Fortaleza, a Cidade mais violenta do Brasil?

  Em primeiro plano: Pirambu. Ao fundo: beira-mar. foto: Luisa Cela Segundo pesquisa divulgada há poucos dias, Fortaleza é a Cidade mais violenta...

3008 0

 

Em primeiro plano: Pirambu. Ao fundo: beira-mar. foto: Luisa Cela
Em primeiro plano: Pirambu. Ao fundo: beira-mar. foto: Luisa Cela

Segundo pesquisa divulgada há poucos dias, Fortaleza é a Cidade mais violenta do Brasil.

Será mesmo?

A pesquisa é de uma ONG do México, Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal.

Para quem mora na periferia da Capital Alencarina, isso tem lá a sua verdade. Quem habita os Curiós de Fortaleza e sua mortandade sabe dos infernos diários da Cidade.

São décadas, séculos quiçá, de injustiça social, de invisibilidade, de vulnerabilidade, enfim, é uma história que vem sendo contada há muito tempo sem que a Aldeia Aldeota e demais ilhas de prosperidade tivessem conhecimento.

Nas lacunas da presença do Estado, o crime se instala como hospedeiros de uma falso assistencialismo.

Fortaleza pode não ser a mais violenta do Brasil, mas é uma das mais injustas em seus quase trezentos anos.

Em que pesem as políticas que tentam diminuir esse abismo, nossa aldeia ainda tem muito caminho a percorrer até algo perto do ideal.

Fortaleza pode não ser a décima-segunda mais violenta do mundo, mas é uma das mais ingratas com os seus habitantes.

Os gritos apavorados de parte da Cidade só surgiram quando o crime bateu à sua, à nossa, porta. E parecem se multiplicar justamente quando se tenta diminuir tanta desigualdade.

Somos todos vítimas e culpados, em que pese poucos admitirem a culpa por tanta desigualdade. Afinal de contas, o inferno são os outros.

Fortaleza pode não ser assim tão violenta. Mesmo assim, Fortaleza não esconde o seu emblemático cartão-postal.

Sou desta terra que tanto amo e mesmo assim me sinto estrangeiro ao navegar por ela e pular do século XXI à Idade Média em alguns poucos instantes. O necessário desconforto não ecoa em todos nós. Por que será?

Fortaleza pode não ser a mais violenta do Brasil.

Mas não será mesmo?


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários