Acadêmicos do Tatuapé exalta a África sem estereótipos e vence o seu primeiro carnaval

Com um desfile impecável, o enredo que resgata as raízes da cultura popular brasileira e um samba lindo, a Escola de Leci Brandão venceu seu primeiro título.

980 0

Com um desfile impecável, o enredo que resgata as raízes da cultura popular brasileira e um samba lindo, a Escola de Leci Brandão venceu seu primeiro título.

Da Redação

Na era do carnaval do marketing, a Escola Acadêmicos do Tatuapé, da Zona Leste de São Paulo, inverte os polos com o enredo “Mãe-África conta a sua história: Do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbawe!” e conquista o primeiro título da sua história.

Com um desfile impecável, o enredo que resgata as raízes do samba e de grande parte da cultura popular brasileira e um samba enredo lindo – que foi o último quesito para o desempate e o título –, a Acadêmicos do Tatuapé lavou a alma no sambódromo paulistano.

A Escola, que tem como madrinha a cantora, compositora e Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB), comoveu plateia e jurados ao mostrar um continente africano rico e muito distante dos estereótipos preconceituosos.

Resultado de imagem para leci brandão na acadêmicos do tatuapé

Ouça aqui o samba: “Mãe-África conta a sua história: Do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbawe!”

 

Acadêmicos do Tatuapé 2017
Enredo – Mãe-África conta a sua história: Do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbawe!
Intérprete – Celsinho Mody

Raiou… No horizonte meu destino
A vida nesse solo vi brotar
Sou eu… A negra mãe da humanidade
Em meu ventre a verdade, humildade e amor
A força de um filho guerreiro
Herança de luta e dor
Abraça a liberdade, a igualdade em comunhão
A realeza estampada na pele
Coroada num só coração

Bate o tambor… Deixa girar
Pra exaltar meus Orixás
Um canto livre de amor
Na fé, na religião.. Somos todos irmãos

Vejo meus filhos trilhando caminhos
Com a proteção de Obatalá
Em poesia… Brilha a cultura no olhar
Na ginga o batuque espalha magia
Meu samba hoje vai exaltar
Tai o menino da “Terra do Ouro”… Um vencedor
Leva a mensagem, lição para o mundo
Tolerância, paz e amor

É de Arerê… Ilê Ijexá
Essa quizomba de um povo feliz
Eu sou a África, derramo meu axé
Canta Tatuapé

Foto da Bateria: Paulo Pinto/LIGASP









Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários