Dia Internacional da mulher branca

Revista Fórum
março 6, 2014 19:00

Dia Internacional da mulher branca

Texto critica publicidade da Riachuelo: “A mulher brasileira padrão, essa do comercial, corresponde exatamente ao padrão médio da brasileira, afinal, somos majoritariamente brancas, loiras, com traços faciais finos e tão magras e altas como sílfides mitológicas. Uai, não somos?”

Por Zaíra Pires, no Blogueiras Negras

(Foto: Reprodução/Riachuelo)

(Foto: Reprodução/Riachuelo)

Mais um 8 de março se aproxima e recebemos aquela enxurrada de chorume em nossas existências femininas nos “homenageando” por sermos delicadas, amorosas, resilientes, submissas, mães, esposas, damas na sociedade e amantes ardentes entre quatro paredes.

Todo esse repentino amor tem hora pra começar e acabar, durando o tempo do mês de março, da semana do 8 ou só desse dia mesmo, de acordo com o tanto de baboseira que cada um consegue produzir.

Nesse sentido, as mulheres homenageadas são sempre as mesmas: brancas, jovens, magras, ocidentais, cristãs e cisgêneras.

E para não perder o costume, nós, as pretas neuróticas, recalcadas, mal amadas e que veem racismo em tudo, vamos direcionar nossa crítica destrutiva ao bode expiatório da vez: a Riachuelo e sua campanha pela Semana da Mulher Brasileira 2014 (leiam ironia nas minhas palavras, por favor).

Como podemos ver no vídeo, a mulher brasileira padrão, essa do comercial, corresponde exatamente ao padrão médio da brasileira, afinal, somos majoritariamente brancas, loiras, com traços faciais finos e tão magras e altas como sílfides mitológicas. Uai, não somos?

E então que a presença negra no comercial é de uma mão que serve. Um corpo sem cara, que não consome, não tem vontades, sequer existe, apenas serve. Uma sombra semivivente que só se presta a apoiar a existência da sua senhora.

Sim, porque a mulher que deve ser homenageada na semana da mulher é aquela branca que trabalha fora, independente, bem resolvida, que limpa a casa, cuida dos filhos, serve ao seu marido e sempre está com as unhas feitas e a depilação em dia. Essa é uma super mulher que consegue viver seus rompantes de modernidade sem deixar de lado suas obrigações femininas. Essa merece ser louvada e ganhar um desconto nas compras da semana por cumprir suas funções com tanto esmero.

A preta que sustenta a família com seu salário do subemprego, que enfrenta 5 horas de ônibus sujeita a abuso sexual, que vê seu filho ser morto pela polícia, que morre por complicações aborto inseguro, que está fadada ao serviço doméstico desde sempre como se isso fosse inerente à sua existência, que suporta as investidas sexuais do patrão e do filho do patrão para não perder o sustento dos seus, que é a principal vítima de negligência na saúde pública, que deixa seus filhos sozinhos em casa pra cuidar dos filhos da patroa branca, que é a maioria entre as trabalhadoras do sexo, que não completa os anos básicos de estudo porque precisa sair para trabalhar, que tem que se virar em quinze para viver e ainda manter o sorriso no rosto, essa não merece as homenagens desse dia.

Na verdade essa mulher é a serviçal que deve se alegrar por ter a honra de ver seus braços pretos aparecerem na televisão.

Afinal, o que a Riachuelo nos diz com esse filme, e o que muitas outras nos dirão nessa semana, é que mulher negra consumidora é paradoxo, e já que ela não existe, porque deveria ser representada numa propaganda? Quem disse que preta tem dinheiro? Quem disse que preta compra alguma coisa? Quem disse que preta entende de publicidade?

Pois estamos aqui, consumidoras, pensadoras, cidadãs, formadoras de opinião, dizendo que esse comercial não nos representa. Durmam com esse barulho!

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Revista Fórum
março 6, 2014 19:00
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5 Comentários

  1. Lojas Riachuelo março 11, 15:56

    A campanha “Semana da Mulher Brasileira” é uma promoção da Riachuelo que ocorre durante a semana do Dia Internacional da Mulher. É uma forma de homenagear, através de ofertas especiais (leve 4 e pague somente por 3 peças), a todas as mulheres do Brasil. Todas. Sem distinção de cor, credo, posição política ou opção sexual.

    O filme intitulado como Sombras, veiculado no YouTube retrata de forma artística todos os mistérios, encantos e força da mulher brasileira. Trata-se de uma peça com narrativa cíclica e personagem única. Essa personagem não é real: ela é gráfica, os braços pintados de negro saem por seu corpo, se tornam múltiplos e se expandem, buscando o que ela deseja e sentindo-se confiante. A cor preta foi escolhida para gerar impacto visual e em alguns momentos para ilustrar a própria sombra da personagem. O branco (vontade) e a sombra (realização, materialização) se mesclam e se complementam sem dualidades em uma peça de refinada estética visual.

    Vale salientar que, este filme está sendo veiculado na Internet desde 2013. Porém, este ano, para nossa surpresa, alguns internautas interpretaram que o mesmo caracterizava, ou estimulava, apologia ao racismo. Isso nos causou enorme estranheza e desconforto. A Riachuelo, em hipótese alguma, estimula, fomenta ou faz apologia a qualquer tipo de discriminação. A missão da Riachuelo é clara: democratizar o acesso ao universo da moda a todas as camadas da sociedade brasileira. Nosso slogan reforça isso: “Patrocinadora Oficial da Moda com Preço Justo”. Ela trabalha com pessoas e não com raça, cor, sexo, idade e etc.

    A agência Big Man responsável pela campanha, tem no seu currículo campanhas como Dia dos Namorados com Seu Jorge, Dia dos Pais com o Anderson Silva, bem como contratação de modelos negras.

    Em respeito às pessoas que, de alguma forma, não compreenderam o conceito e o contexto do filme e se sentiram ofendidas por esta campanha, o filme foi retirado do ar e gostaríamos de reafirmar: a Riachuelo nunca faria ou promoveria atos que estimulassem, direta ou indiretamente, qualquer tipo de ação discriminatória. A empresa repudia qualquer manifestação de racismo.

    Ética, responsabilidade e respeito a nossos clientes são pilares básicos da empresa. E destes valores, a Riachuelo não abre mão.

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    • claudio opazo abril 21, 08:09

      vcs teriam coragem de comemorar o dia da conciencia negra fazendo uma propaganda só com modelos negras???

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      • Socorro Haber junho 9, 21:41

        Quando vamos comemorar o DIA DA MULHER BRANCA? AMARELA e MARROM? pq a BanDILMÁ, colocou no calendário o dia 25 de julho o dia da mulher negra…. e nos de outras cores não temos DIREITOS? PQ? isso não é racismo não? SER BRANCO É crime? Palhaçada!

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  2. AMS abril 21, 16:43

    A crítica da Zaíra faz sentido. Esse papo de contraste, impacto visual, etc é só “conversê” para tentar justificar a mancada criativa. De uma negra no primeiro plano para umas “mãozinhas brancas” no segundo também gerariam impacto. Ou resumindo: “NÃO FODE AGÊNCIA”.

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  3. Socorro Haber junho 9, 21:38

    Quando vamos comemorar o DIA DA MULHER BRANCA? AMARELA e MARROM? pq a BanDILMÁ, colocou no calendário o dia 25 de julho o dia da mulher negra…. e nos de outras cores não temos DIREITOS? PQ? isso não é racismo não?Ser BRANCO É CRIME? PALHAÇADA!

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