Dilma vence debate na Record que foi tranquilo se comparado ao do SBT

Dilma vence debate na Record que foi tranquilo se comparado ao do SBT

A tática de Aécio é quase diversionista. Ele joga como um daqueles atacantes catimbeiros. Que provoca os zagueiros, enfia o dedo no olho, passa a mão na bunda, entre outras coisitas mais

perdeu playboyO debate no SBT foi ruim para os dois candidatos. O que deixa isso claro é a mudança de postura de ambos no debate que acaba de se encerrar na Record. Os candidatos tiveram uma postura menos agressiva e mais prudente. Aécio, alvissaras, conseguiu passar um debate sem xingar uma mulher de mentirosa ou leviana. Logo ele que tinha se especializado nisso.

Os momentos mais meméticos foram quando Aécio perguntou sobre saúde a Dilma e ela lhe tascou a condenação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais por não investir o mínimo exigido por lei na área quando era governador e leu o parecer de um procurador condenando o mau uso dos recursos. No trecho lido por Dilma, o procurador criticava o fato de o governo de Aécio ter contabilizado gastos com vacina para cavalo nas despesas do SUS.

Aécio tentou puxar a Petrobras de novo para o centro das discussões e novamente colocou o nome do tesoureiro do PT na roda. Dilma soube se relacionar bem com a questão e comparou a empresa nos governos dela e de Lula e nos dois de FHC. E lembrou que os tucanos venderam 30% da Petrobras a preço de banana na bolsa. E que ainda tentaram mudar seu nome para Petrobrax.

Como o debate foi mais ameno, houve necessidade de se discutir questões como segurança pública, educação, infraestrutura entre outros pontos. Nesses momentos de confronto progamático, foi um baile. Aécio só soube responder que queria discutir o futuro e que não se deveria ficar olhando o país pelo retrovisor. A resposta pronta foi utilizada para tudo. Em contraponto, a petista apontou programas que realizou, comparou-os com os dos governos tucanos e desafiou Aécio a esclarecer posições.

Em relação aos bancos públicos, por exemplo, Dilma deu uma aula sobre qual o papel do BNDES, da Caixa e do BB. E disse o que significa acabar com qualquer um deles ou mesmo reduzi-los em seus papéis. Já Aécio tentou desmentir que aquele que escolheu para ser ministro da Fazenda, Arminio Fraga, tenha dito o que disse.

Em outro momento onde se debateu programa de governo, Dilma disse que os tucanos desmontaram as escolas técnicas no Brasil e proibiram o governo federal de atuar na área. Aécio, como em vários outras situações, disse que o Pronatec não era uma criação dos petistas, mas da gestão dele em Minas e de Alckmin, em São Paulo. Para isso Dilma apresentou dados simples. Nos governos Lula foram criadas mais de 200 escolas. No dela, mais de 200 escolas. Totalizando quase 450. E no de FHC, 8.

A tática de Aécio é quase diversionista. Ele joga como um daqueles atacantes catimbeiros. Que provoca os zagueiros, enfia o dedo no olho, passa a mão na bunda, entre outras coisitas mais. E nessas situações, às vezes se dá bem. Por exemplo, quando consegue tirar o adversário do sério. Nos dois debates anteriores xingou Dilma de mentirosa, prevaricadora e leviana. Hoje, ele não podia fazer isso. Nas pesquisas qualitativas, sua rejeição aumentou muito. Principalmente por conta desse comportamento agressivo. E aí, Aécio se deu mal.

Ele só sabe jogar desse jeito. Se for no mano a mano com Dilma, mesmo ela não tendo o dom do debate, vai perder. Por um único motivo, Aécio é oco. Ele não tem propostas e nem conteúdo.

É um candidato embrulhado no marketing e em respostas prontas. No eu não sou mais o candidato de um partido. Eu olho para o futuro. Eu quero falar de governança. Eu vou reestatizar a Petrobrás. Enfim, um monte de chavões escritos pelos seus roteiristas.

O debate de hoje dificilmente vai tirar alguém do jogo até o debate da Globo. É lá que a eleição pode se decidir. Não só lá. Também nos dias que se seguirão, quando a mesma TV Globo terá todo o tempo do mundo pra tentar influir no resultado deste pleito.

De qualquer forma, será uma eleição de detalhes. Engana-se quem pensa que alguém poderá abrir grande vantagem. O PT tem sua imensa militância que acordou até em São Paulo nos últimos dias. Mesmo nos bairros nobres da cidade já se pode ver muitos adesivos de Dilma nos carros. E os tucanos têm a mídia, seu verdadeiro partido. Aliás, Aécio poderia ter sido mais honesto no debate de hoje e ter dito. “Eu não sou mais o candidato de um partido. Até porque nunca fui. Sou o candidato da mídia.” Se falasse isso, sua despedida final seria honesta.

In this article

Join the Conversation

49 comments

  1. Glória Coelho Reply

    Eu vi a presidente,( candidata) Dilma com mais conteúdo, pois tem um governo já feito, e programa para aperfeiçoa-los.

  2. Dalmo Batista Reply

    Tenho uma pergunta; em que Dilma foi melhor? só se for nos ataques, porque ela não respondeu a nenhuma das perguntas. Aécio perguntava… perguntava… e ela respondia com outra pergunta.

  3. Rafael Lucas Reply

    a Dilma estava muito segura nesse debate,gostei muito..

  4. magno Reply

    Dilma foi perfeita, reconhece a grandeza da Petrobras, qnto Aécio diz q a empresa ta falindo.
    Dilma mantém o Brasil fora do mapa da pobreza e miséria, ja Aécio falou em reajustar o salário de forma q só tenha aumento salarial em 2019… fala sério.

  5. Eveline Reply

    Kkkkkkkk,quem é do PT diz que Dilma foi melhor e quem é do PSDB diz que Aécio foi o melhor.Não sou nenhum dos dois,mas foi claro que Dilma está manipulando numeros para amedrontar as pessoas.Muita baixa mesmo.

  6. Cristiano Reply

    O Aécio é tão bem avaliado em MG que até então não conhecí um mineiro que falasse bem dele.
    Será que é um sinal?

  7. Leonardo Reply

    Rovai, Dilma deu um banho no Aécio. Hoje, mais do que no da Bandeirantes, Dilma o jantou de palitinho. Como você disse, quando é no mano a mano, discutindo propostas, Dilma, mesmo sem tanta fluência destrói Aécio por este ser oco, totalmente oco.

    Após o debate de hoje e as edições que virão nos próximos programas, Dilma consolidará uma distância bem acima da margem erro em relação a Aécio. Só não garantiria a vitória de Dilma pois acho que a CIA não brinca em serviço e que deve ter armado alguma na programação das urnas. Do mais, acho que Aécio está praticamente fora do jogo.

  8. jack Reply

    Isso e um movimento pra ve se o pt nao perde a eleicao. Omeu movimento e o fora dilma libertacao e onome

  9. carlos Reply

    É realmente estarrecedor, eu, como muitos aqui, chegaram por acaso a este site, vejo alguns torcendo para o Aécio como se ele fosse solução de alguma coisa…sou mineiro e vi o que ele fez aqui…encheu as estradas de pedágio, mudou o aeroporto para fora da cidade, hoje o táxi BH-Confins chega a ser mais caro que alguns voos, construiu uma obra faraônica chamada cidade administrativa…se eu for ficar aqui falando, vou encher o blog. Agora, ponderemos, a 12 anos atrás na era do PSDB, nosso país era uma piada, uma colônia dos EUA, hoje, somos a POTÊNCIA da América do Sul, quanto aos indicadores sociais, desafio qualquer um a achar um só indicador, nem precisa ser dois ou três, um, que mostre que o governo tucano foi melhor que o do PT. Alguém conhece uma pessoa sequer que financiou a casa própria ou a faculdade na era PSDB??? Ó povo de memória curta!!! selic de mais de 20% ao ano, desemprego de 20%, me lembro de gente ficando 4 ou 5 anos procurando emprego de qualquer coisa!!! Hoje, quem não conhece algum aluno de classe média, ou até mesmo pobre estuda na Europa, nos EUA, na Ásia, eu mesmo conheço 6 pessoas, inclusive da minha família, não sou do PT, nunca fui mas, sejamos justos, o PT mudou o Brasil, quem viaja sabe, hoje, somos respeitados como Potência no mundo inteiro, lembrem-se da frase “fora FMI” hoje, eles que nos devem, e “País do terceiro mundo”, hoje somos Brics, vocês realmente acham que o PSDB foi melhor que o PT??? e olha que ficaram dois mandatos consecutivos, venderam a vale, o sistema telebras, acabaram com os cursos técnicos, criaram o fator previdenciário, aumentaram a idade para se aposentar, enfim, muito ajuda quem não atrapalha…e eles fizeram de tudo para atrapalhar, não nos esqueçamos do Brasil de ontem…Acorda Brasil….

  10. Dilma Diva Reply

    Dilma, sem sombra de dúvidas foi bem melhor! Calma,segura, preparada!! To nem aí pra esse bando de coxinhas!! #Dilma13!!!

  11. Orlando Pinheiro Reply

    Lucas Molinari, vc disse que FHC pegou o país com inflaçÃo de 80% ao mês? Kkkkk, de onde tirou essa “informação” do site do PSDB? Ele pegou o país com a inflação em 1,7% ao mês, meu caro; e entregou com 12%. É #Dilma 13.

  12. Mauro Reply

    Com todo o respeito as opinioes democraticas de cada um e a livre escolha pelo seu candidato, pergunto?
    Vocês estão comentando sobre o debate da Record? O que o Brasil viu foi mais uma vez uma Dilma insegura, vacilante, gaguejando, travando e muito superficial sobre as questões brasileiras! Bom voto a todos!

  13. ivo Reply

    Estava aguardando esse debate para decidir o meu voto e vou continuar com a dilma.entregar o pais nas maos do aecio acho muito arriscado.

    1. Marcelo Reply

      Pode ter certeza que está tomando a decisão mais sensata amigo…
      É Dilma13

  14. Sergio Reply

    Dilma foi 10, porque os tucanos sempre ofendem ?

  15. parlapato Reply

    Fanatismo cega, ensurdece e anestesia a mente. Pelos comentários dá pra se perceber que mais que razão, usa-se apenas idolatria.

  16. france Reply

    eu diria que ela não consegue ir bem num debate, simplesmente porque não consegue se comunicar de forma clara. Ora gagueja, ora tem pausa intermináveis em sua fala, ora comete erros de coerência ou coesão, ou simplesmente é confusa.

  17. CARLOS Reply

    Dilma ganha o debate da Record.

  18. CARLOS Reply

    Dilma se sai melhor no Debate da Record

  19. dennys Reply

    Eu já tinha certeza que iria votar em Dilma, não dá para votar em uma pessoa que trata mal as mulheres, que os que o apóiam não gostam de pobres, ate agora não vi uma proposta completa dele, só vejo ataques e falta de respeito dos militantes desse candidato!!!!!

  20. edgarsaldanha Reply

    Oportuna analise, cala até a globoelite “A massa cheirosa” tucana Cantanhede

  21. Andre Bastos Reply

    Sinceramente, não entendo como no Brasil, quando o assunto é posição política, religiosoSá ou sexual, as pessoas podem ser tão indelicadas e deseducadas. Acho que a mimha opinião é minha, sendo assim, ela é verdade e serve para mim, não fazendo de mim um ignorante, despolitizado ou inculto. O que tenho acompanhado nas redes sociais de umas chuva de ofensas, e isso não enriquece em nada a disputa eleitoral, vemos então que o brasileiro se condicionou tanto a ditadura, que, para ele o diferente é abominável e deve ser achincalhado. É triste ver essa guerra, pois, no final, quem pagará o pato será a nação independente de quem ganhe.

  22. Junior Reply

    Veja essa enquete no site da uol e veras que mais de 80% achou que Aécio foi melhor nesse debate, o que aconteceu foi que Dilma foi menos desastrosa do que nos debates anteriores, ela abaixou o tom de ataque porque saberia que se ela fosse muito pra ofensiva iria apanhar mais do que já apanhou nos debates anteriores.

    1. teixeira Reply

      Ao Junior, outubro 20 9:37.
      Meu Caro, a enquete uol não tem valor de amostragem. Nela, uma mesma pessoa em um único pc vota n vezes.
      Manipulação. É isso que pessoas como você sofre com a mídia de propriedade da direita golpista e esse partido psdb impõe. Dica: Estude os grandes mestres e construa seu próprio pensar, se não

  23. angela Reply

    Anta e você, Ivone. Sua analfabeta política, ter ideologia e saudável e coerente, agora ser ignorante e muito triste, vá se informar.

    1. Pat Reply

      Verdade, Angela. :) A tal Ivone escreve: “ignorantes com um título de eleitor “É” um perigo…kkkkk…putz, deveria voltar à escola :)

  24. ivete Reply

    Quero aqui respeitosamente dizer que muitos comentários sobre quem votar no 13 só nos deixa cada vez mais convictos da soberba dos que são 45 ..Mais na verdade a falta de compostura. E ignorância está sendo do senhor Aecio e. Seguidores dele que é o professor dos xingamentos não são ignorantes os petistas. .Se fossem o Lula Não sairia de caminhão de sua cidade natal. ..e conseguiu ser o presidente Lula. Que o mundo respeitou. E até o presidente dos Estados Unidos. O Chamou de Esse é o cara. .

  25. Pedro Girão Reply

    Eu vejo o AERCIO como aquele tipo que quer vencer no grito, claro que temos que olhar o passado, por exemplo: os milhares de crianças que morriam de fome no governo do PSDB, é possível agente não se lembrar disso. Claro que pra ele é MENTIRA. Reflitam.

  26. robson Reply

    Obras de Aecio, um aeroporto na fazenda para o povo. Kkkkk

  27. Rodrigo Alves Reply

    Meus Caros,
    Não podemos ignorar o fato que o Aecio Neves representa claramente os ideais de poucos poderosos que temtam,a todo custo,retomar o controle do país. Não se enganem pelo apelo a uma falsa humildade e o dom das palavras bonitas, mas vazias, isto tudo faz parte de um conjunto de características própria dos enganadores, dos estelionatários e de todos aqueles que pensam que podem enganar a qualquer um. Quem realmente deseja Comparar as propostas, constata facilmente o abismo que existe entre os dois governos, claro que ninguém está totalmente satisfeito, mas me recuso a retornar no tempo e voltar a uma época que o pobre estava fadado a continuar pobre, endividado e sem estudo. Apesar das questões ligados corrupção que devem ser esclarecidas, o país melhorou em todos os aspectos e hoje é muito mais inclusivo. Não me surpreende o Aecio não conseguir responder sobre o prouni, pois na época do PSDB, curso superior era coisa de Rico. Hoje os escândalos aparecem porque a mídia faz o seu papel de fiscalizar, pois antes, tinha todo apoio do governo e em troca se calava, preservando seus interesses. Sou de Minas e vou de Dilma, pois este Aecio não me representa. Rodrigo, hoje engenheiro, trabalhador bem sucedido, graças ao meu esforço e os últimos 12 anos de governo.

