Para Serra, México “é um perigo” porque metade dos senadores são mulheres

Essa não é a primeira vez que o tucano é envolvido em um caso de machismo. Em dezembro do ano passado, quando ainda era senador, Serra chamou a ex-ministra da Agricultura Katia Abreu (PMDB-TO) de “namoradeira” Por Redação...

4151 0

Essa não é a primeira vez que o tucano é envolvido em um caso de machismo. Em dezembro do ano passado, quando ainda era senador, Serra chamou a ex-ministra da Agricultura Katia Abreu (PMDB-TO) de “namoradeira”

Por Redação

Envolvido em mais um caso de machismo, o ministro das Relações Exteriores José Serra fez uma piada sem graça durante sua visita ao México, na noite desta segunda-feira (25). Segundo ele, o país da América do Norte “é um perigo” porque metade das senadores são mulheres.

“Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres”, disse Serra à secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu.

Não contente, o chanceler brasileiro insistiu no comentário ao reforçar o convite à sua colega para ir aos Jogos Olímpicos do Rio. “Quero muito que você vá, mas será um perigo porque chamará a atenção para este assunto”, comentou.

Serra admitiu que no Brasil as mulheres não representam nem 20% das cadeiras do Senado e que o país nunca teve uma ministra de Relações Exteriores mulher. Serra foi derrotado por Dilma Rousseff nas eleições presidencias de 2010.

Essa não é a primeira vez o tucano é envolvido em piadas que reforçam estereótipos negativos contra as mulheres. Em dezembro do ano passado, quando ainda era senador, Serra chamou a ex-ministra da Agricultura Katia Abreu (PMDB-TO) de “namoradeira”. Kátia Abreu reagiu ao comentário e jogou uma taça de vinho contra o político do PSDB.

“Eu fiz o que qualquer mulher honrada faria. Respondi à altura de quem preza a sua honra”, disse Kátia Abreu à època. “Você é um homem deselegante, descortês, arrogante, prepotente. É por isso que você nunca chegará à Presidência da República”, teria dito ao tucano.

A “piada” foi feita também meses depois do governo interino comandado por Michel Temer ter sido criticado por não nomear nenhuma mulher para os ministérios.

Foto de Capa: Agência Senado


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários