dólares à caridade – o que o coloca no mesmo patamar de renda de um cidadão uruguaio comum. Quando o taxaram de “o presidente mais pobre do mundo”, ele também refutou o rótulo: “Uma pessoa pobre não é aquela que tem pouco, mas aquela que precisa sempre de mais e mais e mais. Eu não vivo na pobreza, vivo com simplicidade. Necessito de poucas coisas para viver”.

2. Ele apoiou a pioneira legalização da maconha em seu país: “Em nenhuma parte do mundo a repressão ao consumo de drogas trouxe resultados. É hora de tentar algo diferente”, disse Mujica, na época. Então, nesse ano, o Uruguai se tornou o primeiro país a regular legalmente a produção, venda e consumo de maconha. A lei permite que indivíduos cultivem certo montante por ano e o governo controla o preço da maconha vendido nas farmácias. A lei exige que consumidores, vendedores e distribuidores que tenham uma licença emitida pelo governo. A experiência uruguaia almeja tirar o mercado dos traficantes de drogas e tratar o vício às drogas como um assunto de saúde pública. O experimento promete ainda ecoar por todo o mundo.

3. Em 2013, Mujica assinou a lei que transformou o Uruguai a ser o segundo país da América Latina (depois da Argentina) a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo: Ele disse que legalizar o casamento homossexual é simplesmente reconhecer a realidade: “Não tornar isso legal seria uma tortura desnecessária para algumas pessoas”. Recentemente, o Uruguai também avançou na questão de permitir que homossexuais – até casais – sirvam nas forças armadas.

4. Ele não tem medo de bater de frente com os abusos de grandes corporações, como deixa evidente a batalha épica de seu governo contra o gigante do tabaco norte-americano, Philip Morris: Um ex-fumante, Mujica disse que o tabaco é um matador que deve ser mantido sob controle. Mas a Philip Morris está processando o Uruguai em 25 milhões de dólares no Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos, pois as rígidas leis do país sobre o cigarro proíbem que se fume em espaços públicos fechados e requerem rótulos de advertência – incluindo imagens gráficas sobre os efeitos na saúde (quase igual ao Brasil). A Philip Morris é a maior empresa da indústria do cigarro nos EUA, possui enormes interesses comerciais ao redor do mundo e um muito bem pago exército de advogados. A batalha do Uruguai contra esse Golias norte-americano também terá repercussões globais.

5. Ele apoiou a legalização do aborto no Uruguai (seu antecessor havia vetado a lei): A lei é bem limitada, comparada às dos EUA e da Europa. Ela permite o aborto dentro das 12 primeiras semanas de gestação e exige que a mulher se encontre com uma banca de médicos e assistentes sociais para esclarecer os riscos e possíveis efeitos colaterais de um aborto. Mas essa lei é a mais liberal sobre o aborto na católica e conservadora sociedade latino-americana e é um passo claro na direção certa para os direitos reprodutivos da mulher.

6. Ele é um ambientalista tentando limitar a necessidade do consumo. Na conferência Rio+20, de 2012, ele criticou o modelo de desenvolvimento advogado pelas sociedades ricas: “Nós podemos reciclar praticamente tudo hoje. Se vivêssemos dentro de nossas necessidades –ao ser prudente – as 7 bilhões de pessoas no mundo teriam tudo o que elas precisam. As políticas globais deveriam caminhar nessa direção”, disse ele. Recentemente, Mujica também rejeitou um projeto conjunto com o Brasil que iria fornecer a seu país energia barata vinda do carvão, por conta de seus receios em relação a dano ambiental.

7. Ele tem focado na redistribuição da riqueza nacional, alegando que sua administração reduziu a pobreza de 37% para 11%. “Empresários apenas querem aumentar seus lucros; cabe ao governo garantir que eles distribuam o suficiente desses lucros para que os trabalhadores tenham dinheiro para consumir os bens que produzem”, ele discursou na Câmara do Comércio dos EUA. “Não é mistério algum que menos pobreza, mais comércio. O investimento mais importante que podemos fazer está nos recursos humanos”. As políticas de redistribuição de seu governo incluem estabelecer os preços em bens essenciais como leite, por exemplo, e o fornecimento de computadores e educação para todas as crianças, de graça.

