Blog do Miro: Nem Dilma salva governadora do DEM

Revista Fórum
outubro 6, 2013 14:51

Blog do Miro: Nem Dilma salva governadora do DEM

Por Altamiro Borges

Na semana passada, durante uma solenidade em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal (RN), a única governadora no país do DEM, Rosalba Ciarlini, foi ruidosamente vaiada. A presidenta Dilma Rousseff, que inaugurou três unidades do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, até tentou contornar a situação e pediu calma aos presentes. Não adiantou e até sobrou uma pequeno apupo para ela também – que foi bastante aplaudida. Segundo registro da Folha, a demo foi “vaiada do início ao fim de seu discurso de sete minutos no evento… Rosalba interrompeu seu discurso diante do barulho das vaias. Estudantes apontavam o polegar para baixo e gritaram ‘fora’ ao fim da fala da governadora”.

A situação do DEM não é trágica apenas no Rio Grande do Norte, onde governa Rosalba Ciarlini (Foto: Antonio Cruz/ABr)

A cena constrangedora confirma a difícil situação dos demos no estado. Segundo pesquisa Consult-Band divulgada em setembro, a governadora do DEM é desaprovada por 83% da população. A sua gestão é um desastre e afunda em grave crise financeira. Em julho passado, Rosalba Ciarlini anunciou que a arrecadação do estado tinha ficado abaixo do previsto e determinou um corte linear de 10,74% no orçamento de todos os Poderes, o que motivou uma violenta crise com o Legislativo e o Judiciário e detonou uma onda de greves dos servidores públicos.

A situação do DEM, porém, não é trágica apenas no Rio Grande do Norte – único estado comandado pela sigla conservadora e que ocupa a presidência da legenda com o senador Agripino Maia. No troca-troca partidário encerrado neste sábado, os demos perderam mais três deputados federais, confirmando que caminham celeremente para o inferno. Em artigo publicado no jornal Valor no final de agosto, o jornalista Raymundo Costa já havia adiantado que o partido ainda tentará sobreviver em 2014, priorizando a eleição de parlamentares. Mas a situação não é fácil.

“Atualmente, o DEM é a sétima bancada da Câmara, com 27 deputados. Está atrás de partidos como o PP (38) e o PR (37). Só perdeu quadros desde que deixou o poder com FHC. Nem sempre por vontade do eleitor. Na eleição de 2010, por exemplo, elegeu 43 deputados. Na trilha aberta por Kassab para criar o PSD (45 deputados) perdeu grande parte da bancada… O auge do Democratas, ainda sob a denominação PFL, ocorreu em 2002, quando elegeu a segunda maior bancada, com 84 deputados. Em 2006, ainda se manteve como a quarta força, com 65 deputados, atrás de PMDB (89), PT (83) e PSDB (66); caiu para quinto, em 2010, e Kassab completou o serviço com a criação do PSD”.

A perda de deputados federais e senadores também resultou na redução do tempo de televisão da sigla. “O DEM perdeu 67 segundos de tempo de TV para o PSD. Tempo precioso e que certamente fará falta na hora de o partido negociar alianças seja para as eleições congressuais, seja para a Presidência da República. No Senado, o DEM está reduzido a quatro senadores, dois dos quais disputam um novo mandato em 2014″, completa a reportagem do Valor.

Comentários

Comentários

Revista Fórum
outubro 6, 2013 14:51
Escrever um comentário

6 Comentários

  1. Ninna abril 12, 07:17

    Hum… mas qual é a competência (funcional) dos senadores mesmo, hein?

    Reply to this comment
  2. Nilza maio 28, 01:56

    Aquela estória:O feitiço virou contra o feiticeiro há há..Explico:Lembro que a autoridade mór do PFL(Demo)certa vez vaticinou;.Essa raça do PT tem que ser exterminada.Pois, pois, quem está sendo exterminado?kkkkkkk

    Reply to this comment
    • Luciano Bastiani junho 26, 21:16

      Pois é!
      E a múmia que disse isso é daqui de SC, mais precisamente de Florianópolis, aquela cidade que FOI considerada a melhor do Brasil para viver.
      Viver bem ao lado destas múmias…, humm

      Reply to this comment
      • Jose Olavo julho 7, 11:21

        Hoje o ex senador borrausen pertencem a que partiso? Claro ao PSB do traira mor eduardo campos. Se filho paulo borrausen é o presidente do PSB, ou melhor, psb de eduardo campos…

        Reply to this comment
      • Jose Olavo julho 7, 11:29

        Não esquecer que o ex senador borrausen, ex tudo, ex pfl, ex dem é hoje de que partido mesmo? do PSB, ou melhor do psb. O filho dele estava cotado para ser candidato a senador mas preferiu ser candidato a deputado federal, por qual partido mesmo? pelo psb do tairão eduardo campos. Hoje paulo borrausen é presidente em Santa e Bela Catarina de que partido? do psb clar.

        Reply to this comment
  3. Daureli Westphal agosto 10, 21:00

    Esta cambada esta no seu final,o Jorge Bornhausem Ex : UDN, ARENA,PDS, PFL, DEMOS agora PSB phode? É que já se acabou,nunca teve votos, e o filhotinha da ditadura é candidato a senador….já era, vai perder para o Dário Berger do PMDB.
    Aqui em SC, o PT nunca ganhou eleições para presidente,esta a Dilma vai ganhar de certeza,as pesquisas já mostram isso.
    Tchau raivinhas da UDN…..

    Reply to this comment
Visualizar Comentários

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com*

Fórum Semanal

Publicidade

Publicidade

Livraria

Apoiadores

Publicidade

Facebook