8 ferramentas para facilitar a vida do professor em 2016

O site Porvir reuniu aplicativos e plataformas gratuitas que ajudam educadores na otimização do tempo, elaboração de aulas e organização de tarefas

1360 0

O site Porvir reuniu aplicativos e plataformas gratuitas que ajudam educadores na otimização do tempo, elaboração de aulas e organização de tarefas

Por Marina Lopes, do Porvir

finger-769300_960_720

Só quem é professor sabe quanto tempo costuma ser gasto para gerenciar a classe, elaborar aulas e corrigir provas. Na onda de promessas de final de ano e expectativas para 2016, será que essas atividades não poderiam ser mais eficientes e menos trabalhosas? Pensando nisso, o Porvir aproveitou este período para reunir dicas de aplicativos e plataformas gratuitas que podem ajudar a otimizar as tarefas diárias realizadas pelos educadores.

Confira a lista:

Starline SGP
A plataforma otimiza o tempo do professor com um sistema de gestão de provas que faz a correção automática de questões objetivas e oferece relatórios com o desempenho dos alunos. Dentro da ferramenta é possível criar um banco de questões e montar o layout da avaliação.

Evernote
Disponível para todos os dispositivos, a ferramenta ajuda a organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas. Na versão gratuita, também é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar anotações em todos os computadores ou celulares utilizados.

GoConqr
Reúne diversas ferramentas que ajudam a criar conteúdos mais atrativos, incluindo mapas mentais, quizzes, flashcards, slides e anotações. Ao fazer uma conta no site, o professor consegue cadastrar suas disciplinas e organizar atividades. Entre outras funcionalidades, também existe a possiblidade de criar grupos de estudos e compartilhar materiais com os alunos.

Remind
O aplicativo melhora a comunicação entre professores, pais e alunos, evitando o tempo gasto para escrever comunicados sobre lições e avaliações na agenda de cada estudante. A ferramenta também possibilita enviar imagens, arquivos, vídeos e mensagens de voz.

Escola Digital
Plataforma gratuita reúne mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem, que podem ser pesquisados por componentes curriculares, nível de ensino e tipo de mídia. A Escola Digital traz diversas opções de vídeos, animações, games, infográficos, simuladores e outros recursos que ajudam a dinamizar o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Google Apps for Education
Ferramentas de produtividade que incentivam a colaboração em sala de aula, incluindo editores de texto, agendas, chamadas em vídeo, entre outros. O pacote também conta com o aplicativo Google Sala de Aula, que possibilita o gerenciamento de classes, controla a distribuição de atividades e facilita interação com os alunos.

Nearpod
Com ferramentas que permitem criar apresentações, compartilhar conteúdos e acompanhar o desempenho dos alunos, a plataforma torna o celular um aliado dentro da sala de aula. Além de facilitar a produção de aulas multimídias, o aplicativo também consegue acompanhar os dispositivos dos alunos e receber respostas em tempo real.

Zaption
A plataforma ajuda a transformar vídeos em experiências de aprendizagem ativa. É possível utilizar imagens existentes em sites como o YouTube ou Vimeo, entre outros, para adicionar informações, quizzes e fotos. Um dos diferenciais da ferramenta é oferecer dados, de simples compreensão, sobre a interação do público com o conteúdo.

Ilustração: Pixabay

 

 

No artigo

Comentários