Macartismo comercial: Globo intimida anunciantes da Fórum - Blog do Rovai

Macartismo comercial: Globo intimida anunciantes da Fórum

Acima, Merval e seus “camaradas” Repórteres do jornal O Globo procuraram ontem quase todos os anunciantes da Fórum neste momento. Mas teve um que...

Merval

Acima, Merval e seus “camaradas”

Merval

Repórteres do jornal O Globo procuraram ontem quase todos os anunciantes da Fórum neste momento. Mas teve um que eles não procuraram, porque como são “repórteres” de O Globo não dava pra fazer o serviço completo e corretamente. E as perguntas eram em tom de interrogatório policial. Na linha do “por que vocês anunciam num veículo como este?” e o “o que vocês ganham anunciando num veículo como este?”

O Globo inaugurou dessa forma o macartismo comercial. Como não consegue controlar a internet a ponto de nos tirar do ar, como não consegue impedir que nossos veículos parem de crescer e se tornem cada mais importantes, como só perdem espaço no espectro comunicacional, vão tentar nos sufocar pelo bolso. Eles realmente não nos conhecem…

Tudo isso começou por conta da entrevista com o ex-presidente Lula. Vários blogueiros já trataram do assunto. Se o amigo não conhece a história pode dar uma geral lendo no Escrevinhador, no Viomundo, no BlogdaCidadania, no Tijolaço, no Cafezinho e no Marco Aurélio.

Após uma insinuação de Merval e Sardenberg na Rádio CBN de que os blogueiros (ou “alguns” como prefere a jornalista Barbara Marcolini) que foram a entrevista com Lula são corruptos, O Globo decidiu colocar duas de suas mais “importantes” jornalistas investigativas em campo para apurar mais sobre os “camaradas” que entrevistaram o ex-presidente na semana passada. A matéria foi publicada hoje. E o Edu Guimarães a colocou no seu blogue. Eu prefiro poupar meus leitores…

Na apuração, a imaginativa repórter Thais Lobo descobriu que este blogueiro, por exemplo, é doutorando em Comunicação pela UFABC, mestre pela USP, tem 28 anos de profissão e alguns livros publicados. Que já trabalhou em diversos veículos de comunicação, incluindo as organizações Globo, e que também é professor de Jornalismo na considerada por muitos rankings como a melhor faculdade do Brasil, a Cásper Líbero. Mas eis que na matéria apareço como um sujeito que trabalhou com política no “Diário de São Bernardo”. A imaginativa repórter precisava colocar a palavra São Bernardo em algum momento do texto talvez para me tornar mais “camarada” de Lula. E aí inventou um jornal que eu nunca ouvi falar para dizer que trabalhei nele. Eu trabalhei no Diário do Grande ABC, que existe e não é fruto da imaginação de globetes. Alvissaras. O Globo é mesmo Fantástico….

Mas ela precisava também mostrar que sou um castrista fanático. No meu texto sobre o evento publicado no blogue, referindo-me à quantidade de tempo que o presidente falou, 3h30, disse que ele teria se comportado como um Fidel Castro. Mas a Thais deu um jeito e cortou a frase no meio para parecer outra coisa, ou seja, algo mais revolucionário. Querida Thais, cortar frases ao meio é um recurso tão impressionantemente infantil de manipulação de discurso que nem entre a malandragem jornalística ele é mais aceito.

Mas a Thais me gravou por 22m50s. E eu também a gravei. E a avisei disso antes e também na hora que começamos a conversa. Fiz assim porque prezo minha profissão e não gravo nem malandro e nem jornalista de O Globo clandestinamente. Sempre fiz todas as minhas apurações às claras. Entre outras coisas entreguei a ela os números de audiência do site da Fórum. Ou seja, os 5 milhões de page views ao mês. E fui generoso. Dei a fonte pra ela checar a informação, o ComScore, que é utilizado pelas agências de publicidade para direcionar investimentos no digital.

Essa audiência nos coloca hoje entre os sites mais lidos do Brasil de informação e análise política. E anunciar na Fórum é ótimo, barato e muito melhor do que jogar dinheiro fora em veículos sem credibilidade e reputação. Tanto que a Fórum em pesquisa realizada pela Revista Imprensa ficou em segundo lugar entre as revistas com maior engajamento em redes no Brasil. Anunciar na Fórum é algo defensável sob todos os aspectos técnicos. Nosso CPM (Thais, você sabe o que é isso?) é honestíssimo.

Mas o mais interessante de tudo isso é que O Globo botou a Thais atrás de mim porque o Sardenberg e o Merval podem ser processados pelo Eduardo Guimarães por terem insinuado que os blogueiros que foram entrevistar o Lula são corruptos. O Edu já está processando o Gilmar Mendes, pra ele não custa nada levar o Merval e o Sardenberg às barras de um tribunal. Eu sou menos de judicializar as coisas. Tô querendo que eles parem de colocar repórteres jovens que estão buscando se tornar “confiáveis” na estrutura interna para nos perseguirem e topem um papo de frente. Eu quero debater comunicação pública e jornalismo. Mas se eles preferirem posso discutir financiamento e sonegação na área de comunicação (que tal falar de Darfs?). E topo fazê-lo em qualquer lugar e qualquer hora. Minha formação é democrática. E ao mesmo tempo é de alguém que não se esconde atrás dos ombros dos outros. Se tiver que cutucar o Merval e o Sardenberg, vou eu. Não mando recados e nem recadistas. São os bambambans da balacacheta, então bora lá. Marquem hora e local. E levem a platéia. Eu não tenho medo nem da Globo e nem dos seus assalariados. E a Fórum não vai deixar de fazer seu jornalismo sério e respeitado porque a empresa do Jardim Botânico tá botando gente que paga para ficar ligando para nossos anunciantes e fazendo interrogatório.

PS: Ao dar a entrevista para O Globo sabia que ela seria manipulada, por isso gravei. Mas ao mesmo tempo fiz questão de falar porque não tenho nada a esconder. E sempre gosto de resolver as coisas assim, às claras e na lata. Será que o Merval e o Sardenberg tem coragem de atender um repórter da Fórum? Hein, hein…

PS 2: as entrevistas que realizei com Lula foram todas públicas e transmitidas ao vivo por que as que o jornalista Merval Pereira realiza com o cônsul dos EUA só são reveladas pelo Wikileaks?

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

55 comments

  1. André William Alves de Assis Reply

    Olá, boa tarde. O texto a que você se refere é o intitulado “A entrevista dos camaradas: saiba mais sobre os ‘blogueiros progressistas’”? da Bárbara e da Thais?

    1. rogerio Reply

      Parece que sim, pesquisei sobre essa notícia e Rovai é mencionado com o Diário do Grande ABC.

      http://oglobo.globo.com/pais/a-entrevista-dos-camaradas-saiba-mais-sobre-os-blogueiros-progressistas-12220108

  2. Tânia Garcia Reply

    Bravo, Rovai!
    Mas não seja tão generoso: essa gente tem aversão ao debate livre de ideias.
    Eles só entendem de censura e do que lhes pesa na conta bancária.

  3. ALEXANDRINA MOTA Reply

    Muito bem dito Rovai!
    Sua resposta mostra o tipo de imprensa que queremos: livre de mentiras, arapucas.
    Que a Fórum continue ética, plural e comprometida com a democracia.
    Bravo!!!

  4. Cláudio Angelim Reply

    Bota pra lascar, Rovai.

  5. Atila José Reply

    Vá em frente que nós estamos seguindo e apoiando, sempre…

  6. Paulo Preto Reply

    Coitada dessa Thais, começando uma carreira e já se prestando a esse papel ridículo de garota de recados.A continuar assim vai se tornar blogueira da Veja.

    1. Freire Reply

      Ou âncora do sbt.

    2. Rita Candeu Reply

      acho que ela sonha com isso

      rindo muito aqui

  7. MARIO NIVA Reply

    “O Globo procurou os anunciantes para intimidar”. Quá, quá, quá,…. Delírio total do colunista. Quá, quá, quá…..

    1. J Fernando Reply

      Em que você se apoia para afirmar que é delírio? Qua, qua, qua, não dá nenhuma credibilidade a sua afirmação.

    2. Godizila Reply

      Esse Mario Níva é piada… tem o rabo mais preso que Aécio e o pó do Perrela… https://www.facebook.com/mario.niva.7

      1. Dodge Mann Reply

        Tucano safado. Sim, é um pleonasmo.

    3. Pedro Reis Reply

      Você ri. Isso acontece há décadas. Pobre do pequeno. Antigamente o menor sinal de sucesso de uma publicação era motivo para receber uma proposta “razoável” de compra. Se não aceitasse, quebrava. Não se iluda Mario Niva. E nem de esquerda eu sou.

    4. Edilio Reply

      Mais um perfilzinho fake contratado pela gangue digital dos tucaninhos… serio mano.. só tendo pena de vcs…!

  8. Jorge Linhares Reply

    Boa tarde. Realmente, hoje a Forum representa de forma impecável o lado bom da internet. Sou um leitor assíduo e é impressionante a gama de informações que vocês disponibilizam. Apenas faço um apelo para que se mantenham assim, pois foi com profundo desgosto que vi outros sites com propostas similares se vendendo para o sistema como prostitutas baratas.

  9. Leonardo Reply

    O fato é, o site está cheio de propaganda de governos PTistas. Tem até um banner apócrifo criticando o estado de SP. Simples assim.

    1. Renata Reply

      Amigo, se a Veja tem propaganda do governo federal… Quero ver a Veja deixar de ganhar dinheiro do PT

    2. Adma Reply

      O Globo e a rede Globo também são cheios de propaganda de governos petistas, a começar pelo federal. E ganham milhões com eles. O que voce tem a dizer sobre isso?

    3. marcosomag Reply

      O fato é, a Globo recebe em propaganda do governo zilhões de vezes mais do o blog. No JN, tem é “reportagens” apócrifas criticando o governo brasileiro. Simples assim.

  10. Marisa Reply

    Não se deixe intimidar, Rovai!

    A Revista e o Portal Fórum prestam um serviço importantíssimo aos seres pensantes deste país. Apesar dos cretinos que “se informam” e formam suas opiniões por meio de Globo, Veja e afins, espero que sejam criados outros veículos de comunicação com a credibilidade que vocês conquistaram.

  11. Roberto Locatelli Reply

    O tal “Diário de São Bernardo” foi de lascar. Fico me perguntando se eles não têm vergonha de si mesmos. Provavelmente não.

  12. Marco Reply

    Mas quem lê o Globo? Que tipo de gente se “informa” com esse lixo? Não basta apenas ser apenas um reaça raivoso, tem que ser completamente desprovido de inteligência e amor próprio.
    Perda de tempo se preocupar com isso. Estranho é que o jornal consiga anunciantes (boa parte deles de empresas estatais). Que coisa não?

  13. luisa Reply

    podes crer. tá na hora de acabarmos de vez com a globo.

  14. Valmont Reply

    Na Itália, Berlusconi foi deposto e condenado por ter feito o mesmo tipo de falcatrua que os marinhos fizeram com a FIFA, sobre os direitos de transmissão da Copa. Aqui, nem o DARF eles mostram. E quem paga a conta deles somos nós, trabalhadores assalariados.

  15. augusto conde Reply

    Parabéns ao ilustre jornalista por esta esclarecedora reportagem que nos põe a par dos acontecimentos.

  16. ALGOPI Reply

    “”as entrevistas que realizei com Lula foram todas públicas e transmitidas ao vivo por que as que o jornalista Merval Pereira realiza com o cônsul dos EUA só são reveladas pelo Wikileaks?” Não precisa dizer mais nada! Cadê o babaca do Merval? Por que não encara um debate com os blogueiros? Vai mostrar que ele não é acadêmico, não tem letras e faz muito mal ao Brasil.

  17. Luís CPPrudente Reply

    Famiglia Marinho age como mafiosos que são.

    Por que muitas empresas gastam seu dinheiro e bem caro numa organização sem reputação, sem credibilidade e sem honestidade como é o caso das organizações Famiglia Marinho?

  18. Selma Carioca Reply

    Já era fã de seus textos… Agora fiquei mais fã ainda! Excelente!

  19. Fábio Reply

    Depois de ler essa notícia resolvi assinar a Revista Fórum. O dinheiro é meu a faço dele o que quiser, principalmente ajudar a quem está contra o PIG. Isso a Globo não pode me impedir.

  20. Vanessa Reply

    Excelente motivo pra assinar a Fórum! Tô com Rovai e a blogosfera progressista! Chora PIG!

  21. Marcio Ramos Reply

    … eita mundão véio e bão!!!!!… mandou bem na resposta to aprendendo com a educaçãos da blogosfera, valeu mesmo, eu por muito menos mandei o ESTADÂO tomar no cu com todas as letras para a jornalista Laura depois de me pedirem um perfil meu devido ao trampo que faço na cracolândia….. ta demais esta semana. bom trampo ae… valeu D+++ e cuidado com o MAM… e seguimos…

  22. Fernando Reply

    Bravo. Mas em resposta ao oGlobo não seria bom esclarecer por que os anunciantes são sempre ou quase sempre órgãos públicos ligados a um partido específico? Isso chama atenção…

  23. Raimundo Sobrinho Reply

    Não é de se estranhar que seus noticiários venham caindo de audiência. Seus comentaristas são verdadeiros cabos eleitorais do DEM e do PSDB. Deviam ser punidos pelo PROCON por fazerem propaganda enganosa.

  24. Lais Amaral Jr. Reply

    Show de bola, Rovai. Essa coletiva alcançou mais objetivos do que aparentava. Os blogueiros pautaram a Velha Mídia Comercial . Quem não conhecia está conhecendo um outro jornalismo que se pratica no país. Valeu !!

  25. Ruth Freitas Reply

    Que maravilha, jornalismo de qualidade que respeita o público, sem distorcer a verdade e inventar histórias mentirosas. Rovai, parabéns pela entrevista, maravilhosa. Jornalismo nota 10.

  26. JOÃO RIBEIRO DE BARROS Reply

    É preciso urgente regulamentação das comunicações, só assim se quebra estes monopólios.

  27. Fernando Reply

    Censuraram meu comentário?

  28. Toni Cordeiro Reply

    Rovai Parabéns pelo trabalho. A luta continua!

    Mesmo ainda não fazendo parte desse grupo seleto de blogueiros de esquerda, que um dia irei compor, acompanho passo a passo o que escrevem e o que pensam, a começar pelo seu trabalho. Na minha opinião a direita raivosa não suporta o fato dos blogs de esquerda terem livre acesso ao companheiro Lula, pelo simples fato da identidade da militância por uma causa. Acho como outros que comentaram que não descarte a via judicial, pois eles com certeza não hesitariam em fazê-lo. Fortalecer o trabalho em rede a partir da identidade é o caminho.

  29. Flavio Reply

    Rovai, uma sugestão que deixaria para vocês blogueiros, todos, é que a partir de hoje, mensalmente disponibilizassem para os seus leitores num canto da página os patrocinadores ( principais anunciantes) dos jornais Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, JN e Jornal da Globo. Não precisa ser num lugar dos amsi caros da página não, até mesmo porque vcs não receberão por isto.

    É só para que todas as pessoas que lhes visitam, cada pageview, tenham a possibilidade de lembrar quais empresas financiam (pelo bem ou pelo mal) tal jornalismo. Os anunciantes vão passar a pensar duas vezes antes de terem os nomes deles atrelados a picaretices. Eu boto fé nesta estratégia.

  30. Marciano Reply

    Não há um conselho de ética da categoria de vocês, para denunciar esses maus profissionais, esses kappos, de O Globo e retirá-los de circulação? Por que não combatem fogo com fogo? Já diz a sabedoria popular: bonzinhos só se ferram.

  31. Antonio Lyra Filho Reply

    Estão desesperados.

  32. Jorge Reply

    No meu Estado, há muito tempo esse “órgão” da imprensa há muito tempo já teria pegado fogo……..

  33. Luiz Eduardo Reply

    Eu não conhecia o Forum.
    Vou começar a ler.
    Eu só acho errado o Rogai se abster de ingressar com ação judicial junto a Globo, buscando indenização, porque tenho absoluta certeza de que só mexendo no bolso deles é que a Grande imprensa voltará a fazer um jornalismo ético.

  34. Gusravo Miranda Coutinho Reply

    kkkkkkkkkkkkkkkkk… E vamos assistir de camarote, chama o Chico Buarque, chama o rei do camarote, e chamem todos os artistas, jornalistas, pensadores que foram vilipendiados pelo mercado do monopólio cultural da Globo, que teve os anos de ouro na época que o povo era refém da “telinha”… è ótimo ver a internet ruir esse castelo de cartas marcadas,

    “A civilização ( Rede Globo) se tornou tão complicada,
    Que ficou tão frágil quanto um computador,
    Que se uma criança (Revista Fórum) descobrir o calcanhar de Aquiles,
    Com um só palito pára o motor (As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor – Raul Seixas)

  35. Ana Elisa Reply

    Sensacional! É animador saber que há pessoas que são capazes de perceber a manipulação da mídia das massas, que distorce a informação ajustando-a a interesses $… ótimo artigo!!!

  36. luiz mattos Reply

    Impressionante o mau caratismo dos filhos daquele que está no inferno.O Brasil seria outro se os coronéis da mídia simplesmente falassem a verdade e desesperam-se diante da credibilidade conquistada pelos independentes.

  37. Fatima medeiros Reply

    Como posso assinar a Forum? Total firmeza aos blogueiros independentes.

  38. Maria Thereza Reply

    Algum anunciante desistiu? Se sim, publique os nomes que a gente boicota os produtos, sejam quais forem. Afinal, quem prefere anunciar na mídia velha, pagando muito por pouca audiência e ainda por cima se deixa intimidar, não merece nosso dinheiro. Há muito tempo não compro nada que seja anunciado por celebridades – as que eu ainda conheço, pelo menos “de vista”.

  39. Douglas Reply

    “O Globo Fora do Ar” Fora Marinho e seu bando!!!

  40. Sérgio Paes Reply

    Parabéns!

    Ótimo texto, parabéns pelo veículo de comunicação!
    A Globo mente e intimida… aquele sim não é um espaço onde as empresas deviam se enfiar.

  41. murilo Reply

    Interessante a Globo…não está preocupada em saber o porquê, perde audiência? Mantém velhas práticas, achando que estamos em 1964.

  42. Antonio Valadão Reply

    Se os blogueiros convidassem o FHC para uma entrevista; será que ele toparia???

  43. Mário Zeidler Filho Reply

    O anúncio ” Tem Algo Errado” me levou a pensar uma coisa: aqui, existem quatro anúncios apenas (um é da própria Forum): da prefeitura de São Paulo, da Prefeitura de Guarulhos, do MAM de São Paulo e… do “#Tem Algo Errado”, anúncio apócrifo que não é a favor de nada, mas apenas e apenasmente contra o gorverno de São Paulo (por mim, todo apoio e boa sorte). Mas então: quem são os anunciantes aliciados pelo Globo? A prefeitura de São Paulo (PT), a prefeitura de Guarulhos (PT), o MAM ou a campanha apócrifa? O que parece é que, embora dois terços da matéria contenham verdades, inegáveis ou potenciais, o terço mais importante, que inclusive serve de chamada, não contém nenhuma. Faltou dar nome aos bois e fazer uma denúncia apropriada, ao invés de insinuações. Jornalismo de comadre…

  44. Carlos Reply

    Um dos camaradas das fotos é o Sarney, também camarada do Lula. E tem também o camarada Maluf.