A nova esposa de FHC e um imóvel de 950 mil reais em Higienópolis

A nova esposa de FHC e um imóvel de 950 mil reais em Higienópolis

Patrícia não pretende se mudar para o novo apartamento. Ela deve continuar morando com FHC no imóvel de 450 metros na Rua Rio de Janeiro, também em Higienópolis,

fhc e patricia 1
No dia 2 de dezembro do ano passado, a nova esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Patrícia Kundrát, 39 anos, firmou a compra de um apartamento de 150 metros de área total localizado no bairro de Higienópolis, na altura do número 700 da Avenida Angélica.

O compromisso foi oficializado no 14º Tabelião de Notas, o Cartório Vanpré, localizado em Pinheiros. E o valor da compra foi de 950 mil reais.

fhc e patricia 1

A negociação foi intermediada por uma imobiliária de Higienópolis cujos serviços o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já utilizou em outras ocasiões. Durante o processo de escolha, FHC visitou os apartamentos junto com Patrícia.

Além de FHC, também esteve no imóvel escolhido por Patrícia uma das filhas do ex-presidente.

Patrícia não pretende se mudar para o novo apartamento. Ela deve continuar morando com FHC no imóvel de 450 metros na Rua Rio de Janeiro, também em Higienópolis, que o ex-presidente comprou de um banqueiro quando deixou a presidência da República. A história da compra deste imóvel é abordada pelo jornalista Luís Nassif neste post.

Patrícia é considerada uma mulher discreta. Ela assessora o ex-presidente no seu Instituto e o conheceu lá quando ainda trabalhava como assistente de Sérgio Fausto, um dos diretores executivos da instituição. Uma reportagem da Folha de S. Paulo de 2014 permite entender melhor a história do casal.

No mercado imobiliário, a compra deste apartamento foi tratada como um presente de FHC. O casal assinou numa cerimônia discreta um contrato de união estável com separação de bens no início de 2014. Presentear Patrícia com este imóvel teria sido uma decisão do ex-presidente para deixar algo em vida para a nova esposa.

A negociação, porém, ocorreu com um cheque administrativo de Patrícia e por isso não é possível saber se os recursos que viabilizaram a compra foram de uma doação de Fernando Henrique. O blogue não tem condições de afirmar que o apartamento foi um presente de FHC.

Além disso, não há ilegalidade em Fernando Henrique Cardoso presentear sua atual esposa. E ele, ao que parece, teria condições de fazê-lo.

Ele e Lula são palestrantes e além disso recebem aposentadorias mensais. O valor das palestras de Lula era até o ano passado maior do que as de FHC, que, no entanto, também não costuma cobrar valores desprezíveis das empresas e instituições que lhe procuram.

Lula cobrava aproximadamente 100 mil dólares e FHC 50 mil dólares para eventos internacionais. Em eventos nacionais os valores de ambos são menores.

O ex-presidente, que tem fama de pão duro, teria procurado muito até achar este apartamento da Avenida Angélica. A pechincha para que o negócio fosse fechado também teria sido grande. Sendo que todo o processo de compra foi conduzido pelo advogado de FHC.

PS: O blogue tem o exato endereço do apartamento, o nome da imobiliária e até dos vendedores, como outros dados que são públicos. A decisão de não publicá-los é somente editorial.

PS 1: Um amigo mais bem informado nesta área me garante que Lula cobra na verdade 200 mil dólares por palestra e que não há diferença de preço entre ser internacional e nacional.

In this article

Join the Conversation

26 comments

  1. Fernando Tolentino Reply

    Está tudo certo.
    Se foi comprado por ela, é porque o Instituto FHC paga bons salários.
    Se foi por ele, não foi com o salário de professor.
    Provavelmente, com o dinheiro de suas palestras.
    Só pergunto porque essa linha de raciocínio não se aplica a Lula.

    1. Tolerância Zero Reply

      É o que eu tb quero saber…!!!

  2. Steiger Reply

    Pagar U$ 200.000,00 para ouvir aquela anta vomitar besteira é o final dos tempos. Em tempo: o que FHC compra, até prova em contrário, é com fruto do seu trabalho. Já o outro, até prova em contrário, é tudo fruto de corrupção. Só a petralhada ainda não enxerga.

    1. Anesio Reply

      Por que inveja da Anta? Quantos anos de trabalho VC precisa pra valer uma palestra do Lula?

      1. Canideo Reply

        Quinze minutos mais ou menos estaria bem pago, tempo suficiente para aprender a falar “menas” e “incrusive”.

    2. K Reply

      Já ouviu falar em o ônus da prova ser do acusador?

    3. Aflora Reply

      Não entendi sua linha de raciocínio, STEIGER!…Lula nunca trabalhou?…Só Presidente do Brasil ele foi por oito anos, pra ele isso não é trabalho e para FHC, é?…Cada uma!

  3. Anesio Reply

    Certamente, dinheiro das propinas das Privatarias e dos 100 milhões de dólares da Lava Jato. Cadê a PF, o MPF, Moro, o PIG e quejandos???!! Ah, não vem ao caso…

  4. Adriana Caldeira Reply

    Vejamos as diferencas… FHC é sociólogo, ex presidente, foi Minustro da Economia….. Logo, apto a ter pessoas interessadas, realmente, em assistir uma palestra!
    Lula… Semi analfabeto, sem formação, alcoólatra, líder sindical que pegava arrego de metalúrgicas… Surgiu na onda do real após governo FHC, lembrando que só foi eleito após fazer uma CARTA ao povo para acalmar os mercados, comprometendo -se a manter o plano real e mais algumas cousitas.,,
    É preciso falar mais?
    Ah.. FHC sempre morou em Higienópolis… É um apto lá de 1 milhão é kitnet… Qq apartamentinho no subúrbio custa 500 mil… Nada demais…

    1. Helias Goncalves Reply

      A diferença e que Lula analfabeto deu de 13 a 0 no tal FHC não adianta ter diploma e não ter competência?

    2. PEDRO SANCHES Reply

      meu amigo existe muita diferença entre um e outro, e a maior de todas elas, é a do LULA SER BRASILEIRÍSSIMO E DEFENDER A NOSSA GENTE AQUI NO BRASIL E LÁ FORA, ISTO É RESPEITO AO POVO BRASILEIRO E AO BRASIL, ELE COM O PLANO REAL FURADO PELO FHC QUE QUEBROU O BRASIL 3 VEZES E FICANDO A MERCÊ DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL, E QUANDO FOI ENTREGUE A PRESIDENCIA AO LULA NÓS NÃO TINHAMOS NEM CRÉDITO PARA FAZERMOS NOSSAS EXPORTAÇÕES. O LULA NOS TIROU DO FMI E PASSAMOS A NOS GOVERNARMOS SENDO NÓS MESMOS OS RESPONSÁVEIS DIRETO PELO NOSSA HISTÓRIA, OU SEJA OS PROTAGONISTAS DE NOSSA HISTÓRIA, COISA QUE ÉRAMOS E NUNCA TINHAMOS SIDO.
      O REAL FOI CRIADO COM O ITAMAR FRANCO.
      ESTE QUEM DEVERIA REALMENTE ESTÁ PRESO COM SUA QUADRILHA O FHC, JOSE SERRA, AÉCIO NEVES, ALUISIO NUNES, POIS 166 ESTATAIS VALIAM 3 TRILHÕES DE DÓLARES E FORAM ENTREGUES POR 350 BI DE DÓLARES E AINDA SUMIRAM PARA PARAISOS FISCAIS COM 100 BI, COMPRARAM AS REELEIÇÕES, OS JUROS CHEGARAM A 45%, DESVIARAM RECURSOS DE FURNAS PARA O PSDB DE TODO O BRASIL, TEM ATÉ O JUIZ GILMAR MENDES DO STF ENVOLVIDO NA LISTA DE FURNAS QUANDO RECEBEU 185.000 MIL REAIS, E A LISTA É VERÍDICA, ENTREGOU AOS AMERICANOS NOSSO SATÉLITE BRASILSAT COM ISTO ESCANCARANDO DE VEZ AOS ESPIÕES AMERICANOS O NOSSO TERRITÓRIO. ASSINOU UM TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES O QUE É ERRADO, ELE É LIGADO A “CIA” AMERICANA DESDE 1968, QUEBROU O BRASIL 3 TRES VEZES INDO AO FMI E COM ISTO QUEM DITAVA AS REGRAS DE COMO INVESTIR OU NÃO EM ESCOLAS, FACULDADES E EM SOBERANIA NACIONAL ERAM ELES, NÓS NÃO ERAMOS DONOS DE NOSSO DESTINO.
      EM 500 ANOS DE BRASIL NÃO TIVEMOS ISTO.
      O povo vai votar pela continuidade das melhorias implantadas desde 2002 pelo eterno Pai dos pobres presidente Lula.
      NÃO ESQUEÇAM: que hoje no Brasil não morre mais ninguém de fome; hoje no Brasil há empregos a vontade; hoje no Brasil a inflação não é mais um problema; hoje no Brasil o salário mínimo é valorizado ano a ano; hoje no Brasil um pobre pode fazer faculdade e virar doutor; hoje no Brasil não vamos mais ao famigerado FMI, hoje no Brasil temos moradias dignas, hoje no Brasil existe a maior inclusão social, hoje no Brasil temos ensino profissionalizante o pronatec que é gratuito em todo o Brasil, escolas técnicas federais, tinham 50 anos que não se fazia uma faculdade e nestes 12 anos foram feitas 19 e etc. etc. etc. enfim, hoje nosso povo tem “OPORTUNIDADES” que nunca tivemos em mais de 500 anos de história! E em 2014 a ONU nos tirou do mapa da fome.
      o que VOCÊS QUEREM QUE O PRESIDENTE LULA ESCLAREÇA,? A INCLUSÃO SOCIAL QUE FEZ, 300 CRIANÇAS QUE MORRIAM DE FOME POR DIA NO BRASIL E NÃO MORREM MAIS? QUE 36 MILHÕES DE BRASILEIROS QUE NÃO TINHAM O QUE COMER TODOS OS DIAS HOJE TEM? OS EMPREGOS QUE FORAM CRIADOS NUNCA ANTES VISTO NO BRASIL? OS NAVIOS E PLATAFORMAS DE PETROLEO QUE PASSAMOS A CONSTRUIR AQUI GERANDO MILHÕES DE EMPREGOS E BEM ESTAR SOCIAL? MILHÕES DE CASAS CONSTRUIDAS? O PIB QUE HAVIA CAIDO DE 534 PARA 504 BI COM FHC E TERMOS CAIDO DA 8ª ECONOMIA PARA 13ª ECONOMIA E HOJE ESTAMOS EM 7º LUGAR? O QUE VOCÊS QUEREM? OS QUE TEM QUE SER INVESTIGADOS DE VERDADE SÃO O PSDB, DEM E PPS COM SRº FERNANDO H. CARDOSO, AÉCIO NEVES, GERALDO ALCKMIN, ALOISIO NUNES, ALVARO DIAS E AFINS E TAMBÉM MIDIAS GOLPISTAS COMO A GLOBO, QUANDO FOI QUE ESTES SENHORES DO PSDB DA GLOBO FORAM IMPORTUNADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E PELO JUDICIÁRIO E P. FEDERAL? VAMOS PARAR DE HIPOCRISIA QUE ISTO ESTÁ CHATO DEMAIS.

      1. Pedro Sanches Reply

        Li com atenção seus comentários e pude sentir, se não me engano, que se trata de uma pessoa simples mas antenada nas politicas e procedimentos corretos, que devem ser executados por presidentes de uma nação necessitada de apoio aos mais necessitados, bem como distribuição de riquezas equilibradamente. A diferença entre um sociólogo elitista e um metalúrgico lucido, preocupado com classe sofredora e as que produzem para crescimento do país, não se precisa discutir, outra vez ganha o metalúrgico.

    3. Débora Reply

      Sra Adriana, seu preconceito de classe é chocante. Provoca na sra uma cegueira absoluta. Lula tem direito de beber o que quiser, se fosse rico e bebesse whisky não haveria problema. Ainda que Lula fosse iletrado, seria e é um dos homens mais extraordinários que existiram. Sua inteligência e conhecimentos políticos já foram reconhecidos mundo afora por estadistas, juristas, entidades , imprensa intelectuais e universidades.
      Menos pela senhora, porque deve ser uma pessoa diferenciada, iluminada, quase etérea, não é?
      Se ele acalmou os mercados é outra história, porque realmente virou um liberal, pregando o pacto com o capital.
      Em relação à economia, Lula não apenas manteve o real. O real estava naufragando. É só pegar a wikipedia e verá, a inflação era de 12% em 2002, o desemprego idem e a economia estava estagnada, claro porque não se interessavam em produzir empregos aqui no país. A recessão era crônica e durou muitos anos com os juros nas alturas e uma dívida externa bilionária, não apenas 1 ano mas 6 anos de recessão! Sua proposta para a crise : Só vender, vender, dilapidar nossas estatais.
      Como intelectual FH desmoralizou a si próprio. Nem Florestan Fernandes, seu dileto orientador quis recebe-lo quando ele já era presidente. Sua obra conjunta com Enzo Faleto, a qual dizem que sua colaboração foi mínima -quanto à isto não sei – ficou datada e foi desmontada muitas vezes submetida à crítica acadêmica. Como professor ele apenas trabalhou 17 anos sem deixar discípulos. Mal fala inglês e francês como gostava de alardear -é só assistir entrevistas dele na BB e discursos televisivos que verás como não completa uma frase. Mas isto também não importa, pois há um Itamaraty inteiro para auxiliar o presidente e mais tradutores profissionais.
      Então sob que bases pode proclamar esta superioridade intelectual deste presidente que mal sabe se expressar em português. Lembro-me que ele apenas balbuciava palavras e dizia “Assim não pode, assim não dá” e nunca sabia de nada que estava acontecendo neste país. Além do mau caratismo da compra de votos da reeleição, do favorecimento de bancos privados durante o fim da paridade do dólar e real e do escândalo das privatizações.
      Se você acha que ele tem um apartamentinho em Higienópolis, acho que mesmo sendo carioca, estou melhor informada do que vc pois arrolei, só no período da presidência dele mais uns três imóveis e uma conta no exterior.. só lendo os jornais da época…
      Acho que ele deveria ter sido investigado naquele momento, mas não interessava ao PIG. Indícios não faltaram…

  5. Ana Cordeiro Reply

    Mais que o apartamento, nós pagamos ainda mais para ele dar conta da nova mulher dele. Como ex-presidente o velho gagá deixa uma polpuda pensão para a viúva novinha e nós os trouxas vamos pagar por muito tempo.

  6. Ana Cordeiro Reply

    Mais que o apartamento, nós pagamos ainda mais para ele dar conta da nova mulher dele. Como ex-presidente o velho gagá deixa uma polpuda pensão para a viúva novinha e nós os trouxas vamos pagar por muito tempo.

  7. Eliseu Reply

    Um sociólogo que achava salário mínimo de 250 pila um dinheirão, que inventou o fator previdenciario e chamou aposentado de vagabundo, que inventou a cpmf pra saúde mas nunca permitiu que esse imposto fosse gasto com a saúde, usando pra cobrir suas pedaladas qdo lhe convinha e depois que saiu disse que este imposto era imoral, que inventou a reeleição e depois que saiu disse que era imoral de novo, que sucateou a Petrobrás e todas as Estatais, que empobreceu os brasileiros pra pagar seus empréstimos no FMI…..
    FHC na boa, que saudade da sua ausência! !!!!

  8. Aflora Reply

    STEIGER, o FHC e o LULA governaram o Brasil por 8 anos, respectivamente…Na sua opinião, FHC estava trabalhando e o LULA não?… Isso já se trata de uma cegueira inoportuna!!!!

  9. Antonio Reply

    Se existir algo que possa indiciar, que comece já. O que não podemos é aceitar ” o que ele fez eu também vou fazer seja correto ou não “. O PT acusava todos de corruptos e que iria fazer diferente. Estamos vendo e ouvindo.

  10. Dinho Reply

    Se houve corrupção tem que ter punição. Não importa quem , o certo é prender. Basta!

  11. Heliadls Goncalves Reply

    Quer dizer que só o Lula não pode possuir um apartamento…só o Lula nunca trabalhou. Quanta hipocrisia se for apurar a vida de muitos poderosos por ai vão ver que suas fortunas são frutos da exploração dos trabalhadores, fruto da apropriação das riquezas naturais, de apropriação de extensas áreas de terra através da grilagem e agora querem criminalizar o lula se ele tem só um sítio e um apartamento e pouco merecia mais pelo grande presidente que foi.

  12. Fausto Alvares Reply

    A questão não é saber quem tem ou não condições de comprar um apartamento ou sítio. Os dois ex-presidentes viveram oito anos em Brasília com todas as despesas pagas e, como tal, tem totais condições de comprar imóveis. O que se pergunta é: porque empresas privadas, reconhecidamente envolvidas em escândalos de corrupção, fariam reformas ou melhorias nestes imóveis? Sem benefício? Sem contrapartida?

  13. Pregunta Reply

    além de tudo, apesar da crise imobiliária, estranho, muito estranho, esse preço de R$ 950 mil por um apartamento de 150 m2 em Higienópolis …

  14. Nonato Luz Reply

    Os comentários são risíveis.

    Então o Lula foi um mero presidente ? Fundador de um mero partido.

    O Apartamento em Paris não é de um mero presidente e nem de um mero professor.

    O novo apartamento pra namorada não é de uma mera secretária.

  15. Juca Reply

    A maior parte da propina investigada na lava jato era paga com palestras, assessorias, obviamente que a fundação foi criada justamente pra abocanhar a grana dos trilhões do PROER, fundação é só a invenção brasileira dos milionários para esconder sua fortuna das tributações e controle estatal. é tão bom que o Lua fez igual. Mas pros tucanalhas só o roubo dos petralhas é que é feio, o seu deus da direita nazista é mais lindo que o deus da esquerda pilantra.

  16. Reply

    Parem de discutir !
    Esta claro aqui o assunto. …o que a reportagem propôs foi que ele comprou HONESTAMENTE E DECLARADO!
    SOCIÓLOGO, professor, ex presidente, presidente acadêmico em uma ou duas faculdades , trabalha firmemente em seu instituto para promover mais projetos para a área social …trabalha em universidades nos estados unidos. …conselheiro da ONU ….Putz. …Então. …Lula…..esse de acordo com os estudos na área de ciência política é visto como um populista que se agarra em assuntos que vão lhe dar certa vantagem é sempre sair como o bom…..tipo….bolsa família que era o fome zero do FHC. …o resto nem precisa terminar….infelizmente não temos como comparar….pra uma pessoa que comentou que o salário mínimo no tempo do FHC era pouco e agora é muito…só tenho uma coisa pra dizer….Não se tinha tantos impostos e se eu não me engano na época com 50 URV se enchia um carrinho !

  17. Carlos Eduardo De Rossi Reply

    Quanto preconceito, quer dizer que outro metalurgico que tenha conhecimento mas não um diploma seja incapaz de dar uma palestra. O inveja, vc não leu sobre aque camelô que dava suas palestras à grandes empresas… que coisa feia.