Quem ganha com a destruição política de Lula - Blog do Rovai

Quem ganha com a destruição política de Lula

Se Lula for condenado porque cometeu crimes claramente comprovados, o país viverá um momento duro, mas dará a volta por cima, mas se for diferente...

lulaNão é incomum políticos viverem dramas pessoais nas suas trajetórias mesmo quando optam pelo caminho do meio. Ulisses Guimarães, por exemplo, foi o principal nome do PMDB no período da ditadura. E era nome certo pra disputar e ganhar a eleição presidencial se a emenda Dante de Oliveira fosse aprovada no Congresso.

Nas eleições indiretas, porém, Tancredo se impôs por seu perfil mais conservador e Ulisses teve de esperar até 1989 para ser candidato. Fez 4,75% dos votos válidos.

Em outubro de 1992, o avião de Ulisses  caiu no mar e seu corpo nunca mais foi encontrado. Mas seu sumiço político já havia acontecido antes, naquele final de 1989, quando ficou em sexto lugar tendo tido menos votos até que Guilherme Afif Domingues.

Ulisses de alguma forma foi vítima de seu espírito conciliador e de sua fidelidade ao projeto político que conduzia. Abriu mão de sua candidatura para Tancredo, quando poderia ter imposto seu nome e buscado derrotar Paulo Maluf no Colégio Eleitoral. E com a morte de Tancredo, bancou a sucessão com Sarney, quando havia quem defendesse que ele substituísse o presidente que não havia tomado posse.

Com Lula a história é outra, mas também tem relação com o seu espírito conciliador e fidelidade ao projeto. Lula é um sindicalista em atividade política. A principal qualidade e o principal defeito dos sindicalistas é que eles sempre buscam acordos.

O Brasil poderia ter se tornado um país muito mais violento do ponto de vista político se a liderança de Lula não tivesse se consolidado nos setores mais populares e de esquerda. Lula foi quem deu esperança a esses segmentos de que as coisas poderiam mudar no voto e que o país poderia se tornar mais justo com a eleição de pessoas comprometidas com um programa de reformas.

Lula disputou quatro eleições para ganhar a presidência da República e, ao vencer fazendo acordos, manteve não só muitos deles como fez uma série de outros.

De alguma forma, eles permitiram que realizasse dois governos muito bem avaliados e ao mesmo tempo que deixasse de fazer uma série de coisas que poderiam mudar estruturalmente o país.

Mas Lula ainda poderia ter feito como Fernando Henrique e mudado as regras do jogo no meio do seu mandato, aprovando uma emenda que permitisse reeleições indefinidas.

Provavelmente ainda hoje seria presidente da República.

Mas seu espírito conciliador o levou de forma correta a não jogar fogo no país comprando uma briga desnecessária.

Depois das grandes manifestações de 2013, poderia ter dito a Dilma que era a hora de voltar. E seria ungido não só pelo PT como candidato, como teria amplo apoio na sociedade. Não foram poucos os empresários a ir ao seu Instituto lhe pedirem para aceitar o desafio.

Mas Lula não queria problemas com Dilma. E achava que ela tinha o direito de disputar a reeleição. Aos mais íntimos dizia que só havia uma chance de disputar em 2014, se Dilma lhe pedisse.

Ou seja, por fidelidade, manteve-se fora da última disputa presidencial.

Neste período em que atuou como figura pública, ou seja, desde o final dos anos 70 até agora, Lula fez muita coisa errada. Mas em geral errou mais por conciliar do que por botar fogo no país, como alguns sugerem.

Errou mais por fidelidade do que por traição.

Manteve, por exemplo, apoio à família Sarney  no Maranhão contra projetos muito melhores e com as quais tinha mais identidade. Por fidelidade ao ex-presidente que não jogou contra seu mandato no meio da crise do mensalão.

O fato é que sem Lula e sua liderança o Brasil poderia estar vivendo hoje um momento mais Haíti do que Espanha ou Portugal, por exemplo. A democracia brasileira tem problemas, mas avançou muito neste período democrático. E isso também tem muito a ver com a forma como Lula se comportou.

Isso não significa que Lula não deve ser investigado e até ser condenado se praticou crimes. Mas execrá-lo e persegui-lo não é um bom caminho.

O maior jornal diário do país buscar provar, às custas da nota fiscal de um barquinho de 4 mil reais, que o o ex-presidente é dono de uma fazenda e  o governador do maior estado do país tratá-lo por conta disso como líder de quadrilha, quando seu governo é investigado por graves desvios em setores fundamentais como o do metrô e da merenda escolar, é jogar álcool no incêndio.

Se Lula for condenado porque cometeu crimes claramente comprovados, o país viverá um momento duro, mas dará a volta por cima. E surgirão novas lideranças para defender e dar  sentido aos ideias que o líder petista representou por muitos anos.

Se Lula for preso com base em conjecturas ou a partir de uma narrativa que reúne um barquinho de lata sem motor, suposições a partir do depoimento de um zelador e mais uma montanha de matérias de jornais que estão sendo questionadas judicialmente, o risco é imenso (sobre isso, confira a resposta do Instituto Lula divulgada na noite de ontem).

Isso poderá significar pra muita gente que não há como conversar com certos setores e que só existe um caminho para enfrentá-los, o da violência.

E isso não apenas para os que hoje estão com Lula.

Mas para outros que estão forjando suas lutas e que verão que mesmo um líder que sempre conversou com todos os setores e buscou a conciliação se deu mal.

E esses terão essa lição como guia para radicalizar seus discursos e suas ações.

Destruir Lula pode até satisfazer a sanha por sangue de alguns, mas pode alimentar o desejo por sangue de outros.

Ninguém ganha nada com isso.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

61 comments

  1. joca Reply

    Quem ganha com a destruição politica do Lula? O PAIS.

    1. Jayme Reply

      Engana-se quem pensa que o PT está fragilizado. PT não é coisa que se quebra com quedas e tropeços;
      PT é alma de um povo que sonhou sair da escravidão, da fome e miséria; PT é feito de enxada, foice e machado. De sangue do campo;
      PT é feito de lágrima de uma mãe que enterrou seus filhos por conta da fome;.
      PT é realização dos sonhos de milhões de jovens que cursaram escolas técnicas e universidades;
      PT é feito de mulheres que lutaram pelo direito de livrar-se do jugo de seus algozes com aprovação da Lei Maria da Penha. Lei contra o racismo, homofobia, feminicidio;
      PT é ideologia pulsante na veia de quem deseja um mundo melhor, um país feito de justiça social;
      PT é dos trabalhadores. Patrão e empregado cada qual na sua função. Mas agora com justiça;
      PT é o fim da escravidão doméstica;
      PT é mais médicos;
      PT aconselha que todas às injustiças sejam denunciadas. Doa a quem Doer!(PT) Partido dos Trabalhadores, é sangue na veia!” (Autor desconhecido)

      1. Reginaldo Gadelha Reply

        PT é quadrilha, nada mais nada menos

  2. Raimundo Jacome Reply

    Eu nunca dei um voto ao PT. Talvez por posições contrárias ao perfil dos seus membros que no final da década de 70 início da de 80 era um perfil radical, de desocupados, de hippies…este é o meu pensamento.
    Porém esse artigo é muito bom e é inegável o potencial do Lula, nunca votei nele mas tive esse mau presságio em um dado momento da minha vida. Ainda bem que não o concretizei. Estaria muitíssimo decepcionado. Porque para mim o Lula foi uma grande decepção por participar ou permitir que acontecesse tudo o que hoje estamos vendo. O que mais me entristece é a Petrobras. Espero que tudo seja de forma justa esclarecido e todos os envolvidos sejam punidos. Independente de partido político
    Todo o meu desejo é que este câncer que ē a corrupção e a roubalheira que assola a nossa nação seja punida é que todos os ladrões independente de partido sejam presos. TODOS!! Tenho dito!

  3. arnaldo limeira sp Reply

    Lula foi e é um grande lider,talvez persegui-lo por fatos que 99% dos politicos do Brasil não resistiria a uma investigação do mesmo entusiasmo que dão a sua pessoa seria talvez injusto.Não o defendo e acho que ele esta no mesmo barco que todos, então para ser justo com ele,Dilma e o PT deveríamaos dar nossa resposta nas eleiçoes dizendo que não queremos mais tê-los como dirigentes do nosso caminho ,da nossa evolução como nação.

  4. Luis Lima Reply

    Para responder de forma clara, quem ganha com a destruição do Lula? O Brasil inteiro!
    E me parece que houve uma ameaça clara ao país, com a possibilidade de uma onda de violência no caso dele ser preso! Mas e lei é para todos e o Brasil vai evoluis muito se houver crimes comprovados e a justa punição. Evoluímos com a perda do mandato do Collor mas ainda falta muito. Quem sabe com a evolução legal dos processos levem ao início da depuração desta corja.

  5. Sergio Machado Reply

    Em 1982, eu acreditei que um partido oriundo dos sindicatos fosse viável para um governo de mudanças neste País, contribuí durante um período com até 20% dos meus proventos mensais, quando chegou ao poder se comportou, digo se locupletou, com maior voracidade que aos demais que estiveram no poder, muito mais que o “COMPANHEIRO NANDINHO COLOR DE MELLO”, hoje o governo do PT está sendo administrado por gente que não estiveram na primeira hora com o partido, vide a presidenta que era do PDT, os caciques de prima desta legenda estào presos ou respondendo processo por enriquecimento ilícito, os puros, honestos e idealistas foram alijados e banidos do partidos, fundaram ou migraram para outras legendas de oposição ao PT. Se tiver que rolar sangue para concertar esta democracia, este país, conte com o meu. PAREDÃO PARA OS CORRUPTOS E CORRUPTORES.

  6. CLARA Reply

    EXTREMAMENTE COERENTE.

  7. Gislane Reply

    O atual momento não está se discutindo se Lula foi conciliador ou não se foi fiel ou não. Esta se discutindo é a forma como constituiu seu patrimônio e de sua família. Se o barco foi 4 mil ou 10 mil pouco importa, ninguém compra produtos e manda entregar na casa de terceiros. Além do que o depoimento do ” zelador” vale menos porque é uma profissão exercida pela classe “c”? É isso? Ora, você está subestimando a inteligência dos leitores. Que você queria fazer a defesa de Lula que o faça em outros termos, mas não dessa forma. Lula tem que ser investigado, sim. É punido. Ele não está acima da lei.

  8. Lourdes Magalhaes Reply

    Felizmente existe gente com coragem para analisar com clareza, sem preconceito, o governo Lula e o PT. As melhorias que o governo Lula trouxeram para o país foram reconhecidas internacionalmente. É uma pena mesmo que haja tantos alienados e preconceituosos falando do que não tem conhecimento.
    Parabéns pela matéria.

  9. nascimento Reply

    Penso que o questionamento correto seria:

    O quê o Sr. Lula fez para estar sendo destruído politicamente?

    Será que todos as autoridades da nação estão conspirando contra: Delúbio Soares, José Dirceu, Macos Valério, José Genoíno; e tantos outros que já foram condenados, e que continuam, apesar de condenados, a delinquir. A quem seguiam todos estes?

  10. Paulo Reply

    Já diz o bom ditado: ” onde há fumaça há fogo”, quem não deve não teme…

  11. PT NUNCA +!!! Reply

    Essa cara eh louco?? LULA NA CAIDEIA!!

  12. Jefferson Reply

    Esse colunista vive em outra galáxia , deve ser mais um companheiro

  13. Gislane Reply

    Onde está meu comentário?

  14. flcneves@ig.com.br Reply

    Meu caro Rovai, permita-me fazer uma pergunta? Qual é o seu propósito? Todos nós sabemos que é justamente essa languidez latina que faz com o que o Brasil seja esse país de samba, futebol e corrupção. Sinceramente! Só lhe peço um favor: espero não sofrer censura velada, como tenho sofrido, com meu simples comentário.

  15. Bruno L S Rego Reply

    Existe razoēs que a própria história reconhece….. Pois bem vamos a ela, tudo que ele pregou a vida toda, mudou no dia seguinte a sua posse; lembram deste pequeno, mais grande detalhe, logo de cara embriagado (Brahma) pelo PUDER e os seus parças ou aceclas traçaram um plano de perpetuação; as alianças espúrias feitas na calada da noite, com os Ratos de Esgoto que se acham acima da LEI ; o loteamento dos cargos que tinha como principal objetivo era captar recursos para a manutenção do PLANO , a utilização das falsas benesses aos menos favorecidos BOLSAS e outras tantas vantagens que não se sustentaram para manter eleitores fiéis , enfim uma grande FALÁCIA . Lembram-se da doação da Refinarias de GÁS da BOLÍVIA , do financiamento do metro de Caracas , Porto em CUBA pelo Banco Nacional de Desenvolvimento SOCIAL, O plano até então até estava dando certo…….
    UM Outro pequeno grande detalhe o esvaziamento do policiamento das fronteiras , facilitando todo tipo de tráfico . E outras tantas atitudes que tinham um só objetivo a Perpetuação no PODER . Que agora todos os Brasileiros tem que pagar principalmente os menos favorecidos.
    Por fim lembro de uma máxima “NINGUÉM ENGANA TODOS O TEMPO TODO” é o que desejo o BRASIL virar esta pagina e ser conduzido com PATRIOTISMO e SERIEDADE em breve ,são os meus os meus votos.

  16. acesitamg Reply

    Os verdadeiros petistas que acreditaram no manifesto de criação do partido estão descepcionado com o resultado do “projeto”. Muitos já abandonaram que lula e pt mudariam o pais estão caindo fora. Os ex-sindicalistas e diretores de sindicatos classe media baixa e se tornaram classe média muito alta, que se enriqueceram a custa do “projeto” que você menciona estão tentando salvar o que resta porque sabem se perderem o poder que resta serão massacrados por todos: pelos que acreditaram no projetos e por aqueles eram contra o “projeto”.
    Os que ainda apoiam estão mamando na teta. Exemplo conhecido por mim são os sindicalista que assumiram gerencias nas estatais ganhando mais de R$40.000,00 por mês sem conhecer o processo.

  17. Jair Artem Reply

    Pra Lula e seus parceiros um barquinho um apartamento no Guaruja não são nada mas uma Elba foi o fim do mundo para Collor, com o apoio do PT e do Lula. A testemunha chave era um motorista. Hoje, um porteiro, um entregador, um engenheiro não sevem com testemunha. Qual a lógica e a diferença? Sejam a favor ou contra quem quer que seja , utilize argumentos válidos. O importante é saber a verdade não importa a quem ela atinja. Amigos podem ser imorais, desonestos, sem vergonha e tudo o mais, inimigos não podem nada. Viva a honradez e a honestidade dessa pessoas. Um tinha posses e almeijou mais, o outro era um torneiro mecânico e se beneficiou de vantagens na Política. Lembremos que um simples furar fila caracteriza corrupção. Viva a honestidade é o jeitinho brasileiro.

  18. Paulo Alves Reply

    Estamos vivendo um período no qual o ódio prevalece na sociedade. Os comentários deixam claro ao mais incauto observador essa postura da sociedade. É um comportamento odioso criado e alimentado pelos maiores partidos político do nosso país. Remédio para governo ruim é simples e trivial. Através do voto nas próximas eleições, o povo brasileiro terá a oportunidade de realizar a faxina. Simples assim. Só há uma maneira para construir uma nação, a DEMOCRACIA. Democracia não vive sem política e muito menos sem políticos. O diferencial é saber escolher os nossos representantes. Todos nós pagaremos o preço pelos nossos erros em algum momento de nossas vidas. O que não podemos de forma alguma é querer ou desejar que o nosso querido Brasil se transforme em uma Saraivo, Iraque, Afeganistão, Síria, ou tantos outros que já vimos acontecer. Os que estão desejosos por sangue, serão os primeiros a buscarem refúgio em locais seguros fora do país. Certamente se acovardarão quando o momento chegar. O direito a LIVRE EXPRESSÃO DE PENSAMENTO está escrito lá.

  19. Joao Reply

    Quem ganha? – Parabéns Renato pelo seu artigo…é um dado de se refletir..tudo ainda fica nas entre linhas.
    “Lula fez alguns acordos” para chegar no poder..e quantos não fizeram?? Ulisses não conseguiu..mas acabaram com ele…o PSDB que pertence à elite permaneceu por um bom tempo no poder e era considerado como um dos mais corruptos mas, tinha o respaldo judicial de não promover…mais de 171 cpis para baixo do tapete, etc…vide o livro do Amaury e jornais da época…
    Então, meu caro, simplesmente o sistema ainda persiste, o caixa 2 que ainda é velado, o atual governo tenta virar “lei” e não consegue…há ainda uma discussão de se fazer reforma política, etc…
    Nem quero falar o que o Lula fez ou não..mAS, estão virando ele pelo avesso para desgastar a imagem dele, isso é notório….Uma coisa de bom que está acontecendo de uns 12 anos pra cá, é que a tampa do bueiro foi aberta e está havendo expurgo..mas, e os 25 anos de PSDB de SP? só há rumores, não há investigação por interesses escusos, será?? – será que o poder judiciário recebeu a autonomia só no governo do PT?? Há muita incongruência!!!

  20. LUIZ CARLOS Reply

    Os Brasileiros são pessoas estranhas,falam do barco sem motor e apartamento triplex no Guarujá que ao ceto não comprovaram nada só especulação que viu e outros comentários.volto no tempo o EX-PRESIDENTE FHC VENDEU QUASE TODAS AS ESTATAIS PARA PAGAR A DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA E NÃO O FEZ, PERGUNTO CADÊ O DINHEIRO? CHAMOU OS APOSENTADOS EM REDE NACIONAL DE TELEVISÃO DE VAGABUNDOS, NO FINAL DE SEU MANDATO QUERIA VENDER A PETROBRÁS, MAS OS LADRÕES DO CONGRESSO NÃO APOIARAM, INTERESSANTE QUE TODOS OS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DO PSDB QUEREM VENDER A PETROBRÁS PORQUE? NÃO SATISFEITO ENVIOU AO CONGRESSO A ENTREGA DA BASE AÉREA DE ALCÂNTARA AOS AMERICANOS CASO ACONTECESSE NENHUM BRASILEIRO E O PRÓXIMO PRESIDENTE PODERIA ENTRAR NA BASE, SERIA UM PAÍS DENTRO DO BRASIL, SERÁ QUE OS AMERICANOS IRIAM ACEITAR ISSO EM SEU TERRITÓRIO? ESSAS DUAS BOMBAS FICOU PARA O LULA RESOLVER, O QUE OS NOBRES BRASILEIROS PODEM FALAR SOBRE ISSO OU DESCONHECE ESSES FATOS SE DESCONHECEM PROCURAM SABER EM FONTES DIGNAS NÃO PROCURA EM WIKIPÉDIA, Li os comentários muitas pessoas falam besteiras ao ler em revistas de fofocas e jornais e telejornais com certas tendências estranhas tenham cuidado, quero parabenizar ao Sr. Fabio Belarmino, parabéns . gostei do seu comentário ao elucidar o jogo política a Sra. Katya. A PRÓPRIA HISTÓRIA DO BRASIL É RICA EM CORRUPÇÃO, NA FAMÍLIA REAL A RAINHA TINHA UMA QUADRILHA PARA MATAR D.JOÃO VI E O PRÓPRIO D.PEDRO I FECHOU O CONGRESSO VARIAS VEZES. OS SRS. PESQUISAM.OK.

  21. William Leal Reply

    Quem ganha? O Brasil. Lula é a maior farsa da história brasileira.

  22. sakê ***** Reply

    Não é possivel que ainda tem gente defendendo este canalha que comandava, e ainda tenta comandar, a maior quadrilha que destroi o país. LULA não presta e pronto. O que não presta tem que destruido seja o que o for, seja de que partido for. Esse pt tem gente burra demais fiéis a propria desgraça, e sem o pt e sem as proprinas vão ter que trabalhar agora, por isso estão valentes. Galinhas criadas por raposas.

  23. Reinaldo Alves Reply

    O que vejo e uma classe politica podre, cuja visao e ter ou deter o poder a qulquer custo. Descompromissado com o futuro de seu povo eleitor e ate mesmo com seus filhos e netos. Somente o voto e novas regras na politica para mudar isso. Que tal so votar em candidatos que nunca foram eleitos e sem vinculo com os atuais, Esposa, Filhos, Netos, cabos eleitorais, Secretaios. Vejo assim, Limpa ou Limpa nao tem outra alternativa.

  24. Maris Reply

    Analfabetos da língua e da política querendo consertar o Brasil aqui. A sorte é que desocupados são poucos hoje. É cada uma!

  25. Luis Limeirá Reply

    Mr 51 .sempre se safou com
    favores e nomeacoes tipo vitoria na guerra…
    Eh mas, um dia a casa cai e aparece o intocavel…
    Sempre havera um corajoso e honesto como
    Meritissimo dr Joaquim Barbosa

  26. Alexander Henrique Reply

    Sr. Renato Rovai, pelo seu texto, o que fica claro é que você está vivendo em uma realidade paralela. Esse bode velho e barbudo já deixou claro para quem está vivo, que é um dos sujeitos mais imundos da história republicana brasileira. O que importa um barquinho de lata sem motor que você citou duas vezes nesse seu texto tendencioso ? O que ele e a quadrilha dele roubou, desviou, fraudou e tudo de ruim que se possa imaginar, é muito maior do que imagina a nossa vã filosofia. Desculpe-me pela sinceridade, ou você é mais um psicopata ou está louco.

  27. Francisco Reply

    Eliminar pessoas é um debate que gera absoluta perda de tempo.

    Quero discutir a essência: há brasileiros dispostos a fazer a redistribuição de renda e há brasileiros que matariam a mãe para que não seja feita.

    Esse é o debate: pessoas vêm e vão…

  28. Thiago Reply

    Incrível como a imprensa vermelha sempre incita o ódio e.a violência, como podemos ver no final deste texto. Lula será preso, e os vermelhos que sosseguem o rabo para nao levarem uma surra da PM.

  29. Paulo Reply

    Eu votei no Lula…..hoje me arrependo.

  30. Antonio Carlos Reply

    Quando temos algum parasita no corpo, enquanto não o eliminamos, não vivemos a contento. Enquanto tivermos ao menos um parasita como este na sociedade, e na qualidade de representante de tantos outros, certamente estaremos condenados a retornarmos a idade das trevas. E ainda chamam a isso de progresso.

  31. Jeferson Reply

    Esclarecimento: Ocultação de bens seja um barquinho ou um iate é crime. Talvez não o seja para o cidadão mais honesto deste país, mas com certeza para Receita Federal o é.

  32. Thiago Reply

    Partem pra violência comunas, sempre quis encher comunista de porrada mesmo

  33. Carlos Alberto Reply

    Bom, se algum dos esclarecidos acima, odiosos, que querem a cabeça do Lula a todo custo, apresentarem alguma prova cabal de algum crime que Lula tenha cometido no exercício do poder, que seja “macho” o bastante para ir a juízo condená-lo. Do contrário, seus rebeldes sem causa, vão trabalhar e estudar para o bem do país!

    1. Thiago Reply

      Estudar e trabalhar nao eh coisa d petista..

    2. Paulo Campista Reply

      Mais um bobo, você é que devia não só estudar, mas também ler jornais, ouvir rádio e ver televisão, aí sim, saberia o porque que a grande maioria torce para ver o moço sentado no banco dos réus junto aos sés cúmplices.

    3. Joao Oliveira Reply

      Falou tudo!! – depois da independência das agências reguladoras,da autonomia judiciária e de uma PF livre, o próprio PT teve o seu íntimo virado pelos avessos..diferente de um outro partido que até hoje é intransponível pela justiça…

  34. Carlos ALbeto da Silva Reply

    Parece uma doença latino-americana este culto à personalidade, não será uma pessoa, um messias que salvará o Brasil, mesmo se auto-proclamando como a personificação do décimo terceiro apóstolo de Cristo. Vamos deixar as instituições republicanas cumprirem o seu papel.

  35. Marcio Novais Reply

    Lula voltará em 2018, tenhamos fé.

    1. Durval Reply

      Voltará sim, para a cadeia de onde nunca deveria ter saído.

    2. Durval Reply

      Voltará sim, para a cadeia

  36. Natália Gehringer Passos Reply

    É aquela história… Se tudo isso que estão falando for verdade, Lula deverá pagar por tudo que fez… Agora, se o que estão divulgando for mentira e Lula for preso por isso, cedo ou tarde a verdade aparecerá.

  37. L. Souza Reply

    O povo e a democracia brasileira só perdem com o massacre ao Lula. Porque?
    Porque será a submissão da justiça à grande mídia falsamente popular, e quem seguir os ideiais lulistas será considerado desafeto dessa força de caráter elitizado.

  38. Durval Reply

    Por falar nisso, onde está o dinheiro da Bancoop? Ele recebeu e os outros que colocaram dinheiro lá e estão até hoje aguardando? Só para lembrar, o nome do dirigente da Bancoop na epoca, Vaccari Neto.

  39. Nely Reply

    Para quem manda os outros lerem jornais etc, hellow, a Forum e midia sabia e o portal ig tambem…qua qua qua

  40. alex Reply

    Neste tipo de matéria fica evidente a cooparticipaçao da imprensa com os políticos mau caráter do Brasil. Pois o povo vota em função das informações que recebem.

  41. Carlos Rasera Reply

    Bom dia! O Povo têm memória curta. É a pura verdade. Somos 144.000.000 de eleitores. A Sra Dilma foi reeleita com 55.000.000 e o Sr Aécio ficou com 50.000.000. E cadê os 39.000.000 restantes. Nulos, em brancos. Como explicar. Se urna eletrônica fosse um instrumento seguro (honesto), com certeza países de primeiro mundo já teriam aderido. Ou é engano? Com relação ao $$$$, é uma questão de matemática, o PT quis ser honesto: todos q participarem terão direito à algum trocado, e como são muitos, tinha q sair de algum lugar. Do bolso do povo. Abraço

  42. joao carlos da silva Reply

    Seria bom que prendessem sem provas, para incendiar os ânimos políticos. Quem sabe daí os setores populares sociais acordam e dão um fim nestas oligarquias atrasadas.

  43. paulo cesar moreno de menezes Reply

    Ler jornais? Assistir telejornais?
    Quais deles mostra o que aconteceu com a privataria, os aecioportos, as tramois no metro de sao paulo, no mensalao tucano?
    Sim entendi, isso nao e importante, afinal eles podem tudo!

  44. Augusto SP Reply

    Quem ganha???
    Mais de 84 milhões de eleitores que não votaram na Dilma, por não acreditarem nele. Isso sem contar os arrependidos!

  45. Steiger Reply

    Quem ganha é o Brasil. Aliás, o Brasil inteiro ganhará quando varrermos a esquerda para o cesto do lixo.

  46. Rodrigo Reply

    Parabéns, Renato Rovai! Que análise equilibrada.

  47. geovasio Reply

    É impressionante que existam pessoas defendendo o indefensável.Não entendem que foi prometido ao País administração honesta e austera.Será que e difícil entender que o PT agravou de forma alarmante práticas chantagistas para angariar fundos.O que assustou a elite dominante foram os métodos usados .Para quem não vê,ou finge não ver,os métodos são os usados pelos sindicatos que criaram o monstro.Ou colabora ou some.

  48. Diva Reply

    A verdade ganha. Me molhei com a baba que escorreu….. o homem é chefe de uma quadrilha que acabou com o país. Só não vê quem não quer.

  49. Jeff Reply

    É isso aí concordo!! Chefe de quadrilha !!! Cadeia!!!

  50. L. Souza Reply

    Com certeza.
    Lula conciliou sindicatos, empresários, políticos e, até, a mídia.

  51. Francisco Araujo Reply

    O mundo seria muito melhor se não existissem petista, sindicalistas, esquerda, Hugo Chaves, Evo Moralés, Simon Bolívia, Getúlio vagas, Peronismo, kichnem, e outros lixos da esquerda… aí estaríamos discutindo políticas de desenvolvimento do país e não ideologias cegas de atraso colonial

  52. rodrigo barbosa /cons.lafaiete/mg Reply

    Me lembro da eleição de 89, eu com 13 anos ajudando a fazer campanha para o Lula. fui seu eleitor e grande admirador até 2002. O que mais aborrece, é que pt e psdb, mesmo com todas as diferenças ideológicas, poderiam ter feito muita coisa em conjunto. haveria alternância de poder, mas o projeto para o país, seria um só. hoje este país seria sem dúvida um país de primeiro mundo, com muitos problemas resolvidos e todos comprometidos com as soluções pendentes. mas o que os dois fizeram? acabaram com suas respectivas histórias: se aliaram, cada um em sua época, (longa lista: sarney, barbalho, lobão, acm, collor, quércia, newton cardoso, os cunha lima da paraíba, maluf, enorme parte do câncer do pmdb, ainda falta muita gente) e agora ficam os sujos falando dos esfolados. mas não, se aproveitaram de um sistema falido, para tentar sua perpetuação no poder (cada um). este país, um dia será tudo isso que merece ser e a que está destinado, mas somente após uma ampla, irrestrita, reforma política, para acabar com essa “putaria” que sempre foi essa relação de “toma lá da cá” com o congresso. vou dar só um exemplo: acabar com o loteamento político em qualquer escalão do governo, o cara para ser ministro da saúde, por exemplo, teria que ser funcionário de carreira do ministério e só aprovado após preciso levantamento de toda sua vida, mas preservando sua liberdade de expressão. o governo poderia ser do pt e o ministro do psdb, mas se fizesse algo de errado, cadeia, bloqueio de bens, . mas quem tem coragem de fazer isso. a política precisa ser vocação e deixar de ser profissão. e toda a sociedade também tem que por a mão na cumbuca e assumir sua responsabilidade, acabando com o “jeitinho”, com o “eu me dando bem, o vizinho que se dane”. eu não defendo ninguém, hoje todos tem o rabo preso, todos tem culpa, todos se aproveitaram do sistema e devem sim pagar por suas loucuras

  53. Alexandre Reply

    Já diz o ditado bíblico que o Cramulhão virá em pele de cordeiro, deixe a justiça investigar e quero ver se realmente ele não sabe de nada. TODOS os que estavam a sua volta e seus amigos amigos estão presos, esquisito. Agora um blog fazer uma defesa previa por ideologia não é o mesmo que estamos vendo na prática. A CORRUPÇÃO MATA

  54. Quem ganha com a destruição política de Lula – O Patriota Reply

    […] Essa desgraça cuja pobre mãe estava mal inspirada quando pariu, devia estar na cadeia há muito tempo, ou morta, de preferência. Leia mais […]