Escândalo na Sabesp: vaza áudio em que diretores admitem estelionato eleitoral

Escândalo na Sabesp: vaza áudio em que diretores admitem estelionato eleitoral

Diretor da Sabesp diz em reunião que paulistano vai ter que tomar banho em Santos ou Ubatuba

O blogue teve acesso a um áudio vazado de uma reunião da diretoria da Sabesp em que  a presidenta da empresa, Dilma Pena, admite que a população deveria ter sido comunicada da crise hídrica, para que economizasse água. Porém, segundo ela, seus “superiores”  não permitiram. Em outras palavras, o governador Geraldo Alckmin não foi honesto com a população para não prejudicar sua candidatura à reeleição.

“A gente tem que seguir orientação…A orientação não tem sido essa, mas é um erro. Tenho consciência absoluta e falo para pessoas com quem converso sobre esse tema, mesmo meus superiores, acho um erro essa administração da comunicação dos funcionários da Sabesp, que são responsáveis por manter o abastecimento, com os clientes”, afirmou Dilma Pena.

?????????????????????????

A presidenta da Sabesp, durante todo o áudio, faz questão de demonstrar que estaria em desacordo com o que os “superiores” estão fazendo. “A Sabesp tem estado muito pouco na mídia, acho que é um erro. Nós tínhamos que estar na mídia, com os superintendes locais, nas rádios comunitárias, Paulo [Massato] falando, eu falando, o Marcel falando, todos falando, com um tema repetido, um monopólio: ‘Cidadão, economize água’.”

Também participou da reunião o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, que causou polêmica quando disse, no último dia 25 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, que ia “distribuir água de canequinha em São Paulo.

Massato é mais alarmista e prevê o pior, caso não chova. “Essa é uma agonia, uma preocupação. Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias [inaudível]. Saiam de São Paulo, porque aqui não tem água, não vai ter água pra banho, pra limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter.”

Com as declarações de Dilma Pena, cai por terra todo o discurso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sempre afirmou não haver racionamento e nem motivo para tanto. Fica absolutamente claro que o tucano não foi honesto com a população para não se prejudicar nas urnas, alienando os paulistas que lhe confiaram o voto da tragédia que provavelmente vão  viver.

Segue o áudio com a fala de Dilma Pena:

Áudio de Paulo Massato:

A assessoria de comunicação da Sabesp procurou o blogue e enviou a nota abaixo:

NOTA DA SABESP
1) O objetivo da reunião operacional foi de ampliar ao máximo as ações de comunicação para o uso racional da água junto aos funcionários da companhia. Vale destacar que a comunicação da Sabesp é feita de forma autônoma. E as decisões ocorrem no âmbito da companhia. Naquele momento, a diretoria da Sabesp discutia com o conselho de administração da companhia (órgão superior) a estratégia de comunicação.

2) Também naquele momento a diretiva era diminuir ao máximo a dependência do Sistema Cantareira. O contexto era de convencer, de forma contundente, os gerentes operacionais da companhia da necessidade de redução. A estratégia tem dado certo. A dependência do Cantareira diminuiu de 9 milhões para 6,5 milhões de pessoas, uma redução de cerca de 30%.

In this article

Join the Conversation

95 comments

  1. Marcos Reply

    Rovai, essa reunião ocorreu quando? Acho essa informação relevante.

  2. Venceslau Pedro de Carvalho Reply

    Infelizmente o povo de São Paulo ainda acredita em papai noel; Era obvio que a falta de planejamento apontava para essa crise. Agora a culpa é de São Pedro? Ou do São Geraldo?

    1. Emerson Reply

      O Governador tem culpa por omitir, mas lembrem-se o maior culpado são os paulistanos que desperdiçam água lavando calçadas, carros…jogam água fora como se fosse lixo…

      1. mac Reply

        Se tivessem sido comunicados dos fatos com certeza iriam economizar,,

      2. Aline Reply

        Me desculpe, até concordo que tem muita gente sem noção que DESPERDIÇA água potável em calçadas, toma banhos longos etc.
        Mas este cretino teve muito tempo pra investir em saneamento básico, despoluição de rios e afluentes…
        Agora que os reservatórios estão agonizando, ele pretende usar água contaminada pra consumo????
        Ele merece mais do que criticas, merece perder o mandato e ir pra cadeia por péssima gestão pública!!!!
        Eu sempre me perguntei, porque os políticos não investem e tratamento de esgoto?
        Por que não constroem galerias de água provenientes das chuvas separadas das galerias de esgotos?
        Por que não recuperam a água das chuvas e dos piscinões, criando um sistema onde estas águas possam ser canalizadas para as represas?
        Resposta:
        Obras subterrâneas não geram votos exceto obras do metrô.

  3. Fabio Barbosa Reply

    O povo alienado, egoísta e arrogante de SP merece passar por essa. Tem imbecil que vai dizer que a Dilma(presidenta), quem roubou a aguá. Gostam de ser enganados, são bons pra detonar o PT, mas são desgovernados por esse pessoal do PSBD, que jogou o Estado no lixo. Violência, falta d’aguá. Pergunto a essa classe média falida: Qual de vocês põe o filho pra estudar numa escola estadual? Todo castigo para os eleitores do Geraldinho é pouco!!!

    1. valmir Reply

      Fabio, eu não votei no alckmin e tbem não votarei na Dilma. Acho que a renovação é sadia para a democracia e para o povo.A alternancia de poder faz bem a todos. Não precisava nem da divulgação dessa mateira, pois já sabia, e estou economizando agua a uns 6 meses. Mas o pior de tudo são a criminalidade e a educação que são uma porcaria. Mas tambem sabemos que quem opera a segurança pública e a educação, são os estados e municipios, mas quem legisla sobre estes assuntos e a federação, e nisso a Dilma está deixando a desejar e muito.

    2. kleberson consolete Reply

      Sou de São Paulo, amo meu chão, mais seu comentário foi fantástico!

    3. india súu Reply

      Fabio bom dia… O povo Alienado Arrogante e Egoista de Sao Paulo estamos de saco cheio de pessoas que moram em outro estado e votam no PT e Vem correndo pra sp atras de emprego pra vida melhorar,,,votem no PT e fiquem ai no estado de vcs quem sabe a nossa agua renderia mais pq eles não tem educaçao e ficam lavando carro e calçada e se for pergunta quem faz isso ñao somo nós PAULISTANO e sim quem vem de outro estado Brasileiro…..

      1. Ilson Roberto Napoleão Reply

        India súu. Você é estúpida, egoísta e racista, sou paulistano, amo meu estado e minha cidade. O Brasil e de todos os brasileiros, e todos tem o direito de ir e vir, não vivemos um um país dito democrático, que direito você tem de se arvorar como dona do espaço que é de todos. Sua arrogância e pressunção me causa asco.

      2. Victoria Reply

        India súu, que comentário ridículo e carregado de preconceito… Pra começar, você não sabe nem acertar a concordância e vem falar da educação alheia. Estou cheia de ver o povo desperdiçando água; gente de qualquer origem. Esta é uma questão cultural do povo brasileiro como um todo, as pessoas só passam a entender o problema quando lhe é cobrado, seja em forma de multa ou de escassez. É incrível como a elitizinha arranja um jeito de falar do PT em tudo, mesmo que não tenha nada a ver, e sempre dá um tiro no próprio pé. Minha amiga, o assunto aqui é a escassez de água em SP (governo tucano), e não as diferenças de oportunidades de emprego entre as diferentes regiões do Brasil. Claro, os responsáveis pela crise são as pessoas de fora que você tanto odeia, não é a administração do governo, imagina… É isso que me dá vergonha de ser paulista e de classe média… Depois vai chorar quando não tiver água pra tomar banho e lavar seu carro do ano.

    4. Mauro Reply

      Não irei generalizar, mas 99% da loucura dos Paulistas está profundamente ligada ao movimento das igrejas protestantes… Tais igrejas alienam a população, façam uma pesquisa com os protestantes ou apenas verifiquem na internet que 99% deles são eleitores do PSDB, Telespectadores da Rede Globo e Revista Veja.

    5. Marta Reply

      BRAVO AMIGO PENSO IGUAL VOCÊ!

    6. Jorge Prates Reply

      Que isso Fábio? Reflete bem a realidade, quanto a parte de que este povo paulista são idiotas e concordo contigo. Mas não generalize. Gosto muito da minha cidade, mas não dos paulistas (aliás, sou paulistano também). Nem todos nós concordamos com o PSDB e lembramos muito bem como era aquela época. Suu você foi decepcionante em seu comentário. Estamos sem água, educação, saúde (tente marcar consulta no posto) e segurança. PCC se tornou uma máfia perigosa e já manda na cidade. Rolou até funk contra Skaff, que não era um bom candidato, mas era o maior adversário do Geraldo. Esta cidade tinha que ser muito melhor e os nordestinos estão fazendo aqui, trabalho que nós não queremos fazer. Você nos envergonha falando em nome deste estado.

  4. o retorno Reply

    Aí povo do nordeste que mora em SAMPA trouxeram a seca kkkkkk voltem, porque mais da metade da população é de lá mesmo….kkkk

  5. Nordestinos Reply

    Povo critica SP e a maioria que vive lá é nordestino!!

  6. jailton Reply

    Esse é o modo tucano de governar: varrer os problemas e os erros prá debaixo do tapete.

  7. marsan Reply

    Esquentem não…
    É só o começo. As chuvas estão cada ano mais escassas.
    O nordestino sempre conviveu com falta d`água e aguenta.
    Pensem como é sofredor viver sem água e respeitem os nordestinos.
    Ah, e continuem votando no PSDB…

  8. Indignada Reply

    Estou indignada!! Como esse Governador, reeleito pela dita “elite paulista”, pode ser tão cínico e não informar a população sobre a falta de água na cidade. Isso é uma vergonha! Tudo isso para que esse “safado” fosse reeleito. E agora! Como fica a situação?!?!?!?! Aposto que na casa desse “senhor”, se é que podemos chamá-lo assim, tem água e ele não está nem um pouco preocupado com o povo dessa cidade. Acho que iremos todos morrer a míngua. Tudo isso tinha cunho eleitoreiro no fim. E quem paga o pato? O povo. Mas tem gente que merece, por votar nesse “picolé de chuchu”.

    1. Ilson Roberto Reply

      É. Ainda creio que os paulistas podem fazer pior. Votar em massa no Aécio, ai vai ser a tragédia Grega

  9. RAUL Reply

    CAMBADA DO “PSDB”, PARTIDO ONDE SÓ DÁ BANDIDO,
    DILMA 13 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. roberto Reply

    A água em São Paulo é monopólio da Sabesp. A Sabesp é dominada pelo PSDB. A Sabesp deixou de investir no Sistema Cantareira depois do governador Maluf. Não realizou as obras de interligação do Rio São Lourenço, mandou o valor dos investimentos para a bolsa americana, distribuindo dividendos. O senhor Geraldo Alckmin não foi honesto em passar para a sociedade o risco da falta de água, diante da escassez do sistema Cantareira. A Grande Mídia não foi honesta ao denunciar os atos de esconder do povo ao problema. O povo pretende a luta da quadrilha tucanalha contra a petralha, mas continuam gostando da disputa e vão igual a boi quando vai para o matadouro. Durmam com um barulho destes.

  11. manoel justino Reply

    isso éra nós vermos de que os poiticos ao capazese ainda elegeram esse cara no primeiro turno hunnn e ele é do PSDB sei não viu achoq ooutro que que ser presidente pode ser igual hunnn é evitarmos iiso logo no domingo que vem. sou nordestino tou costumado com falta de agua apsar que ultimamente melhorou muito. mas isso é bom pois teve uns abestalhados ai do sul e sudeste que disseram em redes sociais que nós eramos burros, pois tenham cuidado que vai faltar agua por ai tb isso é castigo viuuu.

  12. Paulo Reply

    A crise hídrica não é culpa de governo algum, a falta de água ocorreria com qualquer governo, PSDB ou PT, o que é preciso é ter consciência de que se não chover, os reservatórios não enchem, e não choveu no verão passado, então os reservatórios não suportam somente retirada de água.

  13. Valdir Reply

    Esta situação é muito grave. De forma escandalosa e melancólica o PSDB paulista, após 20 anos no poder, está estampando os jornais com aquilo que pode significar a extinção deste partido. Os próximos Governador e Prefeito, a serem eleitos em SP, com certeza não serão do PSDB. A candidatura de Aécio Neves à presidência da república acaba maculada pela incompetência da ala paulista do partido. Penso que Aécio será o primeiro a deixar este partido. Coisa que já deveria ter feito à 4 anos, quando foi covardemente sabotado por Serra e Alckmin.

  14. Valter Ferreira Lima Reply

    É, o povo do Estado de São Paulo, realmente, tem o governador que merece.

  15. leonardo Reply

    Infelizmente, o povo é burro, e merece mais 4 anos de Geraldo, os números estavam claros. Taparam o sol com a peneira agora aguentem mais 4 anos de mentiras. Parabéns SP. Vocês merecem!

  16. juliana Reply

    Infelizmente, enquanto isso não for postado na Veja, quem é responsável por colocar esse governador pra exercer sua função por mais 4 anos nunca vai ler.

  17. Tony Silva Reply

    Estava escrito que os conservadores da antiga sociedade paulistana não enxergam senão os adversários! Pau para a cabeça! Sofram por conta de quem esteja cego para uma realidade cada vez mais evidente! Fora PSDB. Pior Salário Do Brasil!

  18. Nobre Reply

    Tenho pena dessa população de SP, falaram tanto dos Nordestinos, da seca do Nordeste, agora tão pagando um grande preço altissimo, a própria língua os condenou.

  19. Mineiro13 Reply

    Minas Gerais vai de 13!

  20. Joao Reply

    éee vamo vota no Aecio gente olha ai o bando, sao todos iguais

  21. Fabio Reply

    a culpa é do PSDB SIM, que não investiu absolutamente nada , nunca!!!! em obras de prevenção desta crise hídrica ANUNCIADA há anos!!!!!!

  22. Tania Cristina Reply

    Mas estava bem explicito que estamos com muitos problemas de abastecimento de água, não me conformo até agora de como o governo se elegeu no 1º turno com falta de segurança, falta de abastecimento de água, escolas estaduais com ensino péssimo, funcionários mal pagos, falta de funcionário nas repartições e quem usa o metrô nem se fala! Quem votou nele votou consciente, pois está tudo muito claro.

  23. Jose Antonio Reply

    Independente de partido o fato é que não chove mais em São Paulo, assim como estamos a beira de um colapso energético, as hidrelétricas estão com os níveis baixos, e são se responsabilidade do Governo federal, PT, PSDB não importa.

  24. WILSON SOARES DOS SANTOS Reply

    É lamentável o que estamos vendo e vamos vivenciar daqui para frente, acho que não terá governantes para resolver este problema da água que já tinha sido alertado há muito tempo. E agora, vamos ter que fazer curso com os Beduínos para sobreviver a esta crise hídrica e trocar o carro por um camelo.

  25. JORGE VENTURA- Reply

    Parabens ao MENTIROSO dr.GERALDO, que a OAB.SP o MINISTERIO PUBLICO E A JUSTIÇA ELEITORAL, TOMEM AS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS, OU SEJA NA CAMPANHA ELEITORAL TER FALTADO COM A VERDADE SOBRE A ÁGUA, E COM UM PROCESSO CASSEM A DIPLOMAÇÃO.

  26. Cláudio Reply

    Sabe o que eu acho??? eu acho é pouco e ainda o povo em peso de SÃO PAULO (CAPITAL) votaram em peso nesse narigudo mentiroso… é por esse e outros motivos que voltei no SKAF e continuarei votando no mesmo… essa corja do PSDB não vale um real… FORA ALCKMIN FORA AÉCIO… FORA PSDB…

  27. Juliana Reply

    Não é caso de acionar o Ministério Público? Acho que isso pode ser enquadrado como crime, por negligência. Um governante não pode prejudicar um serviço básico, necessário, como o abastecimento público, por questões eleitoreiras.

  28. Jorge Reply

    O interesse pessoal acima do interesse da coletividade. Imagine se isso fosse um governo do PT?

  29. André Reply

    Itu enfrenta racionamento desde fevereiro, e mesmo não sendo abastecida pela Sabesp penso que o governador poderia ter ajudado a população de alguma forma. Mesmo sem mexer uma palha ganhou 60% dos votos aqui. Então ou está jorrando muita água na torneira dos ituanos, ou são um bando de burros que merecem ficar sem água.

  30. WG Reply

    COMO DIZ O ILUSTRÍSSIMO SR. BORIS CASOY “ISSO É UMA VERGONHA”.
    ESSE É O PSDB. QUEREM ACABAR COM OS POBRES E NORDESTINOS. OS RICOS DE SÃO PAULO PODEM COMPRAR ÁGUA E POBRE NÃO. O PSDB ACABOU COM A ÁGUA DE SÃO PAULO E QUEREM ACABAR COM A ÁGUA DO BRASIL, BRINCADEIRA

  31. rogerio Reply

    Sr;Alkmin, já que o povo fez a besteira de reelege-lo, seria ótimo se o Sr,pensasse em trazer agua do ruio paran lá de Presidente Epitacio, daria para afogar S.Paulo,Não ,e diga que não é possivel, pois se foi posssivel trazer gas da Bolivia, oque ajudou aquele indio estúpido que comanda aquele pobres irmãos.Pense nisso. isso livrara sua barra , talves te o leve ao Palacio do Planalto,

  32. C. Silva Reply

    isso é apenas um pequeno exemplo do risco que nosso PAIS corre se o PSDB conseguir eleger o seu candidato à presidencia, o que mas eles devem estar escondendo?

  33. Antonio Reply

    A Folha quer é “limpar sua barra” divulgando essa notícia hoje, passadas as eleições para governador.
    Ela deve ter esses áudios há muito tempo, mas faz parte da imprensa canalha com seus jornalistas amestrados que vivem se dizendo plural.
    Penso que bem explorado, esse episódio pode ser caso de impeachment do governador.
    E o governo federal pode dar uma lição aos privatistas,
    simplesmente cassar a licença da SABESP pela forma como conduziu todo esse processo, inclusive retirando mais água do que o permitido pelas normas técnicas colocando 13 milhões de habitantes em risco sanitário gravíssimo.

    1. André Reply

      Se fosse somente risco sanitário iria,mas é caso de abandono de cidade, SP se tornara cidade fantasma.

