Os meninos do Kariri

Toda vez que me sinto triste, angustiado com a situação do Brasil, quando sinto o...

1282 0

helio-filho-9498Toda vez que me sinto triste, angustiado com a situação do Brasil, quando sinto o pessimismo tomando conta dos meus pensamentos lembro de um projeto que acompanho desde seu nascimento e como ele me enche de orgulho e otimismo.

Em momentos onde os adultos parecem não saber para onde ir me lembro de Alemberg Quindins e seu projeto maravilhoso chamado Fundação Casa Grande.

No sertão do Ceará Alemberg e seus meninos desenvolvem um trabalho de gente grande. Mas tudo feito por crianças e jovens que com autonomia cuidam da programação da casa, fazem exposições, organizam mostras de cinema, tem uma rádio, um jornal, um núcleo de histórias em quadrinho, gerenciam uma Fundação.

As ocupações nas escolas Brasil afora me enchem de esperança, acho que ali temos uma juventude ciente do papel da sociedade civil e de como usar a força da sociedade para influenciar políticas públicas. No caso dos meninos do Kariri é um exemplo de como podemos deixar que eles, os meninos, cuidem de seu próprio destino e deixemos de dizer o que eles precisam fazer.

Afinal esse mundo dos adultos está todo errado mesmo.



No artigo