48% dos jovens acham errado mulher sair sem namorado, diz pesquisa

Mais de 2 mil jovens de 16 a 24 anos foram entrevistados; desse total, 68% criticam as mulheres que têm relações sexuais no primeiro encontro e 80% afirmam que elas não devem ficar bêbadas em festas.

1480 8

Mais de 2 mil jovens de 16 a 24 anos foram entrevistados; desse total, 68% criticam as mulheres que têm relações sexuais no primeiro encontro e 80% afirmam que elas não devem ficar bêbadas em festas

Por Redação

violência mulher

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Avon e Data Popular mostrou que a maioria dos jovens ainda reforça comportamentos de repressão às mulheres na sociedade. O levantamento alertou que 48% dos entrevistados dizem achar errado a mulher sair sozinha com amigos, sem a companhia do marido ou namorado.

A pesquisa ouviu 2.046 jovens de 16 a 24 anos de todas as regiões do país, sendo 1.029 mulheres e 1.017 homens. Do total, 96% admitem viver em uma sociedade machista, 68% desaprovam as mulheres que têm relações sexuais no primeiro encontro e 76% criticam aquelas que têm vários “ficantes”. Cerca de 80% afirmam ainda que a mulher não deve ficar bêbada em festas.

Quanto às garotas, 78% delas relatam já ter sofrido algum tipo de assédio como cantada ofensiva, abordagem violenta e ser beijada à força. No relacionamento entre os jovens, aparecem com frequência ações de controle e violência contra elas: 40% disseram que o parceiro controla o que fazem, onde e com quem estão, 35% relatam que foram xingadas pelo namorado e 33%, impedidas de usar determinada roupa.

Das mulheres, 9% contam que já foram obrigadas a fazer sexo quando não estavam com vontade e 37% delas já tiveram relação sexual sem camisinha por insistência do parceiro. Mais mulheres (42% delas) do que homens (41% deles) disseram concordar que uma garota deve ficar com poucos homens. E muitos garotos (43%) ainda veem diferença entre mulheres para “namorar” e “para ficar”. Segundo eles, aquelas que têm relações com muitos homens não são para namorar. Entre as mulheres, 34% pensam o mesmo.

Foto de capa: Divulgação

 

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



No artigo

Comentários

8 comments

  1. Maria amelia Responder

    As mulheres aqui foram unanimes, muito estranho o corpotamento machista desses jovens que nao sei de que local.
    Se a mulher mAior de idade, responde civil e criminalmente,pelos,seus,atos, trabalha e independente, ela resolve o que acha melhor
    Se casada em comum acordo com o marido o que e melhor para ela e para ele.

  2. Lucas Responder

    Eu deixei minha namorada sempre sair com as amigas e beber. Sabe no que deu? Uma alcoólatra e não respeitava mais o relacionamento. Você dá a liberdade e a pessoa abusa. Hoje ela está livre, para fazer essas coisas, sei que entrou em depressão e tal. Mas vocês mulheres confundem independência com promiscuidade. Não acho que o homem também deve ser promíscuo. Mas essa postura de beber até cair, e ficar com todos os homens não atrai mesmo para nós homens. Não tente forçar. Seja assim, tem seu direito, mas não espere achar um trouxa depois para limpar o caldo.

    1. Bia Responder

      Lucas, você deixou sua namorada sair? Deixou, hein?Beber até cair é uma questão de postura, de educação e não de gênero cara… se ela está em depressão hoje em breve deverá se curar, parar de beber e agradecer a Deus por não namorar mais uma besta como você!

    2. Luluzinha Responder

      Lucas, pelamor…você deixou? permitiu? quem é você ô mané?

      1. haiany Responder

        esse tal lucas e um macista porque se a namorada dele fez a isso ñ quer disser que todas as mulheres vam fazer isso que ela fez ai vc acha que poque a puta da sua namorada fez isso ñ quer disser que todas as mulheres vao fazer

  3. luan Responder

    Acho que homens que saem com muitas mulheres também não são pra namorar! Promiscuidade não é orgulho pra ninguém.
    Sim a sociedade é machista por que descriminam as mulheres e premiam os homens na questão da quantidade de parceiros… mas agora as mulheres queren copiar e se igualar a vulgaridade e sem vergonhice masculina é triste…

    1. Mundo da Mulher Responder

      Pensamentos retrogadas, enfim…

  4. Tiao Responder

    Creio que sair “sozinho” é programa pra solteiro. Casal que se gosta de verdade, quer ter sempre a outra pessoa ao seu lado, compartilhando todos os bons momentos… Sem essa demagogia de liberdade e tals.
    Sai sozinho e seu namoro/casamento já era, deixe sair sozinho e o mesmo acontecerá, simples.
    Somos humanos, pecadores e vulneráveis e por mais que a hipocrisia de “não ceder, não cair, confiar” seja bonito pra se falar, se colocado muito a prova vai acontecer. Quem ama, cuida