Bora para o Uruguai

Seja um dos 150 leitores a fazer parte dessa viagem-reportagem que vai investigar o legado de Pepe Mujica

981 0

Seja um dos 150 leitores a fazer parte dessa viagem-reportagem que vai investigar o legado de Pepe Mujica

Dois repórteres, uma viagem ao Uruguai. Muitas pautas e perguntas. O que aconteceu no país após cinco anos de governo do ex-guerrilheiro tupamaro que enfrentou a ditadura militar e passou 13 anos preso antes de se tornar “o presidente mais pobre do mundo” – como tornou-se conhecido internacionalmente?

post-bora-para-o-uruguai-com-a-gente

Com seu carismático jeito simples, seu discurso aos jovens para que aproveitem a vida com menos consumismo e seu inseparável Fusca azul 1977, Mujica se tornou um símbolo de como viver com frugalidade e fez com que o mundo inteiro invejasse os uruguaios por seu presidente. Agora, neste 1º de março, Tabaré Vázquez vai suceder Pepe, iniciando o terceiro governo consecutivo da coligação de partidos de esquerda, Frente Ampla.

O pequeno Uruguai, país com pouco mais de três milhões de pessoas, se tornou um gigante quando o assunto é o avanço de pautas progressistas – temas que são tão debatidos no Brasil e que encontram resistência de setores conservadores.

Nos últimos anos, o país conseguiu aprovar a descriminalização do aborto, a legalização da maconha e a Ley de Medios, que impede o monopólio empresarial em meios de comunicação. A maioria dos uruguaios também rejeitou nas urnas a redução da maioridade penal.

Qual é o plano?

Ajude a Fórum a enviar dois repórteres para realizar uma série de reportagens que se iniciam com a cerimônia de posse do novo presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, e se estendem ao legado deixado por Pepe Mujica, principalmente, em relação ao avanço das pautas progressistas.

Para a viagem-reportagem, são necessários R$ 7,5 mil. Por isso, convidamos 150 leitores a participarem desse projeto. Basta doar R$ 50.

Por que doar?

  • Ao colaborar, você vai participar das definições das pautas e receber informações antecipadas, imagens e relatos da viagem, direto de Montevidéu, via WhatsApp.
  • Você poderá ler todas as matérias antes! E ainda ganhará 1 ano de assinatura da Revista Fórum Digital.
  • Você participará de sorteios de brindes trazidos direto do Uruguai.
  • Na volta, você será convidado para um evento sobre o Uruguai, com a participação dos repórteres, que vão contar tudo o que viram por lá.
  • Você poderá participar do Clube de Vantagens dos sócios da Fórum, que traz sorteio de livros, brindes e descontos em estabelecimentos parceiros.

Você vai apoiar o jornalismo independente.

Para doar, clique no botão abaixo:



Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!



No artigo

Comentários