Espetáculo Cora dentro de mim em Sampa e em turnê nacional

Em turnê nacional depois de Brasília(DF), Imperatriz e São Luís (MA), a circulação do espetáculo “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces”  chega à São Paulo e depois seguirá para o Rio. Filha de Cora, Vicência, confirmou presença. O espetáculo tem doces...

411 0

Em turnê nacional depois de Brasília(DF), Imperatriz e São Luís (MA), a circulação do espetáculo “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces”  chega à São Paulo e depois seguirá para o Rio. Filha de Cora, Vicência, confirmou presença. O espetáculo tem doces feitos no palco e acessibilidade. 

Da Redação

Depois de ter sido assistido por mais de 10 mil pessoas ao longo de 17 anos de trajetória, trazendo um encantador clima intimista e aconchegante, com cheiro de doce, cravinho, caramelo e boa prosa,  “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces”, chegará aos palcos de São Paulo, no sábado (08/04 – às 21h) e domingo (09/04 – às 19h),  no Top Teatro (Rua Rui Barbosa, 201-  Bela Vista),  com ingressos a R$10,00 (meia entrada)  e com censura de 14 anos. A filha de Cora Coralina, Vicência Bretas Tahan, já confirmou presença na sessão de domingo. O espetáculo será apresentado na véspera do dia da morte de Cora (10 de abril). Depois de São Paulo/capital, o espetáculo teatral segue para o Rio, encerrando a temporada patrocinada pelo Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do DF, em maio, em Ceilândia (DF).

Exibindo IMG_0325.jpg

É uma boa oportunidade para quem quiser conhecer um pouco do universo da goiana Cora Coralina: poetisa,  contista e doceira, e para muito especialistas, uma mulher forte e libertária, e que mesmo sem saber, empunhava a bandeira de gênero com profunda intensidade numa identificação com as mulheres que vivem em opressão machista e sexista.

Cora e as terras paulistas

“São Paulo marcou muito a vida de Cora Coralina. Afinal, ela se refugiou no estado (morou na capital e em Jaboticabal, Penápolis e Andradina) quando fugiu de Goiás e ficou 45 anos em terras paulistas. Pensando nisso, incluímos São Paulo na circulação nacional do espetáculo”, afirma a idealizadora e intérprete do espetáculo, a atriz e escritora maranhense Lilia Diniz.

Exibindo IMG_0305.jpg

Acessibilidade

Vale a pena enfatizar que a peça contará com um intérprete de Libras e Audiodescrição permitindo que SURDOS e CEGOS possam aproveitar esse belo momento.

O espetáculo

Premiado pela Funarte com o Prêmio Myriam Muniz/2014,  “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces” é um espetáculo cênico-poético-musical, no qual os pensamentos da doceira e escritora Cora Coralina, são costurados por meio de seus versos e contos. A encenação é permeada de encantamento e delicadezas remetendo a plateia à cozinha de Cora, na velha Cidade de Goiás. O espetáculo promove um estímulo aos sentidos e às memórias, conduzindo o público à casa da infância, com cheiro da comida da avó, o perfume da tia, o aconchego do colo do avô, como se ouvindo histórias de seus familiares, ao redor do fogão à lenha, enquanto o doce de banana, que é feito em cena, fica pronto para degustação ao final do espetáculo.

“Todas as vidas foi o primeiro poema que li dessa mulher, que veio a ser parte da minha vida profissional e pessoal de modo intenso, intrínseco e permanente. De 1996 até agora, Cora Coralina passou a conduzir-me pelos caminhos saborosos, dolorosos e amorosos de sua poesia. Ela chegou pelas pessoas, as quais me emprestaram livros e me contaram histórias de suas visitas à casa velha da ponte, dos momentos entre um poema por ela recitado e um cafezinho ou doce servido naquela cozinha. O desejo de interpretar seus poemas e contos germinou, inevitavelmente, adubado pelo encorajamento daqueles que amam a escritora e seus laboriosos escritos forjados na lida com as plantas e suas flores e frutos, no calor do fogão à lenha e seus doces, sustento de suas publicações”, explica a idealizadora e intérprete do espetáculo, a atriz e escritora maranhense Lilia Diniz.

Ela ressalta que “Cora afirma ser mais doceira e cozinheira que escritora e me ensinou a necessidade da espera para o espetáculo ficar no ‘ponto’. Se achegaram dois seres encantados da música, Maísa Arantes e Léo Terra, com as notas que desde sempre ouvi nas paredes dos poemas. Cá estamos com doces, poemas, contos, cantigas… No ponto? Ainda não. Há muito o que se apurar. Servidas? Servidos?”, oferece.

Cora

A jornada do espetáculo foi iniciada no mês de Março, mês no qual as mulheres reafirmam suas lutas históricas por justiça social, igualdade de direitos, pelo fim da violência e por tantas outras bandeiras que tremulam pelo amor e com amor.

“Cora Coralina nos inspira nessa luta, pois ao longo de sua vida foi muito atuante em várias frentes de lutas e políticas. Foi convidada a participar da Semana de 22, em São Paulo, encontrando a partir deste movimento o impulso libertário para sua escrita. Por meio de uma revolução pessoal, literária e cultural ela se envolveu ativamente em movimentos políticos de empoderamento feminino, imprimindo seu nome não somente nas páginas literárias, mas tornando-se uma referência nacional, de engajamento, de superação e atrelamento às suas raízes culturais. Trabalhando em outras causas, como a dos idosos, das crianças, dos indígenas, dos pobres, dos presidiários e dos excluídos, chegando a fazer votos na 3ª Ordem Franciscana em 1937”, pontua Lilia Diniz.

Dona Vicência

A filha de Cora, Vicência Bretas Tahan,  mora em São Paulo, é educadora aposentada, também é escritora, dá palestras e conta as histórias de Cora Coralina pelo Brasil. “Vou à peça. Min

Vídeos:

Serviço:

“Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces” 

Onde:  Top Teatro (Rua Rui Barbosa, 201-  Bela Vista)

Quando: Sábado (08/04 – às 21h) e domingo (09/04 – às 19h)

Quanto: R$10,00 (meia entrada)  

Censura: 14 anos

Continuação da Circulação Nacional

Rio de Janeiro (em marcação)

Ceilândia/DF (13 e 14/5). 

Ficha Técnica
Monólogo | Duração: 70 minutos
Seleção de Poemas, Músicas e Interpretação: Lília Diniz
Direção: Lília Diniz
Músicos: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Iluminação: Edvaldo Alves
Cenografia e Figurino: Miguel Mariano Mariano e Lília Diniz
Direção Musical: Léo Terra Oliveira e Maísa Arantes de Amorim
Produtora Executiva: Suene Karim

Produção Local (São Paulo): Thaís Campos
Assessoria de Imprensa: Keyane Dias e Marcos Linhares
Fotografia: Alice Maria Photography
Registro Audiovisual: Cinese Filmes (Leonardo Monteiro)
Identidade Visual: Nara oliveira
Redes Sociais e Designer gráfico: Valéria Amor-in e Alice Maria Diniz


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





No artigo

Comentários