Gráfico da inflação da GloboNews é o que se pode chamar de vandalismo jornalístico

Os 4,5% são três vezes menor do que os 1,31%. Isso não é o mais grave. O 5,91% de 2013 é maior do que 6,50% e 5,82%, índices de 2010 e 2011.

Todos os inícios de ano a Globo lidera o terrorismo inflacionário. A inflação do ano que virá pode colocar o país em risco e blablablá.

Nos almoços de família, os parentes mais sensíveis às bobagens midiáticas repetem o mantra de que a situação está ruim e que o país está caminhando ladeira abaixo.

Que no final, todo o esforço feito pelo príncipe em 1994 ao debelar o dragão, vai ser jogado fora pelos aloprados do PT. Como se o Brasil de 2014 tivesse algo a ver com aquele que vivia de calças abaixadas para o FMI e que tirava os sapatos como sinal de respeito ao deus USA.

Todo começo de ano é assim, a inflação é a bola da vez.

grafico inflacao

Mas dessa vez a Globo levou o índice de ridículo ao limite ao fazer o gráfico acima. Não há proporção alguma nele. E isso é o mínimo para fazer um gráfico minimamente sério com dados informativos.

Nem na época de jornalzinho de Centro Acadêmico meus colegas mais radicais proporiam algo tão absurdo.

Prestem atenção na distância desproporcional do 5,81% do centro da meta de 4,5%. Os 4,5% são três vezes menor do que os 1,31%. Isso não é o mais grave. O 5,91% de 2013 é maior do que 6,50% e 5,82%, índices de 2010 e 2011.

O fato é que a inflação não superou o teto da meta que é de 6,5% em nenhum ano. No limite ficou no teto em 2010. E ficar em 5, 91% no ano passado não é nada grave. É parte do jogo.

Com este tipo de abordagem a Globo ultrapassa até a linha do que se pode chamar de desinformação. Isso é vandalismo jornalístico.

Duvido que a assessoria de imprensa de uma grande empresa deixasse uma sacanagem dessas sem resposta. Ia ter carta esculachando o veículo e pedindo correção. Se negasse, o veículo seria cortado da programação de publicidades da empresa.

Mas como o governo federal é ao contrário. Da mesma forma que o generoso ministro Mercadante decidiu enfiar 2,5 milhões na Abril, comprando Nova Escola, a Globo ainda vai lucrar por ter feito mais essa sacanagem.

E assim caminha a umanidade. Eu não errei não. Coloquei sem h de propósito. Porque essa humanidade não merece a palavra completa.

PS: Pesquei o gráfico acima no blogue do Ruda Ricci.

No artigo

11 comments

  1. Bianca Responder

    De fato, as proporções do gráfico são absurdas, mas vandalismo jornalístico é não lembrar ao leitor que 4,5% é o centro da meta da inflação, com variação de 2 pontos percentuais pra cima ou pra baixo. Ou seja, a inflação deve ficar entre 2,5% e 6,5%. Há três anos o Brasil está estourando o centro da meta e beirando o limite máximo. Isso não é “normal” e muito menos “aceitável”. Os dois pontos percentuais existem para abranger qualquer efeito adverso na economia. É uma margem emergencial, que está sendo usada TODOS OS ANOS. Portanto, só quem não entende o que diz ou só quem está fazendo um jornalismo vândalo pode dizer que isso é “parte do jogo”. Isso, aliás, nem jornalismo vândalo é; eu chamaria de jornalismo omisso.

  2. juan Responder

    sabe que eu nem tinha me atentado pra proporção ? o erro grosseiro do acaba distraindo pra esse outro “errinho”.

    Rovai, só uma correção. “5,91% de 2013 é maior do que 6,50% e 5,82%, índices de 2010 e 2011”.

    É maior que 6,50 e 5,92.

  3. Joao luiz Responder

    Se você ampliar seu estudo e verificar tudo onque foi feito em 2013 para segurar estes números abaixo do teto da meta, você verá que nossa política econômica não merece nenhum elogio, precisa melhorar muito. Com tudo o que fizeram, seguraram a inflação, mas a que custo?
    Medidas paliativas na área de energia, petrobras endividada até o ladrão para continuar a pagar dividendos e segurar o superavit primario do governo..
    Analisar apenas um numero é fácil, conta de mais e menos..

  4. Fernando Andrade Responder

    As Organizações Globo, nos seus jornais, rádios, revistas e redes de TV, mostram um Brasil em crise. Mas a fortuna dos donos da Globo, os Irmãos Marinho, aumentou em quase 500 milhões (!!!) de dólares em 2013. Se o Sarney é o Rei do Maranhão (e do Amapá), a Famiglia Marinho reina sobre todo o Brasil. Os verdadeiros Big Brothers. A fortuna dos Irmãos Marinho, de aproximadamente 24 bilhões de dólares, é a maior do Brasil (Já fez a sua assinatura do pacote BBB 2014, otário? A vida não é uma novela da Globo). Confira aqui:

    http://www.bloomberg.com/billionaires/2014-01-10/cya/aaada

  5. edson de almeida filho Responder

    Isso é bom pra quem da pontos para essa emissora de Safados

    Vamos voltar pra escola seus bu

  6. edson de almeida filho Responder

    Isso é bom pra quem da pontos para essa emissora de Safados

    Vamos voltar pra escola seus burros

  7. Edmar Responder

    “Os 4,5% são três vezes menor do que os 1,31%” e “mas como o governo federal é ao contrário”. Não entendi.

  8. werbeth mrv Responder

    matematicamente falando,esse joguinhos numerários que nos postula a mídia em busca de nos alerta da crise bombástica que enfrenta o nosso brasil….
    isso tudo é o reflexo do descaso econômico desenfreado pelo poder econômico administrativo responsável em criar metas e estratégicas falidas da mesma forma que temos a gestão adm
    só uma correção. “5,91% de 2013 é maior do que 6,50% e 5,82%, índices de 2010 e 2011″. isso calculamos na casa de milhoes de prejuizo que sera arcado por nós brasieliros..

    1. Vitor Responder

      Então você ta tentando justificar esse gráfico totalmente manipulado premeditadamente? Lamentável!

  9. Marcelo Responder

    Se a Globo é golpista, porque ela passa filme do Lula no horário nobre?

  10. Adriano Responder

    Tem gente queimando as digitais de tanto teclar pra tentar defender o terrorismo econômico que a Globo vem fazendo desde 89, tentando sempre influenciar as eleições. O Boni e seu debate fake em 89 que o diga, quem não sabe dessa procura no youtoba.