11 chaves para entender as eleições primárias nos Estados Unidos

Nesta segunda-feira (1º) tem início o processo eleitoral que vai definir quem serão os dois principais candidatos à presidência dos EUA. Saiba como funciona a escolha dos partidos Republicano e Democrata

692 0

Nesta segunda-feira (1º) tem início o processo eleitoral que vai definir quem serão os dois principais candidatos à presidência dos EUA. Saiba como funciona a escolha dos partidos Republicano e Democrata

Tradução livre a partir de TeleSur

HRC_in_Iowa_APR_2015

1 – As eleições primárias são um processo de votações e “caucus”, onde se elegem os delegados que nomearão nas convenções partidárias os candidatos à presidência dos partidos Democrata e Republicano. Os democratas elegem 4.764 delegados e os republicanos 2.472.

2 – Os caucus são assembleias partidárias que se realizam em alguns estados para escolher qual candidato terá o respaldo dos delegados. Esse tipo de eleição será realizado em Iowa, Nevada, Idaho, Alaska, Washington, Hawaí, Kansas, Louisiana, Kentucky, Maine e Nebraska.

3 – O candidato que obtiver a maioria absoluta dos delegados partidários nacionalmente tem garantida sua nomeação.

4 – Após o processo das primárias, ambos os partidos realizam suas convençõees onde são definidos seus candidatos presidenciais.

5 – O partido Republicano realizará sua convenção em Cleveland (Ohio), em 18 de julho. Por sua parte, o partido Democrata fará a sua na Filadélfia (Pensilvânia) no dia 25 de julho.

6 – Os favoritos do lado democrata são Hillary Clinton e Bernie Sanders. Entre os republicanos a disputa está entre Donald Trump e Ted Cruz.

7 – Segundo a mais recente sondagem, 41% dos eleitores republicanos nos EUA respaldam a candidatura de Trump à presidência.

8 – Os temas centrais da campanha são o controle de armas, medidas de segurança nacional e a necessidade de garantir a segurança dos estadunidenses, os desafíos da migração e a situação da economia do país.

9 – O presidente os Estados Unidos não é eleito por voto direto, mas sim por um colégio eleitoral.

10 – O colégio eleitoral é integrado por 538 eleitores. Cada estado tem, de acordo com sua população e representação no Congreso, un número determinado de eleitores.

11 – Em 48 dos 50 estados, o vencedor leva todos os delegados que estão em disputa (e não em proporção ao número de votos). Um candidato requer 270 votos no colégio eleitoral para chegar à Casa Branca.

Leia também:

Quem é Ted Cruz, o conservador que derrotou Donald Trump em Iowa

No artigo

Comentários