  28. gabriel Reply

    Engraçado que Dilma para os Petistas e esses blogs sempre Dilma ganhou, a vamos ser coerentes, mulher n fala nada com nada, n defendo Aécio, mas falar que Dilma foi melhor? Mulher da respostas que ninguém consegue entender

  29. Pat Reply

    Ignorante é quem escreve “ignorantes com título eleitoral “É” um perigo, como a tal da Ivone. Filha, aprenda sobre concordância verbal antes de chamar Dilma de anta. Vergonho alheia¬¬

  30. Fábio Reply

    Decidi meu voto : Dilma!
    O Aécio não mostra propostas nem equilibrio.
    Dilma mostra-se mais coerente, mais tranquila e ao mostrar tudo o que foi feito ganha mais votos !

  31. Flavia Reply

    Esse cara já era. Por todos os comentários maravilhosos feitos sobre a Dilma…amigos mandaram muito bem. Aecio Never. Dilma nós te amamos!!!!! Nossa guerreira. Esse é uma brasileira que não foge da luta!

  32. paulo Reply

    É DILMA PRESIDENTA 13

  33. Deise Ebrahim Reply

    Aecio subestimou Dilma. Os argumentos dele são a ironia e ataques pessoais. Sem eles ficou perdidadão. Decorou o discurso de efeito do final e dançou no debate! Parabéns presidente Dilma, V.Exa. é uma mulher trabalhadora e arrojada! Conte conosco!

  34. Haverão Reply

    Aécio deu tremelique. Teve um momento no DilmaBate que a TV colocou tela dupla no exato momento em que Aécio buscava ar e tentava encher os pulmões, estava realmente muito nervoso. E olha que Dilma deu uma aliviada com o Aéciopórto, só citou o Mais Saúde Equino.

  35. maria Socorro Grangeiro Reply

    fiquei feliz com o desempenho do debate da Record, as acusaçoes foram mais leves muito embora a imprensa, ama o pleyboy do psdb, mais o povão é quem decide, não são os grandes e nem imprensa, mais sim aqueles sofreram muito antes do LULA e da Dilma.Meu vota e da minha familia é da Dilma

  36. Jose Oliveira Reply

    O PSDB eh o partido mais corrupto da historia, eh o mais corrupto, segundo a lei da ficha limpa, e foi o partido responsavel por assaltar as empresas publicas do pais… Segundo o ja falecido Aloysio Biondi, o governo PSDB (com FHC, ARMINIO FRAGA, JOSE SERRA, entre outros) “pagou para vender” as estatais brasileiras, as telecomunicaçoes, infovias, energia eletrica, siderurgica, rodovias, ferrovias, a VALE do rio Doce, bancos estatais, etc, ect.
    Segundo os calculos de Biondi, que ele explica no livro O Brasil Privatizado I, o Brasil recebeu miseros 80 e poucos bilhoes por todo esse aparelho estatal, mas havia financiado as privatizaçoes, atraves de juros baixos, moedas podres, devoluçao do agio dos leiloes, engolimento de dividas trabalhistas e previdenciarias, etc, etc. No final, o Brasil teve um SALDO NEGATIVO uns 2 bilhoes com as privatizaçoes, ou seja, “pagou pra vender”.
    FOI O MAIOR ASSALTO AO PATRIMONIO PUBLICO DA HISTORIA desse pais, realizado pelo governo PSDB, de Aecio Neves…
    Aecio Neves, assim como FHC, Jose Serra, Geraldo Alckmin, e, enfim, a alta cupula do PSDB, sao todos maçons… luciferianos, vendem sua alma pro diabo e nosso pais pros banqueiros e pro FMI…
    Procurem no youtube, Aecio eh maçom, inescrupuloso, corrupto, ele eh um entreguista… como todo politico do PSDB eh um entreguista…

    Quem quer o PSDB outra vez?? Tem que ser muito burro…

    Façam como o Dep Estadual Marcelo Freixo, que disse que seu voto eh um VETO em Aecio, que seria um retrocesso para o pais. Por isso declarou seu apoio a Dilma Roussef 13…

    eu, Jose, peço humildemente o voto de cada um aqui em Dilma Roussef 13 PT.
    Pelo nosso bem, pelo bem do nosso povo. E pelo bem da America Latina…

    um abraço a todos, e fe no Brasil!

  37. filicio Reply

    AÉCIO MOSTROU-SE UM CARA EXTREMAMENTE AGRESSIVO E SEM RESPEITO. NO DEBATE DO SBT.
    PRECISAMOS DAR UM BASTA NELE; QUEBRAR O BICO DOS TUCANOS É TUDO QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE ELE APRENDA A VALORIZAR AS PESSOAS E PRINCIPALMENTE AS MULHERES,TENTA POUSAR DE ANJO; QUANDO NA VERDADE DEMONSTRA PELAS PALAVRAS E PELO OLHAR QUE ESTÁ ESCONDIDO NUMA MASCÁRA. AÉCIO, TIRE A MASCÁRA POIS O BRASIL PRECISA É DE GENTE QUE RESPEITE OS DIREITOS DE TODOS.

  38. BERNARDO SANTOS LOURES Reply

    Agora eles mostram há alma! Ai já sabemos quem é
    verdadeiro!

  39. liliane Reply

    que bosta

  40. Paulo Reply

    O governo tucano só beneficia uma pequena elite do Brasil. Eles n podem representar nosso povo. Dilma e Lula são pessoas simples pessoas iguais a grande maioria dos brasileiros. Eu consegui me estabilizar na vida e ter um estudo bom através dos programas do governo atual q dão prioridade aos mais necessitados bem como oportunidades iguais a todos os brasileiros independente de classe social etnia cor……#ficadilma

  41. Paulo Brito Reply

    Aécio saiu-se melhor por que fo mais propositivo e mais real nos temas apresentados. Por exemplo, na área de segurança pública, enquanto Dilma disse que vai mandar uma PEC para o Congresso, Aécio, não, falou que ele mesmo vai assimir o comando da segurança nacional, principalmente, fechando nossas fronteiras. Outro ponto, por sinal importaintíssimo, foi o fortalecimento dos bancos oficiais,
    tirando deles da influência dos polítcos, nomeando para cargos de.diretorias técnicos dos próprios bancos, valorizando, dessa forma, uma mão de obra especializada.Etc.

  42. povo Reply

    Angela e isso que você uma pessoa que ser diz inteligente acho do povo brasileiro nao so você mais toda a turma do aecio neves.

    Dilma no momento e nao so a melhor opção para o povo brasileiro e sim a única

  43. Gustavo Reply

    Aécio, com certeza foi o melhor. Aécio é o único que possui propostas sérias, claras, objetivas e possíveis de serem implementadas. Em Minas Gerais o Aécio colocou a casa em ordem, montou uma equipe altamente qualificada e competente. Somente ele será capaz de colocar o Brasil no rumo novamente. É competente, sério, sereno, têm bagagem política e pulso firme. Precisamos voltar a crescer, a desenvolver, o Brasil estagnou. O PT só planta ódio e desunião entre os brasileiros. Infelizmente conseguiu inocular o ódio entre nós brasileiros. Chegou a hora de nos libertarmos e o voto da libertação é AÉCIO 45.
    Vamos juntos.
    AÉCIO 45.

  44. Eliane Reply

    É Dilma13 presidente!

  45. Teixeira Reply

    O Aecio é sínico, indelicado e seu ego é maior que a pista do aeroporto de Claudio, feito por ele com dinheiro público em terras de seus familiares. Ah, e o fato de seu tio não ter aceito 1.000.000,00 e entrado na justiça, é porque isso foi um investimento, sua futura geração, quando muitos de nos não estiver aqui, o estado lhes pagarão precatório multimilionário. É mero investimento, pessoal. Temos de pensar além das notícias meias bocas que a mídia nos vendem.

  46. Yvan Reply

    Nosso pais está uma lastima não podemos insistir com algo que já sabemos que não deu certo por isso precisamos ter coragem de mudar.