  34. Marcelo Reply

    Por isso que digo, se não está funcionando, se as coisas não vão bem, se existe descaso, pouco caso e corrupção. Não vote em quem não está fazendo um bom governo! Eu não votei no Alkmin e queria o Scaff… Infelizmente ele perdeu. Por isso fora Dilma, não te quero, não confio em você e nós absurdos e faz e profere!

  35. Cidadão com nojo da Politica Brasileira. Reply

    um assunto de extrema importância..e vc dizendo que PSDB é pior….ou vice versa… TODOS os políticos são iguais…. pode ter certeza e observem…independente de quem ganhar ou que já tenha ganho as eleições….. nos povo brasileiros somos iludidos com a democracia que muitos se orgulham.
    Kd a Saude, Educação, meio ambiente????
    Quantos anos ouvimos dizer no desmatamento da Amazonia? do trafico de drogar? e ai…. pergunto a vcs..o que nós cidadãos fizemos com a nossa democracia… nada…. estamos e vamos continuar nesse jogo podre que é a política. Oferecem salário mínimo para vereadores, deputados, ve se vai ter um candidato….

  36. Alessandro Reply

    É claro o descaso dos políticos quanto a esta situação, a falta de investimentos, todo dinheiro desviado e isso não significa que seja um partido o culpado disso e sim todos aqueles que entram pelo voto do povo, que a cada eleição vem através da mídia nos prometer mudanças, mas não passara de simples palavras.
    Outros culpados somos nós que esbanjamos água sem se preocupar com o dia de amanhã, agora, mesmo com essa crise, vemos pessoas lavando calçadas, casas e veículos, como nada estivesse acontecendo.

  37. Traxman Reply

    Veja só: No Nordeste há décadas ninguém moveu palha alguma para tentar sanar o sofrimento do povo, apenas promessas e coisas do tipo, agora como se trata de São Paulo há todo um alvoroço sobre a situação. Agora vão sentir um pouquinho na pele como o nordestino sobrevive. Os que vocês tanto discriminam.
    Não se preocupem, assim como a sua região evoluiu, qualquer outra pode evoluir, e assim como os nordestinos se adaptaram a seca, vocês também podem, força amigos!!!

  38. ricardo amaral Reply

    Esta na hora do povo paulista reagir.

  39. leandro Reply

    É claro. não precisa de muita informação para descobrir isso. GERALDO ALCKMIN escondeu as informações para não atrapalhar sua reeleição. e do partido PSDB como um todo. se o AÉCIO ouvir esse aúdio vai dizer que a presidenta da Sabesp está sendo leviana.

  40. maria Reply

    ele fez e escondeu do povo o que todo mundo já sabia a seriedade da falta de água em SP Sr. Geraldo Alckmin esta FELIZ agora com sua reeleição, a culpa de não ter água na torneira e do São Pedro que escola e essa que vocês foram educados …um governador que engana seu próprio povo infelizmente os políticos desse País em que dissem ser democrático e só decepção.

  41. Gilberto Lodola Reply

    Isso só demonstra como é o partido que governa sp a mais de 20 anos, onde também esconderam do povo o surgimento do pcc dizendo que não havia crime organizado em São Paulo e hoje é só olhar ao redor para ver a situação da segurança no estado.

  42. llka Reply

    É uma pena que todos reclamam… há “alguns” meses estavam dando risada, continuavam gastando a água e o pior, não cooperam. A população que migra por aqui, destruiu nossa cidade, e ainda falam mal?
    Por conta da natureza, estamos passando por este caos. Aliás, não só da natureza! Concordo com os atrasos em investimentos, mas parece que ninguém pensa o quanto é difícil quando se há leis ambientais para tanto. Gostaria de saber quem são os “paulistanos” que se dedicaram a fazer os comentários. Não somos da “Zelite Paulista” como o ex-presidente com rancor, gosta de nos cutucar …(bem que poderia voltar de onde veio)… como todos os outros que falam mal e não querem deixar São Paulo. Por quê? Haja água para alimentar!!!! São Paulo não é a casa da mãe Joana!!! Graças a nossa cidade SP+~650 outros municípios o Brasil anda…e, infelizmente, partiremos brevemente, ter o perfil da Africa. A seca está aí…transbordando de Boa Sorte!

  43. ani Reply

    Agora é que vai começar aparecer os problemas passaram as eleições e claro! Pão e circo para o povão como se dizia na GRÉCIA ANTIGA!!!

  44. PAULO Reply

    Bom….. Bom….. Bommmm….. OLHA QUE APESAR DISSO ENTRE OUTRAS….. COLOCARAM O HOMEM NO PODER POR MAIS 4 ANOS……… cada um tem o Governo que merece!!! POKO….. ACHO POKO E QUE VENHAM MAIS SURPRESAS!!!!

  45. Michele maciel Reply

    É incrível como algumas pessoas ainda defendem esse partido. Ouvir de pessoas proximas que votaram nele, e que votariam novamente…
    Eu ja sabia disso, ele não passa de um mentiroso, ladrão…e que infelizmente o povo de São Paulo protege!

  46. Eunice Rodrigues azevedo Reply

    GENTE….IMPCHIMAR O ALCKIMINN…ESSE SAFADO…SEM VERGONHA,TD PREMEDITADO PARA OBTER LUCROS PARALELOS,CONTRATANDO CAMINHÕES PIPAS….LADRÃO …SEM VERGONHA…SÓ PODIA SER PSDB,GENTE ESSE CARA NÃO PRESTA…IMPCHIMAR ELE…GENTE VAMOS SE UNIR MANIFESTAÇÃO SÁDIA É SABER QUE ELE VAI CAIR FORA DE NOSSA SÃO PAULO.

  47. PMPA Reply

    Pessoal:

    Enquanto formos governados por políticos sem vergonha (e incluo aí tanto o PT quanto o PSDB) o povo será sempre enganado, comprado com “bolsas tudo”, chamado de ignorante, etc. Até quando vamos continuar elegendo esses IMBECIS e LADRÕES???? Temos que começar a conhecer os candidatos que temos e deixar de eleger os Lulas, Dilmas, Alckimins, Serras, Cabral, Renam, Sarneys, Tiriricas, etc. que temos elegido ao longo desses anos….

  48. carlos Reply

    O PT tem pacto com São Pedro ? Quem fiscaliza o desmatamento da Amazonia. Procure se informar melhor o que pode causar o desmatamento no Sudeste. Voce sabe quando começa e quando termina o ano hidrico em nossa região.

  49. Gerson Reply

    Agora está explicado: A CULPA É DA PRESIDENTA DILMA!!! A presidenta da Sabesp, Dilma Pena… que pena né. É por essas e outras que os únicos tucanos em quem confio são os que tem Penas, de quem confia nestes que governam SP há 20 anos eu tenho PENA. Ah, e antes que venham calúnias furiosas anti-petistas só quero esclarecer que também não sou eleitor do PT, acho que o Brasil tem bem mais do que 2 opções de partidos e candidatos.

  50. mineiro Reply

    vamos falar a verdade , precisa que alguem avisasse de alguma coisa sobre esses demonios tucanos. claro que nao, desde quando essa corja faz alguma coisa que preste para o povo. so a maioria do povo de sp que acredita nessa corja.

  51. Concelho de um Nordestino Reply

    Wiliam Jose Michelotti vá tomar água do volume morto e cuidado para não engolir pedras.

  52. Sergio Reply

    Esse comportamento da administração Estadual é grave?
    Se for o Ministério Público tem que investigar, iniciar uma ação.

  53. CRIS Reply

    SÓ P AVISA AK EM SÃO PEDRO NÃO TEM ÁGUA NEM PERCAM TEMPO ………..

  54. Daniela Reply

    Essa eleição é a maior marmelada que já vi, esse cara não fez nada, todo mundo insatisfeito e ele ainda ganha?
    Esse país ta indo pro buraco mesmo e ainda leva o Tiririca
    pra ganhar dinheiro em cima do povo.!!!

  55. Valda Reply

    Estou pensando de como o povo é ingrato e tem memória curta ,pois bem vamos relembrar .

    Há 20 anos, arroz custava R$ 0,64, e carro popular, R$ 7.200; relembre

    O real completou no mês passado 20 anos em circulação. Em 1º de julho de 1994, quando a moeda foi lançada, o litro da gasolina custava R$ 0,55, e a passagem de ônibus em São Paulo, R$ 0,50.

    Isso não quer dizer necessariamente que o brasileiro tenha perdido poder de compra. Ao contrário, muitos ganharam. O salário mínimo era de R$ 64,79 em julho de 1994 e atualmente é de R$ 724, ou seja, aumentou 1.017%. Já os preços ao consumidor subiram, em média, 362% no período, segundo o índice oficial de inflação (para quem não acredita no índice de inflação, recomendo ler isto antes de comentar: http://uol.com/bmdMrd).

    O quilo de arroz custava R$ 0,64 em julho de 1994, em São Paulo, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Já o feijão saía por R$ 1,11. Hoje, os produtos custam R$ 2,57 e R$ 3,81, respectivamente. Há 20 anos, o salário mínimo comprava 37 quilos de arroz e feijão; hoje, compra 113 quilos de cada.

    2. Pão francês: R$ 0,09

    O pão francês saía, em média, por nove centavos cada unidade quando o real começou a circular, também de acordo com dados do Dieese. Hoje o produto é vendido por peso, e o quilo está cerca de R$ 9,66 em São Paulo. Considerando que uma unidade pese 50 gramas, o pão francês está em torno de R$ 0,50. O salário mínimo comprava 758 pães em 1994, e hoje compra 1.499.

    3. Filé mignon: R$ 6,80 o quilo

    O preço do filé mignon subiu 438% desde julho de 1994, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em uma busca em sites de supermercados, este blog encontrou filé fresco a R$ 28,90 (o mais barato) e a R$ 44,51 o quilo (o mais caro encontrado). Tirando a média e descontando a inflação, pode-se estimar que, em 1994 esse corte custava em torno de R$ 6,80 o quilo. O salário mínimo comprava, portanto, nove quilos de filé mignon; hoje, compra 20.

    4. Gol 1.0: R$ 7.243

    o modelo 1994 dos veículos: Escort Hobby 1.0 (R$ 7.386 à época), o Gol 1.000 (R$ 7.243), o Uno Mille (R$ 7.254) e o Corsa Wind 1.0 (R$ 7.350). Eles eram os carros mais baratos da Ford, Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Na média, esses quatro veículos custavam R$ 7.308, ou 113 salários mínimos, em 1994. Atualmente, a versão mais simples dos modelos mais baratos de cada uma dessas montadoras custa, em média, R$ 30.444, ou 42 salários mínimos.

    5. Uísque Jack Daniel’s: R$ 33,50

    As lojas Depósito Normal, em São Paulo, anunciavam o Jack Daniel’s Tenessee Whiskey por R$ 33,50 há 20 anos. No site do supermercado Extra, o produto aparece hoje por R$ 99,65. O salário mínimo quase comprava duas garrafas no início do real e hoje compra sete.

    6. Cinema: R$ 5
    O ingresso para o filme “Um tira da pesada 3”, com Eddie Murphy, custava R$ 5 no Shopping Iguatemi, em São Paulo, em um domingo à noite em 1994. Um salário mínimo comprava quase 12 ingressos. Hoje, no mesmo shopping e no mesmo horário, pode-se assistir a “Planeta dos macacos – o confronto”, por R$ 29 a entrada inteira. O atual salário mínimo adquire perto de 25 ingressos.

    7. Show do Chitãozinho e Xororó: R$ 15

    Chitãozinho e Xororó, em agosto de 1994, fizeram um show no Palace, onde tocaram “Evidências” e “Fio de cabelo”. O ingresso mais barato saiu por R$ 15, e o mais caro, por R$ 35. O salário mínimo dava para quatro pessoas na pista ou uma no camarote. A comparação de preço de shows é sempre imprecisa, pois, com o tempo, alguns artistas passam a valer mais, e outros, menos. Mas não custa informar que, em 9 de agosto deste ano, a dupla se apresentou no Espaço das Américas, na Barra Funda, e o ingresso custou de R$ 75 a R$ 180. O salário mínimo atual compra nove entradas para o setor mais barato e quatro para o mais caro.

    8. Ônibus: R$ 0,29 a R$ 0,54

    Teresina e João Pessoa tinham o passe de ônibus mais barato entre as capitais do país em julho de 1994: R$ 0,29. A passagem mais cara era em Brasília, R$ 0,54. O salário mínimo comprava 129 passes em São Paulo e hoje, a R$ 3, compra 241

    9. Gasolina: R$ 0,55 o litro

    O litro da gasolina estava R$ 0,55, em média, nos postos de São Paulo no dia 18 de julho de 1994, segundo uma reportagem da Folha à época. O álcool saía por R$ 0,44. Hoje, a gasolina está R$ 2,815, e o etanol, R$ 1,839. O salário mínimo, portanto, comprava 117 litros de gasolina e hoje compra 257.

    Uma refeição na churrascaria Fogo de Chão, em São Paulo, saía entre R$ 13 e R$ 24 por pessoa em 1994, segundo a Revista da Folha. O salário mínimo bancava, então, entre duas e cinco pessoas. Já no Almanara, gastava-se até R$ 12 por pessoa, e no Bargaço, de R$ 25 a R$ 35. Hoje, o rodízio na Fogo de Chão está R$ 112 por pessoa. O atual salário mínimo paga refeição para até seis pessoas na churrascaria.

    planta de um apartamento que estava sendo anunciado por R$ 94.340, no dia 7 de agosto de 1994, o que dava 1.456 salários mínimos na época. O imóvel ficava no primeiro andar de um edifício no bairro do Morumbi, em São Paulo. Quem fechasse o negócio ganharia uma viagem para Nova York. A área somava 211 metros quadrados. O apartamento tinha três dormitórios (sendo uma suíte), varanda com churrasqueira e duas vagas na garagem. Hoje, fazendo uma busca no site Zap por apartamentos de três quartos (sendo uma suíte), com cerca de 200 metros quadrados de área, duas vagas, no mesmo bairro, surgiram 17 unidades cujos proprietários pedem entre R$ 600 mil e R$ 800 mil, o que dá algo entre 800 e 1.100 salários mínimos. Mas não é possível dizer se aumentou ou não poder de compra do salário mínimo em relação a imóveis apenas com esses dados, pois cada apartamento traz características muito peculiares, como a localização exata, a vista, as instalações do prédio, o andar etc.

    9 – Dólar: R$ 1,00

    O dólar era vendido a R$ 1,00 em 1º de julho de 1994, pela Ptax, uma forma de calcular a cotação, elaborada pelo Banco Central. Exatos 20 anos depois, a moeda americana saía por R$ 2,2054. No início do real, o salário mínimo valia US$ 64,79. Hoje, está em US$ 328,29. Aqui, cabe uma observação: o dólar também perde poder de compra com o tempo. Portanto, US$ 64,79 há 20 anos valiam mais do que os mesmos US$ 64,79 hoje. Em outra ocasião, calculei o ganho do salário mínimo do Brasil convertido para dólares e descontando a inflação dos Estados Unidos (http://uol.com/bhdRqR).

    10- Os preços dos computadores eram de variam de R$ 1.700 a R$ 2.400 e vc precisava de 37.042 salários minimos pra comprar e hoje 1 salário minímo é o suficiente pra compra-lo

    11- O Startac, da Motorola, era um dos celulares ”queridinhos” de 1996, graças ao design fino e com abertura flip. Ele pesava só 87g. Mas para tê-lo era necessário pagar até R$ 2.000 na época. O valor, corrigido para 2012, é de R$ 8.104,84, com o qual daria para comprar atualmente quatro iPhones 4S.Você precisava de 29.50 salários mínimos pra comprar hoje até com meio salário vc compra um bom celular

    12-US$ 2.386 – Preço por pessoa em apartamento duplo do “Disney em 1996 só o hotel ,eu já vi por $1790 reais ,eu nem vou fazer muitas contas pq nem era sonho de pobre isso

    Bom agora chega porque deu pra vc ver como as coisas mudaram e mudaram pra melhor !!!

    1. dorival Reply

      Acho muito coerente e prudente o comentário da Valda. Apenas para complementar o PSDB governa o Estado de São Paulo a quase duas décadas. Reflitam sobre isso e tirem suas conclusões!!!

  56. Nice Reply

    Trabalho em empresa de saneamento e fico muito triste em ver uma empresa do porte da SABESP estar passando por essa profunda crise de credibilidade em sua capacidade de gestão. Certamente a infelicidade desta situação está estampada na alma e na face de cada funcionário dessa grande empresa. A água é um dos bens mais preciosos à vida e jamais deveria ter qualquer cunho politico que não fosse servir a sociedade. Compadeço-me com cada paulistano que, definitivamente, não merecem estar sofrendo a falta desse bem tão essencial.

  57. guara Reply

    o problema da seca paulista vai ser resolvido com as lagrimas da classe media

  58. merces Reply

    Se engana quem quer: todos sabiam que estávamos sem água e mesmo assim o cara foi eleito. Agora não adianta reclamar… PSDB no poder, agora aguenta.

  59. Romulo Atahualpa Reply

    E tem gente que ainda vota nele

  60. XAD Reply

    Olha o DESESPERO dos paulistas. Abaixo, email enviado, no dia 20/10, pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo aos magistrados e servidores. O desembargador chega ao cúmulo de sugerir “banho de 5 minutos” (aff, como assim?):

    “Estimados colegas e servidores,
    Sabemos que é muito grave a situação em que nos encontramos em decorrência da falta de chuva. Nossas reservas estão no suspiro final. Precisamos de medidas urgentes para evitarmos que o problema se agrave ainda mais. Para isso, conto com a colaboração de cada um de vocês. Temos que ser rigorosos com as nossas atitudes em casa e no trabalho. Com a mudança de pequenos hábitos diários, você contribuirá de forma extraordinária. Escovar os dentes com a torneira fechada, economizará mais de 11 litros de água; uma torneira pingando gasta 46 litros/dia. Um banho de ducha por 15 minutos consome 240 litros de água. Reduzido a 5 minutos, a economia será de 90 litros. Não use o vaso sanitário como lixeira, pois uma válvula gasta, em média, 20 litros de água. Essas são pequenas mostras, você poderá ainda fazer muito mais.
    Colabore!
    Abraço do,
    Renato Nalini”

  61. Aguinaldeo Reply

    Pobre ser humano: um ano sem chuvas; a partir daí vem sua angustia:: Na hora de cortar árvores e destruir a natureza tá nem aí. Somos prepotentes em nossos gastos nossas aventuras. Plante ao menos dez árvores em sua existência porque ela é quem atrai a chuva com a reposição para a natureza. O negócio não preocupar em gastar a água, sim preocupar com a reciprocidade árvore e atmosfera. Vamos repor as florestas; respeitar as matas ciliares em córregos, rios, lagos, fios de água, regos d1gua. Esse é o segredo! Vc que está lendo, já plantou alguma árvore? A meio metro das cercas de nossas rodovias deveria existir dez metros de árvores lado a lado. Não o dono da terra prefere que os bois , vaca e outros muares dominem à paisagem! A “motoserra” foi a pior arma que o homem inventou: destroi mais que a bomba atômica. A ambição humana é a grande causadora dessa seca terrível… Amar a natureza é, além de respeitar as árvores, reciclar o lixo e saber que a água é tão importante que nosso corpo é composto de 70% do preciosos líquido e no contexto da lei de “LAVOSIER” até o excesso de habitantes na face da terra influi na falta do precioso líquido, porque tiramos de algum lugar aágua que retiramos de algum lugar da atmosfera. Até os oceanos estão saturados da sanha humana porque todas os rios e seu derivados afluentes vão ter que morrer no mar. Ele é que recebe a poluição humana que tem que ser contida com gestos sustentáveis de cada um de nós.

  62. Apocalypse Reply

    Billings e Guarapiranga são represas de fato. O sistema Cantareira é um conjunto de pequenos reservatórios interligados. Foi criado para atender a uma parcela da população e era de se esperar que com o crescimento populacional da Capital e com as mudanças climáticas acontecendo mais cedo ou mais tarde seria um problema a ser resolvido. Isto era óbvio. Some-se a isto o hábito sinistro de deixar tudo para amanhã, só entrando em ação quando solicitado pela urgência ou pela emergência. Viva o Hexa!

  63. ARQUIVISTAS DE PROCESSOS Reply

    E se desengavetarem os casos do metrô-sp.
    Como o Sr. Geraldo vai conseguir sair a Rua.
    Aliás ele tomando café em padaria só em época de eleição.O PCC, agradeceu muito a reeleição desse inerte, e as crianças continuam sem saber ler e escrever…
    A JOVEM PAN, devia se tornar a rádio tucana, de vez..VERGONHA para o maior estado do Brasil.

    1. Ilson Roberto Reply

      A muito deixei de ouvir a Jovem Pan. Comparo a Pan com a Revista Veja. 0% de imparcialidade, 0% de compromisso com a verdade.

  64. Alexandre Reply

    O Brasil está adentrando num CAOS eminente por falta de água, energia elétrica e comida e esses 2 partidos apenas se preocupam em jogar a culpa (um em cima do outro), nenhum dos 2 querem encontrar uma saída para o problema ou juntar a força de ambos para uma solução de cooperação mútua… e quem se ferra, todos nós….

  65. RM Reply

    São Paulo deboxou tanto do povo nordestino….que agora vai virar sertão
    Nordestinos voltem pras suas terras pq lá vai voltar a chover…hora da resposta!

    1. Diego Reply

      voltem mesmo aqui ta cheio demais

  66. alexsandra Reply

    fhc, foi a energia , geraldo a água, se o aécio ganhar vai ser o quê ?

  67. Thiago Rodrigues Reply

    O problema é muito maior. A crise hídrica vai além dos partidos, para quem esta batendo palmas para o governo federal atual, esquece que planejamento ajuda, mas não resolve se o problema for macro. Igual as bolsas assistencialistas, elas ajudam, mas não resolvem se não houver emprego. É preciso um conjunto de processos entre governo de ambos partidos, e não esse mimimi que PSDB não resolve e PT resolve. A falta de água não é só em São Paulo, é uma crise no sudeste que vai estourar daqui a pouco tempo, mas o governo não quer divulgar isso. Alguém já ouviu falar em rios voadores? Ouviu falar que o devastamento da amazônia impede que este processo natural aconteça, e que este processo leva á água para o sudeste? Que seriam necessários 50 mil usinas de itaipu para realizar este processo? Seria fácil construir e se planejar desta maneira. Leiam e vejam que não é uma crise partidária é uma crise de água de categoria macro! São Paulo tem chovido menos de 57% do esperado em quase um ano, levando em consideração que temos a maior população da América latina, o consumo é alto para o volume de chuva. O volume morto de água garante 40% de água nos momentos de escassez, que fosse 100% se não chover um hora acaba também, Em um ano 250% de desmatamento de mata na amazônia, esses números aumentaram e não puderam ser divulgados. Todos os partidos tem pisado na bola, todos tem culpa, não me veiam dizer que o PT resolveria, pois quem se pré dispor a pesquisar meus dados verão que o governo do estado podia ter remediado, mas o federal prevenido. E ainda tenho que enfrentar essa vaca! Vaca sim! Com piadinha sobre água, ela tem que apresentar soluções, tinha que ter pedido o voto dos cidadãos de São Paulo com apelos baseados em propostas e não com ironias, do qual ela também é responsável!

  68. Thiago Rodrigues Reply

    O problema é muito maior. A crise hídrica vai além dos partidos, para quem esta batendo palmas para o governo federal atual, esquece que planejamento ajuda, mas não resolve se o problema for macro. Igual as bolsas assistencialistas, elas ajudam, mas não resolvem se não houver emprego.
    É preciso um conjunto de processos entre governo de ambos partidos, e não esse mimimi que PSDB não resolve e PT resolve. A falta de água não é só em São Paulo, é uma crise no sudeste que vai estourar daqui a pouco tempo, mas o governo não quer divulgar isso. Alguém já ouviu falar em rios voadores? Ouviu falar que o devastamento da amazônia impede que este processo natural aconteça, e que este processo leva á água para o sudeste? Que seriam necessários 50 mil usinas de itaipu para realizar este processo? Seria fácil construir e se planejar desta maneira. Leiam e vejam que não é uma crise partidária é uma crise de água de categoria macro! São Paulo tem chovido menos de 57% do esperado em quase um ano, levando em consideração que temos a maior população da América latina, o consumo é alto para o volume de chuva.
    O volume morto de água garante 40% de água nos momentos de escassez, que fosse 100% se não chover uma hora acaba também, Em um ano 250% de desmatamento de mata na amazônia, esses números aumentaram e não puderam ser divulgados. Todos os partidos tem pisado na bola, todos tem culpa, não me veiam dizer que o PT resolveria, pois quem se pré dispor a pesquisar meus dados verão que o governo do estado podia ter remediado, mas o federal prevenido. E ainda tenho que assistir essa vaca! Vaca sim! Com piadinha sobre água, ela tem que apresentar soluções, tinha que ter pedido o voto dos cidadãos de São Paulo com apelos baseados em propostas e não com ironias, do qual ela também é responsável!

