Site registra abandono e obras embargadas de São Paulo

Hospital Itatiaia em São Paulo, abandonado há anos. Foto: Blog São Paulo Antiga Quem vive em São Paulo...

Hospital Itatiaia em São Paulo, abandonado há anos. Foto: Blog São Paulo Antiga

Quem vive em São Paulo se depara com diversos prédios, ruas e monumentos abandonados. Sem contar obras inacabadas, muitas vezes embargadas, porque não foram seguidas leis de zoneamento. É o caso do Hospital Itatiaia, abandonado na zona oeste da capital paulista. Este e muitos outros casos  na cidade estão no site São Paulo Antiga. Qualquer pessoa pode enviar uma denúncia.

Conheci o site pelo blog da Raquel Rolnik, e, como ela, achei muito interessante e decidi reproduzir.  “É muito triste quando tomamos conhecimento de que o Brasil possui um enorme déficit de habitações e verificamos que só na cidade de São Paulo existem inúmeros imóveis abandonados, entregues a degradação do tempo”, diz os organizadores. No caso do hospital citado no início deste post, é pior ainda, pois faltam leitos na cidade.

A ideia do São Paulo Antiga nasceu do site português Lisboa Abandonada e do argentino Basta de Demoler. No início do projeto no ano passado, chamava-se São Paulo Abandonada, mas os idealizadores decidiram ampliar a proposta. O site reúne também imagens antes e depois, como, por exemplo, a Rua Santo Amaro em 1927 e em 2010. Dá pra ver como São Paulo mudou.

“A cidade de São Paulo vem sofrendo constantes transformações e pouca preservação”, avalia o site. A primeira mudança drástica fora a perda do seu aspecto colonial quando no auge do ciclo cafeeiro, em nome do progresso, achou-se por bem demolir praticamente uma cidade e construir uma outra com ares mais europeus. Esta “nova” cidade também não resistiu e praticamente muito pouco ainda resta para contar a história.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.




Join the Conversation

1 comment

  1. Douglas Nascimento Responder

    Adriana,

    Fiquei lisonjeado com a lembrança ao nosso São Paulo Antiga aqui no Blog das Cidades.

    Att

    Douglas
    Editor – São Paulo Antiga