A carta pública de Isadora, a garota agredida ontem na Avenida Paulista - Blog do Rovai

A carta pública de Isadora, a garota agredida ontem na Avenida Paulista

Não vamos aceitar fascismo, agressão e intolerância política, afinal vivemos um país livre e democrático. E por último, eu sinceramente adoraria ir pra cuba.

O post publicado há pouco pela Isadora Shutte em sua página do Facebook é tão bom que eu não vou nem comentar. Só dar os parabéns para ela.

“Bom dia,
Gostaria de expressar o asco e decepção que eu senti na noite de ontem, e contar como as coisas realmente aconteceram.
Às 18h30, eu sai do meu trabalho próximo a rua da Consolação como todos os dias. E o Lucas, meu companheiro, foi me buscar de surpresa. Eu estava de bike e ele estava de skate. Quando nos aproximamos do Masp vimos a via da ciclo-faixa congestionada de pessoas carregando bandeiras do Brasil, e com cartazes contra a posse do Lula no ministério da Casa Civil, etc.
Eu sou contra essas manifestações, acho realmente uma palhaçada, mas respeito o direito de opinião política de qualquer pessoa, esquerda, direita, ou o que seja. Quando nos aproximamos, eu gritei “Sai da frente, vocês estão congestionando a via”, ninguém se moveu, apenas olharam pra gente e começaram a gritar seus discursos de ódio ao PT. Um homem muito mal educado veio com um auto falante e gritou no meu ouvido “Lula ladrão”, enquanto eu insisti em pedir para descongestionar a via.
Nesse momento eu e o Lucas já éramos o centro da atenção dos “manifestantes”, antes que eu pudesse dizer qualquer coisa, expressar qualquer opinião política ou simplesmente dar um jeito de passar por ali para voltar pra minha casa, já ouvíamos coisas do tipo “eles têm cara de comunista ladrão”, “a bicicleta é vermelha, vai pra Cuba”, E um bando de gente ignorante, sem educação, sem noção de civilidade soltando merda pela boca, afinal eu não comprei uma bicicleta vermelha pra homenagear o PT.
Quando eu me dei conta do que estava ouvindo, fiquei nervosa, e as pessoas já estavam nos rodeando e xingando sem motivos. Eu mostrei o dedo do meio pra um babaca que tava gritando do meu lado e tentamos nos retirar dali quando um animal sem noção me empurrou da bicicleta e eu cai no chão. Nesse momento as coisas já estavam fora de controle, muitas pessoas acertavam o cano das bandeiras na nossa cabeça, nos empurravam, puxavam minha bicicleta e gritavam com força discursos de ódio absurdos… Ouvi tantas coisas que nem consigo citar tudo mas me lembro bem de vários rostos e das vozes “putinha comunista”, “vadia”, “vai pra Cuba filha da puta”, “petista ladrão”,” não vou deixar você destruir o meu Brasil”.
Eu não tenho medo de playboy ignorante e de início não me dei conta que eles eram em muitos. As pessoas viam a confusão de longe e já colavam gritando e nos xingando sem nem saber o que estava acontecendo. Eu tentava me defender, segurava as bandeiras que eles estavam nos acertando e procurava um jeito de sair dali. O Lucas tentava me proteger dos vândalos, enquanto puxava minha bike porque os animais estavam tentando roubar do outro lado. Nessa hora vi varias pessoas começando a gravar e fomos sendo empurrados para dentro do vão do Masp.
O Lucas estava preocupado, querendo sair logo dali e eu estava muito exaltada e desacreditada daquela situação toda, tentando exigir o meu direito de passar na rua, de ter uma bicicleta vermelha, de ter minha opinião política, e não ser linchada por isso.
De repente vi o Lucas olhando no olho de um idiota que agredia a gente com tapas na cabeça e falando “meu, para com isso, você tá batendo em uma mina, a gente só tá tentando voltar pra casa”. E segundos depois o imbecil olhando no fundo dos olhos dele deu uma cabeçada nele. Não foi nenhum ferimento grave, mas na hora ele estava com o rosto sangrando muito, e nesse momento eu fiquei apavorada, gritava pra alguém chamar a policia, afinal estávamos na frente de uma base policial.
Nessa hora já tinham muitas e muitas pessoas nos ofendendo e tentando nos agredir e uns 3 homens que eu acredito que também eram manifestantes, porém civilizados, tentavam barrar as agressões e falavam repetitivamente que a gente tinha que sair dali rápido, para pularmos do vão que estávamos para a rua de baixo.
Foi assustador, um homem cuspiu no meu rosto, ouvíamos muitos xingamentos e eu não queria fugir dali e deixar esse bando de retardados impunes. Quando eu me dei conta que não tínhamos escolha, pulamos, e atravessamos a rua.
Alguns repórteres foram falar com a gente, disseram que a gente tinha que fazer um boletim de ocorrência, falaram que havia tudo filmado e que nos mandariam o vídeo. Atravessamos a avenida até a base policial, eu ainda estava nervosa, tremendo, assustada com a situação inteira, e tentei explicar pro policial o que havia acontecido.
Ele nos disse “ Acho melhor vocês fazerem um B.O. on-line”. O Lucas estava sangrando e o agressor estava do outro lado da rua, e o policia militar me diz isso? Começamos a fazer um escândalo, falei que isso era um absurdo, e que ele tinha que ir la com a gente pegar o cara porque a gente queria ir pra delegacia. Tinha um repórter com tudo gravado com a gente e ele mostrou o vídeo para o PM, que pediu que aguardássemos o superior dele chegar.
Quando ele chegou fomos atrás do indivíduo da cabeçada acompanhados da Policia Militar, que pediu que não respondêssemos as provocações e apenas mostrassemos quem a gente conseguia identificar como agressor. Encontramos ele e a policia pediu que ele nos acompanhasse porque ele foi acusado de agressão. O filho da **** teve a cara de pau de dizer que ele que queria me denunciar por roubar a bandeira dele, que por acaso era a bandeira que ele acertava na minha cabeça.
Seguimos para a delegacia, enquanto ele ria da nossa cara, mandava beijinhos e espalhava seu veneno de coxa escroto.
Na delegacia, depois de 2h, conseguimos ser ouvidos e dar o nosso depoimento. O animal de nome Marcelo, alegou que nós o agredimos, mostrou arranhões nos braços e nos acusou de agressores, o que fica claro no vídeo que é mentira, primeiro porque é muito óbvio quem que tá sendo agredido, segundo porque o imbecil usava um casaco na hora da confusão que torna impossível que eu tenha arranhado ele nos braços. Depois de 3 horas, saímos os três, eu o Lucas, e o delinquente como “autores-vitimas” do caso, que vai ser julgado em tempo indeterminado.
Gostaria de expressar, que sim eu sou de esquerda, sim eu respeito a democracia e acredito que a Dilma tem que terminar o mandato dela a menos que tenham provas criminais contra ela, que no caso NÃO TEM. Sim, eu acho um absurdo o que a mídia golpista tá fazendo, acho um absurdo a forma com que tratam o Lula e não fazem o mesmo com outros políticos que têm acusações bem mais sérias, sim eu acho um absurdo pessoas pedindo o impeachment sendo que o vice é um imbecil que pertence ao partido mais corrupto do país, sim eu acho um absurdo a classe privilegiada querer destruir um partido que fez grandes avanços sociais apenas porque não querem dividir seus ambientes, sim eu acho ridículo playboy que sempre teve tudo na vida com cartazes contra o Bolsa Família, cotas, Fies e etc, sim eu acho o cumulo do absurdo a classe média branca e reaça pedindo intervenção militar depois do período assustador de 64. Também gostaria de dizer que eu não sou petista, e que eu jamais agrediria uma pessoa só por ter opinião politica diferente da minha, ainda que eu sinta vontade, eu nunca faria isso.
Eu fico triste pela situação que temos hoje no brasil em que eu não sei quem é mais doente, o governo, a oposição, ou a população. Fico triste pela ignorância das pessoas, pelo desconhecimento político das pessoas, pelos discursos falidos de quem nem sabe o que está fazendo ali, sinto muito pela ingenuidade deles em acreditar que uma pessoa é responsável por todo um sistema de corrupção que existe há anos, sinto muito pela intolerância, pelo ódio que nos divide, sinto muito em ver que essas manifestações da direita são mais uma festinha pra postar foto no Instagram do que realmente a defesa de uma ideologia ou causa. Me sinto responsável e protagonista assim como todos que acharam um absurdo tal nível de violência, de combater isso. Devemos agradecer a democracia e preservá-la, independente do lado que estamos.
Agradeço de coração mesmo a todos que se solidarizaram, professores, amigos, familiares, e desconhecidos, alguns pró outros contra governo, que acharam um absurdo tal nível violência. Não vamos aceitar fascismo, agressão e intolerância política, afinal vivemos um país livre e democrático.
E por último, eu sinceramente adoraria ir pra cuba.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

In this article

Join the Conversation

66 comments

  1. Luiz Otavio S Silva Reply

    Parabéns, Isadora. Pessoas como você é que dão ânimo pra gente continuar lutando por mais justiça e igualdade nesse país.

  2. Ma Reply

    Segundo o seu relato chegou na av Paulista provocando os manifestantes querendo atravessar a av com a sua bicicleta como se nada estivesse acontecendo ali, lá estava tomada por manifestantes, e vc querendo enfrentar uma multidão?
    Vc errou deveria ter passado por la calada.

  3. Luciana Gonçalves Reply

    Parabéns Isadora Shutte! Seu texto é perfeito. Me solidarizo com você, e concordo 100% com suas colocações. A única consideração que faço, para todos nós, é cautela com essa gente facista e desequelibrada que estão nas ruas. Com este tipo de gente não há diálogo pois só enxergam o próprio umbigo. São pessoas incapazes de amar, dominadas pelo ódio. Vamos Lutar pela DEMOCRACIA SIM, mas não vamos nos igualar a estes infelizes.

  4. A carta pública de Isadora, a garota gre... Reply

    […] Não vamos aceitar fascismo, agressão e intolerância política, afinal vivemos um país livre e democrático. E por último, eu sinceramente adoraria ir pra cuba.  […]

  5. Izabel Reply

    Um abuso terrível. A moça foi criminalmente violada. Ela não teve o direito de ir vir garantido. Por que o direito dela é menor do que o dos insanos manifestantes?

  6. joao batista kreuch Reply

    Primeiro quero me solidarizar com o casal e torcer que logo se recuperem de tudo. Eu nao tenho ideia de como vamos viver daqui pra frente mas precisamos encontrar alguma forma de organizacao que nos permita conviver melhor com esse estado de anormalidade na democracia… nunca imaginei que pudessemos estar presenciando algo parecido com os absurdos da ditadura que estudamos apenas alguns anos depois que tinha acabado… e eis que estamos perto disso de novo..buma ditadura fascista e ignorante….

  7. Cláudia Reply

    Uma manifestação é para parar a rua mesmo, o trânsito não entendi. Vc querer que as pessoas saiam para vc passar. Foi muito corajosa, o ideal seria esperar passarem para sairem. Escutando somente uma versão é difícil mas nada que justifica a agressão. As manifestações são para um governo que literalmente quebraram o Brasil. Roubaram descaradamente e tanto que conseguiram quebrar a Petrobras. E muito mais fixaria aqui escrevendo ate amanhã de tanta coisa ruim. Não sou a favor de nenhum partido só quero um Brasil melhor.

  8. Bernardo Santana Reply

    Vergonhosa essa situação. Vergonhosos os comentários que tentam legitimar uma violência dessas

  9. Roberto Duarte Silva Reply

    Então vai pra Cuba. Fique a vontade . . .

    1. John Reply

      e tem pessoas que continuam com o discursinho de odio
      ja leu sobre tremsalao? caso alstom? acordo com pcc? manipulação de dados de segurança publica? salarios pessimos para professores? desvio de verba da merenda? abertura criminosa de comportas d’água que inundou cidades inteiras? corte de verba da fapesp? sucateamento da usp/unesp/unicamp? incendios criminosos no museu da lingua portuguesa / memorial da america latina / instituto butanta? pois é, tudo isso acontece bem debaixo do seu nariz e duvido que o sr bata panelas contra isso.
      entao leia e depois conversamos, sr duarte silva.

    2. Gerson Reply

      Idiota fascista escroto

    3. James Reply

      Sim, e te levamos junto, você deve combinar bem com o paredão.

  10. NISARGAN Reply

    Alguns iguais aqueles que agrediram selvagemente estão se manifestando aqui, percebe-se o nível das pessoas que querem derrubar Dilma no grito, nivel baixo, nível de quem apoia fascistas, cheiradores, vagabundos como o Cunha, ladrões como o Bandido Alkmim que rouba a merenda de crianças. Como são covardes, batem em uma menina só porque sua bicicleta é vermelha. COVARDES IMUNDOS.

  11. Rodrigo Bossi Reply

    Solidário com você. Também queria ir pra Cuba.

  12. Bene Reply

    coxinha protestando só tem ódio, não tem argumentos…Não é um protesto consciente, meio vai com os outros…

  13. Mario Cesar Reply

    Só faltou uma correção no título.. Faltou um “a” no “agredida”. No restante, perfeito

  14. Clara Reply

    Tambem acho que vc deveria ir para Cuba… O Brasil não precisa de babaca que defende petralha ladrão.

  15. Farid Fares Reply

    Perfect !!!!!

  16. Danielle Reply

    Tinha que ter um imbecil pra absorver uma única linha de todas que ela escreveu.

  17. Cristina Reply

    Parabéns linda pela coragem!

  18. Jonas Reply

    Vá pra Cuba conhecer o titio Fidel Castro e leve de bagagem todos os petistas, MST, CUT. Demoro.

  19. Salmo Reply

    Até que se prove o contrário, nada disso deveria estar acontecendo. Sinto muito pelo que vocês passaram assim pelo que passa nosso país. Os mesmos que dizem ama-lo passam a odia-lo Sen saber o porque das coisas. É como dizem: brasileiro não pode ver fila que entra nela. Teoria de conspiração talvez se encaixe em tudo que está ocorrendo, sim. Pois nada foi provado. Tudo está na suposição, como fiz o próprio juiz Moro em seus relatos. Não afirma nada em momento algum. O povo não tem um líder e isto falta neste momento, por isso esses desencontros. Estão(amos) sem rumo, mas jamais será admissível qualquer tipo de ação como a relatada. Afinal quem acendeu o pavio?

  20. Roland Scialom Reply

    Isadora, lamento pela experiência traumática pela qual você e seu amigo passaram. Acontece que:
    (1) Manifestações de massas são sempre perigosas. Mesma que não haja interesses políticos envolvidos, gente morre esmagada em movimentos de massa. Quando há interesses políticos envolvidos o perigo aumenta muito mais porque além de esmagamentos há linchamentos.
    (2) A maioria dos que participaram dessa manifestação de massa em particular são medíocres e analfabetos políticos porque muitos dos problemas que essas pessoas veem na sociedade só são solúveis com engajamento cívico focado na solução dos mesmos e não com gritarias na avenida.

  21. Sarah Hipolito Reply

    É vergonhoso isso que aconteceu. Agora, se fosse ela a agressora, estaria presa agora com certeza. Essa justiça nossa é uma vergonha. Sinto pelo que te aconteceu Isadora e ao mesmo tempo orgulho de ver que você não se calou em nenhum momento…

  22. argemiro garcia Reply

    Eu também, Isadora. Mas, tome cuidado. E compre uma bicicleta azul, por via das dúvidas.

  23. Rodrigo Ferreira Reply

    Isadora,
    Hahahahahaha
    É isso mesmo. Risada da sua cara esquerdista patética. Por um motivo simples. Sua hipocrisia. Fazem décadas que vocês invadem fazendas, destroem propriedade privada, roubam nosso dinheiro através de corrupção ou de mais impostos, rasgam a constituição, tudo em nome do seu projeto comunista. E você realmente queria que o outro lado aguentasse isso de forma pacífica?
    Não estou defendendo a violência, mas questionando sua hipocrisia.
    Depois que vocês nos agrediram durante décadas, esperava mesmo que mostrassemos a outra face?
    Ou você é muito burra ou muita hipócrita. Qual dos dois?
    Você apenas presenciou uma amostra da reação que você provoca no outro lado quando você vem com suas idéias que destroem os nosso valores. Que tal você aprender a respeitar a opinião alheia? A esquerda nem sabe o que é isso, pois se considera acima do bem e do mal. Vale tudo se for para implantar as suas idéias.
    Lendo o seu Facebook, voce não passa de mais uma pirralha com problemas afetivos que decidiu virar esquerdista por causa de algum problema psicológico. Isso confere a você poder e autonomia pra defender coisas como aumentar impostos ou cotas na universidade? A lei te dá o direito, mas você tem noção do que sejam essas coisas ou apenas continua lendo a cartilha esquerdista e repetindo merda por aí?
    Pelo texto acima acho que é a segunda opção. Ainda não percebeu que os protestos não são apenas de “playboys”.
    Provavelmente nunca vai.

  24. Fabio Reply

    Lendo seu texto achei que vc tinha que apanhar mais.

  25. LeX Reply

    Infelizmente, foram pegos pela turba ensandecida…
    Mas dai fico me indagando, onde fica a logica de raciocínio e instinto de sobrevivência deste casal?
    De forma nenhuma quero endossar ou justificar a violência que este casal sofreu, mas Pergunto:
    Se fosse um estouro de manada? Eles iriam lá brigar com os touros que estavam atravancando a rua?
    Se fosse uma matilha de cães raivosos, eles iriam lá enfrenta-los?

    Me desculpem os que por acaso venham defender que são humanos e deveriam tratar os outros com respeito etc, sim deveriam mas a sociedade quando se junta em manifestações vira bando e as convenções sociais desaparecem, Freud explica isso.
    Então da próxima vez sorriam façam cara de apoio gritem palavras de ordem, e não enfrentem a multidão…
    É mais inteligente.

  26. Eduardo Monteiro Reply

    Adoraria poder acreditar em todo esse relato, e repudiar toda a injustiça, agressividade e ignorância relatadas neste texto, m
    as algo me diz para ter prudência e aguardar um pouco mais antes de me pronunciar.

  27. Tiago Campos Reply

    Lamento muito o ocorrido. Sem dúvida essas pessoas não representam a mudança que queremos. De qualquer forma, a atitude é semelhante aos vermelhos cegos de raiva “representantes sociais”.
    Pra finalizar : vá pra cuba. Seguramente todo o conforto e solidez institucional existentes aqui não ocorrerão lá. Vá, mas pra ficar e não como turistas. Um abraço opressor.

  28. Onon Reply

    Posso ser contra o PT e contra a violência? Acho que a is adora foi ingênua de discutir com a massa, mas isso não justifica a intolerância.

  29. Thaís Nascimento Reply

    É um absurdo que nos tempos modernos situações como esta são direcionadas à violência… na minha opinião nada justifica um ato violento. A menina está certa de denunciar o agressor, afinal o direito de cada cidadão deve ser assegurado.
    Mas convenhamos um apesar que talvez tenha exaltado os ânimos dos que ali estavam: “sai da frente” não é nada educado.
    Em um cenário onde estão todos ofegantes e na ânsia por uma resposta ao que reivindicam, a forma com que ela se expressou para poder passar, foi no mínimo rude e insultante. Na minha opinião muitooo da má educação isso sim.
    Talvez se ela fosse educada e usasse “um com licença” um por favor” ou até mesmo se passasse por outro caminho até porque as vias estavam fechadas, não seria extremamente necessário o uso da ciclovia, talvez se ela usasse de qualquer alternativa se não, essa de ser mau educada, tivesse evitado o tumulto todo…
    Como lhe disse, nada justifica qualquer agressão!
    Mas digo por mim: se passo por algum lugar ou por alguém que está fazendo algo que eu não concorde, como no caso dela de ser a versa a manifestações, procuro passar com sutileza e com educação, afinal estão ali por algum propósito queira eu ser a favor ou não…

  30. Xis Reply

    Foi um absurdo, e VC merece respeito, independente de ideologia adotada, independente de religião, etnia, escolha sexual… O Brasil ta voltando a ser o país do futebol, com 2 “torcidas” irritadas e sem noção. Enquanto isso, a maioria descente deveria quere justiça real, pra quem merecer. Viva a verdadeira democracia, onde direita, esquerda e centro vão em uma só direção… Unidas e pra frente.

  31. ERMANNO Reply

    PARABÉNS. OBRIGADO.
    LHES DESEJO UM FUTURO FELIZ
    E PARA NÓS TODOS.

  32. Marcus Vinicius de Araújo Carvalho Reply

    A violência é sempre uma forma errada de se conduzir qualquer situação, mais vc foi no mínimo muito ingênua! Ver um monte de manifestantes qie estão a flor da pele , muitos deles sem emprego , sem casa, ou com problemas que todo brasileiro está passando ai vc vai pedir passagem,? Vc teve muita sorte! Eu numa situação dessas pegava minha bike fazia a curva e ia pelo caminho mais distante sem aborrecimento e sem medo de ser confundida e espancada por qualquer manifestante .

  33. Gabriel Ziller Reply

    Meu Deus, até que emfim alguém que sabe das coisas. Sinceramente, não acho que o brasil tenha “cura” para esses retardados. Pense nisso como uma infecção, 80% já foi infectado. Tem como voltar? Se você (Renato Rovai) e a moça que escreveu isso acham que tem volta, eu não. Perdi as esperanças hà muito tempo, quando vi que 80% do Brasil é ocupado por retardados que não aceitam a opinião de ninguém que seja contra eles.

  34. francisco nabuco de almeida barreto neto Reply

    parabéns pelo texto e sobretudo pela coragem. infelizmente minha formação me diz que a polarização ao chegar a esses patamares deve ser contraposta com política de alta qualidade com polarização de rua efetiva (o que faltou completamente em 64 por culpa, por exemplo, da total incompetência do Prestes e seu PCB na hora do mamo ver. os coxinhas não são fascistas pois se o fossem teriam tomado o poder. é um grupo difuso, autoritário, sem proposta, com uma bússola política enlouquecida pela completa manipulação da Globo e de todo o seu sistema golpista hoje com grande lastro no Moro, na PF em em vários setores do judiciário. quando a política vira força física, uma parte da resposta deve ser dada pela força física. ser dândi num país dissidente é pedir para apanhar. Ghandi usou o imenso poder simbólico de uma Índia rebelada para tirar qualquer chance dos ingleses de pensar em manter o império (Ghandi era um enorme admirador de Mussolini) e aí é a antessala da desgraça. uma boa leitura sobre essa questão pode ser obtida com a luta entre o NASDAP e o PC alemão dos anos 20 e 30. ou mesmo Vargas que sabia o sentido do enfrentamento direto como poucos. o que ocorreu ontem em São Paulo é que perdemos a capacidade de mobilização do embate direto. um bom grupo de 100 ou 200 bons “militantes de contato” vale mais do que 10 mil coxinhas. a demora da tomada dessa decisão de mobilização pra o embate está nos tornando ovelhas que berram, como boas ovelhas, diante da obviedade da morte iminente

  35. Bruna Reply

    Otimo! Eu Sinto Muito por vc…Triste!

  36. João Bueno Reply

    essa gente parece que veio reencarnada diretamente da Idade das Trevas, da Inquisição, de todo tipo de atrocidade cometida por alguns contra muitos, para manutenção e demonstração de seu “Poder”. já li textos de pessoas amigas, comparando Lula a Hitler, numa completa desinformação, somente se baseando em um ódio insano e cego por algo que já acontece aqui há anos… é só consultar os jornais de 10, 15, 20 anos atrás que vai se achar a corrupção, praticada por muitos agora autodenominados “paladinos da moralidade”! E mesmo muita gente que engrossa essas manifestações fascistas com certeza burlam o Imposto de Renda, andam de carro dentro de seu horário de rodízio e nada mais fazem pelo seu país, a não ser esbravejar contra uma queda em seu padrão de vida! como diz um amigo meu, em uma canção de sua autoria : “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.
    Isadora, tô contigo, a favor da diferença, mas com ordem, civilidade, respeito!
    Ah, qando for a Cuba, me chama que eu vou, rsrs!

  37. Paulinia Reply

    É muito triste essa situação, manifestação sim, violência jamais. Vamos aprender o significado de respeito Brasil!!!

  38. Wilma Dutra Reply

    Que ridículo isso de ficar mandando as pessoas irem pra Cuba! Ninguém tem que ir pra lugar nenhum, todos tem o direito de estar aqui e defender as suas ideias! Esse tipo de comentário é fruto da falta de argumentos, ponto final!

  39. paloma Reply

    Moral de toda esta ladainha… respeite e será respeitada. Não provoque uma manifestação, independentemente do lado que você esteja.

  40. gabriela Reply

    A agressão é realmente estúpida, mas não é por causa da política, é por causa da ignorância das pessoas mesmo. Tem imbecil de direita e de esquerda, nenhum me representa. De camisa vermelha não é mais bonzinho do que de camisa verde amarela. Tem imbecis e gente boas em todos os lados. Quem começou essa guerra de classes foi o PT que começou a incitar a violência entre coxinhas e mortadelas. Temos 59 milhões de brasileiros com dívidas e nome no SPC e somente 36 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país do Partido dos Trabalhadores. Com um PIB de 2 trilhões de dólares e quase 40% de impostos nada funciona. Já me roubaram uma bicicleta e eu fui na delegacia e lá de dentro me mandaram ligar para o 190. Isso é tudo fruto de um país onde os altíssimos impostos que pagamos nunca chegam onde deveriam, são surrupiados pelos governantes e asseclas que nos últimos 12 anos infelizmente foi o PT. Defenda resultados e não heróis ou ideologias, isso que o Brasil precisa. Vá na delegacia, vai perder muitas horas do seu dia, mas vá até o fim e processe todos os seus agressores. Boa sorte

  41. Simone Sueli Nobre da Silva Reply

    Lamentável.

  42. Cláudio Reply

    Emocionante e mto bem escrito o seu relato, Isadora. Parabéns. #naovaitergolpe #vaiterluta

  43. Celso Junqueira Reply

    Parabéns. Quanto a “ir pra Cuba”, o Holande já foi, o Papa já foi, o Obama vai a qq. momento.

  44. Thiago higa Reply

    Só resumindo…!!! Não perde tempo não!!! Vai pra Cuba então. Você é muito ignorante ao dizer todas essas merdas e atribui-las ao PT. E muito mais ainda em dizer que uma presidente corrupta e um merda de ex-presidente tão igual quanto corrupto, as provas estão aí, só você e alguns esquerdistas que não enxergam. Acorde menina, quem é você pra falar de 64, você nem estava lá. Se quer discutir política, fale com clareza e com argumentos e não apenas com a sua opinião, que a respeito, mas a tolero. Abraços

  45. Zilda Reply

    É, pra cuba até o obama vai, os stones também vão, acadêmicos de medicina de importante universidade americana irão estagiar em universidades cubanas… entre outros americanos que correram pra lá pra se tratar gratuitamente em progamas avançados de medicina. Se para alguns o inferno é cuba é pq “o inferno são os outros” (conforme disse Sartre) e ninguém quer ver os seus próprios diabinhos dentro de si pra saber que cada um constroi seu próprio inferno particular ou o seu ceu. É opcional.

  46. Beatriz Reply

    Olá,

    Esse evento se liga diretamente a esse tópico.

    Caso concordarem, peço para ajudarem na divulgação. Se discordarem, tudo bem, direito.

    https://www.facebook.com/events/1595403264118418/

  47. António Aires Reply

    Parabéns pela sua coragem e determinação! E especialmente pelo seu espirito democrático esclarecido! Verifique que anda para aí um lorpa cheio da grana que está a oferecer-se para pagar as passagens para Cuba! Dá para o avião passar aqui por Portugal e me levar também?

  48. Luigi Reply

    Não vou nem dizer que a alegada agressão não aconteceu, mas o relato dela está mais para uma carta aberta de apoio ao PT e contra os manifestantes, convenhamos… olha o palavrório, que nem deve ser da moça, é repetição de outros discursos que vemos e ouvimos o tempo todo: “começaram a gritar seus discursos de ódio ao PT” (só porque ela pediu passagem educadamente, com uma bicicleta??? Como uma coisa levou a outra?).
    éramos o centro da atenção dos “manifestantes” (só por tentar passar serenamente de skate e bicicleta, numa via cheia de gente? quem iria se importar com duas crianças que só estavam de passagem? é sério esse negócio de que alguém se incomodou com a cor vermelha da bicicleta? coitados dos donos de carro vermelho então; me admira não ter havido apedrejamento).
    Bom, o texto segue usando expressões de apoio ao governo e ódio aos manifestantes, como “veneno de coxa escroto”, “mídia golpista”, “o vice é um imbecil que pertence ao partido mais corrupto do país” e por aí vai. Mas o maior barato é uma criança cuja sequer a mãe devia ser ainda nascida em 1964, usar a expressão “período assustador de 64”. É sério que uma criança escreveu isso? Quão assustador (para ela) foi 1964 pra ela se dar ao trabalho de citar isso no texto? E todo o resto da verborragia esquerdista pra descrever uma briga de rua, que obviamente ela mesma provocou? Me poupem. Isso é o que a boa e velha Dilma Rousseff chamaria de “factóide” para se auto-promover.

  49. Louis A. Reply

    Roberto duarte, se esse é mesmo seu nome, e não o de outro, porque não vai você? Lá a medicina é top. Você pode enfiar um extintor de incêndio no rabo sem medo de ser feliz. Se se sentir mais à vontade, pode pintá-lo de verde e amarelo, já que vermelho é comunista.

  50. Sil Portinho Reply

    Comportamento realmente indesculpável. É a barbárie!!! Porém, acho que entrar em rota de colisão com uma maioria que está frustrada, decepcionada e se sentido lesada, foi um ato de provocação. Jamais eu iria me meter no meio de uma multidão a favor do Governo, provocando e me colocando contra. Os ânimos estão exaltados,infelizmente, e atos como esse, que são violentos e irracionais acabam acontecendo diante de atitudes como a tua. Não justifica a violência, mas poderia ter sido evitada.

