Confederação Brasileira de Ginástica afasta atletas após ato de racismo

Ginastas da seleção brasileira aparecem em vídeo comparando colega negro com "saco de lixo preto", entre outras ofensas racistas; em nota, Confederação divulgou afastamento de 30 dias e suspensão temporária da concessão de bolsas e incentivos financeiros como punição aos atletas.

821 0

Ginastas da seleção brasileira aparecem em vídeo comparando colega negro com “saco de lixo preto”, entre outras ofensas racistas; em nota, Confederação divulgou afastamento de 30 dias e suspensão temporária da concessão de bolsas e incentivos financeiros como punição aos atletas

Por Redação

racismo

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) puniu os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores por cometerem injúrias raciais contra o colega Ângelo Assumpção. Os três foram afastados da seleção brasileira por 30 dias e terão suspensas
momentaneamente a concessão de bolsas e incentivos financeiros.

No vídeo publicado em uma rede social, Nory perguntava: “Seu celular quebrou. A tela quando funciona é branca. Quando ela estraga é de que cor? O saco do supermercado é branco. E o do lixo?”. Os outros respondiam: “preto”. Nas imagens, Assumpção se mostrou indignado e constrangido com as supostas “brincadeiras”.

Percebendo a repercussão negativa, os ginastas vieram a público pedir desculpas. “Aqui é uma equipe e está tudo bem. Exageramos e passamos dos limites. Aqui todo mundo gosta de todo mundo. Por favor, não nos entendam mal”, declarou Nory. No entanto, a atitude não foi suficiente para atenuar a gravidade do ocorrido.

Confira abaixo a nota publicada pela CBG:

“A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando (I) análise preliminar de fatos e relatórios e publicações em mídias e redes sociais envolvendo atletas da seleção nacional por questões disciplinares; (ii) encaminhamento do feito ao STJD da Ginástica, instância desportiva competente que funciona junto à entidade, na forma do art. 50 e ss da Lei 9615/98; (II) o disposto nos arts. 48 e seguintes da Lei 9615/98, arts. 30, parágrafo 2°., alíneas “j” e “u”, 47 a 59 do Estatuto da CBG; resolve: Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores.”

Foto de capa: Reprodução


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários