32 capas de jornal que vão te lembrar como foi o Brasil dos anos 90 e o governo FHC

Desemprego. Arrocho salarial. Apagão elétrico. Escândalos. Mendigagem ao FMI e, claro…privatizações. Relembre. Por Paulo Henrique Amorim, em Conversa Fiada Fernando ​Henrique Cardoso...

28841 11

Desemprego. Arrocho salarial. Apagão elétrico. Escândalos. Mendigagem ao FMI e, claro…privatizações. Relembre.

Por Paulo Henrique Amorim, em Conversa Fiada

aecio fhc

Fernando ​Henrique Cardoso governou o Brasil por 8 anos. Entre 1995 e 2002, colecionou fracassos e terminou o seu segundo mandato com 26% de aprovação.

​(​Lula, apenas como comparação, saiu do Governo aprovado por ​87% dos brasileiros.)

Príncipe da Privataria​ não empolgou nem seus correligionários. Tanto que Padim Pade ​​Cerra e Geraldo Alckmin não defenderam o legado de FHC em suas disputas eleitorais. Ambos o esconderam e não dividiram o palanque com o grão-tucano.

Afinal, como se sabe, o FHC vendeu as joias da família e aumentou a dívida da família. Um “jênio”!

Mas o tempo passa e, 12 anos depois de seu mandato, inúmeros feitos de FHC foram esquecidos. O Conversa Afiada, sempre preocupado em ajudar, relembra momentos marcantes do tucano. As manchetes da época são suficientes para matar a saudade de FHC.

 


É como fizeram com a Vale do Rio Doce já faziam com a Petrobrás: encolhem a empresa para que ela desvalorize e seja mais fácil para vender barato.


Além de tudo FHC quase acabou com o plano Real.

Foto de Capa: Plantão Brasil

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



No artigo

Comentários

11 comments

  1. Ricardo Ricardo Responder

    Se o governo atual é ruim e a tal mudança pode ser pior, eu prefiro a volta da ditadura!!! Se não funcionar ainda podemos ter a monarquia!!!

  2. Alexandre Leite Responder

    Matéria tendenciosa. Quem levantou esse pais foi FHC. Na epoca eu era um esquerda caviar e votava em Lula e no PT sem enxergar a realidade. Hoje vejo o mal que fiz ao votar no PT, que cria um curral eleitoral com bolsa família, que nomeia juízes claramente tendenciosos para dominar o supremo, que erra feio na macroeconomia (veja o medo de quem realmente emprega nesse pais, os empresarios). O PT é um sindico que esta usando dinheiro do prédio pra fazer obra no próprio Apto e, pior, já apontou claramente o pais na direção de Argentina, Venezuela é Cuba. Ta muito complicado.

    1. Katia Responder

      Toma vergonha na cara rapaz, vc sabe q essa reportagem sobre as manchetes de jornais na epoca do FHC sao verdadeiras e q o pais tava arruinado naquela época

  3. Vinícius Responder

    Muito conveniente usar O Globo, Folha de São Paulo e principalmente Veja quando noticiam contra governos tucanos, e criticar os mesmos veículos quando atacam governos petistas. Como sempre, a esquerda brasileira com dois pesos e duas medidas.

  4. VOCÊ PENSA QUE EU NÃO SEU DA HISTÓRIA? QUE FEIO, PT! MENTIR É FEIO! Responder

    Matéria totalmente tendenciosa, só pra enganar quem não entende a história do país.
    Vocês deveriam ter vergonha de manipular o povo ignorante.
    FHC pegou o Brasil destruído, e reconstruiu.
    A Dilma nem pra manter o que o Lula conseguiu serviu.
    Será a primeira presidente há muitos anos à entregar a inflação maior que recebeu, a dívida externa é absurda!

    1. LuisT Responder

      Coloque informações nessas suas “verdades” de conveniência.

      Pra te ajudar, só na questão da inflação:
      – Inicio do gov. FHC (jan/95): 1,7 % (O Plano Real começou no Gov. Itamar em junho 1994)
      – Ultimo ano do gov. FHC (2002): 12,53%
      (ah, mas foi por causa do Lula? 2001 – 7,67%, 2000 – 6%, 1999 – 9%).

      Hoje, 6,5% é um estouro… E da uma pesquisada nas taxas de desemprego…

    2. Vitor Antônio Responder

      dá pra perceber que você não sabe nada o que ocorreu no Brasil na década de 90.

      1. carlos eugenio da silva Responder

        que se foda esse monte de numeros eu senti isso tudo ai foi na pele sei muito bem qual e a diferença entre esses tucanos malditos e qualquer outro partido nem foi preciso jogar todos os incentivos na agricultura pro pais crescer.agora vamos voltar aquele tempo em que tudo era dividido,ate bituca de cigarro? vai na fé.!

    3. joel de oliveira Responder

      Perguntaram ao papagaio porque ele falava que não gostava da Dilma. A resposta foi a seguinte: EU NÃO SEI PORQUE MEUS DONOS SÓ ME MANDAM FALAR ISSO. Perceberam?!… Temos papagaios pra caramba na oposição.
      DILMA 13 sempre!

  5. Cristina Responder

    Na época morava interior situação era
    “controlada”mudei São Paulo la conheci verdadeira miséria desemprego massa eu pensava estou estado dizem ser mais desenvolvido ficava imaginando como estaria situação Norte e Nordeste!

  6. Carlos Responder

    Não vi nem um escândalo?