Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família têm aprovação maior que a média nacional

Revista Fórum
maio 17, 2013 19:00

Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família têm aprovação maior que a média nacional

Alunos de famílias contempladas no programa social também apresentam taxas menores de evasão escolar

Da Redação

Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família abandonam menos a escola e têm melhores taxas de aprovação (Foto: Fotos Gov/Ba / Secom – Mateus Pereira / Flickr)

Estudantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família possuem resultados melhores no Ensino Médio do que a média geral do ensino público no país. É o que revelam dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. De acordo com o levantamento, as taxas de aprovação destes estudantes são superiores, desde 2008, quando comparadas com a taxa geral. A evasão entre alunos de famílias beneficiadas pelo programa social também é menor.

Leia também:
1,69 milhão de famílias abrem mão do Bolsa Família

Os melhores índices entre alunos beneficiados pelo Bolsa Família é decorrente da obrigatoriedade das famílias manterem os filhos na escola. Em 2011, a taxa de evasão escolar em todo o país era de 10,8%, enquanto entre os alunos beneficiados pelo Bolsa Família esta taxa era um terço menos, 7,2%.

Além do programa de transferência de renda colaborar para que os alunos permaneçam na escola, o desempenho destes estudantes também se mostra superior à média geral. Em 2011, a taxa de aprovação geral ficou em 75,2%, enquanto entre alunos beneficiados pelo Bolsa Família esta taxa sobe para 79,9%. A regiões que apresentaram as melhores taxas de aprovação entre alunos do Bolsa Família foram o Norte e o Nordeste, com 82,3% de taxa de aprovação no Norte e 82,7% no Nordeste.

Em 2008, quando não havia a exigência da comprovação da frequencia, apenas da matrícula, os resultados não apontavam para uma menor evasão entre estudantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

Desde 2009, para continuar recebendo o benefício, as famílias precisam comprovar anualmente que os filhos entre 6 e 15 anos tenham passado pelo menos 85% do ano letivo na escola e, de 16 e 17 anos, ao menos 75%. Segundo o governo federal, mais de 96% dos estudantes do Bolsa Família atingem o percentual de presença estabelecido.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, afirmou que os resultados dos estudantes beneficiados pelo Bolsa Família mostram que o programa está transformando a sociedade e criando novas oportunidades para estes jovens. “Isso não é só estatística, é uma realidade que transforma a sociedade. Esse aluno não vai repetir a trajetória dos pais”, afirmou a ministra durante o 14.º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, na Bahia.

Comentários

Comentários

Revista Fórum
maio 17, 2013 19:00
Escrever um comentário

2 Comentários

  1. Siqueira Campos maio 17, 19:28

    Notícia muito boa!Infelizmente, pela desinformação, alguns criticam esse Programa,mas os números falam por sí. Parabéns a todos essas famílias que mostram que a imensa maioria do nosso povo brasileiro é formada por gente séria.

    Reply to this comment
  2. Gerson Carneiro maio 18, 10:16

    E jamais seremos constrangidos por quaisquer desses estudantes, como atuam os jovens do vídeo Golpe Comunista 2014.

    Reply to this comment
Visualizar Comentários

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com*

Fórum Semanal

Publicidade

Publicidade

Livraria

Apoiadores

Publicidade

Facebook