8. Ele se ofereceu para receber os detentos libertados de Guantánamo: Mujica chamou a prisão norte-americana na Baía de Guantánamo, em Cuba, como uma “desgraça” e insistiu que o Uruguai tomasse a responsabilidade em ajudar o fechamento do centro de detenção. A proposta é impopular no Uruguai, mas Mujica, que foi um prisioneiro político por 14 anos, disse que ele “está fazendo isso pela humanidade”.

9. Ele se opõe à guerra e ao militarismo. “O mundo gasta 2 milhões de dólares a cada minuto em recursos militares”, exclamou horrorizado aos estudantes da American University. “Eu costumava pensar que haviam guerras nobres e justas, mas eu não acredito mais nisso”, disse o ex-guerrilheiro. “Hoje, acho que a única solução são negociações. A pior negociação é preferível à melhor guerra, e a única maneira de garantir a paz é cultivar a tolerância”.

10. Ele tem uma adorável cadela de três patas: Manuela perdeu uma pata quando Mujica acidentalmente a atropelou com um trator. Desde então, Mujica e Manuela são praticamente inseparáveis.

A influência de Pepe Mujica vai muito além de ser o líder de um pequeno país de 3 milhões de pessoas. Em um mundo faminto por alternativas, as inovações que ele e seus colegas estão promovendo colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!



No artigo

Comentários

60 comments

  1. Rafael Responder

    Viva Mujica! Viva a américa latina!

  2. Andre Bellafronte Responder

    Mujica é um exemplo de liderança e progressismo. Mas infelizmente sua visão de governança não é interessante para demais países da América Latina. Esse cara não deveria sair do poder nunca!

    1. Rômulo Responder

      Deveria, sim. Mesmo que seja um Mujica carismático e inovador, ninguém tem o direito de ser eternizado no poder. E é bem provável que o Pepe pense assim também.

      1. Douglas Responder

        Ser eternizado no poder por conta própria, como tentam a anos no Brasil, não… mas se for vontade do povo e não tiverem melhores opções, por que não ?

        1. Inês Responder

          Desculpe, mas quem está no poder no Brasil há bastante tempo sempre foi por meio de eleições diretas e democráticas. Vide o PSDB em São Paulo! Ninguém está tentando tomar o o poder por conta própria, são eleitos.

          1. anti-fa

            vai tomar no cu bando de pelegos partidários… FIM DE TODOS OS PARTIDOS E AVANTE GERAÇÃO COMBATIVA

        2. Fernando Responder

          Porquê não!!!
          Não é possível defender a democracia e ser autoritário.

      2. João Marcello Responder

        Por que não, Rômulo?
        Se alguém está fazendo bem seu trabalho, por que não pode haver continuidade, desde que escolhido de forma democrática e não imposta?
        Você demitiria seu melhor funcionário se todos na empresa concordam que ele deve ficar só porque ele já está lá há muito tempo?

        1. Rômulo Carniel Responder

          Quem é mesmo que vive dizendo que o Estado Democrático não deve ser tratado como uma empresa?

    2. Karen Responder

      So sei que se ele fosse meu presidente, eu gostaria de mante-lo. Ele eh muito melhor que as opcoes que temos por aqui.

      1. Olavo Responder

        Temos pelo menos uma opção muito próxima. Eduardo Jorge!

    3. Renato B. Santiago Responder

      O Rômulo está certo! Ninguém deve ser eternizado no poder pq um governante mal intencionado é capaz de manipular a opinião pública para se manter no poder ininterruptamente! E as regras devem ser iguais para todos, bem ou mal intencionados!

  3. Karina Silva Farias Responder

    Viva Mujica!!

  4. Krisna Responder

    Linda história. ;)
    Quem sabe ele não inspira os nossos políticos.

  5. Neto Responder

    AMO/SOU MUJICA!

  6. Luciana Responder

    Impossível não admirar alguém fiel aos seus princípios ideológicos. Viva Mujica!!!!

  7. Phellipe Responder

    Link de uma homenagem do Rio de Janeiro à Pepe Mujica: STREET ART

  8. Danilo Rodrigues Responder

    Esse homem é incrível, é desses tipos de governantes que precisamos.

  9. Rômulo Responder

    Aqui em porto alegre tem uma pichação no parque que diz: ” somos todos Chávez”. Para mim esta frase é um bom resumo das idiossincrasias e do anacronismo bitolante de boa parcela das esquerdas brasileiras e latino americanas. Com Pepe Mujica temos a esperança de que esta esquerda se areje e se renove. Muitos podem acusar seu estilo de governar e até de viver populista. Mas um olhar um pouco mais cuidadoso irá descobrir que esta postura é honesta e autêntica, e que está relacionada com um desejo genuíno de mudanças. Bem ao contrário do teatro hipnótico do autoritário populismo chavista.

  10. Bosco Responder

    Mujica não devia inspirar nossos políticos como querem alguns. Mas nossos eleitores. O financiamento público de campanha pode ajudar a surgir novos Mujicas.

  11. Gaucho Responder

    Esse Mojica do Uruguai, só pode ser um viciado, para fazer um cagaço desse. E, quer crescer ainda mais o número de usuários. Ainda bem, quem tem dinheiro se tratam em boas Clinicas. E, quem não tem Dinheiro morre logo de overdose. E, somem do Mapa, pois, quem usam qualquer tipo de DROGA, não sabem o objetivo nobre de ser vivente na Terra. Não algum sabe-tudo dizer que controla que é uma grande mentira. A pinga e o Tabaco são controlados, porem os que morrem de cirrose e Câncer são um Grandeza. É, mentira?.

    1. Eu Responder

      Sempre tem que ter um reaça cagando o post.

    2. Caverna Responder

      Overdose de maconha……..kkkkkkkkk depois dessa vou fumar um…kkkk

      1. arizumm Responder

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Rômulo Carniel Responder

      Overdose de maconha?!?!?!?!? É mentira?!?!

    4. Conhamá Responder

      Gaúcho, deixe de comer tanto churrasco que está afetando seu cérebro!

    5. Camila Responder

      Overdose de maconha? Kkk…vai estudar antes de falar merda! A gordura da carne q vcs comem mata mais do que a maconha, que aliás, nunca matou ngm…o tráfico sim, esse mata todos os dias!

    6. Sou Mojica Responder

      O Gaucho ignorante, vai ler antes de dizer coisas sem cabimento sobre este exemplo que é o Mojica. Só de vc classificar todos os tipos de drogas em comum já mostra o tamanho de seu pequeno conhecimento. Abre sua mente, leia… leia…

    7. Garcez Responder

      Gaúcho meu conteraneo vou lhe responder como Mujica o faria… ” traficantes são muito mais prejudiciais a sociedade que a liberação do consumo da marijuana ” hoje os órgãos públicos nem imagina o que acontece com os consunidores, agora se eles forem cadastrados e a cada vez que ele comprarem as instituições saberão se eles estao exagerando ou não o consumo… E poderão ajudalo.. !!!

  12. Jason Responder

    Todos los que escriben acá ninguno vive en Uruguay se nota , un gobierno que deja mucho que desear… Incandila para afuera…

    1. Fernando Responder

      Yo si vivo en Uruguay y Mujica es tal cual como lo describen en esta web, te comento que no me interesa la politica en lo mas mínimo. Mujica es un excelente presidente y el mejor de los ultimos tiempos, sino dame algun ejemplo. hace lo mejor para el pais, ayuda a la gente de menos recursos a mejorar su calidad de vida. tal vez hay gente en el mismo partido politico de mujica que no sea como el, eso pasa en todos lados.
      Seguramente tu seas de alguno de los otros partidos políticos que están permanentemente criticando las cosas que le salen mal, también hasta las que salen bien pero nunca elogiando las que les salen bien, simplemente por intereses políticos y/o personales.

  13. Nanci Dagagnano Responder

    Mujica é inspirador, faz-nos acreditar que ainda existe gente séria e comprometida na política. Parece-me sincero em sua simplicidade e parece não ter se contaminado pelo vírus da corrupção, na verdade, o único assim que conheço, pelo menos no mundo atual

  14. Fernanda Rocco Responder

    Achei que pessoas assim nunca teriam chance na política. Que exemplo !!!!

  15. Vanessa Responder

    Um Mujica para cada país por favor!

  16. Harle Borsatto Responder

    Os políticos brasileiros deveriam ter como exemplo e seguir fielmente este cidadão. Lembre–se ao morrer você não vai levar nada contigo e vai deixar um péssimo exemplo se for um corrupto.

  17. Roni Rey Responder

    Só tenho a dizer que Mujica é um exemplo de presidente,eu como filho de pai uruguaio,tenho muito orgulho de saber que meus pais estão morando num pais que está muito bem governado,e sempre pensando na sua população,nós brasileiros temos que darmos conta que nosso governo nunca vai mudar se nós não mudarmos.vamos dar jeito de colocar um presidente que lute pelo povo brasileiro.

  18. Analice Responder

    Aprendendo espanhol para me empirulitar para o Uruguay.

  19. José Antônio Martins Responder

    El Pepe nos llena de orgullo, precisamos muchos como el y seguramente em este año cuando el deje el mandato, sentiremos “saudades” de el

  20. vanuza Responder

    Pessoas que agem com interesse social verdadeiro, como o sr Mugica, deveriam sim, ser eternizadas. Ao contrário do que acontece no Brasil, onde famílias como a de José Sarney, Antonio Carlos Magalhães e outas mais, que há gerações vem impedindo como um CÂNCER, o verdadeiro crescimento do país. Estes sim,deveriam ser extirpados do poder.

  21. CIRO MANOEL PACHECO Responder

    o governo brasileiro que está a serviço da classe dominante Hoje um governo corrupto fracassado e os mesmos que apoiaram e sustentam o governo acusam os comunistas de seu fracasso? O Sr lula deveria ter vergonha vendo o exemplo do presidente do Uruguai…Parabéns orgulho dos trabalhadores explorado do MUNDO!!!!

  22. wilma giordano Responder

    com tanta gente {malandra] para não falar demais , será q o cara é esse??? só o tempo dirá/ já estamos esfolados demais///

  23. wr Responder

    Ele disse “à” Obama???
    Amigos, cuidado com o emprego da crase, isso destrói um texto.

  24. Dalysio Responder

    caro neto, só concordo com a décima razão.

  25. rafael Responder

    mujica é um velho retardado porque quem é marxista e libera a maconha só pode ser retardo deve ser parente ou ex-colega da dilma e ainda tem gente que aplaude essa porcaria de postagem maldita maconha que destrói corroendo o cérebro

  26. rafael Responder

    mujica velho maconheiro só pode ser usuário de maconha para liberar essa merda marxista parente da dilma ex.colega dela e ainda tem gente que aplaude uma bosta dessas

  27. Denilson Responder

    Viva Mujica

  28. Andre Responder

    Por outro lado:
    1) Quase 80% de 1.2 milhões de hectares ocupados pela agricultura no Uruguai estão semeadas com soja e milho. Segundo a estatal Direção de Estatísticas Agropecuárias e a privada Câmara Uruguaia de Sementes, a totalidade da soja e pelo menos 80% do milho são transgênicos, isto é, são organismos geneticamente modificados (OGM).
    http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=51776

    2) Mineração a céu aberto por empresa indiana, oferece sérios riscos ao meio ambiente
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/projeto-de-mineracao-gera-polemica-no-uruguai.html

    3) Fábricas de celulose na fronteira levam Argentina e Uruguai à crise em suas relações. Na época do início do projeto, em 2006, Mujica era ministro da Agricultura.

    http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/f%C3%A1bricas-de-celulose-na-fronteira-levam-argentina-e-uruguai-%C3%A0-crise-em-suas

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1393818-mujica-diz-que-uruguai-vive-crise-mais-dura-com-a-argentina.shtml

  29. Andre Responder

    Mas, por outro lado:

    1) Quase 80% de 1.2 milhões de hectares ocupados pela agricultura no Uruguai estão semeadas com soja e milho. Segundo a estatal Direção de Estatísticas Agropecuárias e a privada Câmara Uruguaia de Sementes, a totalidade da soja e pelo menos 80% do milho são transgênicos, isto é, são organismos geneticamente modificados (OGM).

    2) Mineração a céu aberto por empresa indiana, oferece sérios riscos ao meio ambiente

    3) Fábricas de celulose na fronteira levam Argentina e Uruguai à crise em suas relações. Na época do início do projeto, em 2006, Mujica era ministro da Agricultura.

  30. Alberto Veiga Responder

    Espero que o pensamento e a ação progressistas continuem presentes no universo politico da América do Sul, Central e do Caribe. Temos que seguir os passos uruguaios e alterar a nossa tradicional política sobre drogas e aborto, avançando também em direitos homosexuais, em educação fundamental gratuita com qualidade e ainda bilingue, assim como na universalização do ensino de 3o grau.

  31. leo Responder

    A gente só liga pra maconha. Libera aí que a gente arruma outros 9 motivos para amar a Dilma.

  32. Édy Responder

    Maconha deixa senil e leva a demência! Não vem dizer que não, pois usei td que é tipo de drogas por 23 anos e droga mata!
    E o aborto é um crime , pq sempre foi e sempre sera uma vida que esta sendo tirada! vão se prevenir irresponsáveis!

    1. Tufic Responder

      Depois de fumar e usar por 23 anos todo tipo de droga você consegue emitir opiniôes,quantos anos mais precisaria para chegar a senilidade e demência ou até emsmo te matar? Ou será que se trata de alma do outro mundo dando opiniâo?

  33. Tereza Responder

    Vem pro Brasil Mujica!!!!

  34. Johnf635 Responder

    Dead written subject material, Really enjoyed studying. kdkeefbekcdd

  35. paulo Responder

    A favor do aborto, muitos contra, desabonando a conduta do veneravel Mujica! Lembremos que é proibido ser corrupto, mas o que mais temos é corrupçao. É proibido ser desonesto, entretanto o jeitinho brasileiro abraça quase todos nós, fazendo-nos esquecer que nao devemos ser ser desonestos! Na verdade o veredito é de cada um, cabendo ao cidadao julgar o aborto e incorre-lo ou nao, nao nos cabendo julga-los por suas decisoes. Se Mujica proibisse o aborto, o mesmo continuaria ocorrendo na clandestinidade e matando muitas vidas, mas, ao legalizá-lo, dá ao cidadao a decisao de crescer espiritualmente ou simplesmente executar sua vontade, porem apoiada pelo estado para que vidas nao sejam ceifadas por conta da clandestinidade. Parabens, Mujica!

  36. Olavo Responder

    O pessoal confunde muito as coisas:
    1) Descriminalizar a maconha, não é a mesma coisa que ser a favor do uso de maconha;
    2) Descriminalizar o aborto, não é a mesma coisa que ser a favor do aborto;
    3) Ser contra o consumismo, não é a mesma coisa que ser marxista.
    Gente, por favor vamos pensar um pouco mais, e agora em época de eleição pra presidente aqui no Brasil, temos a oportunidade de votar em um projeto de governo muito bom.
    Eu estou adorando assistir as entrevistas do Eduardo Jorge, e ver a repercussão nas redes sociais.

    1. Gustavo Responder

      Grande Olavo, palavras coerentes em meio a um turbilhão de absurdos.

    2. Gustavo Responder

      Grande Olavo, palavras coerentes em meio a um turbilhão de absurdos.

  37. Gina Zoccolaro Responder

    QUE INVEJA DOS URUGUAIOS,ESTOU AQUI NO PAÍS A TURISMO E ME APAIXONEI LITERALMENTE…DAÍ QUIS SABER MAIS UM POUCO DO PRESIDENTE DESSE LINDO PAÍS.QUE VERGONHA DE SER BRASILEIRA…NÃO SE TEM MUROS ALTOS,NEM CERCAS ELÉTRICAS ,CAROS ABERTOS NAS RUAS,ATÉ LIGADOS E NINGUÉM DENTRO…FRUTAS EXPOSTAS NAS BANCAS (Calçadas) …Que vergonha de ser brasileira…!Fica aqui minha indignação e minha profunda admiração por Montevideo.

  38. edenice m. Responder

    Mojica e realmente um grande ser humano com atitudes e atuacoes maravilhosas.
    E um homem imprescindivel!!!!