Um excelente vídeo didático sobre A Privataria Tucana

Acabo de receber por email o link do vídeo que segue abaixo. É uma aula sobre a o livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr. Estive na histórica entrevista do lançamento, de onde boas partes das falas do autor foram extraídas. E li...

Acabo de receber por email o link do vídeo que segue abaixo. É uma aula sobre a o livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr. Estive na histórica entrevista do lançamento, de onde boas partes das falas do autor foram extraídas. E li o livro duas vezes. Mas quero dizer pra vocês, o vídeo me ajuda a entender e explicar melhor o que aconteceu naquele período.

Ele é relativamente longo para internet, tem doze minutos, mas deveria se tornar matérial didático para aulas de história do Brasil. Faz o debate sobre um período importante do nosso tempo e revela de maneira muito direta e, com base em documentos, como o patrimônio público nacional foi dilapidado.

Evidente que tem cunho eleitoral, provavelmente foi feito por um grupo que quer derrotar Serra. O que aliás, cá pra nós, é absolutamente compreensível. Mas é trabalho que merece ser guardado para além dessa disputa paulistana. Ser visto, replicado e discutido. Afinal, o país perdeu muito com aquela ação.

A Privataria Tucana também pode ser entendida no livro O Brasil Privatizado, do saudoso Aloysio Biondi. De alguma forma este vídeo completa a coleção sobre o tema.


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



No artigo

Comentários

15 comments

  1. João Carlos Responder

    Rovai, o Malafaia está dizendo no twitter coisas que dá a entender que ele gravou e vai passar na TV programas atacando Haddad, já não se contenta mais com o youtube.

    Veja o que ele está dizendo no twitter dele.

    Por favor, comunique o pessoal da campanha do Haddad e denuncie este fato também, vai ser um uso muito grave de uma concessão pública em uma campanha eleitoral.

    Obrigado.

  2. Marcio Responder

    Muito bom! Espero que mais pessoas tomem a pílula ver e acorde da “midiatrix”

  3. Jorge Artur Canfield Floriani Responder

    Feio, Muito Feio!

  4. Helder Responder

    Porque esse ‘bando’ se quer é investigado? É revoltante tudo isso, os documentos estão aí.

    1. Maria Responder

      Eu desconfio absolutamente de todas as instituiçãoes públicas que deveriam fazer o serviço de proteção ao que é público. É essa a razão de não se investigar a privataria. Quem sabe sobre os números são os engenheiros e alguns administradores que viveram essa época. Os crápulas contam com o esquecimento e a manipulação de dados. Para quem conhece os dados, e suponho que nem tudo está no livro, foi assalto à mão desarmada, mesmo. E pensar que uns peputadinhos estavam lá, vendo, assinando, e nem trouxeram os dados para o grande público, alguns por que nem conheciam matemática mesmo.

    2. Ricardo Responder

      Calma rapaz, uma coisa de cada vez.
      MP entrou agora com acusação contra o Lula, nosso excelentíssimo Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa já deu seu parecer dizendo que quer ver o “mensalão tucano” andando.

  5. Francisco Mendes Responder

    Opções de leitura para A Privataria Tucana:

    (1) em EPUB (192 KB)
    (2) em PDF (613 KB)

  6. Romanelli Responder

    UAI, a quem respondeu e responde a PF ? Pq não investigaram e/ou investigam ?

    Com a palavra DILMA, e antes dela, LULA

  7. jair da silva Responder

    Infelizmente esse tucanos/ladrões não tem mensalão e nem CPI…proibida lá atrás quando presidida pelo Sen Amir Lando lá pelo anos 94…e agora apesar do esforço do Dep Protogenos , essa bandidagem é blindada,e apesar de vasta documentação não vão pra cadeia pelo contrário ainda ganham premios lá fora…FHC e US 1 milhão dado esse inicio de ano/2012…

    1. Hans Ribentrop Responder

      E agora? Todas estas mensagens sobre os tucanos e vendo o PT envolvido em desvio de “pequenas” fortunas na Petrobrás e no mensalão. Veja só o dinheiro corrompe até os mais altruístas, mas a patuleia vai defender os socialistas até o último momento! O trabalho de lavagem cerebral foi bem feiito

  8. Messias Franca de Macedo Responder

    BOMBA?! NÃO. UM MÍSSEL! ENTENDA O MENSALÃO DO NETO DO MALVADEZA, SEGUNDO A ‘veja’!

    ###################################

    Campanha de *Neto corre a cuia em SP
    por Samuel Celestino – jornalista de ‘A Tarde’ e responsável pelo blog ‘Bahia Notícias’, Salvador, Bahia
    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/
    Terça, 16 de Outubro de 2012 – 14:13
    *ACMalvadeza Neto, aliado do (S)erra e do mesmo ex-partido do DEMÓstenes Torres &$ do José Roberto Arruda &$ do aGRIPEno [Suína] Maia entre outras figuras notáveis (sic) da política ‘nacioná!…

    A coluna de Lauro Jardim [“da ‘veja’” – adendo nosso] no UOL dá conta de que a campanha eleitoral em segundo turno em Salvador subiu de preço, e gastos, que começam a atingir ACM Neto. Por ora, Nelson Pelegrino (PT) viaja em céu de brigadeiro. De acordo com Jardim, o presidente nacional do DEM, José Agripino, foi a São Paulo com uma missão específica: correr a cuia para obter recursos e revitalizar a campanha de Neto. De acordo com o TSE, a campanha do democrata arrecadou R$ 4,3 milhões e já gastou R$ 3,7 milhões. O embate soteropolitano demanda recursos elevados e o dinheiro não pode faltar até o último dia de campanha.

    Que país da hipocrisia é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas e Babacas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  9. Messias Franca de Macedo Responder

    AÇÃO PENAL 536. ENTENDA

    … [Sala do Júri] Por volta das 18h20 (17/10/12), o ministro do STF, Joaquim Barbosa, leu o, digamos, preâmbulo do MENSALÃO tucanoDEMoníaco mineiro, afirmando que o esquema denominado de ‘Valerioduto’ teve origem neste episódio sob os auspícios do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (*PSDB-MG), atualmente senador da República! [atualmente, senador?! Indignação e espanto nossos!] No relato, o ministro Joaquim Barbosa informou que os crimes perpetrados nas Alterosas [de Aécio ‘Never’ – adendo nosso!] pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) constam num processo em curso naquela Corte, correspondente à AÇÃO PENAL de número 536!

    *EM TEMPO: (S)erra, ô (S)erra, “as suas batatas e as da sua ‘tchurma’ estão sendo assadas!”… “Já estão dourando!”, diria um chef de cozinha… De uma penitenciária de segurança máxima!…

    RESCALDO: será que a diligente ‘RouboNews’ irá televisionar, ao vivo e a cores, o julgamento do mensalão?! [o mensalão do PSDB, segundo o ministro Joaquim Barbosa, o relator da AÇÃO PENAL 536, nascedouro do ‘Valerioduto’]…

    Quem (sobre)viver assistirá! Ou não! Das duas, uma! Plim, plim!…

    SUGESTÃO: a TV Record e/ou a TV Bandeirantes e/ou o SBT poderia(m) adquirir os direitos autorais e transmitir ao vivo as sessões do STF durante o período do julgamento do século(!): o que tratará da condenação (sic) dos réus tucanoDEMoníacos do MENSALÃO do nefasto e famigerado consórcio criminoso PSDB/DEMo!

    AVISO AOS TELESPECTADORES: reservem um bom estoque de iguarias e bebidas: a programação promete! “Ô, e se promete!”… ‘Domínio do fato crível, plausível…’ [RISOS]

    República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela…
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  10. Messias Franca de Macedo Responder

    As entrevistas de José Serra e Fernando Haddad à CBN
    publicado em http://www.viomundo.com.br/politica/as-entrevistas-de-jose-serra-e-fernando-haddad-a-cbn.html/comment-page-1#comment-383321
    em 17 de outubro de 2012 às 17:48´

    NOTA: o ínclito, competente, democrata e impávido jornalista brasileiro Luiz Carlos Azenha recomenda comparar as duas entrevistas! O matuto enxerido assistiu, comparou e também recomenda!

    … Ainda tem eleitor indeciso na cidade de São Paulo?!… ‘No kidding’! [“Não brinque”!]

    Daqui do sertão/agreste baiano já vislumbro o pós-*Dilma 2019: Fernando Haddad presidente!
    *Dilma Rousseff, A Magnífica! ‘O poste’ segundo o PIG! [RISOS]

    EM TEMPO: daqui a algumas horas (sic), a “grande” mídia nativa vai acusar o eterno presidente Luis Inácio Lula da Silva de ter se tornado ‘um megaempresário da construção civil de postes’! [de novo, RISOS]

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao estadista Fernando Haddad! Civilidade, competência, ética, responsabilidade, sensibilidade e compromisso social, sapiência…
    Bahia, Feira de Santana [torcendo pela vitória do Haddad!]
    Messias Franca de Macedo

  11. Rodolfo Abreu Responder

    Sim, ainda muito indisposto quanto ao que fazer se já sabemos, o que se faz?

  12. wilson Responder

    Sou ex-funcionário da Eletropaulo, votei no Sr. Mario Covas, na 1º eleição que disputou para o Governo do Estado de São Paulo, pois disse durante a campanha eleitoral que não ia privatizaria a Empresa. Quando foi eleito, um dos primeiros atos do Governador Mario Covas, foi tocar a prvatização da Estatal Eletropaulo. Depois disso, que que não sou a favor do “voto nulo ou branco”, quando fica um candidato do PSDB, “anulo ou voto em branco”.