PT é o partido com mais simpatizantes, conclui estudo de universidade dos EUA

A pesquisa feita pelo cientista político David Samuels, Universidade do Minnesota (EUA), concluiu que o número de pessoas que se identificam com a sigla está mais alta que nos anos 90 e hoje representa 15,9% da população; professor aponta ainda que o 'antipetista puro'...

4777 0

A pesquisa feita pelo cientista político David Samuels, Universidade do Minnesota (EUA), concluiu que o número de pessoas que se identificam com a sigla no país está mais alta que nos anos 90 e hoje representa 15,9% da população; professor aponta ainda que o ‘antipetista puro’ é, em geral, branco, de renda elevada e ‘verdadeiros herdeiros do regime militar”

Por Redação*

ptt

Pesquisa feita pelo cientista político David Samuels, professor da Universidade de Minnesota (EUA), aponta que o Partido dos Trabalhadores é a sigla com o maior número de simpatizantes no país. O estudo, feito para compor o livro “Partidarismo, Antipartidarismo e Comportamento do Voto no Brasil” – que está sendo preparado em parceria com o professor Cesar Zucco Jr, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – concluiu que o número de pessoas que se identificam com a legenda, apesar de ter caído em relação a 2006, continua sendo maior que nos anos 90 e segue representando a maior parte da população em relação aos outros partidos.

De acordo com o levantamento, cerca de 14% do eleitorado declarava simpatia pelo PT em 1997. O número chegou a 23% em 2006 e recuou para 15,9% em 2014.

Ao todo, foram entrevistadas 2.469 pessoas em 1997, 2.379 em 2006 e 3.120 em 2014 e, para compor o estudo, os pesquisadores usaram também dados da Fundação Perseu Abramo e da Brazilian Electoral Panel Survey, do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Além dos números, o professor Samuels traçou um perfil dos que classifica como o ‘antipetista puro’: ele é, em geral, branco, tem renda mais elevada, média de 40 anos de idade e ‘desiludido com a democracia’. A maioria defende a volta de militares no poder.

*Com informações da Folha de S. Paulo

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!



No artigo

Comentários