Para psicólogo, expressões faciais de Aécio Neves em debate da Band mostram “desprezo” por adversária

De acordo com doutor em Psicologia da UnB, a "excessiva quantidade de microexpressões de desprezo transmite uma ideia de narcisismo, de superioridade presumida, o que não agrada ao eleitor comum"

2179 36

De acordo com doutor em Psicologia da UnB, a “excessiva quantidade de microexpressões de desprezo transmite uma ideia de narcisismo, de superioridade presumida, o que não agrada ao eleitor comum”

Por Redação

Sergio Senna Pires é doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professor do Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Atualmente, é servidor efetivo na Câmara dos Deputados como Consultor Legislativo nas áreas de Defesa Nacional, Segurança Pública e Direitos Humanos.  Além disso, Senna Pires desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas de análise da mentira, linguagem corporal e regulação do comportamento por crenças e valores.

Analisando os debates entre presidenciáveis na disputa eleitoral deste ano, o psicólogo publicou, em sua página profissional, uma análise das expressões faciais do candidato Aécio Neves (PSDB), que tem gerado polêmica por ser considerado “debochado” e “agressivo” em suas colocações. Abaixo, republicamos a análise de Sergio Senna Pires na íntegra:

650x375_aecio-neves-debate-da-band_1442592

Aécio Neves e o Duping Delight

Depois do debate do segundo turno na Rede Bandeirantes de Televisão, comecei a notar uma grande movimentação nas redes sociais dando conta do desprezo mostrado pelo candidato à Presidência da República Aécio Neves.

Eu havia identificado diversas expressões de desprezo durante as falas, mas não pensei que fossem causar o impacto que causaram. Hoje, analisaremos essas expressões e explicarei o duping delight.

O que é o duping delight?

O duping delight (não existe uma expressão em Língua Portuguesa) na literatura científica norte-americana é, numa tradução livre, o prazer proveniente do ato de enganar. Penso que é mais adequado entender que é um prazer proveniente do êxito de uma estratégia ou mesmo da antecipação psicológica desse êxito, não necessariamente associado ao ato de enganar.

Vejam:

imagem1

 

É uma emoção irresistível, inicialmente não consciente também associada ao risco ou à fuga dele. Também aparece nas situações em que há desprezo pelo interlocutor ou pela situação em questão. Outro cenário em que aparece é diante do orgulho soberbo em compartilhar conquistas ou em alguém que busca a admiração pelas suas façanhas. É muito difícil de conter, por isso vale a pena aprender a identificá-la.

Quando uma pessoa sente que seu plano vai dar certo, ela pode mostrar o duping delight. Um exemplo disso é aquele sorrisinho discreto e unilateral que seu algoz no trabalho exibe quando você passa por alguma dificuldade em frente aos colegas. Dessa forma, essa expressão também está associada ao desprezo que alguém sente em relação à outra pessoa…. Veja a figura ao lado e tente lembrar se já viu essa expressão.

Aécio no debate da Band

A quantidade de expressões de desprezo mostradas pelo candidato Aécio Neves durante o debate foi notadamente alta. Sob o ponto de vista comportamental, isso explica o porquê da impressão que as pessoas tiveram. Apesar de não serem técnicos e não conseguirem explicar as suas impressões, o sentimento é que Aécio desprezava Dilma… Esse foi o comentário nas redes sociais. Como expliquei acima, não há uma indicação positiva no uso dessa expressão…. O candidato Aécio Neves só perde com ela.

Vejam as expressões:

imagem2

 

Em apenas uma rodada de perguntas e respostas (cerca de 5 minutos), referentes às investigações de corrupção na Petrobras, contamos 7 expressões de Duping Delight, mostradas acima. É muito…

Mostrar expressões de duping delight é vantajoso?

Como estratégia, mostrar o duping delight não é vantajoso para Aécio. A excessiva quantidade de microexpressões de desprezo transmite uma ideia de narcisismo, de superioridade presumida, o que não agrada ao eleitor comum. Os correligionários do PSDB não ficarão incomodados, mas em um momento crítico da campanha, esse tipo de indicador não verbal é, certamente, negativo.

Como especialista recomendo ao candidato e à sua assessoria que façam o possível para evitar essas expressões de forma tão generalizada. Com toda a certeza isso vai prejudicar a imagem de Aécio.

 

No artigo

Comentários

36 comments

  1. elizette araujo fauth Responder

    A expressao facial dele, o candidato Aecio Neves, demonstra excesso dea auto confiança, arrogancia e cinismo em relaçao ao povo brasileiro…

  2. luri Responder

    Acho ele uma fraude. Ele desrespeita uma mulher, uma senhora, e presidente do Brasil, que quer queira ele ou não, foi eleita pelo voto direto.

  3. PT é um lixo Responder

    PT é um lixo

    1. Dania Melo Responder

      E mesmo concordo fica falando para o povo nao votar no Aecio deveria perder o PT para eles aprender

  4. Marianna Responder

    Gente estão apelando até p isso! O desespero está grande mesmo…

    1. Wellington Conegundes da Silva Responder

      Engraçado que o povo fica metendo pau que brasileiro não liga pra política, e quando discutem vem uma leva de boçais deslegitimar a disscussão. Viva o mundo do Arco-Iris!

  5. Bruna araujo Responder

    E a presidenta so esquece que esta na CONSTITUIÇÃO que TODOS tem direito a educação, e se nao tiver vaga na escola o Governo tem de pagar para a criança estudar. Nao entendo pq ela se gaba tanto ao dizer que construiu nao sei quantos escolas.

    1. Guilherme z zanin Responder

      Bruna araujo. Mas quando o governo da dinheiro para o pobre comprar comida ou ter uma moradia, direito que também esta na constituição, o “povo do dinheiro” se sente passado para trás e reclama. imagina agora o pobre tendo o mesmo estudo do rico… o que eles vão falar? a sociedade é egoísta. Estando bom para a minoria o resto que se dane! vai tomar seu ovomaltine com danoninho!

  6. Fe Responder

    Esse povinho ai que vota n Aecio, ou é alienado precisando de culsultar um livro de hiatoria pra ver as barbaridades que esse partido PSDB fez para o Brasil, ou tem algum interesse, ou seja, os burgueses. Pq quem n é interesse e o mínimo de inteligencia ao ponto de n ser manipulado pela midia claramente tendenciosa, pq tb lhe interessa, n vota em Aecio, ou qualquer candidato do PSDB. Aquele que perde em sua propria casa, como a lavada que o PASD levou em Minas, ao ponto de festejarem a saída de Aecio do governo n pode ser muita coisa. E esclarecedo a uma alieanda aí qualquer q nem lembro mais o nome. No governo do PT há muitos condenados pq se investiga e quando se investiga encontra-se culpados, consequentemente esses culpados são punidos. Ao contrario do PSDB que n há condemos pq n há investigação, consequentemente n se encontra os culpados, logo, n são punidos. E querendo ou n. Mas Lula além de transformar esse pais dando cobtinuidade com Dilma, foi o presidente mais bem votado sa história do planeta, com mais de 85% dos votos válidos. Morram de raiva. Que se Dilma ganhar. Lula na próxima se candidata novamente, e venhamos e convenhamos, ninguém nesse pais, tem cacife para vencer Lula. De forma que o PT reinará por mais 12 anos. No mínimo.

    1. Rodrigo Responder

      PT reinará? Estamos numa democracia apesar de quererem transformar em algum regime totalitário…

      1. Daniel Responder

        Menos drama gente, só acho que entre todos os políticos a Dilma é a menos pior.

  7. Jailson Responder

    As colocações foram ótimas. Entretanto, o estudioso apenas recomenda que Aécio Neves seja mais dissimulado que já é.

  8. Bre Responder

    Analise interessante. Poderia fzr uma dessa com a Dilma tbm.

  9. apenas mais um Brasileiro... Responder

    É por isso q o Brasil tá em decadência, não há respeito nem por um presidente, imagine por um cidadão comum?

  10. Danilo Paganotti Responder

    Tipico do PSDB, se todos perceberem as entrevistas do Alckimin e do Serra é a mesma coisa, responde todas as perguntas com sorriso ironico e fazem pouco caso de tudo

  11. Danilo Paganotti Responder

    Tipico do PSDB, se todos perceberem as entrevistas do Alckimin e do Serra é a mesma coisa, responde todas as perguntas com sorriso ironico e fazem pouco caso de tudo

  12. idalva alves de macedo Responder

    ele tem um sorriso de gente falsa , aliás ele deve ser não! Ele é mesmo , vote nele quem quiser mais eu não vou dar meu voto pra ele
    não , se depender do meu , voto pra ele ser presidente ele vai perder!!!! O olhar dele tbm é sinistro,, diferente estranho um olhar de louco

  13. Anuska Responder

    Aqui no nordeste essa cara de nojo de Aécio apelidados de “cara de rapariga ruim”…. Não sou petista mais também não sou BURRA !!! Só vota em Aécio piolho pq gosta de ir pela cabeça dos outros !!! #AECIONEVER
    Dia 26 vai no 13 pelo menos pior do q ta não fica… Se Aécio assumir o Brasil quebra de vez !!! E é VC quem vai pagar a conta !!!!

  14. vitor Responder

    Qual a credibilidade de um site comprado pelo PT e de psicólogos brasileirosonde

  15. Flávia Regina Toledo Responder

    Engraçado que da cara de Saco cheio dona presidente ninguém comenta nada né? E acredito que para ser respeitada, como presidente, deveria ter honrado o povo e o país. Se ele é santo? Acho que não! Mas PT no poder nunca mais!

    1. jacson-lorschemter Responder

      Mas quando falamos de ladrões falamos com deboche mesmo. Eles merecem ser tratados com carinho? Bando de imbecis.

  16. Verdade Responder

    … Sergio Senna Pires é doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professor do Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Atualmente, é SERVIDOR EFETIVO DA CAMARA DOS DEPUTADOS como Consultor Legislativo nas áreas de Defesa Nacional, Segurança Pública e Direitos Humanos…

    ISENTO ATÉ DIZER CHEGA, HEIN?

  17. Virginia Maria Goncalves Responder

    A expressão fisionomica de Aecio me causa mal estar mas eu não sabia o motivo. Não tive vontade de assistir os 2 ultimos debates nem vou assistir os demais. O cinismo me dá aflição.

  18. maria Responder

    Bom eu acho q devemos dar chance aos outros e vamos combinar o.governo da Dilma foi uma merda , não é pq os antepassados do partido do Aécio foram ruins que ele sera do mesmo jeito , eu sinceramente acho que se a Dilma ganhar ou não o Brasil já esta com uma divida externa muito alta , e por favor ne , o troxa que votar na Dilma pede para o Brasil afundar mais , vamos deixar a mudanca assumir …. #Aecio45 e que venha a mudança , pq a Dilma fez pouco com o tanto de imposto que pagamos a todo momento , ela simplesmente suborna os mais pobres , pois saibam que com o dinheiro do bolsa familia varias crianças podem se drogar , pq ela não constrói postos de saúde , ou ate mesmo mais pronto socorros , , pq que paga o bolsa familia somos nos mesmos , preservativos estão ai , tem muito filho por que quer , não somos obrigados a dar dinheiro para ninguém , aos mais precários sim , mais e o ensino , eles não serão bancados pra sempre , bom essa é a minha opniao , FORA PT

  19. Salamonde Responder

    E a expressão da Dilma??? Oq diz??

  20. toma gulosa Responder

    A Dilma e corrupta sozinha. Kkkkkkkkk

    Os 10 MAIORES casos de corrupção no Brasil.

    1º Ano: 1997 Privataria Tucana > Rombo: R$ 100 BILHÕES
    2º Ano: 2003 Banestado > Rombo: R$ 42 BILHÕES
    3º Ano: 2004 Vampiros da Saúde > Rombo: R$ 2,4 BILHÕES
    4º Ano: 1999 Banco Marca > Rombo: R$ 1,8 BILHÃO
    5º Ano: 1999 TRT/SP > Rombo: R$ 923 milhoes
    6º Ano: 1993 Anões do Orçamento > Rombo: R$ 800 milhões
    7º Ano: 2007 Operção Navalha > Rombo: R$ 610 milhões
    8º Ano: 2001 Sudam > Rombo: R$ 214 milhoes
    9º Ano: 2006 Operação Sanguessuga > Rombo: R$ 140 milhões
    10º Ano: 2005 Mensalão > Rombo: R$ 55 milhões

  21. lih rangel Responder

    Acho incrivel que as pessoas nao aprenderam que determinados assuntos nao devem.ser discutidos.. ainda mais aonde estao sendo discutidos..
    Roubar todos eles fazem de alguma forma, acho que voto é a ideologia que a pessoa segue..
    Quem vota na dilma nao esta errado e quem vota no aecio tb nao esta..
    Apenas acho que a metade das pessoas nao leram o que foi dito na reportagem, apenas ficaram trocando farpas.. pois inclusive quem escreveu a reportagem nao deixou claro que lado ele segue ou falou de corrupçao do sei la o que.. apenas da linguagem corporal do canditado aecio, e isso eu acho mt produtivo, diferente dessa babozeira que alguns estao fazendo..
    Apenas minha opiniao, afinal o voto é secreto por algum motivo nao acham?

  22. Souza Responder

    Expressão de superioridade, ele é intelectualmente superior a Dilma, a confiabilidade de suas palavras e apontamentos são grandes e seguras, não há de ter peninha de Dilma n, tem de ridicularizar ela sim, completa incompetente ela está afundando o país e os tolos batem palmas e digitam 13 nas urnas, acorda Brasil.

  23. Feupa Responder

    AAAAAAAAAh sou jovem, inexperiente, porem critico. Essa novela de caçador de marajás, justiceiro da galaxia, até eu já conheço, foi usado na eleição de Lula, Collor, Obama.” WE ARE THE CHANGE! ” Mudança de 6 pra meia duzia, acho comico pessoas repudiando PT e apoiando PMDB, parceiro historico do primeiro. Petralhas mimimi, como se PMDB não fosse um monte de corruptos tambem. Se vai criticar corrupção seja coerente e não coloque Aécio em um pedestal, porque meu amigo de santo ele não tem nada.

  24. Patricia Responder

    E as expressões da Sra Dilma, ninguém analisou???? Pois deveriam….

  25. Mariah Responder

    Não tem santo nessa política (salvo raros casos), cada partido tem o lado podre e os candidatos pagam o pato por causa da má fama do partido. Dilma, por outro lado, pode ter tido consciência do escândalo da Petrobras, entre outras coisinhas e só fala em investigar, em punir os culpados quando a bomba vaza. Ela não ia querer manchar ainda mais a imagem do PT, mesmo que entregar os integrantes lhe dê o benefício de ser a “presidenta que zela pelo país”.

    A mídia faz lavagem cerebral em massa. E as expressões da candidata do PT? Prestei atenção no debate e houve momentos em que ela achou graça, fez cara de menosprezo enquanto o tucano falava. Resumindo: tudo farinha do mesmo saco, se Aécio dá a entender que é falso, Dilma não é melhor que ele. Fica lá com cara de cu, desesperada para desbancar a todo custo o adversário.

  26. Mariah Responder

    Não tem santo nessa política (salvo raros casos), cada partido tem o lado podre e os candidatos pagam o pato por causa da má fama do partido. Dilma, por outro lado, pode ter tido consciência do escândalo da Petrobras, entre outras coisinhas e só fala em investigar, em punir os culpados quando a bomba vaza. Ela não ia querer sujar ainda mais a imagem do PT, mesmo que entregar os membros lhe dê o benefício de ser a “presidenta que zela pelo país”.

    A mídia faz lavagem cerebral em massa. E as expressões da candidata do PT? Prestei atenção no debate e houve momentos em que ela achou graça, fez cara de menosprezo enquanto o tucano falava. Resumindo: tudo farinha do mesmo saco, se Aécio dá a entender que é falso, Dilma não é melhor que ele. Fica lá com cara de cu, desesperada para desbancar a todo custo o adversário.

  27. nick Responder

    Francisco Neto ,
    vc vai irritando os outros e leva os irmãos ao pecado, tá bíblia sua condenação.
    vc usa duas medidas para avaliar as coisas, são suas crenças e valores segundo convém para vc, Paulo inspirado pelo espirito de Deus fala sobre homens corruptos de entendimento e pervertidos em suas ações e palavras,( sobre o que vc falou sobre hipocrisia e outros, avalia seu contexto geracional ele é incoerente e pobre , com polêmicas e avaliações que se enquadram ao perfio do Aécio, um jogo de concentrar ação e energia em foco assim consegue atenção como um neurótico sem valor interno e confuso se equilibra no mundo para ver o quanto é preterido e sem resiliência de caráter resumindo-se em um frustado sem valor de moral acusativa de questão a outro, porque devemos ser o mesmo em tudo dando a Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens ótica cristo segundo o entendimento de Deus, aos homens mas com a outra face e não sejamos hipócritas!!! se falar que os homens merece isso ou aquilo é sua ira, sua vergonha projetada, é julgar com espírito faccioso para seu entendimento e ventre, v c não persevera em oração , só reza , que é repetir as mesmas coisa sem saber o que tá fando e sua profundidade, as vezes vc ai não é vc mesmo , é um nada ao vento sujo, implica com todos acha que abafa nas conversas e rodas e não percebe que todos os desprezam por suas características de se resolver as coisas ser de duas medidas segundo convém seu espírito que é de porco , desculpe os palmerences…mas olhe com a ótica egoísta e orgulhosa como o de lúcifer quando teve a queda e isso é abominável a Deus, e vc se esconde atras da palavra de Deus fazendo separações superficiais de um ponto , na bíblia vc se esconde atras de sua ira, palavras torpes, espírito faccioso, acusador, maldoso, se não liga para política vc não entende a tradução da raiz disso qué organizar a casa, é dar aos homens o que é dos homens e confiar em Deus não em sua revolta e indignação que é idolatria do corpo, tá na bíblia …..aquele que não respeita a autoridade que Deus colocou na terra não sabe e não é digno de fazer isso no plano espiritual, vc na verdade quer ver o mal as palavras ruins essa é sua natureza é ai nessa atmosfera que vc se alimenta e predomina e fica esperando os outros falarem e matuta maquiavelho sua pouca razão , seu nada seu sociopatinha melancólico cheio dos verbinhos iradinho e contraditórios, questão da vidinha, vc e o resto… todos te ignoram, todos ….. até sua família te ignora seu intragável…..ai te despertou arquétipo , “o competitivo”, não ” o confrontador”….. ai logo existo!!! assim desse jeito assim… pau que nace torto..”recicla , moe e põem fogo o que sobrar é de Deus, vamos ver…….

  28. nick Responder

    Francisco Neto ,
    vc vai irritando os outros e leva os irmãos ao pecado, tá bíblia sua condenação.
    vc usa duas medidas para avaliar as coisas, são suas crenças e valores segundo convém para vc, Paulo inspirado pelo espirito de Deus fala sobre homens corruptos de entendimento e pervertidos em suas ações e palavras,( sobre o que vc falou sobre hipocrisia e outros, avalia seu contexto geracional ele é incoerente e pobre , com polêmicas e avaliações que se enquadram ao perfio do Aécio, um jogo de concentrar ação e energia em foco, assim consegue atenção como um neurótico, sem valor interno e confuso , se equilibra no mundo para ver o quanto é preterido e sem resiliência de caráter, resumindo-se em um frustado sem valor, e, de moral acusativa com questão a outros, devemos ser o mesmo em tudo dando a Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens , na ótica de cristo e segundo o entendimento de Deus, aos homens, mas com a outra face!!! e não sejamos hipócritas!!! se falar que os homens merece isso ou aquilo, é sua ira, sua vergonha projetada, é julgar com espírito faccioso para seu entendimento e ventre, vc não persevera em oração , só reza , que é repetir as mesmas coisa sem saber o que tá fando e sua profundidade, as vezes vc ai não é vc mesmo , é um nada ao vento sujo,e, implica com todos achando que abafa nas conversas e rodas, e, não percebe que todos os desprezam por suas características de se resolver as coisas , ser uma pessoa de duas medidas segundo convém seu espírito, que é de porco!! , desculpe os palmerences…mas olhe e vê sua ótica egoísta e orgulhosa como o de lúcifer quando teve a queda ! , e isso é abominável a Deus, e vc se esconde atras da uma visão social cristã e tá longe de conhecer a Deus… fazendo separações superficiais de um ponto que te interessa e te reitera ao mesmo no que te sasseia o ventre e confusões, na bíblia que te mede como a pedra angular que te alinha, suja e te lava sem aparências farisaica nas ações a vista dos homens e sem demônios nas controvérsias internas espirituais da vida , assim dando bom testemunho… se vc se esconde atras de sua ira, palavras torpes, espírito faccioso, acusador, maldoso, se não liga para política, vc não entende a tradução e a raiz disso, “que é organizar a casa”, é dar aos homens o que é dos homens e confiar em Deus, não em sua revolta e indignação, que é idolatria do corpo, tá na bíblia ….. aquele que não respeita a autoridade que Deus colocou na terra não sabe respeita-lo , como vai respeitar o que não vê se não respeita o que vê, esse não é digno de fazer o plano de Jesus no plano espiritual, vc na verdade quer ver o mal, tem as palavras ruins! , essa é sua natureza é ai que vc se instala , suga jorra o coração, nessa atmosfera que vc se alimenta e predomina e fica esperando os outros falarem e matuta maquiavelho sua pouca razão , seu nada seu sociopatinha melancólico cheio dos verbinhos iradinho e contraditórios, questão da vidinha, vc e o resto… todos te ignoram, todos ….. até sua família te ignora seu intragável…..ai te despertou arquétipo , “o competitivo”, não ” o confrontador”….. ai logo existo!!! assim desse jeito assim… pau que nasce torto..”recicla , moe e põem fogo o que sobrar é de Deus, vamos ver…….

  29. Anita Responder

    Se ele demonstrou desprezo em suas expressões faciais, é porque a ptralha merece desprezo de fato. Corroboro com seus sentimentos, sobretudo após a campanha de lixo patrocinada pelo governo, atingindo a honra do adversário, humilhando, espalhando boatos mentirosos, comprando votos. Tudo com o uso da máquina e dinheiro público. Francamente, sinto o mesmo asco quando olho para ele ou o Lula. Extremamente humano esse sentimento.

  30. Jailton Responder

    Sinceramente eu nao acharia ruim.nao que eu tenha votado,mas pelo que eu sei tem que levar em conta o que ta sendo dito. Se um homem fala com desprezo de corrupção,ele se torna humano ao meu ver.e um bom homem.pois eh isso que a maioria de nos sentimos