10 leituras para entender o Zika Vírus

Selecionamos 10 textos publicados na Fórum, na Fórum Semanal e na nossa rede de blogues para traçar um panorama sobre a epidemia de Zika Vírus no Brasil e no mundo por Redação...

9798 0

Selecionamos 10 textos publicados na Fórum, na Fórum Semanal e na nossa rede de blogues para traçar um panorama sobre a epidemia de Zika Vírus no Brasil e no mundo

por Redação

zika ilustra

Uma doença que tem causado grande preocupação entre as autoridades, os órgãos de saúde e a população mundial. A febre Zika, como é conhecida a doença, é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e, segundo os especialistas, pode estar ligada a outras patologias e ao surto de microcefalia que atinge bebês brasileiros e de diversos lugares do mundo. Não existem medicamentos específicos e o procedimento de prevenção é o mesmo adotado para doenças como a Dengue, por exemplo.

Para entender o que acontece em torno do Zika Vírus, as implicações políticas do combate ao mosquito e a busca pela cura da doença – e das outras transmitidas pelo mesmo inseto -, a Fórum selecionou matérias que abordam o caso em diversos aspectos. Confira:

1. O Zika Vírus na América
Desde meados de 2015, pelo menos 22 países confirmaram a circulação do vírus Zika em seus territórios. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) estima que, em 2016, cerca de 3 a 4 milhões de pessoas contraíram a febre no continente americano. 1,5 milhão de casos devem ser registrados aqui no Brasil. Saiba mais detalhes sobre como o vírus vem se espalhando pelo mundo.

2. O Zika Vírus pelo Mundo
Casos comprovados em diversos países da Europa levantam a hipótese de pandemia e alerta a comunidade internacional. Nos EUA, 12 casos foram confirmados entre 2015 e 2016.

3. O Zika e o clima
Existem ligações entre a propagação do vírus Zika e as mudanças climáticas que afetam o mundo? Entenda as associações que cientistas têm feito sobre as condições do clima e a proliferação do mosquito.

4. Transmissão de Zika por via sexual
Um caso confirmado no Texas (EUA) de transmissão do vírus Zika por via sexual colocou a doença chamou ainda mais a atenção das autoridades para mecanismos de contenção da doença. Conter a transmissão de Zika por relação sexual entra no rol dos dos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos governos de todo o mundo para controlar a epidemia:

5. As grávidas e o Zika Vírus – parte 1
Casos de microcefalia em bebês de mulheres que tiveram a Febre Zika durante a gravidez preocupam os órgãos de saúde, e a comunidade global está em busca das relações que colocam o vírus e a microcefalia ligados. A questão vem dando fôlego aos debates sobre a autonomia da mulher na decisão do aborto.

6. As grávidas e o Zika Vírus – parte 2
Neste texto, publicado na Fórum Semanal, a discrepância entre os cuidados paliativos – tidos aqui como táticas de prevenção essenciais para por fim ao mosquito e às doenças que ele transmite – incomoda e prejudica mulheres de todo o Brasil.

7. Zika Vírus e o surto de Microcefalia
O aumento dos casos de microcefalia na região Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco mobilizou o Ministério da Saúde, FioCruz e outras instituições para monitorar a situação na região. A principal suspeita até o momento seria o vírus Zika, encontrado no líquido amniótico de  duas gestantes.

8. O ministro Marcelo Castro e as polêmicas envolvendo Zika Vírus
O ministro da saúde deu diversas declarações polêmicas sobre a epidemia de Zika  o surto de microcefalia no Brasil, deixando a comunidade médica, os movimentos de mulheres e outros grupos bastante insatisfeitos. A forma como ele vem tratando as questões de saúde pública tem provocado reações.

9. O combate ao Zika
Um programa piloto para reduzir a população de Aedes aegytpi – o mosquito que transmite o vírus Zika , dengue e chikungunya – pode ser implementado em março próximo, na China, onde se espera produzir espécimes infectados com Wolbachia para impedir a reprodução.

10. Uma análise do caso Zika Víruz como a pandemia da temporada
Em todas essas pandemias, a OMS (Organização Mundial de Saúde) se apressa em decretar “emergência sanitária internacional” e a grande mídia em fazer previsões sobre milhões de vítimas potenciais aguardadas em poucos meses.

(Ilustração de capa: Helô D’Angelo)

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!



No artigo

Comentários