Festival de rock neonazista reúne mais de 6 mil pessoas em cidade alemã

A pequena cidade de Themar, que tem 3 mil habitantes, foi invadida por mais de 6 mil neonazistas em um festival de rock chamado “Rock contra a desnacionalização”. Moradores locais protestaram contra a realização do evento, que contou com atos de reverências nazistas e...

130 0

A pequena cidade de Themar, que tem 3 mil habitantes, foi invadida por mais de 6 mil neonazistas em um festival de rock chamado “Rock contra a desnacionalização”. Moradores locais protestaram contra a realização do evento, que contou com atos de reverências nazistas e até camisetas de “Eu amo Hitler” 

Por Redação 

Apesar de a apologia ao nazismo ser considerada crime na Alemanha, cerca de 6 mil pessoas participaram, neste domingo (15), de um festival de rock neonazista chamado “Rock contra a desnacionalização”. O evento foi realizado na pequena cidade de Themar, onde vivem apenas 3 mil habitantes.

De acordo com a imprensa alemã, os moradores da cidade tentaram, sem sucesso, impedir judicialmente a realização do concerto. Eles, então, fizeram manifestações pacíficas pela cidade e fecharam comércios e pensões para não receber os neonazistas.

Platéia do festival fazia referências gestuais nazistas.

O festival, por sua vez, contou com a presença de mais de mil policiais e não foi registrado nenhum incidente. O público do show, entretanto, fazia clara apologia ao nazismo. Era comum ver pessoas vestindo camisetas com frases como “Eu amo Hitler” ou “Hakenkreuz”, o termo alemão para “suástica”, um dos maiores símbolos nazistas. Ao longo do show, a platéia também fazia referências gestuais nazistas, como erguer o braço direito em sinal de reverência a Hitler.

O terreno para que fosse realizado o evento foi cedido por Bodo Dressel, ex-militante do partido de extrema direita da Alemanha e que é conhecido por simpatizar com a causa neonazista.

Segundo jornais locais, dezenas de eventos do tipo chegaram a acontecer também no ano passado.

Foto: Reprodução/Twitter 

 



No artigo