Blog do Miro: Nem Dilma salva governadora do DEM

Revista Fórum
outubro 6, 2013 14:51

Blog do Miro: Nem Dilma salva governadora do DEM

Por Altamiro Borges

Na semana passada, durante uma solenidade em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal (RN), a única governadora no país do DEM, Rosalba Ciarlini, foi ruidosamente vaiada. A presidenta Dilma Rousseff, que inaugurou três unidades do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, até tentou contornar a situação e pediu calma aos presentes. Não adiantou e até sobrou uma pequeno apupo para ela também – que foi bastante aplaudida. Segundo registro da Folha, a demo foi “vaiada do início ao fim de seu discurso de sete minutos no evento… Rosalba interrompeu seu discurso diante do barulho das vaias. Estudantes apontavam o polegar para baixo e gritaram ‘fora’ ao fim da fala da governadora”.

A situação do DEM não é trágica apenas no Rio Grande do Norte, onde governa Rosalba Ciarlini (Foto: Antonio Cruz/ABr)

A cena constrangedora confirma a difícil situação dos demos no estado. Segundo pesquisa Consult-Band divulgada em setembro, a governadora do DEM é desaprovada por 83% da população. A sua gestão é um desastre e afunda em grave crise financeira. Em julho passado, Rosalba Ciarlini anunciou que a arrecadação do estado tinha ficado abaixo do previsto e determinou um corte linear de 10,74% no orçamento de todos os Poderes, o que motivou uma violenta crise com o Legislativo e o Judiciário e detonou uma onda de greves dos servidores públicos.

A situação do DEM, porém, não é trágica apenas no Rio Grande do Norte – único estado comandado pela sigla conservadora e que ocupa a presidência da legenda com o senador Agripino Maia. No troca-troca partidário encerrado neste sábado, os demos perderam mais três deputados federais, confirmando que caminham celeremente para o inferno. Em artigo publicado no jornal Valor no final de agosto, o jornalista Raymundo Costa já havia adiantado que o partido ainda tentará sobreviver em 2014, priorizando a eleição de parlamentares. Mas a situação não é fácil.

“Atualmente, o DEM é a sétima bancada da Câmara, com 27 deputados. Está atrás de partidos como o PP (38) e o PR (37). Só perdeu quadros desde que deixou o poder com FHC. Nem sempre por vontade do eleitor. Na eleição de 2010, por exemplo, elegeu 43 deputados. Na trilha aberta por Kassab para criar o PSD (45 deputados) perdeu grande parte da bancada… O auge do Democratas, ainda sob a denominação PFL, ocorreu em 2002, quando elegeu a segunda maior bancada, com 84 deputados. Em 2006, ainda se manteve como a quarta força, com 65 deputados, atrás de PMDB (89), PT (83) e PSDB (66); caiu para quinto, em 2010, e Kassab completou o serviço com a criação do PSD”.

A perda de deputados federais e senadores também resultou na redução do tempo de televisão da sigla. “O DEM perdeu 67 segundos de tempo de TV para o PSD. Tempo precioso e que certamente fará falta na hora de o partido negociar alianças seja para as eleições congressuais, seja para a Presidência da República. No Senado, o DEM está reduzido a quatro senadores, dois dos quais disputam um novo mandato em 2014″, completa a reportagem do Valor.

Comentários

Comentários

Revista Fórum
outubro 6, 2013 14:51
Escrever um comentário

9 Comentários

  1. Ninna abril 12, 07:17

    Hum… mas qual é a competência (funcional) dos senadores mesmo, hein?

    Responda
  2. Nilza maio 28, 01:56

    Aquela estória:O feitiço virou contra o feiticeiro há há..Explico:Lembro que a autoridade mór do PFL(Demo)certa vez vaticinou;.Essa raça do PT tem que ser exterminada.Pois, pois, quem está sendo exterminado?kkkkkkk

    Responda
    • Luciano Bastiani junho 26, 21:16

      Pois é!
      E a múmia que disse isso é daqui de SC, mais precisamente de Florianópolis, aquela cidade que FOI considerada a melhor do Brasil para viver.
      Viver bem ao lado destas múmias…, humm

      Responda
      • Jose Olavo julho 7, 11:21

        Hoje o ex senador borrausen pertencem a que partiso? Claro ao PSB do traira mor eduardo campos. Se filho paulo borrausen é o presidente do PSB, ou melhor, psb de eduardo campos…

        Responda
      • Jose Olavo julho 7, 11:29

        Não esquecer que o ex senador borrausen, ex tudo, ex pfl, ex dem é hoje de que partido mesmo? do PSB, ou melhor do psb. O filho dele estava cotado para ser candidato a senador mas preferiu ser candidato a deputado federal, por qual partido mesmo? pelo psb do tairão eduardo campos. Hoje paulo borrausen é presidente em Santa e Bela Catarina de que partido? do psb clar.

        Responda
  3. Daureli Westphal agosto 10, 21:00

    Esta cambada esta no seu final,o Jorge Bornhausem Ex : UDN, ARENA,PDS, PFL, DEMOS agora PSB phode? É que já se acabou,nunca teve votos, e o filhotinha da ditadura é candidato a senador….já era, vai perder para o Dário Berger do PMDB.
    Aqui em SC, o PT nunca ganhou eleições para presidente,esta a Dilma vai ganhar de certeza,as pesquisas já mostram isso.
    Tchau raivinhas da UDN…..

    Responda
  4. sidney setembro 8, 18:52

    O ex tudo, Sr. Jorge Bonhausen, disse em 2003 quando foi morar em Portugal que o governo do PT era de apaenas 4 anos, e por isso ele iria para europa mas voltaria logo, perguntar não ofende, ele continua em portugal ou ja esta escondido em floripa? Caso ele tenha palavra mesmo, acho que vai ser enterrado em portugal heheheheh

    Responda
  5. Anarquista Lúcida setembro 21, 17:52

    OFF TOPIC Rovai, há anos vc publicou um link de uma entrevista c/ Marina em que ela defende q “as 2 teorias” (criacionista e da Evoluçao) fossem ensinadas nas escolas. O link foi desativado, mas tenho o vídeo no meu computador. Como ela agora anda negando ser criacionista, acho que ele deveria ser publicado, mas nao sei onde e como subi-lo. Se te interessar, por favor me mande um email explicando o que devo fazer. Grata

    Responda
  6. Gilson setembro 27, 22:14

    E o peroba do Agripino Maia,ainda tem coragem de se manifestar.E o PIG não divulga uma nota.

    Responda
Visualizar Comentários

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com*

Fórum Semanal

Publicidade

Publicidade

Livraria

Apoiadores

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Cadastre-se: