Fórum é alvo de ataque cibernético

O ataque ao portal da revista ocorreu na madrugada do último sábado (19). Segundo o editor-chefe, Renato Rovai, não está descartada a possibilidade de motivações ideológicas e todas as medidas legais serão tomadas para...

504 0

O ataque ao portal da revista ocorreu na madrugada do último sábado (19). Segundo o editor-chefe, Renato Rovai, não está descartada a possibilidade de motivações ideológicas e todas as medidas legais serão tomadas para a investigação deste caso

Por Maíra Streit

O portal da revista Fórum sofreu um ataque na madrugada do último sábado (19). Segundo foi apurado, o invasor criou um usuário parecido com o utilizado pelos administradores da página para fazer alterações e tirá-la do ar. De acordo com o gestor de Marketing e Tecnologia da Fórum, Daniel Bryan, a pessoa responsável pelo ato possui um bom nível de conhecimento técnico e rendeu prejuízos que ainda estão sendo analisados pela equipe.

No sábado, o invasor ainda se apropriou do servidor para fazer outros ataques, o que resultou à Fórum uma advertência da empresa Amazon Web Services. Bryan afirma que o episódio pode ter a ver com um fato que aconteceu na semana passada, quando todos os administradores da página da revista no Facebook ficaram sem acesso à rede social por quase dois dias. Para ele, as duas ocorrências estariam interligadas.

O editor-chefe, Renato Rovai, ressaltou que não está descartada a possibilidade de uma motivação ideológica para os ataques. Ele lembra que não é a primeira vez que a Fórum é alvo desse tipo de ação e citou como exemplo recente as ameaças de morte recebidas pela blogueira e colunista Conceição Oliveira. “Acho que pode, sim, ser uma ação orquestrada desses grupos fascistas que têm agido de forma subterrânea e criminosa na internet”, destacou.

Rovai afirmou também que serão tomadas todas as medidas legais neste caso. “O momento político que a gente está vivendo exige posições mais firmes do que a gente teria em outras situações. Não dá mais para ser conivente com quem têm usado símbolo da Ku Klux Kan para atacar pessoas que lutam por direitos e liberdade”, enfatizou.

Nesta segunda-feira (21), o site Repórter Brasil relatou um problema semelhante. “O portal foi invadido e reportagens foram apagadas. Origem do ataque está sendo analisada e autoridades competentes já foram informadas”, dizia a mensagem publicada no Facebook.

 

 









Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários