Faroeste Caboclo: 16 das 50 cidades mais violentas do mundo são brasileiras

Revista Fórum
janeiro 21, 2014 13:16

Faroeste Caboclo: 16 das 50 cidades mais violentas do mundo são brasileiras

De acordo com relatório de ONG mexicana, 41 municípios da América Latina marcam presença no ranking

Por Redação

Maceió é a quinta cidade mais violenta do mundo
Foto: Priscylla Régia/Alagoas24Horas

Em 2012 eram 14 cidades; no ano de 2013, 15. Em 2014, o relatório anual da ONG mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal adicionou mais um município brasileiro ao ranking de 50 cidades com maior índice de homicídios do mundo.

A maioria das “mais violentas” está no continente americano (46 cidades), e na América Latina, em particular (41). Os países latino-americanos com maior problema de violência são Honduras, Venezuela, Guatemala, El Salvador, México e Brasil.

Com uma taxa de 187 homicídios a cada 100 mil habitantes, a cidade hondurenha de San Pedro Sula ocupou pelo terceiro ano consecutivo a liderança do ranking. O segundo lugar fica com Caracas, capital da Venezuela, e, em terceiro, Acapulco, no México, com taxas de 134 e 113, respectivamente, a cada 100 mil habitantes.

Saíram da lista as seguintes cidades que figuravam na lista de 2012: Brasília e Curitiba, no Brasil; Barranquilla, na Colômbia; Oakland nos EUA e Monterrey no México. Todas estas tiveram taxas inferiores ao 50° colocado, Valencia, na Venezuela

As 16 cidades brasileiras que estão na lista são:

- Maceió (AL) com 79,8;

- Fortaleza (CE) com 72,8;

- João Pessoa (PB) com 66,9;

- Natal (RN) com 57,62;

- Salvador (BA) com 57,6;

- Vitória (ES) com 57,4;

- São Luís (MA) com 57,0;

- Belém (PA) com 48,2;

- Campina Grande (PB) com 46,0;

- Goiânia (GO) com 44,6;

- Cuiabá (MT) com 44,0;

- Manaus (AM) com 42,5;

- Recife (PE) com 36,8;

- Macapá (AP) com 36,6;

- Belo Horizonte (MG) com 34,7 e

- Aracaju (SE) com 33,4.

 

Abaixo, confira a lista completa:

 

 

Comentários

Comentários

Revista Fórum
janeiro 21, 2014 13:16
Escrever um comentário

65 Comentários

  1. Ronilson Silva janeiro 22, 10:49

    Uma VERGONHA

    Responda
  2. Marcos Roberto Dos Santos janeiro 22, 11:53

    São Paulo, não aparece no ranking, porque o resultado dos homicídios são manipulados, ou seja só conta os que morrem no local, os que morrem no hospital ou a caminho não entra na contagem.

    Responda
    • oRei janeiro 22, 18:38

      São Paulo??? Você é brasileiro? Conhece algo do Brasil?? Bom, pois vou te contar algo sobre esse imenso país: São Paulo é uma das suas cidades mais seguras. Abraços, gringo.

      Responda
      • Marcos Roberto Dos Santos janeiro 23, 11:57

        Falsa impressão… pelo jeito quem não conhece nada é você.

        Responda
        • Rustinis janeiro 23, 13:47

          se vc acha que São Paulo ta ruim, é porque não acompanha de perto o que ocorre nas outras cidades…São Paulo tem muito assalto e homicídio,mas é uma megalópole, em consideração ao seu tamanho geográfico e populacional está menos ruim comparando com Maceió, Fortaleza dentre outras cidades do Brasil….

          Responda
      • Bruno março 16, 23:34

        Fala serio você! Uma cidade segura? Então me explica aquelas noites que na manhã seguinte, vemos em todos os jornais noticias de 18, 20 assassinatos em uma única noite? Isso realmente é manipulado, não devemos acreditar, o Rio também tá fora da lista é algo inaceitável!

        Responda
        • Paulo março 20, 22:43

          Mentira! Em SP são registrados cerca de 3 ou 4 assassinatos por noite, o que é pouco para uma cidade de 11 milhões de habitantes, por isto a taxa de homicídios de SP é das mais baixas entre as capitais! Entendeu agora, esperto???

          Responda
    • Adalberto Freitas janeiro 27, 21:37

      TODOS os Estados manipulam os índices de homicídios

      Responda
      • Luke maio 13, 11:54

        O mundo inteiro manipula os indices de homicidios!!

        Responda
    • André março 22, 21:22

      As grandes metrópoles são alvo das mídias
      Um assassinato fora do eixo Rio São Paulo só é noticiado se não houver notícias melhor
      Além disso as estatísticas são melhores.

      Responda
      • Fey março 24, 18:34

        Marcos,

        Em termos de números absolutos, ou seja, a quantidade total de homicídios ocorridos, o estado de São Paulo é, sem dúvida, o líder. Basta olhar o link abaixo..

        https://www.deepask.com/goes?page=Estados-sao-confrontados-pelo-numero-de-homicidio

        Contudo, seria injusto olhar somente este número. São Paulo também é o estado mais populoso do Brasil. Assim, para fazer uma comparação justa, é necessário olhar para o índice de homicídios, ou seja, a quantidade de homicídios cometidos para cada 100 mil habitantes. Nesse caso, fica evidente que São Paulo é o segundo estado mais seguro do Brasil.

        https://www.deepask.com/goes?page=Estados-sao-confrontados-pelo-indice-de-homicidio

        Não é que a criminalidade tenha diminuído. Simplesmente está mudando de lugar e migrando para o Nordeste…

        Responda
      • Vagner março 25, 08:08

        Eu ja morei em SP e em Porto Velho, Rondônia.
        Sim São Paulo é violento, mas PVH meu amigo é forte, pessoal mata na base do facão. Bom, ocorre que o eixo Rio – SP passa na televisão e as outras cidades parecem que nem existem na mídia. Só quem mora nesses locais sabe a realidade.

        Responda
    • Valeria abril 20, 00:22

      a relação é de homicídios ao nro total de habitantes, por isso SP e RJ não aparecem, o que não deixa de ser assustador para as outras … qual escola vcs frequentaram?

      Responda
  3. Julianny Dantas janeiro 22, 17:18

    Pra começar a história, que jornalismo porco é esse da “Revista Fórum” (Muito prazer, tou ouvindo falar de vocês agora) que escreveu essa notícia de forma tão tendenciosa? Como podem dizer que o RANKING ELEGE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO SE A ONG ANALISOU SÓ PAÍSES DA AMÉRICA LATINA? Vou só olhar para nossos estados vizinhos: em que dimensão paralela João Pessoa (a cidade é um ovo e super pacata) é uma das 10 cidades mais violentas do mundo? Mais violenta do que Natal, Recife, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo (sem nem olhar para cidades da Ásia, África, América do Norte, etc)…? E NATAL (minha cidade), por exemplo, é MAIS VIOLENTA DO QUE A CAPITAL DO HAITI??? Pessoal, por favor, leiam direito a notícia e tenham senso crítico. Não encham a internet de algo que, ao olhar mais grosseiro, é falacioso!

    Responda
    • Denizard janeiro 23, 12:57

      Por acaso, você já foi para a capital do Haiti para afirmar aquilo que falou? Bem capaz vc nunca tinha saido do seu país, pois acredito que quem viaja tem uma visão mais ampla do mundo. Para falar qualquer besteira tem que ter um conhecimento básico das coisas.

      Responda
    • César martinele abril 20, 17:50

      Você é burrinha viu, isso dai tá pela taxa total exponencial por 100mil/habitantes, fazendo a relação natal a sua cidade imunda aparece sim entre as mais violentas do mundo sim , é um absurdo 1.4 milhão de pessoas região metrpolitana dai de natal morrer 838 serhumanos por arma de fogo, arma branca o que for , é sim uma cidade violenta, concerteza , você deve tá morando na europa ou ta uzando muito baseado , pra não ver a realidade burrinha.

      Responda
      • Fabio Medeiros maio 4, 04:36

        Cesar, peco perdao pela intromissao… sou Natalense… Moro fora do pais e estou voltando amanha para minha linda cidade….

        Peco desculpas mais uma vez, mas voce parou para ler sua resposta a Julianny? Por um acaso os senhores pararam para pensar que o nordeste eh uma regiao relativamente pobre pq o governo nao faz nada?

        Desculpem minha ignorancia porque entendo de outros assuntos…. mas pelo leigo que sou e quase analfabeto, creio eu que a violencia na minha cidade e assim como no meu lindo pais, se debe ao fato de pessoas estudadas como vossa senhoria, atacarem (agredirem) as outras sem tentarem demonstrar sua forte opniao, contra a humilde opniao das outras pessoas que talvez sejam menos estudadas que o Sr., ou talvez tenham outro ponto de vista….

        Se vossa senhoria eh sabio o suficiente para analizar um conselho de um pobre natalense com pouco estudo, te digo que a sabedoria se passa com tranquilidade e amor….

        Nao creo que a agressao seja a melhor saida, pq se for…. talvez tua cidade seja a proxima a entrar no ranking…

        Responda
      • Fabio Medeiros maio 4, 04:42

        E…. desculpe minha falta de conhecimento da lingua portuguesa…. mas acho (apenas acho, nao tenho ctz) que o baseado que o Sr. se refere… seria uma analogia ao cigarro a base da canabis, sendo assim o cigarro nao se usa, se fuma…

        E um ultimo detalhe… se partimos do principio que uSuario se escreve com S, creo que o burrinha (uma forma ao meu ver muito groseeira de falar ignorante) nao eh a Juli…..

        ;)

        Abracao pai vei…

        Qd quizer ir de ferias (se tu tiver grana p ir la) e for visitar minha cidade, te apresentarei com todo prazer do mindo!

        Responda
  4. Elias Carneiro da Silva janeiro 22, 17:20

    É Complicado… não é computado dados com “o tipo” de morte, se foi acerto de contas de drogas ou se simplesmente o cara não gostou de uma buzinada, saiu do carro e deu um tiro.

    Responda
  5. Allyhh janeiro 22, 17:25

    estranho São Paulo e Rio de Janeiro não figurarem na lista… questionável os parâmetros usados… quem é brasileiro conhece a nossa realidade…

    Responda
    • Marcos Roberto Dos Santos janeiro 23, 12:01

      Tendo pessoas com a mentalidade desse Nicabugodonossor não vai figurar nunca.

      Responda
    • Paulo março 20, 22:46

      Os parâmetros usados chama-se PROPORÇÃO! Ex: 10 mortes numa cidade de 1 milhão de habitantes é muito mais grave que 20 mortes numa cidade de 11 milhões! Entendeu agora porque SP e RJ não são tão violentas como você supõe?

      Responda
    • André março 22, 21:28

      São Paulo e Rio de Janeiro tem um número de homicídio muito grande em valores absolutos mas a proporção pela população fica bem abaixo do que muitos lugares que se acham seguros
      Fora a mídia que informa de forma comercial, e até mesmo de forma preguiçosa, lembrando que a maioria dos profissionais estão neste eixo, logo as notícias costumam ser caseiras

      Responda
  6. Mousinho janeiro 22, 17:49

    Fiquei “surpreso” com Maceió. Não pretendo conhecer! moro no Piauí, um dos locais mais tranquilos do mundo.

    Responda
    • Pedro março 25, 15:24

      Mousinho, não é bem assim… Também moro no Piauí, e nossa capital ficou com uma taxa de 44.23 homicídios/100.000 hab, ficando entre o 28 e 29 lugares… parece que a pesquisa não foi tão ampla assim…

      Responda
  7. Stenio Venancio janeiro 22, 18:31

    A lista do link é de 2012… -.- Preste mais atenção antes de criticar.

    Responda
  8. Jr Vilela M janeiro 23, 13:48

    NA MORAL …A ONG DEVERIA ESTAR EMPENHADA EM DIMINUIR O INDICE LAH DO MÉXICO! O QUE ELA FAZ DIMINUIR ESSE ÍNDICE….?

    Responda
  9. Observa janeiro 23, 14:19

    São Paulo uma das piores cidades do mundo em qualidade de vida, uma das mais poluídas, de um povinho metido a besta é também umas das mais violentas.

    Responda
    • Paulo março 20, 22:49

      Tão lixo que vem gente de tudo que é lugar do país e do mundo viver aqui! Os dados deste levantamento só mostram a realidade que a imprensa distorce!

      Responda
    • Clóvis março 21, 08:02

      O que você está fazendo em São Paulo?Vá embora!Ninguêm sentira sua falta.

      Responda
    • Ricardão março 23, 23:02

      Porque será que os que não se conformam com os “Bolsa Miséria” distribuídos como curral eleitoral em outros estados vem morar aqui então?
      Não seria porque aqui se trabalha duro e graças a isto cerca de 1/4 de tudo que é produzido no país vem daqui?
      E o mais engraçado… Só voltam 6%…
      E São Paulo ainda é quem não presta?
      Acorda amigão, contra números não existem argumentos…
      São Paulo por si é uma nação!

      Responda
    • Edson Paulistano abril 15, 17:13

      Fiz uma avaliação de São Paulo em vários quesitos que compõe a chamada Qualidade de Vida:

      moradia —– razoável
      emprego —– ótimo
      segurança —– péssimo
      saúde —– bom
      cultura —– ótimo
      lazer —– ótimo
      transporte —– razoável
      educação —– ótimo
      meio-ambiente —– péssimo
      comércio e serviços —– ótimo

      Na média São Paulo recebe um BOM, por isso tantos mudam para cá, do interior, outros estados e até de outros países. Qualidade de vida não é só ter uma praia e um coqueiro, e não ter emprego, nem moradia nem cultura.

      Responda
    • Niu maio 26, 01:55

      “Povinho metido a besta”?.A besta de certo é aquele que generaliza, e que por falta de simpatia fica discutindo FLA x FLU de violência.

      Responda
  10. Observa janeiro 23, 15:10

    São Paulo uma das mais violentas do mundo ! Um lixo !

    Responda
    • Edson Paulistano abril 15, 16:50

      São Paulo pode ter defeitos. Mas é um dos melhores lugares do Brasil para se viver, caso contrário não viriam milhões e milhões do Brasil e do mundo todo viver aqui.

      Responda
  11. Bruno Bowmer janeiro 23, 22:57

    Pra vcs q falam mal do Rio: CHUPA!!!!! Hahahahaha não tá entre as 50 mais!!!!!

    Responda
  12. Elias Carneiro da Silva janeiro 24, 11:43

    com certeza, mas qual é na prática uma cidade mais violenta: uma cidade onde um pai de família morre por uma discussão no trânsitos, o que pode ter sido uma simples buzinada, e o outro chega já dando um tiro! (http://www.hojeemdia.com.br/minas/menina-de-7-anos-e-baleada-apos-pai-buzinar-no-transito-na-pampulha-1.203423).

    E do outro lado, em outra “cidade violenta” homem morre por dever ao tráfego.

    O ideal é ninguém morrer, Óbvio, mas prefiro morar em uma cidade onde ao menos a probabilidade de ser “morto de graça” é menor.

    Esse tipo de análise esse tipo de relatório não considerou.

    Responda
  13. Luciana Sampaio Moreira janeiro 27, 13:00

    Belo Horizonte está na lista mas o Rio de Janeiro não? Por que?

    Responda
    • KMK maio 27, 08:36

      Porque, se você reparar a população listada, estão considerando toda a região metropolitana de Belo Horizonte, que conta com cidades muito violentas mesmo, mas de população pequena. Imagino que ao considerarem a região metropolitana de Rio e São Paulo, o número de habitantes seja tão grande que faça com que a taxa de homicídios fique abaixo dos 30 per capita. Com certeza de observassem o número total de homicídios, Rio e SP apareceriam nessa lista. Ela chama a atenção para o problema, mas nos confunde pela forma como é apresentada.

      Responda
  14. Osvaldo Aires Bade janeiro 27, 14:20

    PROMOTOR DE JUSTIÇA FAZ APELO A LUCIANO CARTAXO: “PELO AMOR DE DEUS, PARE COM ESSAS FESTAS!” EM JP
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2014/01/promotor-de-justica-faz-apelo-luciano.html

    .

    Responda
  15. Glaucio Machado janeiro 27, 23:57

    Quando uma pesquisa é furada, pode ter certeza, o resultado é furado.
    Aracaju, talvez, daqui uns bons anos tenha 899 mil habitantes como diz a pesquisa do “Relatório Anual da ONG mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal”.
    Quer dizer que já somos quase uma Maceió? rssssss
    A tão alardeada pesquisa que fala das 50 cidades mais violentas do mundo, nasceu furada ao se tratar de Aju, afinal, a estimativa para 2013 é de (ainda) 614 mil habitantes e para chegar aos 899 mil da pesquisa, só se levar em conta a “Grande Aracaju”, mas, neste caso, deveriam considerar as regiões metropolitanas, como por exemplo a “região metropolitana de Maceió”, que tem 1 milhão e 900 mil habitantes. Ou seja, não se faz pesquisa com pesos e medidas diferentes…

    O pior é a mídia que não confere os resultados e sai por aí alardeando…
    Haja paciência socio-metodológica, sabe?????????

    Responda
    • Crica Eeeep março 17, 01:47

      Realmente: pesquisa furada, todo o jeito de tendenciosa e com intenções (talvez) de pintar um retrato muito ruim e assustador do Brasil, pois alguns desses lugares vão sediar jogos da copa 2014. Só não entendi o Rio de Janeiro estar de fora, aí é que a pesquisa perde totalmente o compromisso com a verdade. E quanto a São Paulo, não sou paulistana, sou do Sul, mas já fui várias vezes a São Paulo para ir a shows, exposições de arte, compras e até mesmo só para passear pelos seus lindos espaços de lazer cultural, e nunca fui assaltada, nem abordada nem nada! Foram viagens maravilhosas e eu recomendo para todo mundo: curtam a cultura paulistana, faz um bem danado para a vida da gente!!!!!

      Responda
  16. Yuri fevereiro 14, 17:39

    Neto, tenho certeza que não tem ninguém do pt administrando alguma cidade. Lá bandido não pode ser prefeito.

    Responda
  17. Domingos Cavalcante Silva fevereiro 20, 13:52

    Obrigado pela dica!

    Responda
  18. humboldt março 16, 23:32

    Eles utilizaram regiao metropolitana, por isso as capitais do NE parecem tao populosas, por exemplo vitoria aparece com 57 mas na verdade é uma das menos violentas só a ilha, o problema é cariacica e Serra

    Responda
    • copa 2014 março 24, 01:59

      Concordo. Vitória é um ovo. Onde o bicho pega é serra, carícia , Viana e vila velha.

      Responda
  19. Crica Eeeep março 17, 01:57

    pessoal, para de falar mal de São Paulo, eu já fui pra lá várias vezes, para ir a shows, museus, pontos turísticos, shoppings, rua 25 de março inclusive, andei bastante a pé, dei bandeira que sou do sul com esse meu sotaque leite quente, e nunca me aconteceu nada de mal em Sampa, só alegria, cultura e diversão! Vão pra Sampa passear que eu recomendo! Um banho de cultura. Ah, as pessoas foram gentis no trânsito e tudo!
    E os taxistas levavam-nos aos lugares direitinho, sem enrolar!
    Já no Rio de Janeiro, as pessoas foram rudes e mal-educadas comigo quando pedi informações, tive que correr para não roubarem minha câmera, e num barzinho me disseram que sulista não sabe de nada! Pode isso?!

    Responda
  20. Guilherme março 23, 14:58

    Incrível + 95% das cidades são do continente Americano!! ÁSIA, OCEANIA e EUROPA não aparecem.

    Responda
    • Eliezer março 24, 14:27

      Pois é, a violência está endêmica mesmo no continente americano. Em nações mais civilizadas como as da Europa e Oceania a violência é baíxissima. Na Ásia, apesar de haver muitos países pobres, até mais que na América, a cultura, os costumes e princialmente as leis severas lá existentes (dos mulçumanos, por exemplo) evitam muito a ocorrência de crimes como temos aqui.

      Responda
  21. sergio março 24, 02:59

    Foram 16 as brasileiras, mais que as de outras nacao. Parem de discuti e lutem por um Brasil melhor.

    Responda
  22. Fey março 24, 18:45

    Não deve-se estranhar o fato de São Paulo não aparecer na lista..

    Em termos de números absolutos, o estado de São Paulo é, sem dúvida, o líder. Basta olhar o link abaixo..

    https://www.deepask.com/goes?page=Estados-sao-confrontados-pelo-numero-de-homicidio

    Contudo, seria injusto olhar somente este número. São Paulo também é o estado mais populoso do Brasil. Assim, para fazer uma comparação justa, é necessário olhar para o índice de homicídios, ou seja, a quantidade de homicídios cometidos para cada 100 mil habitantes. Nesse caso, fica evidente que São Paulo é o segundo estado mais seguro do Brasil.

    https://www.deepask.com/goes?page=Estados-sao-confrontados-pelo-indice-de-homicidio

    Não é que a criminalidade tenha diminuído. Simplesmente está mudando de lugar e migrando para o Nordeste…

    Responda
  23. Alexandre março 24, 22:13

    Não se deve estranhar o fato de São Paulo não aparecer na lista..

    Em termos de números absolutos, o estado de São Paulo é, sem dúvida, o líder. Contudo, seria injusto olhar somente este número. São Paulo também é o estado mais populoso do Brasil. Assim, para fazer uma comparação justa, é necessário olhar para o índice de homicídios, ou seja, a quantidade de homicídios cometidos para cada 100 mil habitantes. Nesse caso, fica evidente que São Paulo é o segundo estado mais seguro do Brasil.

    https://www.deepask.com/goes?page=Estados-sao-confrontados-pelo-indice-de-homicidio

    Não é que a criminalidade tenha diminuído. Simplesmente está mudando de lugar e migrando para o Nordeste…

    Responda
  24. Fey março 24, 22:15

    Em termos de números absolutos, o estado de São Paulo é, sem dúvida, o líder. Contudo, seria injusto olhar somente este número. São Paulo também é o estado mais populoso do Brasil. Assim, para fazer uma comparação justa, é necessário olhar para o índice de homicídios, ou seja, a quantidade de homicídios cometidos para cada 100 mil habitantes. Nesse caso, fica evidente que São Paulo é o segundo estado mais seguro do Brasil (https://www.deepask.com/goes?page=Estados-sao-confrontados-pelo-indice-de-homicidio)

    Responda
  25. Joao da Silva março 25, 07:20

    Só pra ficar na letra K: onde estão Kabul, Karachi e Kandahar?

    De confio muito da veracidade deste ranking. Dá pra pensar em candidatas naturais por todo o alfabeto.

    Responda
  26. Assis Junior março 25, 09:09

    Retrato da falta de educação e de dignidade da pessoa humana.

    Responda
  27. pedro março 25, 18:22

    Ai ai ai… ma tudo vira partida de futebol… as pessoas ofendendo as outras por causa de dados numéricos que pouco traduzem a realidade, ainda mais na terra do faz de conta chamada brasil.. tá tudo uma bosta galera.. sempre esteve caiam na real

    Responda
  28. EDISON março 25, 18:39

    Acredito que não importa qual cidade brasileira está fora ou dentro dessa mal explicada lista. O fato é que existem cidades brasileiras nela e isso sim é uma vergonha para nós brasileiros que trabalhamos mais de 5 meses por ano para sustentar a máquina governamental.

    Responda
  29. Sergio Cruz março 26, 00:24

    São Paulo é violenta, mas não é uma das 16 cidades brasileiras mais violentas. Muitas capitais. Sabe porquê?

    Vc pode até não gostar, mas aqui tem uma PM eficiente. Sabe

    Pesquisa da FGV mostra que 65,8% dos presos foram detidos no mesmo dia do crime e aponta para falhas na investigação policial no Estado.
    25 de março de 2014

    Responda
  30. Sergio Cruz março 26, 00:27

    São Paulo é violenta mas não é uma das 16 cidades mais violentas. Sabe porque? Vc pode até não gostar, mas aqui a PM é eficiente. Ou será que a FGV errou? Pesquisa da FGV mostra que 65,8% dos presos foram detidos no mesmo dia do crime e aponta para falhas na investigação policial no Estado. Quem prendeu? PM.

    Responda
  31. Fabio março 26, 10:23

    Incrível o Rio e São Paulo são cidades dormitório. Podem andar nas ruas tranquilamente, violência só na TV.

    Responda
  32. Carla março 26, 13:56

    Que graça!!! Um bando de adultos brigando como no jardim de infância… “Tia Pedro falou que minha cidade é mais violenta que a dele!!!” Valei-me Jesus Cristo!!! Grande contribuição!!!

    Responda
  33. celeste abril 24, 21:41

    Gente e as mortes entre eles,os bandidos….

    Responda
  34. Aaru agosto 26, 01:47

    numero absoluto é uma coisa….numero relativo é outra…..se a coleta de dados estiver certa, então AL=64/100.000 SP=11/100.000 BRA=29/100.000 (dados de 2012)

    Responda
Visualizar Comentários

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com*

Fórum Semanal

Publicidade

Publicidade

Livraria

Apoiadores

Publicidade

Facebook

Newsletter: