Marina abre 10 pontos de Aécio e fica a 8 de Dilma

As pesquisas mostram que a eleição ganhou outros contornos e que Aécio terá de suar muito para ir ao segundo turno

Muita informação tem circulado apontando todo tipo de resultado na corrida presidencial. Este blogue conversou com gente de diferentes partidos políticos e chegou a uma pesquisa que parece a mais confiável. E que todos os que foram ouvidos sabiam ter sido realizada de fato. Dilma teria 36%, Marina, 28% e Aécio, 18%.

Marina já teria ultrapassado Dilma em São Paulo e no Rio, onde estaria em situação de empate técnico. Além disso, venceria com folga n0 DF.

Na classe média, ela teria aberto uma frente bastante razoável dos dois candidatos.

Tanto no PSDB quanto no PT as avaliações são de que esse crescimento de Marina ainda não é sustentável, mas já há desconfiança de que ela dificilmente baixará de 25% dos votos válidos.

No PT, a avaliação é de que Dilma não tem que se preocupar com Marina por enquanto, Inclusive porque as pesquisas qualitativas dos primeiros programas eleitorais são muito boas. E há expectativa de que na hora que houver uma acomodação no crescimento de Marina, Dilma pode voltar a crescer.

A situação de Aécio é muito mais difícil. Se ele for pra cima de Marina, corre o risco de levar os eleitores que vierem a abandoná-la a pular para o barco de Dilma. Ou seja, ele tem que esperar um pouco mais pra passar a questionar a candidata socialista, mas não pode deixá-la abrir tanta vantagem.

Os 10 pontos que as próximas pesquisas devem apontar, já podem levá-lo à cristianização. Se for abandonado pela mídia e pelos empresários, ninguém sabe como Aécio irá reagir.

Mas dificilmente isso irá acontecer. Num primeiro momento a resistência para apanhar de Marina será testada. Aécio não será abandonado tão rapidamente.

Começou a eleição de verdade. E pelo jeito ela exigirá muita tranquilidade e estratégia dos envolvidos. Acabou a brincadeira no playgrouud. O jogo, agora, é para gente grande.

 

 

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!

In this article

Join the Conversation

21 comments

  1. Danilo Responder

    Pois a minha impressão é de que a mídia já abandonou o Aécio. Quando a Folha publicou sobre o aeroporto e logo em seguida o JN fez a sabatina, minha impressão era a de que eles queriam queimar logo o Aécio para que Campos sobressaísse.

  2. Rogério Responder

    O melhor candidato é sem dúvida Aecio!

  3. Vagner Bueno Responder

    Voto Dilma não podemos retroceder…

  4. Márcia Figueiredo Responder

    Marina não está com essa bola toda. Que pesquisas são essas ? Faltou a fonte. Independente não quer dizer inconsequente. Um assunto sério como esse não pode ser tratado dessa forma. Voto Dilma.

  5. levemente Responder

    Pesquisa que não dê a dianteira inquestionável a seu candidato? Muitas e muitas pessoas simplesmente não a aceitam. Pesquisa válida, qual seria? “Somente aquela que dê a dianteira incontrastável a meu candidato.” Já houve pesquisas dando o segundo lugar a Marina. Essa mesma pesquisa apontou Marina em empate técnico com Dilma. Marina não começou ontem na vida. Pode estar com problemas no PSB, pode ter uma personalidade problemática, seu programa de governo é uma incógnita etc. Mas não é candidatura desprezível, a sua. Marina concorreu na eleição passada, na qual recebeu boa votação. Tem história no PT. Possui passado de militância ambiental. Não é aquele tipo de candidato com que se brinque. O PT a leva a sério, sim!

  6. minduin Responder

    FAZ UMA SEMANA QUE NÃO SOLTAM PESQUISAS. POR QUÊ ? SERÁ QUE TA RUIM A COISA PARA A OPOSIÇÃO ?

  7. patrick lars Responder

    Cristianização* [sic] rever no texto.

  8. José Contreras Responder

    Não acho confiável essa “pesquisa”. Ainda vejo pessoas com medo de perder a bolsa família, mas vejo, também, que o Lula não está conseguindo deixar o poste do Padilha em pé.

  9. MELÃO Responder

    PRA MIM QUE A CAMPANHA JÁ COMEÇOU TEM UM ANO!! IDÉIAS NEM PENSAR NÉ???!!

  10. Túlio Montenegro Responder

    Caro Renato, acho estranho o resultado dessa pesquisa, me explico: 36+28+18= 82, temos uma média histórica (por baixo) de Brancos + Nulos de 15%, desta forma ficaria 3% para todos os outros candidatos, e os indecisos???/ quantos são. Pelo que se vê Marina teria absorvido todos os indecisos é isso???? e mais, não haveria abstenção???

    1. Samuel Sousa Responder

      Concordo com o Túlio. acho que esses números estão muito inflados. É claro que com mais uma opção de voto, os brancos, nulos e indecisos tendem a diminuir, mas acho que ainda é cedo para termos menos de 20% de abstenções. Creio que os números vão ficar em 35% Dilma, 25% Marina e 18% Aécio.

    2. Josue Responder

      Essa é uma pesquisa encomendada pelo PT, ou seja, os votos que Marina conseguiu de Dilma são mostradas como se fosse dos indecisos e nulos para não afetar Dilma.

  11. Aécio45 Responder

    Na boa…
    Todo mundo que vejo fala que vai votar e Aécio e Marina, era pra pelo menos Marina e Aécio estarem a frente de Dilma. É esperar pra ver, pq ainda acredito em Aécio no segundo turno.

  12. Fabio Responder

    Não confio nessa pesquisa.
    Vou de Dilma com certeza.

  13. Nivea Responder

    Essa notícia infelizmente procede e coincide com isso aqui. Mas não vamos nos abater, vamos continuar na luta por Dilma/Lula.
    http://m.estadao.com.br/noticias/politica,o-swell-marina-,1549044,0.htm

  14. Horaci Responder

    Voto em Aécio 45, quero o melhor para meu pais.

  15. edimilson Responder

    eu vou vota em marina pq e hora de munda pq a dilma e so noiz vomos fazer td q ela fala e noz vomas fazer ir nuca faiz nada

  16. Orlando Junior Responder

    Dilma contra Aécio, e a Dilma mostrou competência que ele não teve no governo de Minas e agora Marina onde o único cargo executivo que teve – Ministra de Lula – saiu com desconfianças de corrupção dela e do marido e brigas com o agronegócio e tudo o mais, ninguém aguenta essa atrasada fundamentalista . Se ele deputada ou senadora até votaria nela mas presidente , cargo executivo não sabe governar e nem administrar crises, já provou isso, pois é radical demais .