Ontem à noite o projeto de lei do Direito de Resposta, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB), que garante que ofendidos injustamente por matérias jornalísticas tenham direito de responder com mesmo destaque, periodicidade e dimensão estava para ser votado na Câmara. Havia sido feito um acordo de lideranças para que ele fosse aprovado.
Mas começou a discussão e, de repente, deputados do DEM, do PSDB e do PPS passaram a alardear o perigo de se dar o direito de resposta “especialmente” em um momento de denúncias que a imprensa faz ao governo de Dilma Rousseff.

O deputado Roberto Freire, do PPS, lembrou que o PT quer regular a mídia e que poderia usar esta lei como um início deste processo. “Nós estamos discutindo isso em um momento em que o Brasil está vivendo um momento crucial da CPI da Petrobras, e a imprensa tem tido um papel fundamental”, disse. “Com esta lei nós vamos calar a imprensa na investigação dos escândalos de corrupção.”
A relatora Luciana Santos (PCdoB) saiu em defesa do projeto de lei, mas ele acabou saindo da pauta de votação. É um vexame que um argumento tão estapafúrdio de defesa da liberdade da imprensa permitindo crimes contra a honra e dignidade cidadã prevaleçam no Congresso brasileiro. O vale tudo da oposição chegou a níveis alarmantes. Mais alarmantes do que o risco de falta de água em São Paulo.
Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia
Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro
Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.
Compre agora e receba em seu endereço!



Giba
Lembra de Regina Duarte? Pois é. Agora quem está com medo, sou EU!
ricardo
Estão adotando as práticas petistas, o que a meu ver é um erro.
Um erro não justifica outro erro.
Luís CPPrudente
Ricardão, você andou com o senador Menino do Rio para dizer essa frase brilhante?
ricardo
O que me preocupa é que nesse país para tudo a desculpa é porque o outro também fez.
Há roubei, mas o fulano também roubou. Foi caixa dois, mas todo mundo faz caixa dois, etc…
Enquanto ficarmos usando desculpas e não assumirmos os nossos erros nada será solucionado. Se não tem nada de errado não preciso arrumar nada.
Luís CPPrudente
É um erro seu ou má intenção sua ao qualificar a prática do Roberto Freire, um vendido e um traíra, como sendo uma prática petista.
Você quer colocar no colo do PT uma coisa que é o PPS, aliado do PSDB e do PIG, que está fazendo, ou seja, impedir que haja um direito de resposta quando os meios de comunicação desqualificam uma pessoa e não permitem que ela se defenda.
ricardo
Então quer dizer, que fazer as coisas erradas e justificar que podem ser feitas porque os outros fazem assim é correto?
Isso é mesmice do mesmo, então qual a diferença entre os partidos políticos do brasil?
Nenhuma.
ricardo
Qual a diferença entre Vargas e este senhor?
ricardo
Traíra, por traíra temos LULA, numa entrevista da televisão portuguesa ele disse que os mensaleiros não eram gente da sua confiança. Com se diz aqui virou a camela em que comeu. Lula é melhor que este senhor?
Ary
Este sr. Absolutamente não leu a entrevista e sai cantando o grito do galo. Pelo menos leia e se souber entender, se for possível, não fale besteira.
luiz mattos
Cara você é um troll ou um papagaio repete tudo da mérdia.
Souza
É óbvio que o Ricardo não visitou o site para debater o assunto, ele apenas quer é tumultuar o ambiente, típico de troll contratado. Só um mal intencionado pode atribuir ao PT a prática da censura aos meios de comunicação (vide MG com jornalistas demitidos por criticarem o governo de Aécio). O PPS, DEM e PSDB estão defendendo a mídia familiar para que ela possa acusar sem provas, mentir em abundância sobre quem quer que seja, desde que o acusado seja do governo ou da base aliada, e o difamado não possa exigir direito de resposta; muito prático para quem quer derrubar o governo, o resto é blábláblá.
ricardo
Vejam como são as coisas, em momento nenhum eu sou contra o direito de resposta. Leiam novamente o meu post.
Disse que acho errada a atitude deste senhor.
Porém ele está usando das mesmas armas que os demais partidos.
Resumindo: É o roto falando do esfarrapado.
ricardo
Como MG, temos o IBGE.
Todos usam as mesmas táticas e uns ficam acusando os outros de serem os maus.
Aqui todos são maus. Infelizmente não temos mocinhos.
Tudo a mesma M……
Sousandrade
Que decadência do sr. freire. Agora trata a incorporação da mídia ao mundo da Constituição de 1988 como cálculo raso eleitoreiro de eficácia duvidosa. Pq a mídia deve fica de fora e acima da constituição?
Israel Just da Rocha Pita
Como este crápula do Roberto Freire confessa que as mentiras do PIG não deve ter direito de respostas. Em toda democracia do mundo este direito é assegurado só no brasil de R..F não pode. Onde estar a basa do Governo que não tem força para aprova-la?