“Podemos tirar, se achar melhor”: Folha retira vídeo de ocupações de estudantes do ar após visita de Alckmin

Funcionários do jornal confirmaram à Fórum que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitou a redação na última terça-feira (2) acompanhado da assessora de imprensa do governo e, poucas horas depois, uma reportagem em vídeo sobre ocupações de estudantes contra a 'reorganização escolar' foi tirada...

1857 0

Funcionários do jornal confirmaram à Fórum que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitou a redação na última terça-feira (2) acompanhado da assessora de imprensa do governo e, poucas horas depois, uma reportagem em vídeo sobre ocupações de estudantes contra a ‘reorganização escolar’ foi tirada do ar

Por Ivan Longo

alckminfolha

O jornal Folha de S. Paulo, que até semana passada chamava de “reorganização escolar” o fechamento de mais de 90 escolas imposto pelo governo do estado de São Paulo, adotou, agora, uma nomenclatura ainda mais sutil: “reforma de ciclos”. A adoção de um termo ou de outro, no entanto, passa longe de uma decisão que aparenta ser, senão uma blindagem, pelo menos uma flexibilidade em mudar seu direcionamento editorial de acordo com a ocasião. Poucas horas depois de uma visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à redação do jornal, um vídeo sobre o dia a dia de algumas ocupações de estudantes que são contra a proposta do governo foi retirado do ar.

De acordo com o próprio ‘Painel’ do jornal, Alckmin foi recebido, nesta terça-feira (2), em um almoço na empresa da família Frias. Ele estava acompanhado de Marcio Aith, subsecretário de comunicação do governo, e Isabel Salgueiro, assessora de imprensa. A presença de um subsecretário de comunicação e de uma assessora de imprensa sugere que o assunto do encontro foi a imagem do governo no veículo, já que, em menos de duas horas depois da visita de Alckmin, o vídeo publicado sobre os estudantes na manhã do mesmo dia, que mostrava as péssimas condições das escolas estaduais e o cotidiano das ocupações, já não estava mais disponível.

Texto do 'Painel' da Folha informando sobre a visita do governador. (Reprodução)
Texto do ‘Painel’ da Folha informando sobre a visita do governador (Reprodução)

A informação de que, de fato, houve a visita e de que o vídeo foi retirado do ar pouco depois foi confirmada à Fórum por funcionários do jornal, que preferiram não se identificar.

Internautas, no entanto, conseguiram salvar a reportagem antes que ela fosse excluída do site.

Livros Abertos… Escolas Ocupadas. from El Cid on Vimeo.

Procurada, a Folha de S. Paulo ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Foto: Reprodução

 

No artigo

Comentários