Genoino e uma história a defender - Blog do Rovai

Genoino e uma história a defender

Em 1985, estudava na Metodista de SBC. Era um guri de 17 anos que acabava de subir a serra cheio de brilho nos olhos. Não era petista, peemedebista, comunista. Só queria ser jornalista, porque sonhava em mudar o mundo. Mas ao mesmo tempo não...

Em 1985, estudava na Metodista de SBC. Era um guri de 17 anos que acabava de subir a serra cheio de brilho nos olhos. Não era petista, peemedebista, comunista. Só queria ser jornalista, porque sonhava em mudar o mundo. Mas ao mesmo tempo não era um radical tradicional. Achava muito boa a eleição de Tancredo pelo Colégio Eleitoral.

Genoino não pensava como eu. E eu mal sabia quem era o Genoino.

Mas junto com um amigo fiquei encarregado de esperá-lo para uma palestra na porta de entrada do estacionamento da faculdade. Ele iria lá para um debate sobre conjuntura política. Cá entre nós, ver um deputado de esquerda falar de conjuntura política em 1985 era algo muito interessante.

Eu mal sabia o que era conjuntura política. Era um garoto de praia que gostava de política. Então, imaginava que aquilo tinha muito a ver comigo.

Aliás, eu usava calças de cores vibrantes (estilo new wave) e sandálias de couro compradas na barraca do pai do Pixoxó, lá na Feira de Artesanato de Praia Grande, onde a renda de uma barraquinha mantida em sociedade com dona Clô ajudou a me levar a uma faculdade.

Mas o que tudo isso tem a ver com o Genoino? Recordo-me daquele homem de cara vincada, com típicos traços de nordestino, de sertanejo, se anunciando na portaria da Metodista para o guarda que fazia a segurança da entrada.

E lembro-me daquele garoto de 17 anos chegando ao guarda para dizer que aquele senhor era um deputado federal e estava autorizado a entrar pela direção da faculdade para dar uma palestra.

O guarda olhou de cima em baixo para aquele homem simples, de camisa e calça jeans, que dirigia um passat vermelho, ano 78, meia boca. E olhou para o outro  lado, onde estava o moleque que dizia ter a “autorização”. Olhou, olhou e deu o veredicto. “Eu não autorizo entrar sem o diretor vir aqui. Nunca vi deputado dirigindo um  Passat desses.”

Genoino mostrou a carteira de deputado. E nada… Eu argumentei que poderia trazer a autorização por escrito. E nada. Na época não havia celular. Genoino me pediu, então, pra subir no carro. E acelerou o carro subindo a rampa da Metodista, deixando o guarda meio perdido sem saber o que fazer.

Quando ele estacionou e os estudantes viram de quem se tratava, em minutos já estava cercado por dezenas de professores e alunos. E também pelo diretor que pediu pro segurança que havia nos seguido voltar para o seu posto.

Aquele encontro marcou minha vida estudantil. Me aproximei do grupo que fazia política na corrente chamada Caminhando e encontrei o deputado petista algumas outras vezes.

Genoino sempre me impressionou pelas opiniões fortes, a coragem pra enfrentar polêmicas e a altivez.

Infelizmente, este Genoino parecia ter submergido com o furacão de 2005 e a crise do Mensalão. Na verdade, parecia já ter sido engolido em 2002, quando foi candidato ao governo de São Paulo e caiu na armadilha de fazer uma campanha bastante conservadora para tentar derrotar Alckmin.

Hoje o vi na televisão tomando posse para o seu sétimo mandato,  após uma condenação pelo STF que pode levá-lo a cumprir seis anos e onze meses de prisão, mesmo que em regime semi-aberto.

Ele podia estar destruído, mas me pareceu altaneiro. Deu uma coletiva, falando de forma firme e clara frases como: “Tenho a consciência serena e tranquila dos inocentes” e “espero que a verdade apareça mais cedo ou mais tarde”.

Resgatando a velha forma, parece que Genoino decidiu não desistir e entregar os pontos. É importante que uma pessoa com a história dele e que foi decisivo para pessoas de diferentes gerações, não se conforme em passar para a história como um bandido.

Bandidos desfilam por aí sem se preocupar com a história. Genoino tem uma história a defender. E o país precisa que ele assim o faça.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

33 comments

  1. Daci Responder

    Rovai, muito bom saber dessa sua passagem na vida e que muitos que falam do Genuino não o conhecem… nos ultimos meses do ano passado estive em eventos em que ele estava e fiquei feliz de ver que ele não mudou, continua o mesmo homem simples e tudo mais que sabemos!
    Eu gargalhei lendo seu texto com o caso do guarda… é assim mesmo!

    Valeu Rovai um bom 2013 pra vc e sua familia

  2. geanete lavorato franco Responder

    Me emocionei ao ler seu texto pq realmente está sendo dificil ver pessoas nas quais depositamos nossas expectativas prá um Brasil melhor serem axincalhadas, condenadas…e sem muita luz no fim do túnel…

  3. william mendes Responder

    Olá Rovai, como vai?

    Bom 2013 a todos nós progressistas!

    Belo texto! Me emocionei.

    Abraços, William Mendes

  4. Marotta Responder

    Uma questão que me atormenta, a qual solicito se possível uma resposta, pois como leigo, estou confuso com politicos tomando posse com tornozeleiras e outros assumindo comandos do Poder Legislativo. Sei que há possibilidade de um juiz decretar prisão a uma pessoa em julgamento ainda não concluido se houver convencimento de que a liberdade do réu está trazendo um “prejuízo”.
    Vejo o Parlamento dando poder em nome do povo á réus. Esses, deveriam como exemplifiquei, serem presos. Uma ordem de prisão monocrática do STF. É o Poder da Justiça!
    Sou leigo mas sei certas diferenças entre o certo e o errado e vejo claramente a possibilidade de quantas fatos concretos e irreversíveis poderão esses políticos condenados fazer dentro do Legislativo, Casa do Povo, que serão irreversíveis nos seus prejuízos. Aliás eles mesmos dizem publicamente que poderão fazer politicamente ataques e armações contra o Poder Judiciário. Que coisa é essa? Por que não recebem ordem de prisão preventiva até que saia o Acordão. Assim Genoíno o Cândido, se explicará melhor, falando dentro dos seus limites imposto por seus delitos, e não dentro da Casa do Povo, remunerado e bem instalado as custas do meu dinheiro arrecadado das formas mais grotescas, fazendo o Tempo da Derrama ou do Quinto parecerem contos de Fadas.

    1. Andrea Loparic Responder

      Olhe, Marota, vou te responder presumindo que você assim fala por ignorar a realidade. O fato de que Genoino foi condenado está muito longe de significar que ele é culpado. O dito tribunal que o condenou é o mesmo que deixa solto Carlinhos Cachoeira, Daniel Dantas, o mesmo que não leva adiante processos anteriores ao do PT, como o dito “mensalão” do PSDB, o mesmo que tem membros dos quais existem videos na internet mostrando familiares recebendo propinas para eles “protegerem” corruptos. Por outro lado, nossa Constituição é muito clara: nenhuma instância, salvo a Câmara dos Deputados, ou seja, os legítimos representantes eleitos pelo povo, tem poder para cassar deputados. O membro do STF que se arroga o direito de cassar deputados está ferindo a Constituição, portanto, prevaricando, pois a função para qual é pago por nós todos é exatamente de preservar a Constituição ( estou falando do dinheiro que lhes é destinado por vias regulares, não de possíveis agrados). Ao contrário, durante seis legislaturas, Genoino foi um deputado com avaliação máxima, é um homem probo, culto e digno a quem os brasileiros muito devem. No Congresso ele só irá levantar o nível da nossa representação. Você pode rever seus parâmetros lendo melhores jornalistas e se informando mais sobre a recente história da nossa republica. Boa sorte em 2013.

      1. Dea Conti Responder

        Grande Andrea! Estamos juntas e na defesa de Genoino.

        Marota, sabe o que te confunde? É essa mídia dominante, que está aí para nos emburrecer. Não há espaço para o contraditório. Marota, no jornal Folha de S. Paulo de amanhã (domingo, 06/01/2013) haverá um artigo do Jânio de Freitas sobre Genoino. Leia! Jânio de Freitas segue sendo um dos pouquíssimos bons jornalistas que ainda tem espaço na Imprensa “oficial”.

        Ótimo 2013!

  5. sonia dugaich Responder

    conheci o genoino nas andanças do pt, a ultima vez que o vi,pessoalmente, ele tava desaparecido na moita, eu tinha ido pra cidade fazer compras e vi uma passeata, e la tava ele com a nossa bandeira na mao, eu nao sou de chorar nao, mas nao contive abri um berreiro no meio da rua , ele me olhou com aqueles olhos doces, me abraçou como os velhos amigos fazem e continuou na frente da passeata em apoio a eleição de dilma

  6. Yvy Responder

    Ola Rovai! Pela manhã retuitei sem ler tempo curto. É gosto do que você escreve e penso igual Willian emociona… Parabéns !

  7. Conceição Rezende Responder

    Parabéns Rovaí! Um jornalista honesto está valendo ouro nos dias atuais. Você é um deles!

  8. Alice Garcez Responder

    Me emocionei com o belíssimo texto. Conhecí Genoino nesta mesma época, quando veio a Jacareí e eu fiquei encarregada de encontrá-lo na entrada da cidade, para levá-lo até a sede do Diretório do PT. Imaginei ver um homem cheio de pose, num carrão, e fiquei plantada por quase 1 hora no local combinado. Como ele não chegava, resolví voltar ao Diretório… Quando passo pela Praça dos 3 Poderes (sim, nós temos uma…rsrs), ao parar num sempáforo próximo ao Fórum, me deparo com o Genoino, apoiado sobre o capô do mesmo Passat, com o olhar de quem procura alguém conhecido. Estacionei atrás dele, e ganhei um abraço tão caloroso que jamais esquecí! Esse mesmo abraço eu gostaria de ter dado nele, no momento em que foi empossado ontem!

  9. Ricardo Farias Responder

    Só que os anos se passaram o o Sr Genuino, se aliou a pessoas erradas e está fazendo o povo e seus eleitores de idiotas e agora é um criminoso e lugar de bandido é na prisão, ou será que no Brasil prisão é só para pobres e negros ?

    1. Frederico Kifer Responder

      Perfeito Ricardo. Não interessa se o passado de uma pessoa foi nobre ou comum, o que importa são os seus atos e o sr Genoino errou feio e tem que responder por isto, simples assim.

    2. Gilmar Responder

      Imaginei que só tinha pessoas alienadas comentando esse post.
      Felizmente ainda há esperanças. Genoíno representa tudo que o Brasil não precisa.
      Seu passado de lutas se perdeu em seu presente de prepotência e fome pelo poder.

      1. Yohanna Responder

        Olha só! Pessoas sensatas!

  10. Messias Franca de Macedo Responder

    OPOSIÇÃO REAGE À POSSE DE GENOINO: “ABERRAÇÃO”

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: mídia nativa!

    LÁ VEM O MATUTO ‘MATUTANDO’!…

    Aberração são esses estropícios da DIREITONA [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL!…

    … À propósito, ‘o caçador de CPMIs’ (sic), [DEMo]tucano ‘Álvaro 16 Milhões Sonegados Dias’, já manifestou a indignação dele em função da posse do eminente e honrado brasileiro José Genoino do Brasil?!…
    República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias!”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  11. Messias Franca de Macedo Responder

    O direito constitucional de Genoíno cumprir seu mandato

    Enviado por luisnassif, qui, 03/01/2013 – 16:10

    Por Diogo Costa
    Comentário ao post “Genoíno entrega documentação para assumir cargo de deputado”

    E assim está devidamente preservada a Constituição da República Federativa do Brasil. Enquanto não houver o transito em julgado de sentença penal condenatória, José Genoíno tem o inalienável direito constitucional de cumprir integralmente o mandato que lhe foi outorgado de forma livre, democrática e soberana pelo povo do Estado de São Paulo. O transito em julgado da sentença só existirá depois que os ministros do STF examinarem os recursos que a defesa de Genoíno impetrar na corte (embargos declaratórios e infringentes) e exararem o acórdão final. Após o transito em julgado, e de acordo com a Constituição de 88, cabe única e exclusivamente à Câmara dos Deputados cassar ou não o mandato outorgado pelo povo paulista à Genoíno.
    José Genoíno, após o transito em julgado, estará com os seus direitos políticos suspensos até que durem os efeitos da sentença e que ele cumpra com esses efeitos. Isso não se confunde, em absoluto, com o exercício pleno do mandato popular que ele conquistou em outubro de 2010. Se a Câmara dos Deputados resolver cassá-lo, que se respeite a decisão. E se a Câmara resolver não cassá-lo, que José Genoíno cumpra fiel e rigorosamente o seu mandato até o dia 31 de janeiro de 2015. Ele passaria a cumprir a sentença, então, a partir de 1º de fevereiro de 2015. Isto é o que diz a Carta Magna e isso tem que ser respeitado.
    Nem nos EUA o poder judiciário tem atribuição de cassar mandatos de deputados federais! Houve um tempo, desgraçado tempo aqui em Pindorama, onde os poderes executivo e judiciário podiam cassar mandatos parlamentares… Era o tempo da ditadura, do regime de exceção, da tirania golpista que se apossou da soberania da vontade popular expressa mediante o sufrágio universal. Que nunca mais se repita a desgraça fascista sobre o Brasil. Que se cumpra com a Constituição. O STF não tem poder constitucional nenhum para cassar parlamentares, isso é um absurdo, praticar essa ignomínia é rasgar o texto constitucional em nome do arbítrio justiceiro. Espero, sinceramente, que a decisão ditatorial, tirânica, parcial e flagrantemente inconstitucional que o STF adotou na primeira fase do julgamento farsesco e de exceção da AP 470 seja revertido após a apreciação dos recursos cabíveis.
    Força José Genoíno! Cumpra o mandato que o povo te outorgou e seja um fiel escudeiro, como sempre foi, do texto constitucional. A democracia brasileira saberá reconhecer e agradecer àqueles que sabem respeitá-la. Os fascistas que orem para São Artur da Costa e Silva… AI-5, mesmo que disfarçado, nunca mais!
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-direito-constitucional-de-genoino-cumprir-seu-mandato

  12. Messias Franca de Macedo Responder

    NA REPÚBLICA DE BANANAS, TUCANO TAMBÉM É PAPAGAIO! ENTENDA A FLORESTA TROPICAL!… Só rindo! E ‘muitcho’!…

    … Partindo do princípio de que temos que conhecer os nossos inimigos, para poder melhor combatê-los, dentro do possível ao estômago (sic), somos obrigados a acompanhar algumas das estripulias do PIG!… “Seu menino, sua menina”, em um destes telejornais da ‘grobonews’, eis que surgiu – “não sei o ninho de onde” [RISOS] – um deputado do PSDB declarando que, pasme, abre aspas(!): “… O José Genoino será um deputado monotemático!…Lamentável!…” ‘Monotemático’ (idem sic), o mesmo esdrúxulo/estapafúrdio termo engendrado pela simpática jornalista Renatinha Lo Prete, em comentário proferido ontem à noite!…

    RESCALDO: ‘monotemático’ [e deveras lamentável] é um [DEMo]tucano “dando uma de papagaio!” [E remunerado com dinheiro público!]…

    República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  13. Messias Franca de Macedo Responder

    … E TOME-LHE [MAIS] DESMORALIZAÇÃO PARA JOAQUIM, CELSO, GILMAR, GURGEL, FUX, MERVAL & Cia!…

    #######################################

    Favorito para chefiar Câmara diz que desobedecerá ao STF
    CATIA SEABRA
    DE BRASÍLIA
    04/01/2013 – 06h30

    (…)
    O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) afirmou ainda que “algum mais desavisado pode ter esquecido”, mas a Constituição de 1988 foi elaborada pelos congressistas.
    “Cada palavra, vírgula e ponto ali foram colocados por nós. Então, temos absoluta consciência de nossos direitos, deveres, limites e prerrogativas. A questão da declaração da perda do mandato é inequívoca que é do Parlamento”, afirma o peemedebista, em plena campanha pela presidência da Casa.
    Para ele, o placar apertado da sessão do STF pela cassação –5 votos contra 4– só reforça seu argumento.
    “O Supremo, que trouxe essa polêmica, metade dele concordou que fosse do Legislativo a última palavra. Cabe, realmente, ao poder Legislativo a declaração da perda do mandato”, afirmou, acrescentando que todo o rito de um processo de cassação tem de ser aplicado.
    (…)
    em http://www1.folha.uol.com.br/poder/1209796-favorito-para-chefiar-camara-diz-que-desobedecera-ao-stf.shtml

    República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  14. Messias Franca de Macedo Responder

    OPOSIÇÃO REAGE À POSSE DE GENOINO: “ABERRAÇÃO”

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: mídia nativa!

    LÁ VEM O MATUTO ‘MATUTANDO’!…

    Aberração são esses estropícios da DIREITONA [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL!…

    … À propósito, ‘o caçador de CPMIs’ (sic), [DEMo]tucano ‘Álvaro 16 Milhões Sonegados Dias’, já manifestou a indignação dele em função da posse do eminente e honrado brasileiro José Genoino do Brasil?!…

    República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo’!… (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias!”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  15. Messias Franca de Macedo Responder

    … Se o parlamento brasileiro e o STF tivessem, no somatório dos seus membros, 10 Josés Genoínos, o Brasil seria Brasil, e não ‘brazil’!…

    Parabéns e felicidades, valoroso brasileiro deputado federal José Genoino do Brasil!…

    Hasta la Victoria Siempre!

    BRASIL QUASE-)NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  16. Messias Franca de Macedo Responder

    SOBRE O QUE É ‘GENUÍNO’ E O QUE É ‘PERFUMARIA’!…

    … O verdadeiro povo brasileiro da luta se orgulha de ter como companheiro o valoroso e histórico José Genoino Guimarães Neto, Quixeramobim, Ceará, 03 de maio de 1946!…

    Felicidades, deputado federal que passará a abrilhantar o atual Congresso Nacional, obscuro e tacanho!…

    AGORA, falando em frivolidades ou *”fofuras” do PIGolpista: A simpática jornalista Renato Lo Prete assumiu, em plenitude, o protagonismo de verbalizar em nome dos “colegas patrões barões da grande MÉRDIA nativa”! Ontem à noite, a Renatinha estava “preocupadíssima, aflita…”, com a contagem regressiva para a posse do deputado federal José Genoino! Ela chegou a asseverar que, pasme, “José Genoino será, no máximo, um deputado federal monotemático (sic)!…” Ou seja, a Renatinha “da ‘grobonews'” quis dizer mais ou menos o seguinte: suponhamos que o deputado federal José Genoino elabore um projeto de Lei que estabeleça a obrigatoriedade de todas as cidades do Brasil terem ‘casas para acolhimento de idosos’, os antigos asilos, na proporção de uma para cada 10.000 habitantes – e mantidas pela prefeitura local em convênio com o governo federal… Ao encaminhar o projeto e anunciá-lo publicamente, todos(as) os(as) jornalistas do PIG iriam formular perguntas ao autor da Lei… Perguntas exclusivamente(!) sobre o envolvimento dele no tal mensalão! [o mensalão do PT, faça o favor, revisor!] Portanto, nenhum mísero questionamento ou ínfima menção à proposição de o Estado brasileiro manifestar preocupação com as pessoas da terceira idade e submetidas a condições de desamparo e/ou vulnerabilidade! Idem, caso o deputado José Genoino encaminhasse o projeto da Lei dos Meios contemplando muitas das premissas elaboradas pelo eminente Franklin Martins!… E por aí, vai!…
    *o termo “fofuras” em alusão ao título de um texto escrito pelo jornalista Marcelo Coelho: “As fofuras” da ‘veja’!

  17. Messias Franca de Macedo Responder

    … Estamos em guerra!…

    … Agora não se trata de defender a reputação da revista ‘Carta Capital’; a credibilidade do egrégio, competente e honesto jornalista Leandro Fortes; o ‘José Genoino do Brasil’, o João Paulo Cunha, o [eterno presidente] Lula, a presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica… Agora a resistência democrática tem que ir até as últimas consequências!… Defender a esquerda! Defender a nossa ‘tênue’ subdemocracia – e o nosso tíbio Estado de Direito ! Defender os 10 últimos anos de avanços instituídos neste país! Defender a paz, a verdade… E a honra!…

    … E o que poderiam ser ‘os primeiros passos de uma longa marcha, triunfante’(!): Convocar o eminente e impávido Franklin Martins; demitir o (quase-)tucano ministro da Justiça; “conceder asilo”(!) ao egrégio delegado Paulo Lacerda; exigir que a Polícia Federal “vá a fundo nas investigações”!; a depender dos resultados do processo policial, exonerar por justa causa e *processar criminalmente o tal promotor do MI(ni)STÉRIO Público (MG) “do Gurgel”!…
    *crimes de calúnia e difamação, estelionato, falsidade ideológica, prevaricação, ‘flexibilização à [espúria] pressão do [DEMo]tucanato’ & outras delinquências mais a surgir durante o inquérito!…

    AS RUAS, AVENIDAS, BECOS, ALAMEDAS, GUETOS… ESPERAM – E CLAMAM -, ANSIOSOS, POR VOZES! OU NÃO?!…

    É VAPT VUPT!…

    … Estamos em guerra!…
    … Quem (sobre)viver, verá!…

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  18. Messias Franca de Macedo Responder

    … Estamos em guerra!… [Passamos pela nossa, digamos, ‘primavera árabe’!… E, agora, estamos vivenciando o nosso, digamos, ‘verão árabe’!…]… Alguém de sã e liberta consciência duvida?!…
    … Quem (sobre)viver verá!…

    AVISO AOS ‘EXILÁVEIS’! [RISOS]: um destino ‘plausível – e crível’ (sic) – pode ser a Pasárgada do Manuel Bandeira!

    É VAPT VUPT!…

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  19. Messias Franca de Macedo Responder

    Os paralelos entre Vargas e Lula – 1
    Enviado por luisnassif, sex, 04/01/2013 – 08:00
    Autor: Luis Nassif
    Coluna Econômica

    Esses tempos de Comissão da Verdade – tentando levantar os véus do período militar -, mais a extrema turbulência que cercou o julgamento do chamado “mensalão” suscitaram comparações entre os períodos Vargas-Jango e Lula-Dilma.

    Vale a pena uma identificação mais clara de semelhanças e diferenças.

    ***

    Ambos os períodos foram de intensa inclusão social, no período Vargas a inclusão das novas classes trabalhadoras, em polos industriais localizados e, em parte, na zona rural nordestina, em torno de sindicatos e organizações de camponeses; no período Lula, de forma disseminada pelo país.

    Esse era o jogo: Vargas e Lula consolidando projetos nacional-populares; a oposição ancorada em dois discursos: a anticorrupção e um inacreditável anticomunismo, mesmo após o fim do comunismo.

    ***

    Havia uma lógica econômica e outra política por trás das ações de Vargas e Lula. A econômica, de modernização do capitalismo brasileiro, através do fortalecimento do mercado de consumo interno e da parceria com grandes grupos nacionais. Do lado político, a consolidação eleitoral massacrante, com as novas classes aderindo em massa ao líder que lhes abriu espaço.

    (…)

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-paralelos-entre-vargas-e-lula-1

  20. Tony Gonçalves Responder

    Conheci Genoíno em meados da década de 80.
    Gentil, humilde, boa praça, enfim, um cara em quem se podia confiar.
    Opiniões políticas fortes, autêntico.
    Muitos anos depois me surpreendo com sua fraqueza de espírito.
    Abatido parece ter sido levado de carona nessa grande bobagem do PT que foi o tal mensalão.
    Bom, propina para compra de votos sempre existiu e apesar disso não há desculpa, se erraram tem que ser punidos.
    Se o Daniel Dantas, o Cachoeira e tantos outros estão por aí um erro não justifica o outro.
    Errou tem que ser punido.
    Mas o Genoíno????
    Sinceramente foi o nome com quem mais me espantei de envolvimento ainda lá no início do processo.
    Todos sabem da ânsia de poder do Dirceu, das falcatruas do segundo escalão do PT quando subiu ao poder ( e também do PSDB, PMDB, PFL, ARENA e por aí vai…).
    Mas o Genoíno me parece pagar pelo que não cometeu. Não foi o responsável. Não armou o processo. Não era o articulador.
    Creio que no máximo sabia, mas não influía, errava por omissão e não por ação.
    Ainda me parece o mesmo cara confiável dos anos 80.
    Talvez eu esteja enganado.
    Espero que não.

  21. Jô Azevedo Responder

    Rovai: obrigada por este artigo, em meu nome e de um grupo enorme de pessoas, professores, jornalistas e outros profissionais que têm acompanhado toda essa encenação midiática de espetacularização de escândalo em torno da figura do Genoino. Não tempos partido, mas sabemos ainda o que representa combatividade, solidariedade e ética, depois do que passamos durante a ditadura. Mais uma vez obrigada por esse texto jornalístico que é, antes de mais nada, uma poesia. “Escavar as palavras”, diz Manoel de Barros; “escovar as palavras”, recomendava Walter Benjamin. Pois os novos significados estão para essa realidade que vivemos estão subjugados, mas sobrevivem latentes, palavras do inesquecível Adelmo Genro Filho, em seu “O enigma da pirâmide”, de 1981, uma lembrança preciosa, cuja vida foi interrompida tão cedo…

  22. Anderson Lima Responder

    Genoíno é um safado, como grande parte dos comandantes do PT, que pregavam uma coisa, mas que na realidade fazem outra……..
    Apesar disso acho que ele é um “boi de piranha”, que está assumindo uma culpa que não é dele ou apenas só dele.

  23. Antonio Responder

    Que pague pelos crimes que cometeu. Seus crimes foram provados, sua inocência, não.
    Jogou sua reputação e sua história no lixo. passou da hora de rico ir para a cadeia

  24. Gerson Carneiro Responder

    Quero saber dos que acham imoral o Genoino trabalhar o que é que estão achando da lua de mel do Cachoeira em um resort na Bahia (com a Folha de São Paulo à tiracolo).

  25. Rossi Responder

    Enquanto isso o Cachoeira goza(epa!)merecida lua de mel com sua belíssima esposa sem ser importunado com perguntas idiotas.Sorry,periferia,como dizia o Ibrahim.

  26. luiz Responder

    Lugar de quadrilhero, mensaleiro e ladrão é na cadeia.

  27. Eugênio José Alati Responder

    O mensalão lembrou o julgamento de Nuremberg! Tanto é verdade, que os nazistas em suas defesas, se valeram de dois argumentos rigorosamente jurídicos: o de que o regime na Alemanha durante a II Guerra era absolutamente legal e o de que ignoravam o massacre de judeus! Mais ainda, Hermann Göring alegou que não havia provas nos autos de que participara direta ou indiretamente do extermínio dos judeus! Exatamente os mesmos argumentos que foram usados pelos advogados dos mensaleiros, i.é, artifícios jurídicos que tentam negar crimes evidentes por si mesmos! Porém usaram do mesmo despudor, em Nuremberg os genocidas atribuíram a culpa a Hitler e a Himmler que já estavam mortos, enquanto no mensalão os impostores alegaram que cometeram crimes menos graves, i.é, de que tudo era sobra de campanha! Como isto seria possível se o PT tomou milhões de empréstimos? Assim, os genocidas e os mensaleiros tiveram comportamentos similares. Em outras palavras, a escória que sempre habita a humanidade tem hábitos semelhantes, constantemente estará à espreita e como vermes oportunistas procurarão se alimentar dos fanatismos ideológicos ou da ignorância para implantar o terror ou a corrupção! Deste modo se comportaram Hitler, Stálin e tantos outros, assim como os grandes corruptos de nosso país: José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Marco Valério e Carlinhos Cachoeira! Porém, pior têm sido seus caudatários, aqueles que vêm atrás saudando os ditadores ou defendendo os corruptos, aqueles que protestam por suas inocências e se revoltam contra as Instituições! Muitas vezes vão mais longe, como o atual presidente do PT, Rui Falcão, que agora reconhece alguns erros como se recitasse um ato de contrição, sem jeito e claudicante! Ah, justamente eles, os petistas que se encaminham para doze anos no poder querendo ser perdoados, querendo uma nova chance, uma nova oportunidade! Parece que estão dizendo, “não roubaremos mais”, “não seremos tão corruptos”, “tentaremos falar a verdade…” Enfim, ainda sonham em ver novamente o Lula nos palanques iludindo os ignorantes, a Dilma não falando mais em apagão ou racionamento, o Mercadante nomeando os aloprados de sua equipe, o PT perdoando os mensaleiros e formando uma nova e forte base aliada para salvar a nação! Mas haveria problemas, o que seria feito com os inquéritos que correm soltos na Polícia Federal, com os processos nas Promotorias e com o Supremo Tribunal Federal? Ora, ora, seria fácil resolver, bastaria editar mais uma Medida Provisória anistiando todo mundo e proibindo novos julgamentos! Mas e o Joaquim Barbosa? Bem, a quadrilha que assassinou Celso Daniel ainda está solta, talvez aceitem “apagar” o negão!
    Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
    Em tempo I: é claro, mas é claro, é evidente que quaisquer cidadãos poderão discordar. Mas por favor, mantenham-se calmos e educados a despeito de não disporem de argumentos! Eu sei que é difícil pra vocês, petistas, mas é bom irem se acostumando, parece que agora a casa cai!
    Em tempo II: é por esta razão que insiro o meu e-mail que fica à disposição de quem queira refutar o que escrevo. Assim, aqueles que se manifestarem nos sites, por favor queiram me enviar uma cópia via e-mail para que eu possa levar em consideração. Obrigado.
    Em tempo III: atenção, desde que passei a divulgar o meu e-mail jamais recebi quaisquer opiniões contrárias!

  28. Messias Franca de Macedo Responder

    MESTRE ANTONIO CANDIDO PARA GENOINO “OS QUE TE CONHECEM NUNCA TIVERAM UM MINUTO DE DÚVIDA”

    Em http://mariafro.com/2013/01/08/mestre-antonio-candido-para-genoino-os-que-te-conhecem-nunca-tiveram-um-minuto-de-duvida/comment-page-1/#comment-56640

    ################################

    … Somente um mestre – e da estatura moral -, a exemplo do eminente Antonio Cândido, poderia traduzir em tão poucas palavras [quase] toda a dimensão do sujeito histórico José Genoino Guimarães Neto (Quixeramobim, Ceará, 3 de maio de 1946)!…

    … Muito obrigado, mestre Antonio Cândido: por ensinar-nos mais um pouco acerca da vida deste conspícuo brasileiro…

    Somente a estupidez dos beócios justifica as diatribes perpetradas contra o egrégio brasileiro José Genoino!…

    (… A verdadeira história do Brasil saberá, um dia, definitivamente, reconhecer os legados destes dois sapientes, honestos e impávidos brasileiros: José Genoino e Antonio Cândido…)

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao José Genoino e ao Antonio Cândido!
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo