Jânio de Freitas: os sítios de Figueiredo e FHC e o “usado” por Lula

Colunista da Folha de S. Paulo relembra dois episódios mostrando de fato uma "afinidade rural" entre presidentes e empreiteiros. "Embora um caso se passasse na ditadura e outro na democracia, a discrição que os protegeu teve a mesma espessura", diz

2261 0

Colunista da Folha de S. Paulo relembra dois episódios mostrando de fato uma “afinidade rural” entre presidentes e empreiteiros. “Embora um caso se passasse na ditadura e outro na democracia, a discrição que os protegeu teve a mesma espessura”, diz

Por Jânio de Freitas, publicado na Folha de S. Paulo. Título original: Uma visita ao sítio

Figueiredo

A renovada notícia sobre obras em um sítio que a família de Lula frequentaria, na paulista Atibaia, dá oportunidade à recuperação de dois casos reais da afinidade rural comum a presidentes e empreiteiros. Embora um caso se passasse na ditadura e outro na democracia, a discrição que os protegeu teve a mesma espessura.

A ótima localização de um sítio em Nogueira, seguimento de Petrópolis, não chegava a compensar o aspecto simplório dada à área, nem a precariedade da casa. Em poucos meses, porém, acabou o desagrado do general-presidente com as condições locais. O terreno foi reurbanizado, a casa passou a ser um moderno bangalô de lazer. Surgiram piscina, uma pista de hipismo, estrebaria, estacionamento e um jardim como as flores gostam. Uma doação da empreiteira Andrade Gutierrez ao general Figueiredo, então na Presidência.

Em poucos anos de novo regime, a Andrade Gutierrez podia provar que sua generosidade não padecia de pesares nostálgicos. Proporcionou até uma estrada decente para a fazenda em Buritis, divisa de Goiás e Minas, que o já presidente Fernando Henrique e seu ministro das Comunicações e sócio Sérgio Motta compraram em operação bastante original. Como a democracia tem inconvenientes, dessa vez a estrada foi guarnecida de um pretexto: era só dizer que serviria a uma área que a empreiteira comprara ou compraria na mesma região.

Continue lendo aqui

No artigo

Comentários