Reinaldo Azevedo, um cãolunista rottweiler ou simplesmente um poodle?

Ombudsman da Folha chama o colunista da Veja que estréia no jornal de Rottweiler e recebe uma resposta dura daquele que parece estar mais para poodle ou pequinês

A ombudsman da Folha de S. Paulo escreveu hoje sobre a contratação do colunista Reinaldo Azevedo da revista Veja pelo seu jornal. A celebração de boas-vindas não foi tão carinhosa: “A Folha anunciou a contratação de um rottweiler. O feroz Reinaldo Azevedo estreou disparando contra os que protestam nas ruas, contra PT/PSDB/PSOL, o Facebook, o ministro Luiz Fux e sobrou ainda para os defensores dos animais”, diz Suzana.

Azevedo se tornou um representante da direita ranheta, aquela que late, mas não morde. E por isso sua contratação pode ser um sinal de que o periódico dos Frias vai tentar sobreviver mais uns anos às custas do leitorado conservador. Nada muito mais do que isso, até porque a Folha de hoje é apenas um espectro do que foi nos anos 80, 90 e início dos anos 2000, quando de fato tinha alguma influência na opinião pública.

A questão é que como afirma a própria ombudsman, como manter o nível dos debates e trazer argumentos e fatos, e não apenas latidos esbravejadores ao debate político?

Contratar “opinadores” é mais barato do que investir em equipes de reportagem, mas será que ter 102 colunistas, como registrou Singer, não é um pouco demais da conta? Sendo que boa parte desses colunistas tem repetido as mesmas ideias, com raras exceções, como a de Janio de Freitas?

Num momento como o atual, de imensa transformação no cenário midiático, este seria o debate relevante a ser feito pelos veículos de comunicação. Mas pelo jeito o osso é outro. E a coisa descambou para conversa de canil.

Reinaldo Azevedo ficou furioso de ser “chamado de cachorro” e foi para o ataque dizendo que ao fazer isso Suzana Singer adere a “correntes da Internet politicamente orientadas que obedecem a um comando, que têm a sua origem em sites e blogs financiados com dinheiro público, para difamar desafetos”.

Dessa vez eu tô com o Reinaldão. Ele está longe de ser um canino, mas se fosse, nunca poderia ser comparado a um rottweiler. Acho-o muito mais parecido com um pequinês, aquele cachorrinho mala que todas as mães chatas dos meus amigos tinham nos anos 80. O cachorro além de ter um odor terrível, latia sem parar. Latia, latia, latia, mas bastava bater o pé, que ele latia e saia correndo.

Como muita gente já nem sabe mais o que é um pequinês, porque a raça praticamente foi extinta, talvez seja melhor comparar aquele que a nossa ombudsman praticamente chama de cãolunista ao simpático poodle. Seus latidos (claro que estou usando a palavra no sentido figurado) não são para valer.

No artigo

18 comments

  1. Pulkheria Responder

    A diferença é que os poodles são considerados uma das raças mais inteligentes…

  2. Luís CPPrudente Responder

    O tal do Reinaldo Azevedo, que tenho a sorte de não conhecer, é parecido com um poodle rosa?
    Um poodle rosa cãolunista!

    1. Alex Souza Responder

      Na verdade ele é o Gargamel dos Smurfs.

      1. Gerson Carneiro Responder

        Gargamel é o Çerra.

  3. Gerson Carneiro Responder

    Lembro: o próprio Reinaldo Azevedo admitiu que esteve no Churrascão de Higienópolis disfarçado de cachorro.

    1. Eduardo o Guimaraens (@justdu) Responder

      Gerson, Se esteve eu não vi ele…pensando melhor ele devia estar dentro do shopping tosando seus pelos de poodle

  4. Maurício Responder

    Reinaldo Azevedo criticando o PSDB? Menos Suzana, bem menos…

  5. Claudio Freire Responder

    Acho que chamar Reinaldo Azevedo de cachorro é uma agressão gratuita e injusta aos animais.

  6. Ari Silveira dos Santos Filho Responder

    Nem um, nem outro. Cães são mamíferos, portanto têm sentimentos e senso de Justiça, coisas que reinaldinho cabeção não tem. Ele está mais para réptil mesmo…

  7. Lutecio Responder

    É uma ofensa aos cães. Ele está mais para um besouro Rola Bosta!

  8. Arthur Responder

    1. antonio aguiar Responder

      post muito bom ,parabéns pela sensatez !

  9. aline Responder

    O Reinaldo Azevedo é péssimo. Péssimo em tudo que ele escreve. Me pergunto, em que pais ele vive, acorda e venha pra realidade!

  10. Clóvis Luz Responder

    Se Reinaldo Azevedo defendesse Lula, o PT e tudo o que a “esquerda” prega e pratica, ele seria um bom jornalista? Teria ao menos o respeito profissional do qual pessoas como você e seus leitores certamente se julgam dignos, por serem de “esquerda”, ou as críticas ao Reinaldo Azevedo nada têm a ver com ideologia?

  11. fabio nogueira Responder

    De dia é um Rottweiler e de noite uma tremenda Beyoncé!

  12. evaristo duarte dias Responder

    se ele veio da veja.ou vermes. tá explicado.

  13. quá-quá Responder

    estou com sorte. encontrei um blog realmente de nível. os argumentos são coerentes e muito convincentes, a ponto de me fazerem enxergar o óbvio que eu nunca vira, o Reinaldo é um poodle. além dessa constatação o conteúdo é fortemente filosófico e esclarecedor. até pelas manifestações dos afilhados do blog percebe-se que imperam a isenção e inteligência em suas manifestações. é isso que falta no brasiu, guias intelectuais de verdade, jornalistas brilhantes. parabéns.

    1. Reinaldo Azevedo Responder

      Ei para de falar mal de mim aí porra!