Lula deixa claro que neste ano vai ser diferente

Lula deixa claro que neste ano vai ser diferente

Na cabeça do ex-presidente o tempo de só apanhar acabou. Lula vai para o pau, como costumam dizer lá pelas bandas do ABC.

foto lula blogueirosLula não é só a maior liderança política viva do Brasil. É também o maior estrategista de todos os que estão na vida pública atualmente.

A entrevista que concedeu hoje aos blogueiros tem de ser lida e entendida neste contexto. Primeiro, Lula só falou porque queria falar. Segundo, escolheu blogueiros pelos quais tem simpatia porque não queria ser interrompido o tempo todo e nem ser tratado como se estivesse num interrogatório policial.

Uma coisa que aprendi nesses quase 30 anos de jornalismo é que uma entrevista vale pelo que o entrevistado fala. E não pelo que o entrevistador gostaria que ele dissesse ou tenta forçá-lo a dizer.

Há formas de fazer alguém falar. Uma delas é deixar o entrevistado à vontade. E Lula estava mais do que à vontade hoje. E por isso tanta coisa importante foi dita.

De cara, afirmou que Dilma e o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, precisam anunciar o quanto antes medidas para retomar o crescimento. E sugeriu que isso deve vir a base de mais crédito. Tanto para empresas quanto para consumidores, com o objetivo de reanimar a produção.

Ao mesmo tempo pontuou que não adianta mais ficar só tentando agradar ao mercado financeiro. E tomá-lhe uma cutucada no ex-ministro Joaquim Levy dizendo que nem ele que era do mercado no governo tinha sido convencido pelo governo.

Também aproveitou para dar umas espetadas na PF e no MP, quando registrou que não tem ninguém mais honesto do que ele em nenhum desses órgãos.

E sobrou para a imprensa, quando disse que a partir de agora vai processar todo mundo que o caluniar.

Lula também não economizou para cima de lideranças petistas que, segundo ele, “não estariam sendo solidárias com os companheiros”. E lembrou que quando Olívio Dutra era governador do Rio Grande do Sul e foi acusado de ter recebido dinheiro de bicheiros foram ele e Zé Dirceu que organizaram um ato em apoio a Dutra.

Aliás, ainda disse que “o PT deve muito ao Zé Dirceu”. E defendeu o ex-tesoureiro do partido João Vaccari e o ex-deputado José Genoíno.

Lula também mandou recados otimistas para a militância. Disse que o partido vai ressurgir das cinzas como uma fênix. E que tem certeza que Fernando Haddad vai se reeleger prefeito de São Paulo.

Por duas vezes também sugeriu que Dilma deveria procurar os chineses e fazer um acordo com eles para pegar 100 bilhões de dólares e investir em infraestrutura, dando em troca créditos em petróleo. Porque com isso o Brasil estaria fazendo um investimento estratégico e criaria ao mesmo tempo milhões de empregos.

E disse que se fosse presidente não venderia ativos da Petrobras.

Também se mostrou favorável à redução da taxa Selic, contra a lei antiterrorismo patrocinada pelo Ministério da Justiça e a favor de que Dilma dialogue mais com os movimentos sociais, inclusive para debater a necessidade de uma reforma da Previdência. Ou seja, Lula deixou claro que entende ser necessária uma reforma neste setor.

E por diversas vezes deu a entender que Dilma estaria mais sensível à base histórica do PT depois de alguns eventos do final do ano passado, como o ato das margaridas, a Conferência da Juventude e a marcha contra o impeachment da Avenida Paulista, no dia 16 de dezembro.

E para não ficar só nisso, ainda chegou a dizer que a presidenta é mais de esquerda do ele. Que ele sempre foi mais pragmático. Mas que ela tem errado na comunicação. “Dilma tem que falar mais o que faz. Ela deu aumento no salário mínimo e para os aposentados acima da inflação e aumentou o piso dos professores e ninguém sabe disso”.

E de alguma forma todos esses recados vieram embalados num discurso de “eu tô no jogo”. Lula disse que vai fazer campanha “como nunca em 2016″ e que tá “com muita vontade de ir para a periferia conversar”.

Sobre a eleição de 2018, deu sinais de que sua candidatura não é assim favas contadas. Disse que acha  muito difícil fazer um governo tão bom como o dos seus dois mandatos entre 2003 e 2010. E acrescentou que poderia apoiar tanto um nome do PT como o de um outro partido aliado.

Não falou em nomes, mas provavelmente se referia a Ciro Gomes, com quem tem falado com certa frequência, quando tratava de candidatos não petistas.

Mas mais do que tudo, Lula quis mostrar nesta entrevista que não está com medo das investigações que tem sofrido.

Esse foi o recado maior.

Ter dado uma entrevista de aproximadamente 3h30 transmitida ao vivo pela internet não foi apenas um gesto de camaradagem para jornalistas e blogueiros que não lhe tratam como inimigo e que reconhecem os avanços do seu governo. Foi algo calculado.

Ter dado esta entrevista no início do ano, também não é coincidência.

O recado implícito e explicito de Lula é que quer esquecer 2015. E que quer tanto um governo mais ativo no debate político como um PT mais organizado para os embates que virão.

Lula desenhou uma estratégia para 2016. E começou a testá-la e colocá-la em pratica hoje. Ficou claro que pretende sair das cordas e ajudar o governo e o PT a também sair delas. Se vai dar certo é outra história.

Mas na cabeça do ex-presidente o tempo de só apanhar acabou. Lula vai para o pau, como costumam dizer lá pelas bandas do ABC.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

43 comments

  1. Pedro Lago Reply

    Foi a entrevista de um cínico, com um discurso cínico, para uma platéia cada vez menor, para jornalistas devidamente comprados e amestrados. Lamentável. Se o que se falou até agora era falsos, por que só agora vai reagir ? Um covarde quando fala de Olívio Dutra, pois ao contrário dos mensaleiros e petroleiros,nada foi comprovado. É a segunda vez que os calhordas do PT tentam atacar Olívio. Muito me espanta o teor da “coluna.

  2. mario teixeira dias filho Reply

    Ao papo furado de sempre fora PT

  3. rony Reply

    Amigo……você é jornalista a 30 anos? Você já não viu coisa demais pra acreditar em político? Independente de partido, formação, origem….!!!
    Nosso grande ex-presidente não passa de mais um, como todos que já passaram pela cadeira, nada diferente de um Sarnei, Collor, FHC……a diferença é que talvez seja pego “na mentira”, o que particularmente acho difícil…….

    Muito infeliz essa seu tópico……ta treinando pra cadeira também?

  4. \\\\\\\\Mario Teixeira Dias Filho Reply

    Tudo papo furado de politico que não larga o osso

  5. Adilson de Souza Reply

    Concordo no estrategista que ele é, até certo ponto.Errou em não preparar um candidato (teve 08 anos para isso).Escolheu a que estava mais perto(sem nowhow e sem cacife político) e deu no que está dando. Custou caríssimo e custa até hoje para à nação te-la feito presidente.E ele foi o mentor deste feito. Agora ficou bem mais difícil pleitear um novo mandato para ser presidente. Que DEUS o ajude.

  6. CUSTODIO PEREIRA DE PAIVA Reply

    Vou fazer cabelo e barba do Lula, passando gasolina e botando fogo. kakakakaka

  7. o pensador Reply

    Quanto cinismo e soberba prejudiciais com os trabalhadores que realmente trabalham e pagam essa enorme carga tributária para nada!

  8. Roberto Locatelli Reply

    O Portal Fórum paga um preço alto por se hospedar no iG. Os comentários pelo facebook são odiosos. Esses comentaristas têm que tomar cuidado para não morderem a língua, senão morrem envenenados.

    1. Marcelo Reply

      O Sr. Lula só falou o que queria, a uma plateia surda, muda e cega

    2. manoel Reply

      Roberto, infelizmente na maioria dos portais, os comentários apenas refletem ódio. A discussão fica em ultimo plano.

  9. Rubens Zanatta Reply

    A essência da proposta de crescimento econômico é aumentar o crédito? Ou seja aumentar o endividamento? Não creio ser esta uma proposta racional.

  10. Kelli Reply

    Valeu Lula, eu tenho memória. Difíceis foram os anos do PSDB no governo. Funcionários públicos, aposentados desrespeitados e falcatruas todas debaixo do pano.

  11. Mateus Quintela Reply

    Comecei a ler seu artigo mas quando li vc achando bom o fato do Lula cobrar medidas exonomicas compreendi q vc eh so mais um reporter alienado a realidade economica! Parei e resolvi recomendar q vc leia um pouco mais de economia para nao ser tao limitado!

  12. Cachaceiro Reply

    Lula achei uma alma viva mais honesta. Alias, não sei se esta viva. E a analfabeta da sua mae.

  13. arlindo Reply

    Lula e o PT criaram a empresa que mais cresce no Brasil: “Aluga-se”. Se vai ser diferente este ano é porque vai roubar menos? Cade as palestras do Lula?

  14. gesiel Reply

    ESSE ANO JA ESTÁ SENDO DIFERENTE, visto que A PROPRIA MIDIA teve que mudar a sua posição, E DEIXAR DE OMITIR que a crise é MUNDIAL e não somente do Brasil, bem como também dizer que A CRISE DO PETROLEO É MUNDIAL e não somente da petrobras devido a corrupção. Os eleitores que nunca haviam se interessado pela historia politica do Brasil, e por isso fizeram manifestações contra a Dilma e o PT, “começaram a pesquisar”, e isso fez com que no final do ano as manifestações contra a Dilma e o PT praticamente se tornassem inexistentes. Juntando isso, ao fato de que a Dilma do PT chegou ao final do ano, sem nenhuma denuncia ligando o seu nome, ao contrario do Aecio Neves; e que todos os indices do governo continuaram ficando melhores do que na epoca do FHC do PSDB, quando ele QUEBROU O PLANO REAL E O BRASIL; os Boatos plantados pelo PSDB, e chancelados pela grande midia; acabaram perdendo credibilidade; de maneira que NÃO HAVERÁ A MENOR POSSIBILIDADE DE APRESENTAREM PRESQUISAS MOSTRANDO O GOVERNO DILMA COM BAIXA CREDIBILIDADE.

  15. Cid Reply

    Meu Deus o Duda Marqueteiro safado ta a traz desta entrevista só pode, enganar e com ele mesmo. isso Lula vai pra rua a avisa a gente o Pilantra

  16. PAULO Paulo Salvador Reply

    Em nosso Brasil tudo é possível.
    Um cidadão citado por unanimidade da mídia que seu partido recebeu propina de Governo de País Africano, um cidadão que aliado de Zè Dirceu ( sabe quem è Zè Dirceu, é aquele que está mais uma vez preso) e defende até hoje o ex-governador Olívio Dutra. Defende J.Vaccari Neto/ J.Genoino, Um cidadão que manda recado para Justiça de nosso Brasil com a cara mais deslavada e nada acontece, realmente tudo pode acontecer neste País.

  17. Franco Reply

    O MELHOR presidente da historia! Reduziu o desemprego pela metade (12.2% em 2002!) e cresceu uma média 4% ao ano por OITO anos. Recebeu o país com US$17 B reseervas (mais 20 B do FMI) e entregou a Dilma US$270 B SEM FMI..Tirou 24 MILHÔES da miséria.Tem que ser um ignorante para não apoiá-lo ou por outro em 2018.

  18. Adriano Cesar Reply

    Ele fala e quem quiser aceite o que ele defende. Só sei de uma coisa, tem muita, mas, muita gente mais honesta do que ele, nesse país e em qualquer outro lugar. E que não se comparam a ele, só são reconhecidos, não necessitam de explanação para nada.

  19. Humberto Reply

    Blogueiro defensor do uso da maconha, do PT, da Dilma, do Zédirceu, do Vacari e puxa-saco do Lula. Falta o que?

  20. Roque Pereira de Oliveira Reply

    MAS O QUE ESSE IDIOTA VAI FAZER??

  21. Val Reply

    Quantas cabeças, quantas discussões, quantas mentiras, quantos ladrões, quantas e quantos… Chega. O Brasil só precisa analisar bem na hora do voto… Porque todos q protegem ladrões também o é…

  22. jalves Reply

    Essa pessoa(lula) é um homem de mente brilhante.Veja bem, como é que uma pessoa consegue montar o maior esquema de roubo que esse pais já viu? temos que condecora-lo com uma algema de ouro. Parabéns Lula pela sua capacidade e liderança diante de uma facção criminosa poderosa(PT).

  23. rushman_br Reply

    Pffff… o mesmo que disse que era a alma viva mais honesta?

  24. francisco Reply

    Que triste constatar que boa parte dos brasileiros ainda continuam iludidos com este elemento, o lula. Pobre de espirito, honestidade e virtudes que seriam inegáveis a um lider inconteste e que, no mínimo, teria o pudor de não mentir tanto e enganar o povo que nele confiou. Pobres de nós, brasileiros honestos e trabalhadores que pagamos nossos impostos, esperando o retorno digno deste dinheiro mas que somente vemos sendo dilapidado pela corrupção inerente ao partido.e a ele pertencentes. É uma pena que o futuro do pais e de seus filhos lhes seja roubado antes que dele possam usufruir.

  25. Alvaro Zamonelli Reply

    Este ano deve ser melhor sim, graças ao Sr Ministro Sergio Moro em conjunto com MP e PF que estão fazendo trabalho honrado e bom para o país. Quem comandou uma turma como esta que está atrás das grades, só pode ser chefe de quadrilha. O Sr Lula deveria é estar junto com sua quadrilha na cadeia e parar de mentir a população brasileira.

  26. LOURIVAL DOS SANTOS Reply

    Essa atitude já deveria ser tomada há muito tempo. Afinal, apoio esse governo, porém, sou honesto.

    1. santos Reply

      É triste ver que meu país nessa situação.de tê-lo como seu maior líder “político”. Pobre dos que estão sob suas hordas (bando de, no mínimo, indisciplinados, para não usar os substantivos que os identificam) que sofrem e sofrerão ainda mais, enquanto chafurdam nos lucros do que nos gatunharam. Minha certeza de que ele era bandido ocorreu quando o vi derramando “lagrimas de crocodilo” na entrega do “diproma” no TSE: parei em frente a TV e a voz interna me disse: “você fez merda grande quando lhe deu uma chance, seu voto vai te trazer fogo.” E não é que, desgraçadamente, estava certo para pior. A única coisa que admiro nesse sujeito é a sorte que tem. Estou assustadíssimo porque essa gang so chegou aqui com mentiras e no dinheiro fácil que rolou até 2008. Com o que poupamos eles enganaram até 2014. A única coisa que conseguiu ser pior do que ele foi a nossa dita “OPOSIÇÂO”; o coisinha medíocre e safada.

  27. Cesar Magno Monteiro Reply

    Falar que é honesto, e que ninguém é melhor que ele é coisa fácil, todo bandido preso se diz injustiçado !! Ele agora é que tem que provar que realmente é honesto frente a várias denuncias e evidencias de enriquecimento ilícito !

  28. Adilson de Souza Reply

    Grande estrategista!… nem tanto assim. Teve oito anos para fazer um sucessor e escolheu a pior que tinha, sem cacife nem know how para ser presidenta e deu no que está dando, MENSALÃO, LAVA-JATO E OUTROS ainda sem nome. Se quiser voltar para a presidência em 2018, vai ter que ser realmente um grande estrategista, pois a escolhida bagunçou até o seu coreto. Que DEUS nos ajude, AMÈN.

  29. Wilfredo Reply

    como e possível que este ladrão desgraçado que já deveria estar preso fale estas baboseiras, sera que alem de ladrão e psicopáta esquizofrenico ou borderline??????? ,

  30. Apolinário Reply

    Lula tem essa mania do “seremos”, “teremos”, “faremos”, “precisamos”… É sua forma sindicalista de instigar que alguma coisa aconteça. Ao final, nunca acontece nada e tudo virá conversa fiada. Tudo permanece como se fossem promessas vazias do PT. É seu estilo.

  31. MAURICIO ANTONIO Reply

    Engraçado Lula falar da imprensa, quando QUASE A TOTALIDADE DELA É SIMPATICA ÀS CUSAS DA ESQUERDA…VIDE BLOGS. QUE VIVEM DE VERBA PÚBICA…CORDEIRINHOS!!!…VERGONHA!!!!

  32. Soiti Kosai Reply

    De pessoas que dizem serem honestos, o cemitério esta cheio.

  33. Marcos Reply

    Não acredito que jornalistas ou pessoas que devem no mínimo ter algum nível de estudo ou uma faculdade, passe, 3:30 h ouvindo um semi analfabeto ficar falando mentiras. Uma conversa longa dessa sem ao menos contestar algum ponto? É deprimente que seres humanos cheguem a tal submissão a uma pessoa dessa.

  34. ARNALDOFERREIRA Reply

    QUE SERA DIFERENTE NAO PRECISA AFIRMAR, QUERO OUVIR QUE SERA BEM MELHOR .

  35. R Paulo Costa Reply

    Esta é a maior declaração de idiotice que já vi – aliás a dona Dillma já havia feito a mesma declaração de honestidade extrema em 2015 – pois, como pode um presidente(A) não saber o que se passa à sua volta.
    Se foram (são) honestos, então foram (são) incompetentes e totalmente despreparados para o cargo, ou então foram (são) omissos, pois querer defender condenados do mensalão e presos do petrolão, aí já não é mais caso incompetência nem omissão, já se trata de conivência.!

  36. Raimundo Reply

    Ta perdendo teu tempo jornalista, vai atrz de reportagens. Mais interessantes

  37. Maria Reply

    Cada vez mais vai sendo estudado o perfil psicológico dos xingadores de Lula e do PT.
    Quem não tem lido pode ler um texto de hoje no DCM muito bem escrito.

  38. Anderson Reply

    O artigo é bom, mas o autor persiste em grafar a Presidente Dilma de PRESIDENTA. Ora bolas, isso não existe.

  39. alexandre Reply

    Quanto este dito comentarista está ganhando do pt para falar este monte de asneiras

  40. Gomes Reply

    Lideranca Politica??? Devem estar de brincadeira. Logo no inicio quando fala que a saida pra crise e formentar o credito, ficou dificil de continuar a leitura. Todos sabemos que o excesso de credito foi um dos principais fatores da crise de hoje. Gente, esse pais vai ficar mais dois anos parados causando um desastre na economia nunca visto em lugar algum.