11 chaves para entender as eleições primárias nos Estados Unidos

Nesta segunda-feira (1º) tem início o processo eleitoral que vai definir quem serão os dois principais candidatos à presidência dos EUA. Saiba como funciona a escolha dos partidos Republicano e Democrata

797 0

Nesta segunda-feira (1º) tem início o processo eleitoral que vai definir quem serão os dois principais candidatos à presidência dos EUA. Saiba como funciona a escolha dos partidos Republicano e Democrata

Tradução livre a partir de TeleSur

HRC_in_Iowa_APR_2015

1 – As eleições primárias são um processo de votações e “caucus”, onde se elegem os delegados que nomearão nas convenções partidárias os candidatos à presidência dos partidos Democrata e Republicano. Os democratas elegem 4.764 delegados e os republicanos 2.472.

2 – Os caucus são assembleias partidárias que se realizam em alguns estados para escolher qual candidato terá o respaldo dos delegados. Esse tipo de eleição será realizado em Iowa, Nevada, Idaho, Alaska, Washington, Hawaí, Kansas, Louisiana, Kentucky, Maine e Nebraska.

3 – O candidato que obtiver a maioria absoluta dos delegados partidários nacionalmente tem garantida sua nomeação.

4 – Após o processo das primárias, ambos os partidos realizam suas convençõees onde são definidos seus candidatos presidenciais.

5 – O partido Republicano realizará sua convenção em Cleveland (Ohio), em 18 de julho. Por sua parte, o partido Democrata fará a sua na Filadélfia (Pensilvânia) no dia 25 de julho.

6 – Os favoritos do lado democrata são Hillary Clinton e Bernie Sanders. Entre os republicanos a disputa está entre Donald Trump e Ted Cruz.

7 – Segundo a mais recente sondagem, 41% dos eleitores republicanos nos EUA respaldam a candidatura de Trump à presidência.

8 – Os temas centrais da campanha são o controle de armas, medidas de segurança nacional e a necessidade de garantir a segurança dos estadunidenses, os desafíos da migração e a situação da economia do país.

9 – O presidente os Estados Unidos não é eleito por voto direto, mas sim por um colégio eleitoral.

10 – O colégio eleitoral é integrado por 538 eleitores. Cada estado tem, de acordo com sua população e representação no Congreso, un número determinado de eleitores.

11 – Em 48 dos 50 estados, o vencedor leva todos os delegados que estão em disputa (e não em proporção ao número de votos). Um candidato requer 270 votos no colégio eleitoral para chegar à Casa Branca.

Leia também:

Quem é Ted Cruz, o conservador que derrotou Donald Trump em Iowa

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



No artigo

Comentários