Globo News se desculpa por ser leviana com indígenas da Aldeia Maracanã

Um grupo de índios que vive no antigo prédio do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, luta contra a demolição do local que, de acordo com o cacique Carlos Tukano, tem grande importância histórica por simbolizar a luta por terra e...

Um grupo de índios que vive no antigo prédio do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, luta contra a demolição do local que, de acordo com o cacique Carlos Tukano, tem grande importância histórica por simbolizar a luta por terra e pela cultura indígena Os índios defendem que o museu pode ser restaurado e servir como atrativo turístico para a região do estádio do Maracanã.

Em nota, o governo do Rio informou que a demolição do local é prevista na reforma do estádio e “é parte importante na questão da mobilidade”. A previsão do governo é cadastrar todos os moradores e removê-los antes da demolição.

Porém, os índios afirmam que ninguém os procurou para fazer o cadastramento e temem uma remoção às pressas do que denominam Aldeia Maracanã.

Como a Globo News queria ajudar o governo do Estado na expulsão dos indígenas, acabou enfiando os pés pelas mãos e cometendo uma grave leviandade. Afirmou que ocupantes do museu estariam vendendo drogas. A emissora teve que se desculpar, mas não deu maiores explicações sobre os motivos do erro.

Mas, mais interessante que o pedido de desculpas, foi a bronca que uma repórter da Globo News teve que ouvir de um dos indígenas da ocupação. Claro que a emissora não iria transmitir o esculacho, mas felizmente alguém gravou e o vídeo caiu na rede.

Publico aqui o vídeo da bronca e a retratação da “vênus platinada”.

(Colaborou: Felipe Rousselet)

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



In this article

Join the Conversation

13 comments

  1. Felipe X Responder

    Bem, pediram desculpas e no mesmo dia. Isso demonstra maturidade e todos podem errar.

    1. Cris Spiegel Responder

      Uma coisa é o engano. Outra é a difamação.

  2. Felipe X Responder

    Ah, mas esqueci. É a globo, o bicho papão golpista haha

  3. Ary Responder

    E a repórter rola-bosta finge falar ao telefone. O mico só aumentou.

  4. norma thire Responder

    Só se desculparam depois que foram denunciados, mais uma vez , por serviços prestados de forma equivocada, tendenciosa , mentirosa e irresponsável! Não fosse a gravação feita estariam se vangloriando do “mission acomplished” até agora. Típico da imprensa marrom…
    .

  5. Messias Franca de Macedo Responder

    Justiça do Rio: a TV Globo joga em casa; mas Kamel está derrotado pela história
    publicada terça-feira, 15/01/2013 às 18:23 e atualizada terça-feira, 15/01/2013 às 18:23
    no blog escrevinhador
    Jornalista Rodrigo Vianna

    ##################################

    … Desagravo magistral, a postura do Rodrigo Vianna demonstra, cabal e concretamente, toda a autenticidade e intrepidez deste egrégio jornalista, escrevinhador de nós todos defensores das liberdades, da civilidade e da justiça social…
    NOTA: com todo o respeito – e objetivando, apenas, sugerir um ato simbólico -, recomendo, humildemente, que seja elaborado um documento no qual os signatários contribuiriam com um valor no sentido de colaborar para o pagamento desta indecorosa “indenização”! Todos aqueles que se sentem igualmente “réus” neste vergonhoso e estúpido processo!…
    … Independentemente de qualquer coisa, parabéns, emérito e conspícuo jornalista brasileiro Rodrigo Vianna! Por fim, gostaria de ressaltar que o seu texto publicado acima serve, também, como bálsamo a lavar as nossas almas!…

    Felicidades!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Messias Franca de Macedo e família
    Bahia, Feira de Santana
    BRASIL – em homenagem ao ínclito, competente, autêntico e impávido jornalista brasileiro Rodrigo Vianna

  6. Messias Franca de Macedo Responder

    BLOGUEIRO TAMBÉM É GENTE

    janeiro 16th, 2013 by mariafro
    Por isso blogueiro às vezes cansa, reclama, se entristece e desabafa.
    Este post é uma resposta aos amigos leitores que também me acompanham no facebook. Resolvi responder por aqui para que a resposta não se perca no mar de mensagens do Facebook.
    Contexto:
    Ontem no meio de muitas cobranças na rede, goteira no quarto e pedreiro pedindo mais material, desabafei:
    (…)

    (em http://mariafro.com/2013/01/16/blogueiro-tambem-e-gente/comment-page-1/#comment-57016)

    ###############################

    … Prezada mestra Conceição Oliveira, humilde e sinceramente, creio que o seu relato nos trouxe, digamos, tristeza! Tristeza por viver num país onde o mérito é perfumaria, e a vida segue, magistral, na leitura estúpida dos cafajestes… O seu corajoso e lapidar testemunho é paradoxal e, ao mesmo tempo, revelador: como pode uma pessoa dotada de um fabuloso histórico acadêmico e respeitável pensadora vivenciar tal conflito? A resposta nos remete à natureza da tristeza aludida anteriormente!…
    … Compreendo o seu espírito de renúncia! Eu, um comentarista incidental, sofro na pele -e na consciência – parte do que você asseverou: será que vale a pena sacrificar os compromissos mais imediatos, da profissão que exercemos?!… Será que vale a pena ouvir os intermitentes sermões da ‘patroa’ – e até dos filhos – condenando as horas dedicadas à, digamos, “guerrilha cibernética”, a militância de esquerda, a resistência às constantes – e INTERMINÁVEIS- tentativas de golpismos perpetradas pela direitona [eterna] oposição ao Brasil?!…

    RESCALDO: é provável que o cansaço e o pragmatismo “continuem batendo à minha porta!” (‘Irei priorizar o inadiável!’) O que não implica dizer a deserção à causa socialista! Quem sabe, um breve interregno!…

    EM TEMPO: no entanto, você é responsável por um blog importante! Por seus vasos sanguíneos circulam o ardor e a efervescência do bom combate! A sua causa é coletiva! Portanto, ‘a sua casa’ é um dos nossos raros albergues!…
    … Daqui do sertão/agreste baiano, estarei torcendo pela sua persistência, pela sua bravura, pelo seu talento… E esperando a oportunidade de oferecer, ao menos, ‘um tijolo’ para a residência ‘http://mariafro.com’…

    Muito obrigado.

    Felicidades!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Messias Franca de Macedo e família
    Bahia, Feira de Santana
    BRASIL – em homenagem à egrégia, competente, autêntica e impávida mestra Maria da Conceição Carneiro Oliveira, genuinamente brasileira…

  7. Messias Franca de Macedo Responder

    ATENÇÃO!!!
    Convido-a Conceição [Oliveira, http://mariafro.com] e todos os seus leitores para a leitura desta MATÉRIA-BOMBA do Novo Jornal, publicada antes de ontem – dia 14/01/2013, que expõe as vísceras do julgamento da Ação Penal 470, em especial, revelando o que está por trás da acusação de Marcos Valério contra Lula (inocentando-o), e oferece provas concretas para a anulação desse julgamento:
    http://www.novojornal.com/politica/noticia/como-e-porque-gilmar-mendes-e-o-psdb-mantem-marcos-valerio-refem-14-01-2013.html
    E em especial, convido a todos para lerem o conteúdo da degravação dessa conversa – n. 21 – que expõe toda a podridão da Máfia do PSDB (incluindo os assassinatos e encomendas de assassinatos), numa conversa entre o tesoureiro de campanha do Azeredo em 1998 – Cláudio Mourão – e seu advogado Joaquim Engler Filho, que transcreveu as conversas gravadas sem o conhecimento do seu interlocutor e as entregou à Polícia Federal. Eis o ARQUIVO DO HORROR, como o nomeei (parece literatura, mas é verdade factual, por incrível que pareça):http://anexo.novojornal.com/92368_19.pdf
    Depois disso, provavelmente, vocês vão ficar chocados.
    Por Leila Brito
    jan 16, 2013 at 23:13
    em http://mariafro.com/2013/01/16/blogueiro-tambem-e-gente/comment-page-1/#comment-57022

  8. Ricardo Souza Responder

    Só um(a) imbecil alienado, que não conhece a História, para acreditar que a Globo erra “sem querer”.

  9. marcio ramos Responder

    A GLOBO nunca prestou pra nada a nao ser fortalecer interesses de corruptos, ditadores, assassinos… Aqui no mato grosso do sul, fzendeitors despejam litros de veneno na monocultura e na cabeca dos indigenas em rio brilhante eu mesmo filmei e tomei banho de veneno ontem; em dourados os indigenas a beira da estrada ainda; em itapora maior reserva indigena vira favela por descaso do poder publico e fim de semana passado em caarapo em reuniao indigena fazendeiros cercaram as terras ja homologadas em ato terrorista… é assim todo dia no brasil um indigena é humilhado, ameacado, e muitos ainda mortos em conflitos de terras que o estado deveria ja ter resolvido…

  10. Messias Franca de Macedo Responder

    (LÁ VEM O MATUTO ‘BANANIENSE’ TRAZENDO PIPOCA E SUCO DE LARANJA! O ESPETÁCULO ESTÁ, APENAS [APENAS!], COMEÇANDO! ENTENDA)

    OXENTE, DE AGORA EM DIANTE É QUE VIRÁ A PARTE BOA DO MENSALÃO!…

    … Os hipócritas do conluio mídia venal/STF não resistem a um sopro de discussões verdadeiramente sérias acerca da reforma política, da regulamentação dos meios de comunicação, da necessidade de investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia, dos rumos do nosso desenvolvimento [nacionalista], dentre tantas outras questões de interesse da maioria da população trabalhadora brasileira…

    DOIS RUMOS: recurso a uma Corte Internacional;
    julgamento da Ação Penal 536, MENSALÃO [DEMo]tucano, nascedouro do ‘Valerioduto’!… Bemge, Cemig, Comig, atual Codemig, aí, sim, dinheiro público “lavado a pau mineiro”!…

    (Mensalão tucano, também denominado mensalão mineiro e tucanoduto, é o escândalo de peculato e lavagem de dinheiro que ocorreu na campanha para a eleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) – um dos fundadores, e presidente do PSDB nacional – ao governo de Minas Gerais em 1998, e que resultou na sua denúncia pelo Procurador Geral da República ao STF, como “um dos principais mentores e principal beneficiário do esquema implantado”, baseada no Inquérito n.o 2280 que a instrui, denunciando Azeredo por peculato e lavagem de dinheiro…
    VER MAIS EM: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensal%C3%A3o_tucano)

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  11. Maia Responder

    Foi com as mentiras do bicho papão do NYTimes que o Bushinho começou uma guerra contra as “armas de destruição em massa”. Foi com a conivência do bicho papinho da BBC que o apresentador mais famoso nos anos 90 teve liberdade para estuprar centenas de meninas órfãs. Foi com a calhordice do bicho papinho do News of the World que a imprensa comprou a policia inglesa para não fornecer dados dos grampos de telefones de astros, vítimas e políticos que eles faziam. Essa denúncia de drogas na aldeia Maracanã tem que ser levada adiante porque serve para a sociedade como argumento do nosso interesse pela lei de medios. Não é difícil saber se a Globinho agiu de má-fé com um inquérito.