Bonnner quis falar mais que Dilma na entrevista do Jornal Nacional

Foi uma entrevista meio atarracada e Dilma sai do mesmo tamanho. Sem se ferir. O que para quem está em primeiro lugar é uma boa notícia

Uma das primeiras lições num curso de jornalismo é que entrevistador não deve falar muito. Deve ser direto nas perguntas e buscar ser o mais objetivo possível. Não significa que deva ser leniente e bondoso com o entrevistado. Pode interrompê-lo, cortá-lo etc, mas não deve fazer discursos.

Willian Bonner não é um jornalista habituado a fazer entrevistas. É um apresentador. E mais do que nunca sua falta de qualidade para realizar um dos fundamentos básicos da atividade ficou evidente na noite de hoje. Em vários momentos ele foi absolutamente circular nas suas falas e até pouco educado. Lembrou Henry Maksoud nos tempos em que fazia um programa na Gazeta, cujo nome era Henry Maksoud e Você. Mas que era apelidado de Henry Maksoud e Eu. Porque só o entrevistador falava.

Isso compromete não só o desempenho do entrevistado, como da entrevista. Dilma não foi mal no Jornal Nacional. Foi razoável e dificilmente ganhou ou perdeu algo. Saiu, como se diz no popular, no zero a zero. Mas ficou evidente em alguns momentos que foi prejudicada não pela falta de condições de responder, mas pela confusão criada pelo entrevistador que fazia um monte de questões num longo tempo e queria respostas rápidas.

Dilma, por exemplo, respondeu que não falaria sobre o julgamento do Supremo. Bonner começou dizendo que “houve corrupção em várias áreas do governo” e citou vários casos. E as duas CPIs da Petrobras. Dilma respondeu que “os governos que mais estruturaram os mecanismos de combate a corrupção” foram os dela e o de Lula. Que a PF ganhou autonomia, que há relação respeitosa com o MP, que nenhum Procurador Geral da República foi chamado de engavetador etc. A resposta estava dada, mas aí Bonner apelou para o mensalão e soltou uma frase de efeito no meio de um monte de considerações. “Seu partido teve um grupo de elite comprovadamente corrupto”. Dilma respondeu que não faria julgamento de uma decisão do Supremo Tribunal. Neste momento o entrevistador só faltou pular da mesa e exigir que ela respondesse o que lhe parecia mais adequado.

Foram aproximadamente dois minutos da entrevista nesta querela. E ali havia clara intenção do apresentador em fazer discurso, não de fazer perguntas.

Nas outras questões, Dilma também foi apertada. Como, aliás, outros candidatos também foram. E se saiu bem. Explicou que na saúde ainda há muitos problemas a enfrentar, mas que acha que já houve melhoras significativas. “Contratamos  mais 14.562  médicos e ampliamos a nossa de atendimento para mais de 50 milhões de brasileiros”, afirmou. E quando Bonner, tentou interrompê-la logo no começo de uma resposta falando que precisavam falar de economia, a presidenta deu-lhe uma resposta bolada: “Tenho maior prazer de falar da economia, Bonner”.

E foi muito bem ao falar de como o Brasil está enfrentando a crise econômica. “Não desempregando, não arrochando salários, não aumentando impostos. Qual era o padrão anterior?” Esse foi certamente seu melhor momento. Bonner falou de inflação alta e a presidenta teve de lhe informar o que todos os jornais têm registrado, que a inflação dos últimos meses é de 0%.

Ao final, a presidenta dialogou com a frase dita por Eduardo Campos e disse: “eu acredito no Brasil”.

Foi uma entrevista meio atarracada e Dilma sai do mesmo tamanho. Sem se ferir. O que para quem está em primeiro lugar, recuperando a imagem do seu governo e que terá o maior tempo de TV é uma boa notícia.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!

In this article

Join the Conversation

179 comments

  1. sergio m pinto Responder

    Junior, seu nome diz tudo – junior.

  2. Vitor Responder

    Que nada Rovai… homem que aperta mulher sem lhe dar o devido espaço, quer falar mais do que ela, e ainda leva lição de economia como ‘antecedentes econômicos’ para guia do futuro de índices, só faz asneira para a nossa cultura. O pior e que levaram a Poeta e ela não falou nada… E o Bonner ainda tentou colocar regra na Presidente da República e no fim ficou com cara de moleque dono da bola que só perde e acaba com o jogo porque não ‘guenta’ perder.

    1. cleber Responder

      Que bolsa vc recebe msm????

    2. Paula Responder

      A infeliz da presidANTA nao Teve nem tempo de mostrar programa de governo pois o tempo Foi curto pra se defender das falcatruas que ja cometeu ( o todas comprovadas!!) . Quem ainda tem coragem de votar nessa criatura ou é muito burro ( relincha e anda de 4) ou ta levando grana por trás. Sò pode!!!

    3. Paula Responder

      Vc é tão patético quanto a sua presidANTA. Pior que os eleitores dela são todos assim como vc, desprovidos de inteligência. Mal sabem ler, escrever muito menos. Vcs sao comprados com as bolsas esmolas. Pior que estão afundando o país. Pois garanto que sua vida não é nenhuma maravilha. Basta ver como escreve e as ideias idiotas que tem na cabeça…kkkkkkkkkkkkkkk

  3. Ronaldo Responder

    O título do seu artigo deveria ser: DILMA ENTREVISTOU BEM WILLIAN BONER. Fui professor no Curso de Jornalismo. Daria ZERO, ZERO a um aluno meu me apresentasse um trabalho semelhante ao que fez Bonner hoje.

  4. João Paulo Responder

    O PT pagou quanto para você fazer este texto ridículo? Bonner perguntou o que todos os brasileiros queriam ouvir.

    1. Marcio Responder

      Ele só não deixava ela responde né ?
      ZERO PRO BONNER.

      1. Ronaldo Responder

        Ela não respondia…
        Ela se esquivava.

      2. Cleber Responder

        Que bolsa vc recebe msm, ele disse o que muitos gostariam, 10 PARA O BONNER, ou seria 7 X 1 KKKK

      3. Thiago Responder

        Se ela estivesse sequer tentando responder o que ele perguntava, seria mais fácil n precisar interromper pra mandar ele dar a resposta. Completamente conivente com a corrupção. Pior é ler por aqui que alguém ainda apoia ela depois dessa. Comunistas por todo lado. “Zulive”

    2. giulia novene Responder

      O mais triste do PeTe não é o partido em si, a corrupção por corrupção neste país prece ser arroz e feijão, mas o que me enoja é a maldade, o jeito de tratar seus adversários não como adversários políticos mas inimigos, desqualificando qualquer um que deles discordem. Votei na Dilma, votei no Lula, votei anos no PT. Não voto mais. Vi a entrevista, achei que ela nada respondeu, fugiu das perguntas. Vi A foto da Marina e me parece que ela e sem mais quem sorria para alguém que a chamou para algo.. qualquer pessoas que entende de fotografia percebe claramente. Mas o que fez o sr. advogado do PT, aproveitou a cena e jogou na rede? Antes que me perguntem, não voto em Marina. Antes que me acusem de coxinha e direitosa , se é que devo satisfações: Voto no PSTU

      1. Mônica Responder

        Exatamente isso, ele perguntou o que todos gostariam de perguntar! Ela TEVE SIM oportunidade de responder, porém, nas vezes que abriu a boca não falava nada que era perguntado, só rodeios! Uma baita de uma fazida, é admirável a cara de pau. Mais admirável ainda são as pessoas que a veneram…. Lamentável

  5. eduardo Responder

    Hahahahahaha, quero só ver se eleger agora!! FEZ MUITO BEM O BONNER… NÃO DEIXOU AQUELA PORCA FAZER PROPAGANDA PRA GANHAR VOTO. NÃO CONSEGUIU SE DEFENDER PORQUE NÃO TEM DEFESA. É ISSO AÍ!! PRIMEIRO PASSO PRA UM BRASIL MELHOR…

    1. edijalma Responder

      Todo criminoso tem talento para escapa
      Da interrogação da Polícia.

    2. comedor de eduardo Responder

      Brasil melhor e sem idiota como você seu lixo.

    3. Gerson Responder

      Porco é vc seu idiota

    4. Glenda Responder

      Aquela “senhora” poderia ser mãe de qualquer um aqui. Um pouco mais de respeito seria sinal de boa educação, rapaz. Se essa senhora está na presidência é porque o povo a colocou lá. Isso, além de ser falta de respeito para com ela, é também falta de respeito para com o povo brasileiro que a elegeu e do qual você faz parte.

    5. Sergio S. Responder

      Ridículo !
      E grita porque não tem razão,,, kkk

  6. Bel83 Responder

    Dilma estava com a voz embargada. Parecia que ia chorar a qualquer minuto. Esperava mais da presidenta. Sei das dificuldades dela em falar de improviso, mas hoje foi muito ruim pra ela. Tive outra visão. Pra mim, pareceu que ela estava enrolando, demorando muito para responder e a parte do mensalão me causou vergonha alheia. Marina ganhou o direito de ser entrevistada. Vamos ver como vai ser.

  7. jonas Responder

    Quem é Ranato Rovai?

  8. Estela Responder

    A Dilma não respondeu porque só escolhe corrupto! Não respondeu porque considera herois os corruptos do mensalão! Não respondeu sobre o problema da saúde! O Willian Bonner perguntou pouco, deveria perguntar sobre: :Escândalos do PT em 9 anos:
    * Caso Celso Daniel
    * Caso Toninho do PT
    * Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    ]* Escândalo do Propinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
    * CPI do Banestado
    * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST]
    * Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    * Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    * Irregularidades do Fome Zero
    * Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    * Escândalo do Ministério do Trabalho* Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    * Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
    * Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)
    * Operação Anaconda* Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    * Caso José Eduardo Dutra* Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    * Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    * Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    * Expulsão dos Políticos do PT
    * Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    * Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    * Escândalo da ONG Ágora
    * Escândalo dos Corpos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
    * Caso Henrique Meirelles
    * Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    * Caso Cássio Caseb* Caso Kroll* Conselho Federal de Jornalismo
    * Escândalo dos Vampiros* Escândalo das Fotos de Herzog
    * Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    * Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    * Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    * Escândalo do IRB* Escândalo da Novadata
    * Escândalo da Usina de Itaipu* Escândalo das Furnas
    * Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    * Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)* Escândalo da Secom
    * Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    * Escândalo do Valerioduto
    * Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    * Escândalo da CPEM
    * Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    * Caso Marka/FonteCindam
    * Escândalo dos Dólares na Cueca
    * Escândalo do Banco Santos
    * Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    * Escândalo da Interbrazil
    * Caso Toninho da Barcelona
    * Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    * Caso dos Dólares de Cuba
    * Doação de Roupas da Lu Alckmin (esposa do Geraldo Alckimin)
    * Doação de Terninhos da Marísa da Silva (esposa do presidente Lula)
    * Escândalo da Nossa Caixa
    * Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    * Escândalo das Cartilhas do PT
    * Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    * Escândalo do Proer
    * Escândalo dos Fundos de Pensão
    * Escândalo dos Grampos na Abin
    * Escândalo do Foro de São Paulo
    * Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    * Escândalo do Mensalinho
    * Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    * 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin (em São Paulo)
    * Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    * Crise da Varig
    * Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    * Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    * CPI da Imigração Ilegal* CPI do Tráfico de Armas
    * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
    * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
    * Operação Confraria
    * Operação Dominó
    * Operação Saúva
    * Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
    * Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
    * Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    * Escândalo dos Grampos no TSE
    * Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)* ONG Unitrabalho* Escândalo dos Fiscais do IBAMA do Rio de Janeiro
    * Escândalo da Renascer em Cristo
    * Crise no Setor Aéreo Brasileiro
    * CPI das ONGs
    * Operação Testamento
    * CPI do Apagão Aéreo (Câmara dos Deputados)
    * CPI da Crise Aérea (Senado Federal e Câmara dos Deputados)
    * Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão)
    * Operação Navalha
    * Operação Xeque-Mate
    * Operação Moeda Verde
    * Caso Renan Calheiros
    * Operação Sétimo Céu
    * Operação Hurricane II (também conhecida Operação Furacão II)
    * Caso Joaquim Roriz (ou Operação Aquarela)
    * Operação Hurricane III (também conhecida Operação Furacão III)
    * Operação Águas Profundas (também conhecida como Caso Petrobras)
    * Escândalo do Corinthians (ou caso MSI)

    1. Vanesca Responder

      A Dilma está no governo a 4 anos o revoltada…a corrupção , roubalheira , enfim …não tem partido , é geral!!!!

    2. MarcDias Responder

      Não afirmo aqui que votarei na Dilma ainda. Mas gostaria de questionar os amigos leitores: Que outros governos conseguiram em tão pouco tempo não só saldar nossa eterna dívida com o FMI como ter dinheiro em caixa para emprestar para o mesmo? Ou se esqueceram dessa dor de cabeça que nos perseguia? Será que todos esses escândalos não estão relacionados a um maior combate por parte desse mesmo governo? A uma maior atuação das esferas de repressão à corrupção? Todos nós temos prós e contras em relação a determinados partidos, pelo menos os que estão em maior evidência. Votamos nas pessoas e porque confiamos no que elas dizem, mas sabemos que governar não é bem assim. Senão teríamos escolhido outro regime de governo onde um decide e os outros obedecem. Ponto.

  9. Gustavo Responder

    Quem eh PTista nao adianta joao paulo e eduardo eles nuncam aceitam a decadência e a ridicularidade de seu partido.

  10. Demétrio Responder

    Engraçado, que sua analise evidencia seus pressupostos de auto defesa atacando o entrevistador que pior que tenha sido, tinha na ponta da lingua as mesmas indagações que os brasileiros, quanto aos aliados politicos corruptos, aos 12 anos de poder sem avanços na saúde e a pifia gestão economica, ela sequer respondeu uma das perguntas de forma conclusiva, incoerente e junior é tua analise.

  11. abel Responder

    Sabe de nada inocente! Era isso q todos os brasileiros queria fazer!!!

  12. Danilo Responder

    Chupa que è de uva Dilmão!!!!!!este site deve ser financiado pelo PT (perda total)conserteza”!!

  13. Roger Campos Responder

    O padrão de postura e perguntas foi o mesmo a todos os entrevistados.
    Ela esquivou-se o tempo todo, e nada respondeu.
    Que vergonha Dilma. Que irresponsabilidade.
    Que vergonha dessa presidente.
    Que vergonha desse autor de que expõe sua opinião ao invés de retratar os fatos.
    Aliás, esta também é uma das primeiras lições do jornalismo

  14. felipe Responder

    Acho que nao estou vivendo no mesmo país que alguns que escreveram aqui. É inacreditável como as pessoas fecham os olhos para corrupção, bandalheira, pouca-vergonha. Não defendo nenhum partido, mas continuar com esta praga que atrasa o país ha tanto tempo é revoltante.

  15. Danilo Responder

    Má que porra de sitezinho tendencioso….. Muda de nome para Forum PT, dá mais certo!

  16. Rafael Responder

    Bonner 7 X 1 Dilma . Kkkkkk ai me vem jornalistas não sei de onde criticar o redator chefe do maior Jornal do País e defender um dos piores governos até os dias de hoje . Continuem votando no PT que vocês vão ver onde vamos chegar , Precisamos de um governo inovador . #ForaDilma

  17. SERGIO GOVEA Responder

    Eu sou Dilma até debaixo d´água.

    Reconheço que se o entrevistado fosse um “Brizola” não sobraria muitas penas ao casalzinho global.

    A nossa Presidenta é de uma polidez enorme.

    O meu receio é de que boa parte da população não compreenda os fatos, na sua realidade.

    Não se deve tratar um desigual com igualdade.

    Eu tenho muito medo dessa tal “política de controle remoto”.

    Sergio Govea.

    1. Rodrigo Responder

      Dilma ate de baixo d’agua? entao se afoga desgraça

    2. Robert Responder

      Vc trabalha para dilma?

  18. José Responder

    Rovai não assistiu a mesma entrevista que o Brasil. Bonner pode ter feito uma má entrevista, más dizer que Dilma saiu do mesmo tamanho é uma puta falta de ser sem noção. Kkkkkkk Esse Rovai é do PT!

  19. Ricardo Soriano de Lima Responder

    Sem querer avaliar o apresentador Willian Bonner, todavia, o mesmo agiu da mesma forma com os demais candidatos e ficou bem claro que a presidente para não se complicar com verdades absolutas preferiu ficar em cima do muro.

  20. xupa' Responder

    vai te fuder, PTZAO do caralho, por isso que voce eh um bosta!
    porque vota e torce para esses bostas que afundam nosso pais em corrupção..
    mas não adianta ne??? eles te dao o bolsa familia e o auxilio desemprego… vai te fuder

  21. sandaumm Responder

    Bonner queria zuar e tomou pra dentro!

  22. blawss rodrigues Responder

    dilma saiu mal nas respostas

  23. Olavo Responder

    Sou petista! Mas sejamos justo que o Bonner tambem apertou os outros candidatos. E a saude realmente precisa de uma melhora. Mas economia nao tem oq falar. Dados de inflacao nao falam nada de nada. Que diferença isso faz???

    Vai Dilma!!!

    1. b Responder

      Que diferença faz? Faz muita diferença no final do mês quando a conta do mercado só aumentou e a dispensa só esvaziou. Faz muita diferença!
      #ForaDilma
      #Nãotemidiotaaqui

  24. Rodrigo Responder

    Nossa, que maravilha de gente gozando em cima de uma ruminante-lavada-cerebral, vomitando, melhor, metralhando palavras e frases ôcas, respostas sem nexo nem contexto… que bela candidata á continuidade da mesmice, da continuidade de uma corrupção jamais vista neste País… Pobres de espírito!
    Coitados aplaudindo uma coitada… (ipsis litteris…)

  25. Allexaolindo32 Responder

    Vejo que já tem gente ganhando sexta básica ou quer ganhar um cargo em Brasilia!!! É ridículo esse artigo o PT tem que sair, são longos anos só de roubalheira e desgraça para o pais. !!! Alguém ai sabe o que é new óbio pergunta para a Dilma e ela vai te responder!!! Vai aprender mais sobre o canada e eles tem 02% dessa matéria e possuem os melhores hospitais e nós 98% e mal conseguimos enviar material decente para nossas escolas e detalhe,nem o preço da matéria é imposto por nós. Só pra deixar claro New óbio é a mesma matéria que fabrica as turbinas de avião e o material para o onibus espacial..

  26. Plácido Suares Responder

    Nós os “William Bonner e Patrícia Poeta” queremos saber muito mais. há muita coisa a serem ditas e que estão escondidas atrás das cortinas negras deste país atrelado pela corrupção, imoralidade, indecência…É preciso que nós tenhamos a coragem de ir às ruas, praças, vilas avenidas… declarar que merecemos respeito e dignidade. Que a “Bolsa esmola família” tenha um caráter fiscalizador e que não tenha a intenção de curral eleitoral que perpetua, principalmente no Nordeste. O povo Nordestino exige e quer respeito, somos um povo sofrido e não são os pulhas desta sociedade corrupta que irão nos abalar. Bonner e Patricia continuem, sem medo, sendo nosso porta-voz. que cada BRASILEIRO tenha a coragem que vocês estão tendo para dizer a estes candidatos o que eles merecem ouvir. Parabéns! Deus os ilumine.

  27. Nilton Responder

    Vejo pessoas sem comprometimento politico falar um monte de baboseira, entendo que Dilma se saiu muito bem , apesar do Bonner ter lapidado o tempo de resposta. Parabens Dilma.

  28. Carlos Responder

    A Dilma só enrolou e quem não gostou ou é Fake ou vota no PT. Não tem idiota aqui!!!

  29. tony Responder

    Sou anti partidário gosto de ler sobre política mas esta foi a pior entrevista a Dilma Dilma e enrolou toda e não respondeu nada. A saúde nunca esteve tão mal neste país em todas as esferas na área da segurança pública é um governo covarde faz o que quer quebra empresa pública e privada por que a polícia está de mão atadas se prende o bardeneiro quem e preso e a polícia portanto a presidente é fraca não tem autoridade.

  30. cliz Responder

    O resumo desse artigo poderia ser: “assim é, se lhe parece”. Ou: cada um vê o que quer ver e não os fatos!

  31. pako Responder

    Um blog com nome de forum ja sabemos de quem vai puxar o saco. O bonner nao jornalista? Kkkk Que blog ruin

    1. Natalia Responder

      Para essa sociedade elitista que tanto valoriza um diploma: Não, não é. Ele é formado em publicidade pela ECA – SP.

  32. ayrton Pyrtz Responder

    o tom usado foi duro e usado como os outros candidatos. A presidente não respondeu com precisão perdeu muito tempo em evasivas e afirmar que a inflação está a O% não foi uma boa resposta, mas de qualquer forma se defendeu, mas não convenceu. Esperava-se mais da Presidente.-Compreendo, porque Dilma não tem a experiencia e nem o ” timing ” de Lula. Infelizmente.

  33. Parabiago Responder

    Infelizmente o Brasil eh um lugar de analfabetos, do tipo vi uma pessoa desiquilibrada tentando explicar 12 anos de incompetencia e ainda aparecem defensores q de alguma forma dependem de esmolas governamentais para defende-la

  34. Gerson Responder

    O problema é que dão muita bola pra a Rede Bobo! Eles têm que mostrar é o DARF do pagamento dos direitos sobre a transmissão da Copa. Sonegadores e ficam dando uma de defensores dos bons costumes. Se criaram na ditadura, através de benefícios dos generais. Abaixo a Rede Bobo!!!

  35. Silvania Responder

    Bonner fez como fez com os outros candidatos que se saíram melhor que ela.

  36. Amanda Responder

    Bonner foi arrogante e pouco imparcial! Interrompeu Dilma diversas vezes na intrevista… Resumindo, faltou educação!

  37. daoliveira Responder

    Bonner foi uma decepção. Totalmente contaminado pela parcialidade.

  38. william fialho Responder

    Os PTistas são tapados até mesmo na ora de analisar uma entrevista, pergunte quem vcs conhecem que precisa da rede pública de saúde e tirem suas conclusões, se mesmo assim acharem que ela saibem esperem o pai ou mãe ou um parente dos petista precisar usar os órgãos públicos atualmente.

  39. Rodrigo Responder

    Fico triste em ler na revistaforum um texto em defesa de uma pessoa que passou a entrevista toda enrolando os ouvintes para não ter que reponder questões polêmicas. Não teve educação para responder o que o entrevistador havia questionado, não teve coragem para assumir erros do governo e nem competência para apontar soluções. Estamos na era de maior corrupção da história do Brasil, e vocês ainda defendem ela e esse partido?

    1. Gerson Responder

      Diz aí quais são os casos de corrupção comprovada do governo federal no governo Dilma…aponta quais são os casos de corrupção. Quais são?

      1. Junior Responder

        Boa gelson esses tucanos sem argumentos…

      2. Thiago Responder

        Olá Gerson, repondo com prazer: Mensalão, ligações com lobistas e oferta de recursos em troca de apoio, irregularidades começaram na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),

      3. Eduardo Responder

        Caso comprovado : MENSALAO!
        Caso em CPI : DIVERSOS!
        Meu patrao, a que pais e a que partido voce se refere? vc ta realmente falando do pt? eu acho que nao neh?! o governo do pt foi o governo com mais escandalos na face do brasil, e tu ainda vem com uma pergunta desta? eu sinto muito por voce viuh, de coracao!

      4. Carlos Responder

        Gerson vc é mais um PTralha que mama as custas do PT.

      5. Roberto Responder

        Será que é necessário apontar pra você os casos de corrupção?
        Vou te dizer apenas dois nomes, José Dirceu e José Genoíno. Conhece?

    2. jorge camera Responder

      Você precisa ler o livro “A Privataria Tucana” para poder falar em corrupção.

    3. jorge camera Responder

      Você precisa ler o livro “A Privataria Tucana” para poder falar sobre a maior corrupção da história do Brasil.
      Sabe de nada inocente.

    4. Wagner Responder

      Quais as perguntas que ela não respondeu? Quais foram os erros do governo? Sua memória é bastante seletiva pois não se lembra das falcatruas do governo FHC. É difícil discutir com quem tem uma posição tão preconceituosa em relação ao PT.

      1. Santiago Responder

        País de ladrão, falta pouco para nos tornarmos uma Venezuela, é isso que queremos?

      2. Marcia Responder

        Wagner

        Quanta ignorancia, sobre a educação…Ela deixa a desejar mtoooo, pois quer um povo sem conteúdo…para serem manipulados…

      3. robert Responder

        fala aí wagner! o que o pt fez de bom?
        um porto em cuba?
        quebrar a petrobras?
        aumentar em 10% o bolsa familia no ano da eleição?
        me ajude aí lembrando de mais coisa

    5. Nathalie Responder

      Só ignorante vota no PT… acabou a festa para eles.

  40. Caio Responder

    PORCOS IMUNDOS! VOCÊS MERECEM MESMO VIVER DA LAVAGEM QUE ESSE GOVERNO SERVE EM SEUS PRATOS E NO CHIQUEIRO ENLAMEADO NO QUAL HABITAM!!!!! VOCÊS SÃO A ESCÓRIA DA HUMANIDADE E ESTÃO CEGOS, DEIXANDO QUE O PAÍS SEJA ENGOLIDO PELA GANÂNCIA DE UMA TRUPE EMBEBIDA PELO PODER! APODREÇAM NESSA LAMA, ROLEM BASTANTE NESSE CHORUME PARA QUE NUM DIA DE AMANHÃ MELHOR NÓS, OS QUE LEVAM ESSE PAÍS ADIANTE, POSSAMOS RECONHECER SEU FEDOR, E EVITÁ-LOS!

  41. Marcio Responder

    Ela enrolou o máximo possível sem responder diretamente para evitar mais perguntas… é claro! Fugiu como pode, pois sabe que seu governo é péssimo. Marina chegou como uma luz para salvar o Brasil dos PTralhas

  42. Gustavo Responder

    Bonner foi mal entrevistador? SIM. Dilma foi pior nas respostas, porque não se defende o indefensável, quer um governo paternalista, bolivarianista, amiga de assassinos cubanos, corruptos do mais alto escalão presos, socialistas, até quando não tapar os olhos? Seguindo nesse ritmo? A América do Sul está descendo pelo ralo, por causa de anti-americanistas, e pró-CUBA.

  43. Bruno Responder

    kkkkk! Acabei de descobrir esse Forum!!! Adorei! De cara, vejo pessoas parabenizando a analfabeta da Dilma pela porcaria de entrevista no Jornal Nacional! Fala verdade! Alguma dúvida que esse portal é do PT? Ou então, esse pessoal é de outro planeta. Quem mais se prestaria a esse papel ridículo!??
    Recomendei esse site para vários amigos. Estamos nos divertindo muito com o comentário de vocês! Continuem por favor!

  44. Bruno Responder

    Robai! Alias, Rovai! Voce é uma figuraça!!! kkkkk!

  45. Max Responder

    Parabéns ao Boner, soube dar o primeiro chute no rabo dessa mulher. Jamais, nunca mais esse maldito partido vai governar nosso pais

  46. claci dalbosco fontana Responder

    Primeiro – acho que a Cris Oliveira precisa voltar para a escola e aprender a escrever ” MAL”
    Segundo – A Presidenta poderia ter sido objetiva, enrolou muito, apresentou dados que não convence

  47. Erika Responder

    Quem não está nem aí pra educação e Saúde não se importa com as pessoas pobres e humildes com certeza vai apoiar a Dilma. Não tem cabimento a ingenuidade de ver ou não querer ver a realidade do nosso Pais. Acorda!! olha pros lados vê o tanto de gente precisando de ajuda. Que não tem casa pra morar e o que comer. Agora é a hora pra mudar os idiotas ficam aí apoiando essa vigarista amanhã vai ta reclamando do Pais. A educação, a saúde ta um lixo. Vcs podem mudar o Pais mas preferem ser burros em acreditar no dilmes. #foradilma

  48. Joao Responder

    O povo tem o governo q merece
    ce alguem tem a receita de como.receber um
    salario minimo.e ir no mercado pagar luz agua comprar roupa.e ainda sonhar em conseguir comprar um.carro nem.q seja velho e com tudo esse dinheiro ainda sobrar pra por gazolina me passe a dica

  49. pensando bem Responder

    pensando bem, tenho vergonha em ver pseudos jornalistas com um roteiro na mao e um ponto no ouvido. gostaria de ver o rosto do ou dos que guiavam os “tais jornalistas” pessima qualidade.

  50. ana Responder

    olha ela não deu conta coisa nenhum Dilma fala mal e vocês defende ha pelo amor de deus só deus na causa eu não voto nela voto em marina ela sim merece pensem nisso

  51. GREGORY RODRIGUES Responder

    OLHA, TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO!
    Não consigo me conformar a “força” que alguns brasileiros dão ao atual governo.

    Gente, durante 12 anos o Brasil “afundou” completamente na lama. Olha os resultados da Petrobras. Tira de um órgão pra colocar no outro, isso significa que a “divida” nunca vai acabar, sem dizer das corrupções, hospitais abandonados, sem infra-estrutura, mas segunda a presidente disse que investiu 3 trilhões na saúde e educação.

    Bem, o que dizer da COPA que alem da super faturação nos estádios removeu os impostos da Fifa. Isso é um tapa na cara de nós Brasileiros que lutam constantemente pelo sustento.

    Olha, não duvido nada que essa candidata se reeleja. Ficarei muito triste, mas talvez seja merecido um país de misérias as que deram seus votos de confiança a essa candidata, e as legenda partidária. VIVAM AS BOLSAS!

  52. Elaine Responder

    “Queremos continuar como um país de classe média!,.essa foi boa vejo a classe média se matando td dia no metro d SP.Vejo a classe média nos corredores dos hospitais esperando por um atendimento digno,vejo a classe média desse país ganhando um salario minimo sendo q quase a metade dele é pra pagar impostos, Brasil o país da classe média…..

  53. Caio Julio Cesar Responder

    Os babacas que defendem a Globo dentro do Governo do PT é que provocaram essa situação: seguraram a Receita Federal para não colocar os Marinho na cadeia por sonegação de 1 bilhão de reais. Agora se a receita agir, os Marinho vão dizer: “Ah, o PT está fazendo vingança contra nós por que dissemos o que todos queriam dizer! Estão nos perseguindo!” E vão sair como vítimas, tática preferida dos americanos. Dilma, pare de ouvir os merdas e encagaçados que você tem aí do seu lado, tipo Gilbertinho, Santana e outros merdas que tem rabo preso. Voce está fazendo um governo muito bom, menos na área de energia, que provocou esta crise ao aumentar a conta petroleo em 30 bilhões de dólares em dois anos. Este pessoal da energia é tudo quinta coluna, um bando de velhos entreguistas, serviçais da ditadura, que estão no setor há mais de quarenta anos, que fingem ser comandados mas que comandam um bando de Chicago Boys que nunca dirigiram nem uma banca de frutas na feira e ficam dando uma de sabidos e de modernos. Mas governo bom , com Comunicação Social ruim, não adianta. Ou será que voce ainda teimará em não entender isso no seu segundo governo? Força Dilma, mas se livre dos encagaçados, dos covardes, dos que só querem ficar nos carguinhos. Leve as realizações do governo ao conhecimento do povo no seu segundo mandato. Governe em aliança com o povo e não com um bando de salafrários e filhas da puta dessa mídia podre. E cobre o dinheiro sonegado dessa Globo antes que fique mal para você. Afinal, todo empresário paga IR. Porque só a Globo não precisa pagar ? Como só ela não precisa de Certidão Negativa da Receita para receber a fatura da propaganda oficial? Eu preciso, minha firma precisa, porque a Globo não precisaria? Acha que por isso ela vai tratar melhor a você e o nosso governo? Santa Inocencia a sua se isso for verdade! Receita Federal é para agir e Polícia Federal é para prender. O Barbosão que faça o papel de defender esses filhas da puta. Não nosso governo. Pau neles Dilma! E no programa eleitoral, pau em quem quer enganar o povo, quem quer esconder e manipular, zobando da inteligencia do povo. Pau nessa turma de filhas da puta Dilma, foi para isso que colocamos voce aí e não para dar mole a esse pessoal. Deixem , voce e principalmente o Lula, de SUBESTIMAR OS INIMIGOS E AS AMEAÇAS QUE FAZEM. Comece revelando o que o Roberto Marinho foi falar com voce no Planalto! Qual ameaça ele te fez?

  54. Rodrigo Responder

    bom o que li no texto acima, digamos foram exatamente o meu pensamento no final do Debate entrevistar daquela forma com interrupções no qual o entrevistado tem que se desdobrar para continuar com o seu pensamento e resposta so demonstra uma coisa é uma pessoa preparada para estar a frente da nação..por outro lado convenhamos que pressão esta não foi realizada em outros debates vejamos por que quando na entrevista com Aécio sobre o Aeroporto não ocorreu o devido aprofundamento da questão e nem as mesmas tentativas de interromper a resposta????

  55. jose carlos lima Responder

    JN alterou o tom( e o cenário???) para entrevistar Dilma
    http://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/jn-altera-cenario-para-entrevistar-dilma

  56. Antônio Carlos Responder

    Quer conhecer o trabalho do PT vá fazer uma visita a qualquer hospital público.

  57. paulo vasconcelos Responder

    Me permita dizer que o seu texto e ridiculo!
    O Bonner apenas perguntou o que todos os brasileiros se perguntam ha anos!!!!
    O PT esta no poder ha 12 anos e te pergunto qual a sua opiniao sobre a economia,saude e educacao brasileira ???
    Ao inves de escrever tantas asneiras voce deveria escrever textos relatanto o descaso com osdireitos da populacao!!!!
    Com perdao da palavra mas apos escrever um texto absurdo como esse que ainda defende quem ha 12 anos faz esse pessimo trabalhono pais voce deveria rasgar o seu diploma universitario se e que de fato voce possui um…

  58. Macêdo Responder

    Só falta agora é Bonner ser ameaçado pelos petralhas kkkkkkkkkkkkk

  59. cassio batista Responder

    O Brasil melhorou um pouco desde o governo FHC, mas bo meio do caminho se perdeu depois que veio a tona uma parte podre governamental, tudo isso quem sofre é o povo, as classes mais carentes. As manifestacoes que tiveram ano passado e ainda esse ano esta mudando o Brasil, pois acordamos para a realidade.A Dilma se perdeu sim, não foi convincente, mostrou não estar no controle nem informada das situações a ela perguntado. Podem dizer o que quiserem a favor dela, esta gravado em video. O pior cego é aquele que finge que não vê.

  60. Daniel Responder

    Esta matéria é protecionista, a entrevista foi como todas as outras…ela não sabe de fato o que diz e não sabe fazer nada sozinha, nesta entrevista foi a prova de que sempre alguém prepara um texto para ela. Dilma é uma incompetente já passou da hora de um basta nesta liderança de faixada.

  61. Eduardo Responder

    Eu ainda acho que o Bonner interrompeu pouco, eu nao teria nem deixado ela concluir a enrolacao dela!
    Eu nao consigo entender, num nivel tao avancado de tecnologia e etc… ainda tem tantas pessoas atrasadas?! dizer que aquela entrevista foi um sucesso?
    Uma mulher sem argumentos, sem respostas, ironica.
    Nao respondeu nenhuma das perguntas feitas pelos entrevistadores, e ainda foi um sucesso?
    eu tenho a cada dia que passa mais vergonha dessa massa brasileira extremamente atrasada!

  62. foraPT Responder

    Tenho pra mim que todo petista é CEGO E SURDO! O governo Lula só foi bom graças ao REAL que o próprio LULA foi contra. O governo Dilma é o maior bota fora de investidores da história! !! Toda vez que Dilma sobe os investimentos caem….graças a Deus ela está descendo…

    1. Pensar sem emoções Responder

      Governo sobe nas pesquisas e ai os “investimentos” caem, isso é o que essas mídias nos passam o tempo todo. Eles não são investidores e sim especuladores do dia,só pensam em arrancar lucros fácil .Especuladores,Abutres do dia. Não sejamos inocentes.

  63. Matheus Penha Responder

    Obviamente que o Bonner ficou nervoso… A Dilma não respondia nenhuma das perguntas… Se alguém puder me explicar como explicar o PIB de 1% e a Inflação a 6,5% pode ser explicado pela crise de 2008 (superado, não esqueçam, pela lucratividade através das privatizações, e não pela incompetência do atual governo em aumentar o custo da máquina pública). Foi vergonhoso, escondeu a verdade. Não tomou posição das atitudes do partido, e ainda DIZ QUE É ISSO QUE UMA PRESIDENTE FAZ!!!!!! O Bonner fez o papel que qualquer Brasileiro queria, questionou o que todos queriam. “Mas Bonner, temos vários indicadores que apontam para melhora no segundo semestre” A Dilma, pelo amor de Deus!!! QUAIS INDICADORES?

  64. ROSE Responder

    Bonner nessa entrevista era um brasileiro como um de nós, expressou nossas indignações e questionamentos,que são tantos, que teve que extrapolar em suas falas, mesmo que Dilma só enrolou,DESSA VEZ valeu jornal Nacional !! Vibrei !!

  65. Donizeti Responder

    Pelo visto aqui todos são eleitores do PT com algumas exceções. Inflação 0 onde? Com certeza não é no mercado que eu compro. Comprovar corrupção do PT!!! Teve vários condenados deste partido no Mensalão. Agora esta presidente troca juizes do supremo para inocentar esta cambada de ladrão. ELA É CONIVENTE COM TODA A CORRUPÇÃO QUE ACONTECE NO PAIS. Vamos tirar este partido do poder. Ela não vai aguentar nem o primeiro debate, os outros candidatos vão acabar com ela.

  66. Boschini Responder

    Eu achei que o bonner estava sem paciencia pois como era de se esperar a presidente rodou rodou e não respondeu nada, só ficou enrolando e por isso o Bonner se irritou com isso.

    Nao confio na globo, porem a entrevista foi boa, mostou bem a face mentirosa da presidente.

  67. emanuela Responder

    esse blog é do PT só pode, coisa ridícula

  68. Fontan Responder

    Vocês que defendem o PT são todos da mesma laia!

  69. vieira Responder

    Acredito no profissionalismo de William Bonner, sei que ele usou termos que nos brasileiros cansado de ser enganados por promessas fantasmas faria, ainda fico pensando como existe pessoas que defende o governo Dilma um governo explicito só de corrupção…Vamos estudar o nosso próximo presidente nas entrevista e não deixar que as promessas que não se pode cumprir entre em nossas mentes, o Brasil precisa de um governo sério e que mostre a realidade como ela é.

  70. marcelo bulhões Responder

    Bonner fez as perguntas que eu e muitos brasileiros gostariam de ter feito, não as “perguntinhas” de sempre com respostas decoradas. Se chegou a esse ponto não é culpa minha do Bonner ou sua que votou nela.. Fomos todos enganados por essa mal caráter (também votei nela)….

  71. Héldio Responder

    Não assisti à entrevista, mas li agora a transcrição, para mim ela respondeu normalmente. Pareceu que ele não estava deixando falar. Teve uma hora que tentou colocar palavras na boca do entrevistado, como fez na entrevista anterior. É difícil responder pelos processos dos outros, ela não é advogada de ninguém. Ele teria que chamar quem cometeu o ato ou quem está julgando e perguntar diretamente. A vida é o que é. A Globo sempre gostou de ibope.

  72. clara Responder

    Povo BURRO, esses safados fazem tudo que querem pisam em cima de vcs, e mesmo assim continuam apoiando esse bando de urubu … POR ISSO QUE VIVEM NA MERDA!
    PORRO BURRO DA PORRA!

  73. cinthia Responder

    Caro Rovai, acho que vi uma entrevista diferente da sua. Embora concorde que as perguntas foram extensas, a candidata ao meu ver se esquivou de todas e se saiu muito mal. No entanto concordo com você que pouca diferença fará essa entrevista, porque o que garante o voto a ela continua sendo pago mensalmente, os benefícios assistencialistas.

  74. romeu Responder

    Agora eu vi, grande parte dos Brasileiros é tapado mesmo!! Como pode alguns seres humanos dizer que essa pessoa sem cultura, Educação, etccc.. fez uma bela entrevista? ou que a Senhora Dilma respondeu bem as perguntas feitas ontem no jornal Nacional? .. ou se fazem de cegos e surdos? apenas pra contrariar as opiniões dos restantes? em que mundo os defensores pt vivem afinal? vcs acompanham a economia? vcs assistem jornais, ou vivem assistindo malhação na vida boa, custas papai mamãe?..pois não é possível acreditar que ainda exista pessoas que não pensam por sí mesma…não é por menos que estamos divididos em 2 classes.. Rico, e Pobre cada vez mais Pobre.. bolsa fralde..

  75. José Neto Responder

    Por esta razão é que o Brasil não vai para frente, com esses pensamentos e açoes de pessoas que estão se beneficiando com esse governo corrupto, não é possível que o povo vai deixar ficar nessa mesma porcaria.

  76. Alex Cardoso Responder

    oque vimos ontem de fato foi uma discução e acusação e falta de educaçãp,por parte do “melhor”ancora do brasil.Mas pelo menos ele tera seu emprego garantido,pois é bem mandado,como todos os seus colegas de trabalho.ACORDA BRASIL.

  77. Vania Responder

    A questão de saúde no Brasil, não se restringe apenas à falta de médicos e sim, às condições de atendimento nos postos de saúde e nos hospitais Faltam aparelhagens, faltam medicamentos, faltam leitos, enfim, faltam condições para o médico exercer a sua profissão. Qualquer pessoa que se dirigir aos hospitais públicos e ou aos postos de saúde pode comprovar isto. Sem falar que não temos construções de novos hospitais em relação ao crescimento da população. E falar que faltam médicos? Duvido que os médicos cubanos vão dar conta de resolver este problema, como quer colocar a nossa Presidenta.

  78. Iara Responder

    Ele só fez perguntas pertinentes e representou todos os brasileiros que se preocupam com o país. Dilma fugiu do assunto o tempo todo, quando interrogada sobre a corrupção nem se manifestou e sabemos que o maios escândalo de corrupção aconteceu no governo do PT e que a política brasileira precisa tomar novos rumos e que o brasileiro precisa se conscientizar e escolher políticos honestos e competentes!

  79. Iara Responder

    Ele só fez perguntas pertinentes e representou todos os brasileiros que se preocupam com o país. Dilma fugiu do assunto o tempo todo, quando interrogada sobre a corrupção nem se manifestou e sabemos que o maior escândalo de corrupção aconteceu no governo do PT e que a política brasileira precisa tomar novos rumos e que o brasileiro precisa se conscientizar e escolher políticos honestos e competentes!

  80. Lucilene Responder

    É uma insensatez esta reportagem… o que eu VI e OUVI foi uma pessoa prepotente e soberba que não deveria ter tido a benesse de ser entrevista em ambiente diferente dos demais… uma pessoa que o tempo todo tomou conta da entrevista e não deixou os entrevistadores fazerem as perguntas e sequer se limitou a responder as poucas concluídas… fez plágio ao Eduardo Campos e foi além de tudo grosseira e sem educação em rede nacional… Pensem povo! Minha vontade foi de desligar a TV, mas quis ver até onde esta Senhora iria… é um absurdo!!!

  81. Marcia Responder

    Ainda vejo um comentário idiota …Dizendo que vota nessa DILMA até debaixo dágua, quanta ignorancia.

  82. Marcia Responder

    Parabéns para o BONNER ele apertou aquela corrupta até ela não ter resposta. Fez todas as perguntas que estão intaladas nas gargantas de mtos brasileiros!!! Ufaaaaaaaaa, parabéns BONNER!!!

  83. Shirley Cipriano Responder

    Estou com vergonha alheia do Jornal Nacional.

  84. Vilma S.Segobi Responder

    Eu achei que o Willian Bonner foi leve. Não disse nada grave contra o Governo Petista. Não mencionou a parceria PT-FARC, com o MST, o envio de dinheiro para a ditadura Comunista de Fidel Castro, como por ex.a construção do Porto de Cuba, etc. Isto sem mencionar o apoio ao Hamas que usa mulheres, velhos e crianças principalmente como escudos humanos. Não acreditem piamente neste Jornalismo, é um teatro. O nosso prolema maior não é a corrupção, mas sim a ignorância de nosso povo que acredita cegamente no que a mídia diz.Pobre povo que aplaude o Lula, que usa o Bolsa Família como arma de voto. Ainda o verdadeiro curral eleitoral, como faziam os coronéis Fazer o que né,? Uns ainda acreditam que não existiu o nazismo, que o homem não foi à Lua e que, se o Brasil continuar com esse governo, chegaremos a ser um povo desenvolvido. Doce ilusão!

  85. Alberto Neto Responder

    Muda o nome do seu Bolg para Blog do PT

  86. dodo Responder

    Esse Gerson entende nada de politica.

  87. Alberto Neto Responder

    Muda o nome do Bog para BLOG DO PT

  88. junior Responder

    ehaiueahiaeuh Se lêem esse texto e vêem a entrevista, dá pra ver q a Dilma só esquivou das respostas… E pelo número de perguntas conseguidas a se fazer pra ela e para os outros candidatos, Aécio e Campos, pode ver que ela é a que mais enrolava e NAO sobre o assunto da resposta.

  89. Thiago Responder

    Mensalão, CPI da Petrobrás, demissão de x ministros e funcionários, prisões etc.²

    Somente um otario para continuar votando nessa merda de PT, acorda Brasil. Vocês falam da ditadura e tudo mais mas não esqueça que foi no passado, se ela lutou hoje em dia não pode lutar mais está de mãos atadas pelo PT, Ela só faz o que eles mandam e vocês ai crendo nela ainda. Já era meu voto pra essa PORCA, não estou aqui defendendo nenhum outro candidato só acho que é hora de acordar e votar decentemente cade o dinheiro da saude? samu? jkkkkkkk
    me ajuda Dilma, por que você não quis falar do MENSALÃO dos PTISTAS CORRUPTOS que nem preso vão. CORRUPÇÃO deveria ser crime EDIONDO NESSE PAIS DE MERDA….

  90. Victor Responder

    A minha impressão e que a Dilma tinha respostas já prontas para cada perguntas era um decoreba que nem sempre se encaixou as perguntas tornando as suas respostas desconexas. A estratégia era claramente a de responder ao mínimo de perguntas possíveis tomando a palavra para ganhar tempo… A Dilma está cada vez mais Autoritária e em caso de um 2º mandato vai mostrar a sua verdadeira cara e aí só Deus…
    Enquanto isso o Brasileiro como de Costuma só pensa em football, Carnaval, novelas… (Coisas que estão ao alcance de sua compreensão) em breve vai acordar mais o circo já vai estar montado, aí terá que assumir de vez que a Democracia e Muito complexo para um Povo tão ingênuo !

  91. wseibert Responder

    Esse Rovai certamente é do PT. Ela não respondeu diretamente. Enrolou. Não tem condições de sustentar sua administração

  92. Marta Responder

    Boner fez as pergunta da forma que nós ouvintes queríamos ouvir. Na verdade ele deu uma boa explicação para pessoas que assistem diariamente o Jornal Nacional e que não sabem a fundo o que acontece no mundo da politica. Pessoas que entendem verdadeiramente de politica e sabem o que acontecem la dentro, raramente assistem esse jornal.

  93. Rui Responder

    Disparado o PIOR texto já publicado na Revista Forum…

  94. HILTON VIANA Responder

    Bonner vou te dar um conselho: pede demissão depois dessa. Você não é entrevistador.Você se comportou como um delegado de cidade pequena.

  95. Alessandra Responder

    Ela se esquivou sim das perguntas do Bonner, se enrolou e não respondeu o que realmente foi perguntado. Eu entendo por que ele agiu daquela forma, até eu ficaria com muita vontade de pular no pescoço dela. As pessoas que não reconhecem a corrupção no PT e o mau que a Dilma está fazendo para o nosso país, com certeza deve ser as pessoas que estão se beneficiando com as “500” bolsas que o governo dá. Ou sei lá o que acontece com esse povo, devem estar no mundo da lua não é possível…. Fora Dilma.

  96. ARMANDO CRUZ Responder

    Será que pelo menos em tese, um âncora de uma grande concessão de mídia internacional, valendo-se do direito de liberdade de expressão, isegoria, na medida da ética da nossa democracia republicana, e, do discernimento pertinente dessa função poderia exprimir por motivação pessoal ou em obediência corporativa aos seus superiores, marcante confiança e mesmo expressões fisionômicas articuladas, capazes de imprimir expectativas subliminares no imaginário popular dos eleitores que, na agonia momentânea peculiar, desse momento político nacional em que nesse mesmo imaginário popular, há um misto de luto e de perda polarizando com o desejo de mudanças profundas que, naturalmente otimizado pela emoção, há na sequência de uma tragédia?
    Em tese, há discernimento, inocência ou malícia ao se impor a manifestação explícita da significação de conduta moral, ao representante máximo do poder executivo, dos seus subordinados e da atuação dinâmica e de competência exclusiva e conclusiva de outros representantes dos demais poderes da república, sabendo das limitações formais pertinentes ao exercício cargo, no Estado Brasileiro, mesclando e sugerindo interjeições e interações, impossíveis, entre Poderes Constituídos, na ambiência partidária e na opinião pessoal, da cidadã, chefe do Poder Executivo?
    Ainda, em tese, seria de boa ética elencar princípios e conceitos de corrupção para imputar responsabilidade direta de cunho moral, na compostura e na ação humana, de um gestor ou educador, no exercício da função pública, privada ou na ambiência religiosa ou na familiar, problematizando a ação da autoridade, por capilaridade, em todos os níveis do seu poder e de ser capaz de escolher sem possibilidade de erros, falhas ou decepções, com a autodeterminação e postura reprovável, de quem ocupa um cargo de confiança? Seria o mesmo questionamento, quanto à convivência e imputação de responsabilidade na convivência com corruptos, colocado com a mesma veemência e as mesmas expressões subliminares, ao Papa, como chefe de Estado? Com o nosso pai ou mãe por termos um irmão corrupto que constrange a imagem da família, da organização partidária, da empresa ou do Estado?
    Parabéns Presidenta Dilma! Que esta nova etapa de prestação de contas seja mais esclarecedora e pedagógica ao povo que está diante da oportunidade de confirmar se amadureceu fazendo valer a sabedoria dos ancestrais: NÃO SE COLOCA ÁGUA LIMPA EM VASO SUJO! Quiçá o povo compreenda que NÃO SE TRATA DE TROCAR DE PRESIDENTE DO EXECUTIVO, MAS, DE TODO O CONGRESSO NACIONAL. A água limpa é a troca de parlamentares por novos Homens públicos comprometidos com as reformas exigidas pelo povo para remover, limpar o vaso, os detritos daqueles que vivem nas tetas do Estado desde as diretas já, adiando reformas, leis complementares e dificultam a vida dos Presidentes, dos Governadores e Prefeitos honestos até hoje.
    Ainda em tese, se poderia afirmar que as pérolas que brilham no Congresso Nacional do século XXI estão fazendo reformas culturais de consciência nas academias, ou CONDENADAS PELO QUARTO PODER AO APAGÃO, NA MÍDIA, e que interdita o debate público com isonomia e que tem o poder de construir e enquadrar a agenda pública a partir de sensores de opinião articulados para deturpar o conceito de liberdade de expressão, corrompendo a opinião pública com a criação heróis nacionais e regionais com estereótipos que nem no iluminismo do século XVIII, da RAZÃO, existiriam, no século XXI, da comunicação, só por manipulação de opinião das massas.
    Em tese, será que no Brasil os detentores da comunicação perderam a razão? Será apenas o jogo do ganho ou perco? Será o medo das reformas? Será mais uma intervenção no imaginário popular para intervir na realidade do clamor por reformas que não serão feitas no Poder Executivo, porém, no Congresso o vaso sujo que precisa de água limpa? Lembremo-nos do poeta: Eh! Vida de gado!

    1. giovanna Responder

      Pelo visto esse sr.Armando Cruz é Petista convicto. O que o Bonner fez ,nao foi tentar manipular as massas e sim demonstrar toda a sua indignação e da maioria do povo brasileiro, governado por essa corja de corruptos.
      Concordo plenamente com a mudança do congresso , mas daí dizer que nao se deve imputar culpa aos pobres presidentes, governadores e prefeitos honestos kkkkk em que país o sr acha que vive? PARABÉNS DILMA ? kkkkk. A nossa presidenta nao passa de pau mandado do ex presidente Lula, aquele dos 3 macaquinhos, nao vi nada, nao ouvi nada, nao falei nada.Um texto rebuscado só pra falar bobagens.
      Com certeza mama nas tetas desse governo. Pro inferno o sr. com sua presidenta. Espero que o povo seja inteligente e coloque essa quadrilha toda pra correr.

  97. Pablo Responder

    90% das pessoas que estão defendendo Dilma, votaram em alguém que cursou apenas até a 4ª série. É ironicamente divertido ler suas palavras de convicção de que estão certos.

  98. simone ferreira leite Responder

    Se a candidata tivesse respondido as perguntas feitas ao invés de ficar rodiando talvez a entrevista teria outra repercussão acho q ela só enrolou

  99. Jeancarlo Silva Responder

    Esse cara que escreveu isso ai e da mesma dimensão que a nossa? ele deve ter assistido a entrevista em outro mundo ou dimensão pra escrever tantas asneiras assim.

  100. Claudia Responder

    O autor dessa reportagem é a favor do PT ne? Porque só um ignorante pra nao perceber que a Dilma não tinha respostas ou argumentos pra nada. Ao invés de ser direta e objetiva contava uma historia sem fim sendo que eram somente 15min de entrevista. Claro que ela tinha que ser interrompida para responder o que lhe foi perguntado e dar tempo de fazerem todas as perguntas que são de interesse de todos os brasileiros. Deu vontade de rir, a mulher se enrolo toda alem de falar super mal! Ridiculo!

  101. CLEBER Responder

    A VERDADE É QUE MUITOS ASSUNTOS NÃO SÃO ABORDADOS POR NENHUM CANDIDATO, COMO POR EXEMPLO A REFORMA DO CÓDIGO PENAL E A REFORMA TRIBUTÁRIA, CONTINUAMOS A PAGAR RIOS DE DINHEIRO EM IMPOSTOS E NINGUEM FALA NADA, ISSO PORQUE ESTAMOS EM UM GOVERNO DOS “TRABALHADORES”, NENHUM REPRESENTA MUDANÇA, POR ISSO VOU PAGAR R$ 3,50 E NÃO VOU VOTAR.

  102. Samila Responder

    Daria 10 pro William Bonner,se a Dilma fosse competente responderia todas as perguntas resumida,não daria voltas.
    Chega de Incompetência , chega de PT,quero um Brasil melhor,um pais rico em saúde e educação.

  103. Valdir Responder

    Tem brasileiro que não enxerga um Palmo diante do nariz mesmo… A corrupção existe nesse país desde quando foi descoberto… Apenas o que esta acontecendo é que a sujeira esta sendo tirada debaixo do tapete, o que o PSDB e demais não queriam. Enxerguem as melhorias dos últimos anos, como por exemplo, direito a Universidade para a classe que nunca teve direito. Essa é apenas um item. Tem que melhorar, com certeza, mas também vamos enxergar o que melhorou… Pensem nisso antes de escrever um monte de besteirol…

  104. DORIANA Responder

    NA REALIDADE A DILMA NÃO RESPONDEU COISA COM COISA SE ENROLOU TODA, I

  105. Cesar Responder

    Cortar o entrevistado e não saber administrar o tempo foram pontos fracos.

  106. Tatah Responder

    Tá certinho! Ele a apertou, como apertou os outros dois.Esses petistas que tem que parar de ser imprestáveis e ver o quanto ela afunda nossa país. Tenho NOJO de você que é petista.

  107. Ieda Alencar de Oliveira Responder

    O problema é que as únicas pessoas incomodadas com o PT, é uma boa parte da Elite Brasileira. Aqueles que sempre se destacaram por ser filho,sobrinho,amigo de fulano e cicrano. Hoje o buraco é mais embaixo. Falta pouco para uma igualdade maior entre o povovo brasileiro. O muito já se conquistou, na educação, na parte social, econômica e financeira… e isto é um Tapa na cara destes riquinhos que não estão tendo mais tanta chance como foi nos Governos passados.

  108. James Heisenberg Responder

    William Bonner ganhou o prêmio de Melhor Jornalista em 2009 e 2013, já fez diversas entrevistas com candidatos e é editor-chefe do Jornal Nacional. Daí você vem me dizer que ele não é um bom jornalista?
    A Dilma claramente evitou adentrar os assuntos espinhosos, como as condenações dos mensaleiros e as trocas de ministros, que foram 7 vezes em 6 meses. O que é um absurdo para alguém que é a presidente do Brasil, que deveria repudiar a corrupção e não duvidar das condenações do STF. Ela só comentou que, segundo ela, seu governo foi o que mais deu apoio para a PF e o MP, o que não é nada mais que a obrigação do governo e não atenua os casos de corrupção apresentados. Por conta disso é que o Bonner, quando percebeu a falta de objetividade e o “lero-lero” da candidata, teve que interromper inúmeras vezes e deixou a entrevista truncada.
    Ele interrompeu o Aécio Neves e o falecido Eduardo Campos também, com a diferença que ambos responderam as questões mais objetivamente quando pressionados.

  109. Isabel Peters Responder

    Recebeu tratamento igual aos demais. Só que ela é despreparada, mal intencionada, burra e arrogante.

  110. Robert Responder

    Qual a parte do brasil que vc mora? Tá defendendo um brasil que nao existe

  111. Adir Responder

    Não tenho ainda meu canditado e não quase interesse em assuntos politicos mas em relação a entrevista achei um massacre de perguntas sucessivamente grosseiras do JN pra cima da Dilma.Parece que Bonner não estava afim de um resposta ideal e sim de apenas incurralar Dilma não da para jogar todos os problemas de um governo apenas em uma entrevista os proprios brasileiros sabe dos problemas .

  112. J J JAMES Responder

    Todos querem vitória sobre quem está na ponta, é assim mesmo mas a GLOBO tem que mostrar os imposto do Criança esperança que os babacas doam e depois sai o abatimento para ela, cegos hipócritas, que só querem se dar bem o Brasil hoje esta passando estas crises sem ter que cortar empregos, salários , Quando aconteceu isso, antes o Brasil era o primeiro a sofrer o pior cego é o que não quer enxergar.

  113. alan2858 Responder

    Infelizmente existem bobos para apoiar a Dilma, FHC não prestou não é porque sou contra o governo da Dilma que sou a favor de FHC, mais vamos combinar que Dilma foi marcado por um governo que fez o Brasil ir às ruas para demonstrar sua indignação com a copa, os hospitais falidos com senas de desleixo a população, inclusive Dilma privatizou parte do Petróleo Brasileiro também, não dá para defender ninguém é gostei muito de como Dilma foi colocada na parede, ela merece isso é mais um pouco. Meu voto não vai para PT tão pouco psdb.

  114. rita Responder

    Achei ridículo a postura do jornal nacional , os entrevistadores demonstraram raiva, odio …pareciam um inimigo em fúria.Nao tiveram a mesma postura com os outros candidatos porque será?
    sinceramente eu estou decepcionada com os entrevistadores.

  115. Leandro Responder

    Vejamos. Ainda estou confuso. Teoricamente eu assisti a uma outra entrevista. Na questão da corrupção, não foi para (ela) analisar os julgamentos em si, mas responder sobre a posição de seu partido em relação aos condenados. Saúde? Em 12 anos melhorou muito. Constatei isso quando estive no (((Hospital Centenário))). Eu gostaria que as pessoas não precisassem se submeter a isso. “Bonner falou de inflação alta e a presidenta teve de lhe informar o que todos os jornais têm registrado, que a inflação dos últimos meses é de 0%”. Como???? 0%??? Me conta em que mundo vc vive.

  116. DANIEL Responder

    Não resposta sem que se deixe ter a força de expressão. Ela se saiu muito bem pois em meio aos cortes de pronuncias conseguiu mostrar otimismo, e em nem um momento se deixou levar pelas criticas. Pois aquilo pra mim foi oposição na certa.

  117. jaquilene Responder

    quando o povo pergunta ele não quer rodeios ..quer respostas … o povo foi representado pelo entrevistador … e a presidenta tem q mostrar a que veio… “quer vida mole e entrevista de revista de quinta”??.. não se meta a ser presidenta ..!!

  118. Marcos Responder

    Precisamos parar de justificar os erros de um, apontando para os erros dos outros… FHC e o PSDB erraram muito, sim, e deveriam ter sido punidos. Como não foram, ainda podemos fazer justiça não votando neles nesta eleição… Agora, temos que parar de dizer que a Dilma e o PT não erraram, pois erraram e muuuito… E, da mesma forma, não devemos votar neles nesta eleição…. Chega de falar que o político que está no poder pode ser corrupto, só porque os outros também são ou foram… É como se só pudéssemos falar contra um político se todos os outros fossem honestos… Chega disto…!!!

  119. Ruan Responder

    Jornalista que não é incisivo com o entrevistado vira assessor de imprensa.
    Bonner mandou muito bem.

  120. benita Responder

    Eu n sei o que vai ser do Brasil, não temos candidatos capacitados para governar o nosso país. Eu simplesmente n sei como me colocar sobre essa situação, deixar como está, é desistir rápido demais o que n é o lema brasileiro, mas prefiro não me posicionar pois não tenho opiniões sobre quem governará melhor o nosso país, até por que eu acho que sair da poça pra entrar no buraco não vai adiantar nada, a situação do Brasil continuará a mesma… Não temos alternativas.

  121. cristiane Responder

    Quem disse q era essas perguntas q eu queria fazer,nao entendo o povo corruptos estao na cadeia e foi no governo do pt o pq da indgnacao deveriaa ter acontecido no passado e nao aconteceu como Dilma Disse foi tudo engavetado burguesia quer retroceder eu quero sobreviver sem ter q ver meus filhos sofrer oq sofri no passado

  122. Kid Responder

    Fraca e Falsa.Dilma fugiu de todas as perguntas…..apesar de estar com ponto no ouvido!!

  123. adriana Responder

    Sinto constrangida como a rede globo subestima a inteligencia e a capacidade do brasileiro ha décadas. na entrevista a Aécio , se eles tivessem perguntado sobre a lei 100, onde Aécio desrespeitou a Constituição , colocando hoje milhares de professores no estado de Minas em situação trabalhista precária , onde não terão direito a receber do INSS que foi recolhido de cada trabalhador durante seu governo e de Anastasia e não foi repassado um centavo ao órgão , eu me calaria diante a entrevista a Dilma, mesmo sabendo quem é rede globo , sonegadora de impostos , oportunista em diferentes momentos da nossa história.Não morro de amores pelo PT , mas tenho memória de quem é rede globo e partidos que atendem essa elite em sua grande maioria com os que realmente fazem esse país OS TRABALHADORES ( falta ideia de classe ao povo brasileiro)

  124. OLAVO Responder

    A EDUCAÇÃO ESTÁ E ESTEVE NO CENTRO DE SEU GOVERNO, MEU DEUS!
    AINDA BEM QUE 80% DOS BRASILEIROS ESTUDAM EM ESCOLAS PÚBLICAS E SABEM DO DESASTRE QUE ESTAMOS VIVENDO. ESTA PRESIDENTA É UMA FANFARRONA.

  125. OLAVO Responder

    ESSE FORUM É PETISTA – A EDUCAÇÃO ESTÁ E ESTEVE NO CENTRO DE SEU GOVERNO, MEU DEUS!
    AINDA BEM QUE 80% DOS BRASILEIROS ESTUDAM EM ESCOLAS PÚBLICAS E SABEM DO DESASTRE QUE ESTAMOS VIVENDO. ESTA PRESIDENTA É UMA FANFARRONA.

  126. MARCOS Responder

    VC É PETISTA… NÃO MERECE CRÉDITO…

  127. Helder Responder

    Opiniões distintas, tudo muito bonito! Só que, mais de 60% das pessoas que aqui se manifestaram vão votar na Dilma! No fim das eleições eu vou publicar outro comentário comprovando o que postei.

  128. Marco Responder

    Me deprime ler um cara falar tanta asneira. Dilma se saiu bem???? A entrevista foi uma piada, ela não respondeu nada, o país tem corrupção por todos os lados e cresce a niveis mediocres. A taxa de emprego é alta porque registra apenas quem procura emprego, metade da população ativa NÃO PROCURA EMPREGO, pois prefere viver de bolsa. Bolsa que quem paga so eu e mais um bando de gente que levanta as 7 da manha para trabalhar.

  129. Luis Responder

    O que ninguém parece que não percebeu olhando esses comentários todos é que todo mundo puxa a sardinha para seu lado, mas na verdade nenhum presta, são todos do mesmo jeito. Eu queria ver é se o voto fosse livre, depois ainda vem falar que é um direito do cidadão. Direito que caso vc não vote é punido? Parece que o pessoal ai não procura informações não, entra no site do banco central e procurem o valor da divida externa hoje, mais de 300 Bilhões e da interna então, já passou de 2 trilhões. Todos economistas do mundo estão dizendo que o Brasil vai entrar em colapso econômico (recessão) e vcs ficam defendendo este ou aquele? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Pensar sem emoções Responder

      Isso de colapso econômico , é linguagem de “papagaio’ dos comentaristas, principalmente das Organizações Globo.O PIB brasileiro em 2013 foi de R$ 4,84 Trilhões, portanto 300Bi + 2Tri = 2,3 Tri , não representa a grosso modo, nem a metade do PIB. Ainda mais considerando que muito desses valores são escalonados. Posição do Brasil em 10 Jul 2014 : Continua BBB Grau de investimento com tendência futura Estável.

  130. Ari Responder

    Realmente com tanta sujeira e falta de pulso administrativo, ficou difícil responder algo, e ela não conseguiu sequer ter uma seqüência lógica de resposta, como sempre saindo pela tangente. Contra fatos na há argumentos.

  131. FERNANDO TEIXEIRA Responder

    O Bonner até que tentou, mais de fato não conseguiu colocar a Dilma em um sinuca de bico.

  132. Bianca Responder

    Segundo os cálculos de um colega (sim, ele calculou), o auge da entrevista foi quando Dilma diz que que os 14.000 médico cubanos atendem 50 milhões de pacientes por dia. Bom, então cada médico cubano atende 4.000 pessoas por dia!! Isso quer dizer que faz 500 consultas por hora, examina 8 pacientes por minuto. Ou seja, consulta um paciente a cada 7 segundos!!! Acho que temos muito o que aprender com estes cubanos…
    Não respondeu a pergunta sobre ter tido 12 anos para melhorar a saúde e ainda não estar nos padrões mínimos. Mentiu dizendo que os médicos brasileiros puderam se cadastrar. Muitos tentaram e não conseguiram fazer a inscrição…
    Inflação zero..É só ir ao supermercado para saber que isto está errado…
    Governo de corrupção, mentira e manipulação

  133. ERICK JUCHARCK Responder

    http://erickpoetadec.blogspot.com.br/2014/08/105-presidente-candidata-dilma-rousseff.html

    AS PALAVRAS INDELICADAS É UM CONVITE PARA A REAÇÃO QUE SE MANIFESTA EM VIRTUDE DE UMA AÇÃO ESTIMULANTE.

    Não há credibilidade numa entrevista que esteja mais comprometida com a ocupação remunerada que com a profissão assumida. A princípio, ofende-se a integridade do entrevistado quando são consideradas as perguntas que tendem a surpreender o espírito. Comprometer em assunto que prejudica; não se fica facilmente parecendo elegante.

    Numa entrevista, quanto mais combatividade. Tratar de dominar. Maior a irresponsabilidade profissional e moral. O fato de surpreender o entrevistado em modo de atuar com perguntas ofensivas, já é motivo para estabelecer tempo adicional para regulamentar dimensão entre as perguntas formuladas e as respostas obtidas.

    Em universo de preponderância. Predomínio econômico. Político. Capital. As regras consistem em atribuir valor arbitrário às incógnitas de um problema, operando com ele como se fosse verdadeiro e o aplicando posteriormente à lei da proporcionalidade.

    Vale dizer, que a moralidade não é essencial nesse ambiente. Em que se a audiência não for boa não representará o valor que se paga pelas propagandas.

    Fala-se de ética profissional e vai-se de encontro ao motivo principal que é o levantamento de audiência que justifique valores arrecadados. Por tanto, disponibilizar-se a um programa de jornalismo sujeitando-se ao planejamento movido de intenções economicamente capazes de intervir no desenvolvimento com efeito à alteração de sua evolução natural, é subestimar os resultados pretendidos.

    Por outro lado, não se pode deixar de atender ao convite, o que significaria ser alvo das mesmas intenções, as que movem esses tipos de entrevistas. Contudo, resta dizer, que é necessário confrontar as classes dominantes da mídia e oferecer à população brasileira reforma também nessa área. (SILVA, E. J.).

  134. Marcelo Responder

    Pelo que entendi, a tática da Dilma era gastar o máximo possível de tempo em cada pergunta e assim, evitar a próxima. Além do mais, foi a única candidata que usou mais de 15 minutos.

  135. Lupercio Responder

    O Bonner até parecia o Faustão. Foi uma imitação.

  136. ISAIAS Responder

    Esse JN totalmente fora do padrão! A saúde nacional uma vergonha, O partido azul só muda a cor mas tem a mesma atitude da cor vermelha. Só mudam os larápios, o bando é o mesmo. Muda meu Brasil vamos votar no PASTOR!!!!