Obama vs Netanyahu: Criminoso de guerra discursa para o Congresso Americano

Apesar da política externa americana sistematicamente apoiar econômica, militar e diplomaticamente os abusos cometidos pelo Estado de Israel, em várias oportunidades Obama já se pronunciou contra manobras políticas do primeiro-ministro israelense

2269 0

Como se sabe, Obama e Netanyahu já se estranham há um bom tempo. Apesar da política externa americana sistematicamente apoiar econômica, militar e diplomaticamente os abusos cometidos pelo Estado de Israel, em várias oportunidades Obama já se pronunciou contra manobras políticas do primeiro-ministro israelense. Dentre várias outras discórdias, a administração de Obama negou a legitimidade dos assentamentos judeus na Cisjordânia. Mais recentemente, Obama vem tentando uma aproximação com o Irã para tentar negociar a paralisação dos projetos de armamentos nucleares daquele país.

Dado o clima político desfavorável para Obama, que teve seu discurso “State of the Union” no dia 20 de janeiro ridicularizado pela maioria dos republicanos, e mesmo por alguns democratas, é bastante provável que a discórdia entre o presidente americano e Netanyahu seja capitalizada pelos republicanos para ampliarem ainda mais seu atual poder no congresso americano.

Em entrevista esta manhã para o canal MSNBC, o senador republicano John McCain afirmou que “o único motivo pelo qual vários democratas não vão comparecer ao pronunciamento de Netanyahu nesta terça (dia 3 de março) é porque a atual administração não está interessada em que a opinião pública saiba que os acordos de Obama são desastrosos em prática e teoria”.

Claro: O militarista McCain celebrando o militarismo de Netanyahu; o primeiro um herói de Guerra Americano, porta-voz do intervencionismo desmedido da “América”; o segundo um estadista que já foi acusado inúmeras vezes de crimes de Guerra por instituições como a Anistia Internacional.


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários