Lula encontra com Sarney e Renan e ministério volta à pauta - Blog do Rovai

Lula encontra com Sarney e Renan e ministério volta à pauta

o movimento de Lula no governo passaria por um acordo a sério com o PMDB. E, neste caso, além de Sarney e Renan isso teria de incluir Temer.

O ex-presidente Lula terá amanhã um café da manhã com o ex-presidente José Sarney e o atual presidente do Senado Renan Calheiros, ambos do PMDB.

Na pauta, a convenção do partido, que acontece no sábado, e a governabilidade do país.

lula sarney renan

Mas não é só.

Há uma grande quantidade de parlamentares do PT defendendo que Lula se torne ministro, inclusive para que deixe de ser  presa fácil do juiz Sérgio Moro.

O ex-presidente Lula sempre refugou essa ideia. Em primeiro lugar, porque não queria ser ministro. Em segundo, porque sabe que se aceitar o cargo, Sérgio Moro pode, por vingança, ir pra cima dos seus familiares.

Lula não aceitaria ver um filho ou sua esposa Marisa presos enquanto ele espera a decisão do STF. Nem mesmo aceitaria ver companheiros do Instituto encarcerados enquanto dorme tranquilo.

Mas ao mesmo tempo, tanto os ministros Jacques Wagner como Ricardo Berzoini já defendem há algum tempo que o ex-presidente assuma um ministério.

E na noite de hoje, ao que parece, ambos podem estar buscando convencê-lo disso. Mas não só eles. A presidenta Dilma teria sido convencida de que essa é a saída para dar novo gás ao seu governo.

A conversa com Renan e Sarney também tem a ver com isso. Lula quer o PMDB junto ao governo em qualquer hipótese. E se eles lhe disserem que a única hipótese seria sua entrada no governo, Lula pode aceitar.

Para que ministério Lula iria?

Há muito boato, mas na verdade só existem dois lugares de fato que podem abrigá-lo. Um é a Casa Civil e neste caso Jacques Wagner iria para a Justiça. E outro o ministério das Relações Exteriores.

De qualquer maneira, o movimento de Lula no governo passaria por um acordo a sério com o PMDB. E, neste caso, isso teria de incluir Temer.

Para que o vice-presidente seja convencido, já se ventilou a hipótese de que lhe seja oferecido o ministério das Relações Exteriores.

Com tudo isso, a governabilidade ainda estaria debilitada, mas poderia se ganhar tempo, algum respiro.

Quando a água está literalmente batendo nos olhos, se ela chegar na boca, já é um avanço. E o governo começa a fazer tudo para que as coisas avancem ao menos neste sentido.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

12 comments

  1. Messias Franca de Macedo Responder

    [Prezado, conspícuo e intimorato jornalista Renato Rovai,
    solicito que o senhor analise o depoimento que segue e, se possível, transmita-o à assessoria do (eterno) presidente Lula. É gravíssima a situação! Não há Justiça neste país! E o Poder Judiciário está dentro do ‘golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão’!…
    Muito obrigado.

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antinazifascistas e antigolpistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    [Verdadeiro] Brasil ]

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    Entenda por que o [eterno] presidente Lula deve assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rouseff…
    Para poder tem a possibilidade universal de se defender – haja vista que a ‘PORCA-tarefa’ já está completa e ostensivamente ‘desMOROlizada’ enquanto polícia política de natureza nazifasciterrorista…
    Barrar o golpe de estado!

    ***

    Sergio Moro está mesmo nos calcanhares de Lula.Enquanto era feita a condução coercitiva do o ex presidente para prestar depoimento na delegacia federal do aeroporto de Congonhas (SP),ao mesmo tempo o ex presidente era intimado por um oficial de justiça para depor na próxima segunda feira (14),como testemunha de José Carlos Bumlai na operação Lava Jato. Bumlai arrolou Lula como sua testemunha de defesa e como se sabe,testemunha depõe sob juramento e se mentir em juízo é crime. Como réu qualquer um deles pode mentir que não é crime, mas, como testemunha,se mentir é crime e pode ser preso em flagrante pelo Juiz. Ninguém sabe se a estratégia de Bulmai é botar “casca de banana para Lula escorregar,”já que está preso por acusação de envolvimento no caso do sitio de Atibaia

    NOTA: a matéria opinativa acima foi recolhida de uma fonte de uma sucursal do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa&$ Golpista)

    EM TEMPO:
    “a casca de banana” significa qualquer contradição – ainda que insignificante – entre o depoimento de Bumlai e o do [eterno] presidente Lula.
    E mais: quem escreveu o texto é um “jornalista”, dono de emissoras de rádio, advogado, sujeito que – há muito tempo – faz campanha ostensiva e criminosa contra o PT, o [eterno] presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff… O estropício desalmado deve se achar o ‘Robert(o) Marín(ho) do Sertão/Agreste baiano’!

  2. aff Responder

    ~literalmente~

  3. DAVID DIAS Responder

    O SAPO BARBUDO, senhor Lula da Silva é uma vergonha nacional, cometeu crime de LESA PÁTRIA e deve ser enforcado,. Já não chega o mal que fez ao Brasil e aos que nele vivem e ainda fica , ele e seus asseclas, a obstruir os trabalhos para que possamos tirar estes corruptos dos cargos e começar a por a casa em dia , processo este que ira demorar anos. Que seja ENFORCADO o SAPO BARBUDO E SEUS ASSECLAS pois é um mal maior do que foi o grande ATILA REI DOS HUNOS.

  4. reginaldo gonçalves Responder

    Que beleza!
    Podiam logo prender esta Trindade Satânica!
    Três ilustres investigados e altamente chafurdados em toda esta lama que mancha e envergonnha a nação.
    Deus salve a América! Digo, Deus salve o Brasil!!!!

  5. Aparecido Responder

    Se isto ocorrer ,esta claro que este não é um Pais serio.Ora pq o Ex-Presidente tem estas prerrogativas, que por si só ja é uma aberração.Ele agora é um cidadão comum,alias deve dar o exemplo ,ser interrogado e se tiver culpa ,ser processado e preso.Pq politicos tem de ter Foro privilegiado.Mas o Lula não é e não foi eleito.Se são ladroes,devem ser tratados como tal.O PT se acha dono do Pais como se aqui fosse Comunismo Socialista,coisa que não é.Pq Os Ptistas não horam o que prometeram.Mentiras e falacias o povo ja esta cheio.

  6. zicomonteiro Responder

    Se o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, fizer esta falcatrua de se esconder em baixo da saia de Dilma será a maior prova de sua culpa, ora quem não deve não teme é só dizer a verdade para o Juiz e principalmente para a população afinal destruíram o maior patrimônio nacional chamado de PETROBRÁS, e agora quer se esconder e ainda falta investigar o BNDES, ELETROBRÁS ETC..

  7. James Patolino Responder

    Sim, claro. É o que está faltando para admitir a culpa. E lembro que a referida imunidade é muito relativa. Veja-se Delcídio, por exemplo. Além do que, investigações cruzadas sobre denúncias podem levantar uma x quantidade de irregularidades relacionadas, senão de crimes praticados. Lula tentar se omitir às investigações ou procurar imunizar-se em algum ministério decorativo é para mim a maior confissão de culpa que ele pode fazer. Não consigo entender como ainda existe gente tão simplória a ponto de acreditar na inocência deste sujeito.

  8. LYRA Responder

    Vejam os senhores que as conversas entre políticos, não passa de conversas de marginais, um dando conselho para o outro assumir um ministério para fugir das facilidades de ser preso mas, pergunto, quais as facilidades que teria uma pessoa rica, honesta, que nada deve a justiça ser presa? Acho eu que nenhuma, diferentemente se fosso um pobre, mesmo sendo honesto logo, se essa pessoa está temerosa, na verdade deve algo para a justiça e deverá responder por seus desvios de conduta. Voltando a possibilidade de Lula assumir um ministério, não vejo nada de mais, já que em nossa política só militam meliantes.

  9. clayton Responder

    Muito boa a matéria e a explanação, só mudaria o, “Com tudo isso, a governabilidade ainda estaria debilitada, mas poderia se ganhar tempo, algum respiro” para; Com tudo isso, a governabilidade estaria GARANTIDA, e se ganhar tempo, algum respiro”.

  10. José Jorge Bastos Vidigal Responder

    Este mundo dá tantas voltas…

    Políticos, sempre os políticos!…

    E o Brasil, como fica?

  11. José Jorge Bastos Vidigal Responder

    Neste cenário brasileiro, com certeza, há muitos políticos, principalmente, os velhos e conhecidos “CACIQUES”, da política brasileira, negociando a ‘própria’ alma, com o diabo. Aliás, conheço um deles, desde criança. Lembro, que nasci no Maranhão.

  12. Ari Responder

    psdb……NUNCA! JAMIAIS!!!