Alô Polícia Federal, segue mapeamento da ação na Internet contra o Bolsa Família - Blog do Rovai

Alô Polícia Federal, segue mapeamento da ação na Internet contra o Bolsa Família

A Interagentes é uma empresa especializada em análise de redes que trabalha em parceria com a Publisher Brasil, editora responsável pela Fórum. Seu responsável técnico é o sociólogo Tiago Pimentel, que acaba de me enviar um relatório produzido a partir da análise que realizou...

A Interagentes é uma empresa especializada em análise de redes que trabalha em parceria com a Publisher Brasil, editora responsável pela Fórum. Seu responsável técnico é o sociólogo Tiago Pimentel, que acaba de me enviar um relatório produzido a partir da análise que realizou dos termos relacionados ao Bolsa Família, nos dias em que houve a boataria que levou milhares de pessoas às agências da CEF. A análise do Tiago corrobora a tese de que houve uma ação offline antes da história ganhar a rede. Segue o relatório da Interagentes com o incremento de algumas observações realizadas por este blogueiro.


Atividade suspeita na rede

Desde a quarta-feira (15) circulava no Twitter uma mensagem curta e enigmática: ‘Bolsa família começa sexta’. A mensagem, que dizia apenas isso, foi postada por um perfil que vamos denominar aqui de líder e foi retuitado por 14 outros perfis que pareciam pertencer a uma rede de perfis falsos destinados a retuitar todas as mensagens do perfil líder, cujos indícios apontam ser  da Paraíba. Curiosamente, a Paraiba é o mesmo Estado que, dias depois, voltaria a aparecer em nossa pesquisa como o primeiro a espalhar os boatos do fim do Programa Bolsa Família.

Os perfis dessa rede não estão sendo revelados porque a suspeita não comprova o crime e também por zelo à investigação que a Polícia Federal deve estar realizando, mas caso haja interesse de agentes públicos sobre o que foi apurado, a Interagentes se compromete e entregar os resultados deste trabalho.

A mensagem original do perfil líder foi postada na quarta-feira (15)às 18:39:40, portanto três dias antes do início da grande movimentação nas agências da Caixa Econômica Federal. Ainda mais intrigante é que depois dos boatos o perfil líder foi deletado do Twitter e reapareceu no último dia 25 com o número 1 acrescentado ao seu nome e iniciou a rearticulação da sua rede fake. Só para recordar, na quarta-feira, o perfil líder anunciou: “bolsa família começa na sexta”. E a boataria começou na sexta, mas não pela internet.

Alguns dados gerais

As buscas retornaram um total de 81.452 ítens, sendo 58.118 resultados do Twitter e 23.334 resultados do Facebook. Os dados da pesquisa corroboram as informacões de saques feitos nas agências divulgadas pela Caixa Econômica Federal. Segundo a CEF, o aumento no ritmo de saques só começou por volta das 13h do sábado (18/5). Os resultados da análise da disseminacão do boato nas redes confirmam os dados da Caixa.

Até as 13h do sábado (18/5), a média era de 74,9 mensagens por hora. Entre às 13h e a meia-noite esta média sobe para 196 mensagens por hora. O pico é por volta das 22h, com 744 mensagens/hora.
O boato aparece no monitoramento por volta das 8h do sábado (18) em uma postagem feita a partir do município de Cajazeiras, na Paraíba. Ainda que as primeiras mencões apareçam no início da manhã, a sua presença na rede passa a ser mais significativa a partir das 13h, com disseminacão especialmente a partir do município do Rio de Janeiro.

Citações ao Bolsa Família – Facebook – (por hora)

Citações ao Bolsa Família – Facebook

Citações ao Bolsa Família – Twitter – (por hora)

Citações ao Bolsa Família – Twitter
Ainda que nos dias precedentes mensagens suspeitas tenham aparecido e que ecos do boato tenham se feito sentir nas redes, a análise geral dos dados sugere que as redes não foram o lugar privilegiado da disseminação. A maior movimentacão se deu por conta dos comentários sobre a grande concentração de pessoas nas agências da Caixa Econômica Federal e nas casas Lotéricas. O que mais se espalhou nas redes não foi o boato, mas a repercussão dos seus efeitos nas ruas.

Ao longo dos dias seguintes a repercussão do caso levou a picos cada vez maiores. No domingo (20) na faixa das 20h às 21h registrou-se o ponto máximo na frequência de mensagens/hora: 3.707 postagens. Neste horário grandes veículos de comunicação tratavam do tema.

A repercussão do boato do fim do Bolsa Família

Após os relatos de tumultos nas agências da CEF houve uma rápida difusão de “memes” sobre o caso. Na segunda-feira (20) a página do Anonymous Brasil no Facebook postou um meme que conta com mais de 71.000 compartilhamentos. Um dia depois a página ‘Movimento Contra a Corrupção’ posta o mesmo meme e alcança outros 35.334 compartilhamentos. Ainda na terça-feira (21) a página ‘Controlados, não’ também posta o mesmo meme e alcança ainda outros 17.198 compartilhamentos.

originalmente postada pela página Anonymous Brasil, esta imagem ultrapassou os 123.500 compartilhamentos

Outro meme de destaque no período foi postado pela página ‘Rede Esgoto de Televisão’ e, até o fechamento desta pesquisa contava com 47.649 compartilhamentos.

apenas a partir da página ‘Rede Esgoto de Televisão’ esta imagem ultrapassou os 47.600 compartilhamentos

Ainda em destaque, a charge postada pela página ‘A Verdade Nua & Crua’ contava com 45.775 compartilhamentos.

apenas a partir da página ‘A Verdade Nua & Crua’ esta charge ultrapassou os 45.750 compartilhamentos

 

Links para matérias externas

Várias matérias sobre a repercussão dos boatos foram compartilhadas nas redes sociais. Entre elas destacam-se matérias do Estadão e do portal G1.

A matéria do Estadão ‘Postos da Caixa são destruídos no Maranhão‘ alcanćou, entre Twitter e Facebook, mais de 1.200 compartilhamentos.

Do G1, a matéria ‘Governo federal desmente boato sobre suspensão do Bolsa Família‘ alcanćou mais por volta de 5.500 compartilhamentos.

Também do G1, a matéria ‘Boato sobre Bolsa Família chegou a ao menos 12 estados, diz ministério‘ alcançou repercussão ainda maior, por volta de 5.900 compartilhamentos.

A matéria do Estadão ‘Boato sobre Bolsa Família é ‘desumano’ e ‘criminoso’, diz Dilma‘ teve por volta de 500 compartilhamentos.

No mesmo período, a nota do Ministério do Desenvolvimento Social postada na página oficial do Facebook alcançou 342 compartilhamentos.


Notícias positivas

Antes dos boatos sobre o fim do programa algumas notícias positivas a respeito do Bolsa Família vinham sendo compartilhadas nas redes. Entre estas, três merecem destaque:

A matéria do Estadão ‘Estudantes do Bolsa Família têm aprovação maior‘ que alcanćou por volta de 1.500 compartilhamentos.

A matéria do O Globo ‘Alunos do Bolsa Família têm aprovação acima da média‘ teve um alcance um pouco maior, por volta de 1.600 compartilhamentos.

Do site da Revista Fórum, a matéria ‘1,69 milhão de famílias abrem mão do Bolsa Família‘ teve próximo de 1500 compartilhamentos e 49 mil curtidas.

 

Um outro boato

Embora as buscas visassem encontrar referências explícitas ao boato do fim do Bolsa Família, a análise dos resultados trouxe dados sobre outro boato sobre os programas sociais do Governo Federal. No dia 10 de maio, no blogue de Joselito Müller, aparece uma postagem sobre a suposta aprovação de um auxílio (de R$ 2.000,00) para garotas de programa.

O post foi reproduzido em outros blogs (entre eles: o alertanotícias e oprimeiroencontro).

A falsa notícia atribuia à senadora Ana Rita (PT-ES) a autoria do projeto. A senadora publicou em seu site uma nota de esclarecimento desmentindo as informações. A senadora relata ter tomado as providências cabíveis junto à Procuradoria Geral do Senado, à Polícia do Senado e à Polícia Federal. Ana Rita é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

Após a publicaćão da nota de esclarecimento da Senadora, Joselito Müller alterou em seu post o nome da suposta autora do projeto para Maria Rita e fez um novo post em que admite cinicamente ter sido leviano. Isso não foi suficiente para impedir a disseminação da falsa notícia. Apelidado pejorativamente de ‘bolsa prostituta’, a falsa notícia continua a se espalhar pelas redes. Apenas a postagem da página ‘ENQUANTO ISSO NO BRASIL‘ no facebook, feita dois dias depois de Joselito publicar seu desmentido, conta com 852 compartilhamentos.

Fora dos picos do boato da última semana há um grande volume de comentários nas redes sobre os programas sociais do Governo Federal. Boatos são entrelaçados às notícias e sobram comentários críticos e preconceituosos ao que se entende por ‘assistencialismo’ dos programas sociais. São merecedores de menção os comentários sobre ‘Bolsa Crack’, ‘auxílio reclusão, ‘auxílio garota de programa’, etc.

Metodologia

Buscou-se, tanto no Twitter quanto no Facebook, citações públicas ao termo ‘bolsa família’. Os dados foram coletados das 0h hora da quinta-feira (16/5) até às 23:59 da quinta-feira (23/5). O período, exatos 8 dias, inicia-se dois dias antes dos primeiros saques do Bolsa Família, cobrindo o provável período de criação e disseminação do boato sobre o fim do programa.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

49 comments

  1. Roberto Locatelli Responder

    Esse terrorismo é gravíssimo e trata-se de uma estratégia pré golpe de estado. Possivelmente um balão de ensaio do que essa gente fará a partir de agora.

    1. João Bosco Responder

      Roberto, quem entende de terrorismo você sabe quem é. Aquela menina que tentou sequestrar… e agora quer formar Grupo com os “filhotes do Che Guevara”

      No ano de 1953, formou-se médico e retornou para a Argentina. Porém, passou a dedicar-se ao mundo da política. Neste mesmo ano, fez uma nova viagem pela Bolívia, Peru, Panamá, Colômbia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.

      Após a vitória dos revolucionários, em 1959 e a implantação do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funções de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria.

      Com pouco conhecimento do território e sem apoio dos camponeses e do partido comunista boliviano, sua luta tornou-se difícil. Foi capturado pelos soldados bolivianos, na selva de La Higuera (Bolívia), em 8 de outubro de 1967. No dia seguinte foi executado.

      Veja a que ponto chegamos: o cara com apenas 8 anos de Movimento Revolucionário, torna-se na linguagem medíocre dos incautos – Che Guevara: o revolucionário socialista mais famoso do século XX…
      Cultura pobre dem
      ais…

    2. Carmen Regina Dias Responder

      É vero. Estão tresloucados, provavelmente treinados e monitorados por especialistas norte americanos, estão armando forte. Poderosa ação de guerrilha. A Policia Federal deveria ficar em cima.

    3. Gabriela Favre Responder

      Penso assim também. Foi uma experiência para coletar dados, qual o potencial de caos dessa ação. A redução da maioridade penal é o mesmo caso, construir um ambiente de caos. Para dar espaço aos “salvadores”.

  2. Isabelle Truda Responder

    Tá saindo com a data errada, Rovai!

    1. João Bosco Responder

      Isabelle ROVAI construiu essa notícia…

  3. Messias Franca de Macedo Responder

    AINDA SOBRE A FORÇA DOS ‘BOATOS’!…
    Erro espantoso no “mensalão”

    Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

    Em reportagem que escrevi para Istoé desta semana, mostro que o julgamento do mensalão incluiu uma acusação falsa contra o publicitário Ramon Hollerbach, condenado a 29 anos de prisão – a segunda pena mais alta, depois de Marcos Valério, que ficou com 40.

    A acusação errada foi feita pelo relator Joaquim Barbosa. Ele acusou Hollerbach de ter embolsado R$ 400 mil através de uma empresa que seria de sua propriedade. Anunciada de modo repentino, como um trunfo na manga, sem que o acusado nem seus advogados soubessem que ela seria feita, a revelação-bomba ajudou a aquecer o julgamento.

    É compreensível…
    (…)

    Texto repercutido em http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/05/erro-espantoso-no-mensalao.html
    E o vídeo que elucida uma das farsas do ‘Barbosão’!…
    http://www.youtube.com/watch?v=pC3jp-i28bM

    LÁ VEM O MATUTO COM ‘O DIÁRIO DO MENTIRÃO’ NAS MÃOS [‘SUJAS’]!…

    … O ‘Joaquim Coitado do Ruy Barbosa’ ficará impune?!…

    … O MENTIRÃO ESTÁ MAIS DO QUE NU: está sem pele, mostrando as vísceras putrefatas – e miasmáticas!…

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  4. Conselheiro Responder

    E como diz o PHA, o ministro da Dilma é o zé da justiça…tá morta a Presidenta!!!

  5. Kané Responder

    Mais uma notícia sem a menor importância.
    Parece coisa de funcionário defendendo o patrão.
    Bobagem de puxa-saco, só isso.

    1. Roberto Locatelli Responder

      Mas parece que a notícia incomodou você, não é mesmo?

      1. João Bosco Responder

        Vocês não querem em hipótese alguma que alguém seja contra as afirmações de vocês

      2. Kleber Romão Responder

        Esse tal de Locatelli está em TODOS os cometbtários em blogs, sites e posts do facebook… INCRÍVEL!
        Quanto te pagam por mês, COMPANHEIRO?
        Você ainda tem vida sexual ativa?
        Há braços!

    2. Edmundo Alves Gomes Filho Responder

      Defender a Justiça não é puxar o saco meu caro Kané. O Brasil, infelizmente, precisa passar por esse processo de depuração, para qualificar os cidadãos. O trabalho a que a equipe da Interagentes, parceira da Publisher, que Edita a Revista Forum, é um trabalho que se revela de suma importância e revela uma grande habilidade, que a mídia Golpista exerce no sentido contrário e full time!
      Então, trabalhar com a publicação das notícias relevantes e que limpem a sujeira deixada pela contra-informação
      é algo de grande qualidade política!

    3. H.92 Responder

      Bobagem que te incomodou bastante, não?

      Ah se forem realmente atrás dessa cambada que armou o boato, eu ficaria preocupado também…

    4. sonia Responder

      “TA TIRANDO O SEU DA RETA Éh?”…Muito suspeito seu comentario…

      1. sonia Responder

        esse post é p/KANE!

    5. jose justino de souza neto Responder

      Típico comentário de amestrado pela mídia venal. Já está de quatro há muito tempo e com as viseiras coladas no separador de orelhas. Como não consegue elaborar um pensamento crítico racional, ataca o blogueiro com a insinuação proto-fascista dos zumbis assinantes da sujissima da abril, da Globo/Time/Life e da folha OBAN de são paulo.

      1. Caio Leao Responder

        Gente como assim? ahahahahah voces sao muito engracados. O presidente da Caixa Federal admitiu que por erro depositou o dinheiro antes do prazo o que levou a toda a balburdia que a Bolsa estava acabando.
        Num pais serio, esse cara estaria demitido, mas voces preferem ficarem brincando de conspiracao.

  6. Thunder Responder

    Excelente levantamento…

  7. Roberto Locatelli Responder

    Já mandei esse link para a Polícia Federal.

    1. Carmen Regina Dias Responder

      Parabéns. Estou estupefata com tudo que encontrei aqui, Magnífico!

  8. Lori Responder

    Muito bom post Rovai. Gostaria de saber mais sobre o processo de extração de dados e categorização dessas informações pelo Tiago PImentel, o mapeamento de informações no ciberespaço é um desafio, o acesso e a pesquisa quanti e qualitativa desses dados é de suma importância para o entendimento dessa multidão na rede e, claro, fora dela. Aqui no Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da UFES, com o prof. Fabio Malini e Fabio Gouveia, realizamos a extração desses dados e conseguimos realizar uma cartografia das controvérsias, o que vem se mostrando uma boa abordagem para analises de discurso e comportamento.
    Já tem um tempo, especificamente no facebook, há uma “ciberguerra” entre hackers políticos, muitos contratados pelos próprios partidos acredito, que criam páginas de fácil apelo com a “massa” e trabalham com a disseminação de informação e consolidação de uma opinião pública.

  9. japim Responder

    o mais intrigante é que o PIG (Folha, Glogo, Estadão) e seus correlatos da internet se apressaram para logo caracterizar um culpado, no caso a CEF; foram muito rápidos.

    1. Caio Leao Responder

      Uau.. super intrigante.
      O presidente da Caixa admitiu o erro! Serio mesmo que voces tambem acham que a imprensa inventou isso?

  10. ioninaacace Responder

    Air Jordan 12 Slipper Black White has announced coach Zeman class, Prandelli also talked about this topic,three nike air jordan high heels jordan retro releases 2013 jordans for women call rapid-fire means component further reduce drawn out fireplace
    as an assistant coach women jordan high heels having to do with going to be the place in the world media,which is”Gazzetta dello Sport”either had revealed going to be the”false news” Beckham’s
    锘?

  11. H.92 Responder

    É disso pra pior, eles (oposição/PiG) não mediram esforços. O ‘tudo ou nada’ vai aumentar se não fizerem nada contra essa rede de boataria.

    A presidente precisa por um fim nisso e pesar a mão marcando território, de boato em boato essa gentalha dá um golpe!

  12. cisco zappa Responder

    a questão fundamental é: o bolsa família é o maior e mais bem sucedido programa de distribuição de renda à população brasileira pobre que já existiu na história.
    isto incomoda muita gente.
    isto coloca milhares e milhares de pessoas com acesso a alimentos e bens consumo básico.
    isto trouxe um conjuntos de melhorias na qualidade de vida para milhares de famílias brasileiras.

    bolsa família é isto: distribuição de renda.
    é este fato que se quer negar terminantemente, seja a mídia (pig) conservadora, sejam os empresários e os políticos do psdb, dem, md e toda a direita brasileira.

    o bolsa família precisa ser visto como ele é: um programa social que procura assegurar direitos constitucionais às famílias de baixa renda.

    se formos mais fundo na história: é um modo do estado reparar as mazelas com as quais milhares dessas famílias convivem; as injustas relações de poder e as formas desiguais de apropriação da terra e do capital.

    mas é, também, um investimento no saber socialmente construído por esta população.
    política social precisa estar diretamente relacionada com economia popular e solidária.

    citando ilya prigogine: “o possível é mais rico do que o real”.

    o governo do pt criou, foi capaz de criar este grande programa de distribuição de renda. logicamente angaria fundos políticos com o programa. mas está é apenas uma das consequências políticas.

    é esta pauta que devemos assumir. devemos demonstrar, com todos os dados e pesquisas já realizadas, os efeitos positivos do programa para a diminuição da miséria e a melhoria do bem estar das populações de baixa renda. sobretudo para as mulheres-mães desse imenso país.

    devemos falar, com a mesma ênfase, sobre os vários empréstimos públicos feitos por vários governos brasileiros a usineiros, às organizações globo, às grandes indústrias, aos grandes agricultores, às grandes empreiteiras. empréstimos que muitas vezes foram e são perdoados, gerando efeitos de má distribuição da renda, posto que distribuída para quem muito tem, gerando uma acumulação perversa do capital.

    temos vários exemplos de isenção de impostos ad infinitum, acordos de comodato para cessão de terrenos da união, etc.

    devemos comparar o enorme volume de dinheiro que o sistema financeiro distribui (sem nenhum suor e trabalho produtivo) para as mãos de pouquíssimas famílias e o que o programa bolsa família distribui e promove por todo o país.

    devemos pôr na roda, fazer circular informações referentes ao trabalho social e comunitário importantíssimos das mulheres que recebem o bolsa família.

    devemos denunciar este forte preconceito – disseminado fortemente pelas “vejas”, “épocas”, “folhas” e “jornais nacionais” – contra essas mulheres e famílias.

    utilizando dos termos de immanuel wallerstein, eles (caráter predominantemente machista) continuam recriando e banalizando o conceito da dona-de-casa. as mulheres sempre trabalharam, e a maioria dos domicílios tinha sido historicamente patriarcal e agora, muitos voltam a ser administrados por mulheres. entretanto, o que ocorreu e ocorre ainda é que as mulheres são excluídas daquilo que é definido, arbitrariamente, como trabalho que produz renda. o resultado continua sendo que as mulheres trabalham mais ou em tarefas mais difíceis, mas seu trabalho é sistematicamente desvalorizado. e na verdade, por mais que ninguém fale mais disso, a dona-de-casa sempre subsidiou parte do salário da renda familiar com a natureza do seu trabalho: cuidar dos filhos, da casa e alimentar a força de trabalho do capital.

    desculpe, caro rovai se fui longo, mas, a la mário quintana, não tive tempo para ser breve.

    abraços ternos,

    cisco zappa

  13. João Bosco Responder

    A tirar pelo que está escrito no BLOG, uma condição para participar do PBF é ter FACEBOOK e TWITTER…

  14. Spirito Santo Responder

    ,Fico impressionado com a capacidade de se gastar tanto esforço para tentar justificar o injustificável. A Caixa Econômica fez alguma alopragem na sexta feira. A operação vazou por intermédio de alguém de dentro da própria Caixa. Não importa onde ou quem. Claro que, se houve uma operação financeira tão desastrada ANTES dos tumultos, óbvio que a culpa do tumulto é da Caixa.

    Estão querendo culpar o mensageiro e lançar uma cortina de fumaça sobre o incidente real.h

  15. Bosco Responder

    Com o apio do Pres Kennedy as FFAA brasileiras derrubaram o presidente João Gulart em 1964 espalhando a mentira de que Jango havia fugido do País. Enquanto a imprensa do PIG reespalhava a mentira os militares colocavam os tanques nas ruas e a igreja católica pedia o apoio dos fiés ao novo ditador do Brasil, Mal. Castelo Branco, amigo íntimo e oficial da mais alta confiança do embaixador dos EUA no Brasil. Uma espécie de síndico do Brasil a serviço dos EUA.

    1. Paulo Floripa Responder

      O Kennedy morreu em 1963.

  16. Armando do Prado Responder

    Os covardes de sempre não medem esforço e canalhice para chegar voltar ao poder. Como dizia a velha UDN: o preço da liberdade é a eterna vigilância.

  17. cisco zappa Responder

    puxa, fiz um comentário aqui ontem e ele foi deletado. quais foram as razões? por quê? não esperava, sinceramente, tal atitude.

  18. Ana Responder

    Sou a favor das políticas sociais que incluem a distribuição de renda. Mas é preciso mais cuidado com as análises de quem é realmente necessitado e também com a fiscalização da contra partida exigida para recebimento do benefício. O beneficio não pode ser ad-eternun e nem passar pra próxima geração. Pessoas que foram “criadas” com este benefício, já estão hoje criando seus filhos da mesma maneira.
    A revolta da população se torna pertinente. Talvez tudo isto sirva pra que governante revisem a formatação destes programas.

  19. Marcos Responder

    …esse boato parece ser uma tentativa de ensaio para se preparar a justificação da censura na internet. A internet tem permitido desconstruir total ou parcialmente as supostas verdades que se publica na mídia das seis famílias. É irreversível a perda de influência que esta mídia, hipotecada aos interesses do poder econômico, terá ainda nos próximos anos. Ficará cada vez mais ridículo e poderá mesmo funcionar ao contrário essa tentativa de esconder seletivamente a corrupção dos agentes do capital financeiro no congresso, no STF e outras esferas. Será necessário calar a produção de interpretações distintas que emergem da internet. O método é conhecido e segue modelos consagrados historicamente pelos agentes do Capital Financeiro Internacional. Os boatos da vitória de Napoleão em Londres; os boatos que quebraram os bancos em 1907 e criaram as condições para a criação do FED privado, o afundamento do transatlântico na I WW, o incêndio no Reichtag; o ataque à Pearl Harbour na II WW; o holocausto; o suposto afundamento dos destróiers na baía de Tomkin; a ameaça comunista na AL; o 11/9…todos foram usados para justificar uma violência ou mesmo guerra, que deveria acontecer para atender aos interesses do CFI. É bom observar os métodos e os possíveis desdobramentos que esta mídia irá agenciar para adiar o seu afogamento no universo quase incontrolável e de vários donos da internet. O alvo é tentar fazer da internet um modelo mais oligopolista possível. Como funciona hoje na velha mídia. Para isso necessitam de justificar a introdução de restrições seletivas na internet que venham a garantir uma posição privilegiada da visão única construída para atender aos interesses do poder econômico financeiro, os seus verdadeiros patrões. Vamos ficar atentos e observar como os atores se comportam, como convergem suas reações e atitudes. Vamos ligar os pontos que eles inevitavelmente nos darão e montar o mosaico que normalmente se traduz numa articulação bem feita para o encaixe de mentiras tecnicamente bem planejadas e desenvolvidas.

  20. fabio Responder

    Os tempos são outros. Hoje, a ditadura veste vermelho e é democrática ao melhor estilo bolivariano.

  21. Rynaldo Papoy Responder

    Minha pequena investigação chegou a reportagem publicada por jornal “A Crítica”, na madrugada de sábado, “Bolsa Família pode ser cancelada…” com 343 links para compartilhamento. Desconfio que o jornal ou a jornalista podem ter participado da conspiração.

  22. Bastos Responder

    Lamento por ter sido apenas boato.

  23. Márcia Figueiredo Responder

    Excelente trabalho. Parabéns. E vamos reforçando a luta em defesa de nossas conquistas sociais. Nem um passo atrás.

  24. Antônio Responder

    Se olhar meus post`s contra o bolsa vagabundo verá que o gráfico é bem pior. Esse bolsa é uma vergonha.

  25. José Roberto Responder

    País vergonhoso. Povo vergonhoso. Governo bandido, como todos os outros. Vcs petistas estão com medo de que tipo de golpe? Não há golpe pior do que fizeram e estão fazendo. Onde estão todos ideais partidários antes da primeira eleição desse desgraçado desse Lula. Votei no fdp e até hoje estou enojado de tanto cinismo e pilantragem. Desisti desse país. Isso vai virar uma republica de aloprados, vagabundos e de um povo vendido.

  26. beatriz Responder

    Rovai o que você achou das ações da CEF?? depois de ficar uma semana fabricando a notícia que liberou o pagamento do Bolsa Família antecipadamente por causa da confusão, diante das incongruências admitir que havia antecipado sem avisar ninguem? Por que mentir se não tem nada a temer? Realmente os governos petistas estão par a par com PSDB e o mentirosão do Obama, não dá pra saber quem mente/decepciona mais…

  27. geraldo andrade Responder

    Com 92% de aprovação popular (Otimo+bom+regular IBOPE março 2013) Lula e Dilma respeitados pelas suas ações em prol da população brasileira serão presidentes em 2014!

  28. Clemir/PE Responder

    Isso pode ser também uma forma de quem fez isso averiguar o tempo de resposta do governo. Para ver se ficam batendo cabeças e jogando a responsabilidade um para o outro. Isso também se caracteriza como uma tentativa de minar o terceiro escalão do governo com troca de acusações e criar um mal estar político. Sabendo que tem gente que não gosta do governo Dilma, tudo isso se espalharia pelas redes sociais como rastilho de pólvora. Como esse Joselito Muller há muitos. Atuam com má fé só para ver o circo pegar fogo. E depois evocam a liberdade de imprensa e tiram o corpo.

  29. tobias dinef Responder

    Li por mera curiosidade alguns comentários. Custa crer que estas pessoas realmente acreditam no que escrevem. As opiniões são de uma total falta de conexão com a realidade. Será que não dá para perceber que os fatos, na realidade, apontam para a clássica combinação de incompetência e tosca tentativa de acobertamento de seus resultados, a grande prodigalidade deste governo de mensaleiros…

  30. Edir Cardoso de Andrade Responder

    Temos tantas outras bolsas onde os grandöes estäo mamando nas tetas do estado, e ninguem se manifesta contra.
    Temos
    Bolsa Viagem – para esposas dos Ministros do STF
    Bolsa Pensäo Vitalicia – para filhas de militares
    Bolsa Pedágio – para os empresários das concessionárias das Autoban
    Bolsa Sonegacäo – para os sonegadores
    Bolsa Universidade Pública – para os filhotes da elite
    Bolsa Corrupcäo – para empresários com fortes ligacöes com políticos
    Bolsa BNDS – juros abaixo do mercado para empresas e empresários
    Bolsa Nepotismo – para quem tem um bom padrinho
    Bolsa Mordomia – para funcionários do alto escaläo

  31. José Ferreira de Brito Neto Responder

    A direita articulada com apoio do PIG, tenta instabilizar os programas sociais, visando a volta ao poder de um presidente que possa melhor lhe representar.

  32. emagrecerurgentee Responder

    Estou muito apreciado por este blog. É um tópico informativo. Ele me ajudar muito a resolver alguns problemas. Sua oportunidade é tão fantástico e estilo de trabalho de modo rápido. Eu acho que pode ser ajudar a todos vocês. Obrigado.