Tracking: Dilma abre seis pontos sobre Marina no segundo turno

Tracking de uma campanha aponta a presidenta com 45% e Marina com 39% . Mas mesmo o segundo turno já não é algo tão certo.

dilma marina

A realidade é outra, me diz o interlocutor com quem consegui os dados que seguem. De fato, muita coisa mudou desde que o jato com Eduardo Campos caiu na cidade de Santos. Houve um momento em que Dilma ficou 10 pontos atrás de Marina na simulação de segundo turno e que a reeleição se tornou zebra. Hoje, porém, o tracking de uma campanha aponta a presidenta com 45% e Marina com 39% . Mas mesmo o segundo turno já não é algo tão certo.

Dilma teria hoje 40% das intenções de voto, Marina, 22%, e Aécio, 17%. Os outros candidatos somados, 2%. Ou seja, a eleição está em empate técnico. Somados os votos de todos os outros contra Dilma, o resultado é 41% a 40%. Mas, além disso, a curva de queda de Marina e o crescimento, mesmo lento, de Aécio ainda dão um fio de esperança ao tucano de passá-la na reta final.

Para que isso aconteça Aécio teria de crescer em São Paulo e Minas e assim compensar a diferença de votos que Marina deve ter sobre ele principalmente no Rio de Janeiro e no Nordeste.

Se porventura o segundo turno for entre Dilma e Aécio, a vantagem da presidenta é de 15 pontos, 49% a 34%. Na campanha de Dilma, porém, há quem ache que Marina combalida pode ser uma adversária mais fácil do que um Aécio no embalo. Este blogueiro também acha isso.

Este tracking também traz um outro dado interessante, o da firmeza dos votos. Dos eleitores de Dilma, 82% se dizem completamente decididos. Entre os de Aécio esse número é de 75% e para os de Marina, 74%.

A reta final desta eleição tende a ser muito emocionante. Quem achava que seria um voto a voto entre Dilma e Marina para ver quem ficaria em primeiro lugar no primeiro turno, tende a ver um voto a voto entre Marina e Aécio pela segunda vaga. Isso se o Imponderável Futebol Clube não resolver pregar mais uma peça e fazer de Dilma presidenta reeleita já em 5 de outubro.

Quem não está nada feliz com essa notícia são os especuladores do mercado financeiro, por isso a Bolsa está caindo hoje.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!

In this article

Join the Conversation

17 comments

  1. Luiz mattos Responder

    Esqueça Rovai;não haverá segundo turno.

  2. Jardiel Responder

    13 ☆★★☆

  3. Raimundo Responder

    Essa notícia é muito boa pra ser verdade, mas eu acredito. Sou do Maranhão e aqui a Dilma está na frente em uma proporção de três por um. Dá-lhe, Dilma!!!

  4. Raimundo Responder

    Cheguei neste site através do 247. Muito bom. A Dilma também é tudo de bom e guerreira.

  5. Andre Responder

    Prefiro Dilma x Aécio. Fica muito mais claro. Nós contra eles. Trabalhador x patrões. Pobres contra ricos.

  6. benjamin leite Responder

    e isto ai luiz e 13 todo dia eu faça pesquisa no meu face e tima vem subido a cada dia

  7. Marcos Responder

    Acredito q pode ganhar ainda 1 turno ou tbm a disputa pelo 2 lugar entre Marina e Aécio

  8. Fernando Fonseca Responder

    Dilma ainda tem que resistir a Veja desta semana e da outra e a “bala de prata” do debate a Globo; mas acho que dá pra ganhar no primeiro turno sim.

  9. Leonardo Responder

    Na contra-mão do crescimento de Dilma, a pesquisa da CNT, do amigo de Aécio, mostra queda de 2 pp da presidenta; 6,5pp de Marina e… subida(!) de 3pp de Aécio. Ou é contra-informação ou é mais um golpe.

    A não apresentação da pesquisa Vox Populi pela Record, juntando-se a esta claramente tendenciosa para o Aécio, mostram que devem estar preparando outra bomba, outra denúncia contra Dilma, Lula e o PT.

    É a indústria golpista da CIA mais uma vez operando. Isso tudo é para o Ibope não ficar mal ao esconder a subida de Dilma.

    Tem algum tracking de hoje, Rovai?

  10. Cristiano Farias Responder

    Rovai, gosto muito de seus comentários e observações, as quais considero coerentes e pertinentes. Pensando nisso, pergunto: na sua opinião e no seu sentimento e por já ter cobrido várias eleições, hoje quais são os índices de intenções de votos de Dilma, Marina e Aécio?

  11. Leonardo Responder

    Rovai, tem algum tracking hoje? O Datacaf tá dando 40 x 22 e 46 x 39 no segundo turno. É confiável?

  12. Luís CPPrudente Responder

    A Bolsa está caindo! Que caia!

    A Eleição tem que ser decidida no primeiro turno.

    Que a Bolsa continue caindo mais ainda! Que venha um segundo turno aqui em São Paulo: Picolé de Chuchu contra Padilha ou Skafedeu!

  13. Joilson Marcos Responder

    Análise com fundamentos!

  14. Lucas da Silva Barbosa Responder

    Dilma Rousseff vai ganhar de novo.. A onda vermelha vem aí

  15. Jonas Responder

    O que eu acho estranho é que muitas das pessoas que criticam o governo, postam foto de suas viagens, do seu carro novo, do seu emprego bacana, de suas novas aquisições. O Governo está tão ruim assim… ou ruim é o nível de discernimento dessa galera?

  16. sulivan Responder

    As pesquisas não são certas alguém quer fazer com que Eu mude de idéia isso se chama ser levado

  17. Jorge Responder

    Criação do ciências sem fronteiras, ProUni, Melhoria do FIES, Mais Médicos,
    Pec das Domésticas, Lei do SuperSimples, Criação do MEI.
    DILMA 2014!!!