  69. Ana Maria Souza Amaro Reply

    Sr. Alckmin e sua “bela” equipe já acabaram com a Educação e agora com a água também. Isto é demais.

  70. Wilson Eduardo Reply

    Outra op~c”ao para os paulistanos ~e invadir as piscinas nas mans”oes do Morumbi, Jd. Europa, etc e tomar banho lã, porque com certeza nesses lugares n”ao irã faltar.

  71. Patrícia Reply

    Pelo jeito os paulistanos que tanto discriminam e ofendem os nordestinos, vão vim correndo pra cá…pra poder beber água e tomar banho…..mas esse é o governo da mudança…PSDB que os paulistas tanto apreciam e querem bem…….

  72. Matheus Medeiros Reply

    Que vergonha!

    É inacreditável o que acabo de ver, estou inconformado, indignado, o povo sofre à mais de 20 anos com o governo do PSDB e parece que não aprende!

    Essas coisas a Rede Esgoto não mostra né…
    Que absurdo!

  73. Dino Reply

    Ola pessoal essa troca de ideias é muito importante na politização da sociedade,especialmente em são paulo o governador Geraldo Alckmin e seus secretários de conveniências,já estão mamando no estado ha quase vinte anos e grassas a essas regiões do interior que foram atingidas em primeiro lugar pela seca,esse racionamento foi mascarado desde o começo,se tivesse feito campanhas,alertado a população e assumido a falta de água e o racionamento noturno não estaria culpando hoje a ANA e nem “São pedro”
    a mentira é colocada para que queira abraçar!

  74. Dino Reply

    Ola pessoal essa troca de ideias é muito importante na politização da sociedade, especialmente em são Paulo o governador Geraldo Alckmin e seus secretários de conveniências,já estão mamando no estado ha quase vinte anos e grassas a essas regiões do interior que foram atingidas em primeiro lugar pela seca,esse racionamento foi mascarado desde o começo,se tivesse feito campanhas,alertado a população e assumido a falta de água e o racionamento noturno não estaria culpando hoje a ANA e nem “São Pedro”
    A mentira é colocada para quem queira abraçar!

  75. Marta Reply

    Deveria ficar sem água apenas esses miseráveis de espírito , como essa criatura , e a elite burra cafona e preconceituosa paulistana , porque tem coragem de defender político dissimulado, inconsequente.são 4idículos.parabéns pelos comentário sábios!

  76. orlando medeiros rodrigues Reply

    concordo com os comentarios citados aqui o que a sabesp e o governo estao fazendo e um crime contra a humanidade isto para nao comentar da total incompetencia em zelar e administrar um pais o mesmo futuro esta reservado para energi eletrica os politicos do brasil estao esperando e forcando a nacao a uma nova revolucao pois tanto se fala tanto se pede e nada e feito eu so vejo falar e abem do progresso desmatam distroem cavam um buraco no chao e ainda querem que chova dentro do buraco cavado ora que univrsidade eles cursaram ou faculdade como voces quizerem . so uma coisa tem muito cacique para pouco indio quando deveria haver so um fica ai a minha visao de futuro para o brasil enquanto tiver os bamdidos nao ira ter igualdade social nao neste mundo .vai um .jesus levou 400 anos para tirar e liberta o povo do egito mais 40 anos na travesia do deserto encinou o povvo como se libertar do mesmo no entanto o povo perdeu esta aula pois ja faze os tolos retornaram ao egito novamente 513 anos que o governo esta ai e nada pois o governo que fique bem ciente eu nao sou dependente dele nem quero pois quem esta do lado de ladroes ou os defende e porque ladrao tambem

  77. joao carlos Reply

    discutir com PTista é igual mexer em gasolina, depois que enfiou a mao neles , voce vai ficar fedendo por longo tempo e nao adianta lavar a mao. porque PTistas e Merda sao iguais ,tem em todo lugar e onde poem a mao vira bosta

  78. Aline Reply

    Me desculpe, até concordo que tem muita gente sem noção que DESPERDIÇA água potável em calçadas, toma banhos longos etc.
    Mas este cretino teve muito tempo pra investir em saneamento básico, despoluição de rios e afluentes…
    Agora que os reservatórios estão agonizando, ele pretende usar água contaminada pra consumo????
    Ele merece mais do que criticas, merece perder o mandato e ir pra cadeia por péssima gestão pública!!!!
    Eu sempre me perguntei, porque os políticos não investem e tratamento de esgoto?
    Por que não constroem galerias de água provenientes das chuvas separadas das galerias de esgotos?
    Por que não recuperam a água das chuvas e dos piscinões, criando um sistema onde estas águas possam ser canalizadas para as represas?
    Resposta:
    Obras subterrâneas não geram votos exceto obras do metrô.

  79. MMM1972 Reply

    É nordestino que fala mal de paulista… é paulista que fala mal de nordestino…. e um acusa o outro pela falta de educação…. ACORDA MINHA GENTE!!!!
    Sou paulista, amo minha cidade, meu estado, meu país.
    Estamos sim sendo mal administrados. Seja pelo Governo Municipal, Estadual ou Federal. Todos eles nos lesaram bem debaixo dos nossos olhos. E o que a gente fez? NADA… ficamos aí discutindo quem é melhor: paulista ou nordestino… ora, façam me o favor.

    No caso específico, da água, a cidade de SP canalizou todos os rios, por conta da urbanização da cidade, e o que aconteceu? A cidade, o estado tem que captar água do Sul de MG para abastecer o estado… vejam, que planejamento… O pior é a falta de investimento para a modernização e melhoria do sistema de tratamento da água, que pelo menos aqui em SP, é cara… a gente paga o mesma taxa de consumo, é a taxa de esgoto, então o valor da conta é em dobro. Onde foi parar esse valor que eu, você, nós paulistas, pagamos para a Sabesp?