  51. Soraia Reply

    Muito bom o depoimento, parabéns e força e fé em Deus para superar esse trauma!

  52. Joao Reply

    1.
    Bill Gates: mente fantástica.
    2.
    Steve Jobs: mente brilhante.
    3.
    LULA: mente bastante.

    Nos acontecimentos atuais é preciso saber realmente quem tem a mente, o espírito e a cabeça arejada. Os 3 acima tem mentes…

  53. Marcelo Padua Reply

    Isadora, o fato ocorrido contigo foi uma grande covardia, nada justifica as agressões sofridas durante a manifestação. Mas sejamos sinceros, uma manifestação não é lugar p/ debates, caso não concorde não participe. O trânsito estava bloqueado p/ veículos, também p/ bicicletas, “Sai da frente…” Não me parece uma abordagem apropriada em nenhuma circunstância, durante uma manifestação soa como provocação. Siga por uma paralela, isto não é resignação e sim bom senso. A mim seu relato e as imagens divulgadas demonstram uma clara tentativa de provocação por não concordar com os manifestantes. De qualquer forma, espero que a justiça possa identificar o reais agressores e puni-los.

  54. Mariângela Portela da Silva Reply

    Isadora eu vi o vídeo e fiquei mobilizadíssima pelo absurdo e covardia. Relatei para todo mundo as cenas e muita gente tb havia visto. Apresento todo meu apoio e tenha certeza que somos muitos, os que realmente acreditam no respeito às diferenças. Sua carta é um primor!Parabéns!!!! Tamo junto!

  55. Leila Reply

    Foda depois de um texto desse, o comentário da pessoa ser “então vai pra Cuba”..
    Triste, lamentável, sem palavras pra um acontecimento desses…

  56. marilia lima Reply

    eu gritei “Sai da frente, vocês estão congestionando a via”, numa hora que os ânimos estão exaltados é atirar fosforo aceso no balde com álcool….você sabia o que era aquilo, pensou que seria a poderosa para contestar o povo…Rasgou a bandeira e sozinha queria lutar contra o povo que já estava inflamado…..Errou.Talvez se tivesse segurado seu facho e pedido licença, ou sido mais delicada, eles nem perceberiam vocês por lá …Alguma coisa chamou a atenção deles, e tenho certeza que não foi a cor da sua bicicleta.Não estamos num momento onde as éticas são obedecidas, tudo está muito inflado, temos que tomar cuidado aonde vamos nos manifestar porque ninguém quer perder a luta e vão partir para o que der e vier.Saber onde gritar e contestar…e quanto ir a Cuba, vc realmente não sabe sobre o que esta falando…

  57. Leandro Reply

    Democracia onde cada vez mais pessoas estão recebendo ajuda do governo nas custas de quem trabalha muito para conseguir o que quer sem roubar de ninguém? Não temos saúde, educação e infraestrutura. Não sou a favor de nenhum partido mas do jeito que está onde trabalhamos para pagar altos impostos e os políticos vivem no luxo as nossas custas não pode ficar.

  58. Juliana Reply

    Não vi menção ao fato de vcs pararem no local para fumar um e defender o PT.
    Seu companheiro disse isso no vídeo q rodou o face!
    Mentirosa! Quer se fazer de coitada agora?
    Não concordo com nenhum tipo de violência, mas tem q existir bom senso né?! Vc vai pro meio se uma manifestação contra o Lula e o defende? Se não quisesse provocar, teria ido por outro caminho…

  59. Nailma arraes Reply

    Perfeito! Me leva junto

  60. Shazan Dantas Reply

    Viva aqueles que sonham com um Brasil melhor e sem fascismo, que lucidez desta menina, vontade de acolher, abraçar e dizer obrigado Isadora, obrigado e siga em frente com seus pensamentos lindos e positivos. Esta malta de idiotas logo logo desaparecerá, devorada pelo seu próprio ódio, afogada em seu próprio veneno.Vou tentar te ajudar a concretizar um dos teus sonhos para que possas conhecer Cuba( estive lá agosto passado gostei muito de tudo que vi e simplesmente fico pensando no dia que vou voltar de novo) e para isso estou organizando uma vaquinha online onde os que se sentiram tambem atingidos com a tua dor possam colaborar depositando o que puderem em uma conta que voce indicar para compra das passagens e despesas de uma temporada em Cuba,para voce e este teu amigo solidário e guerreiro como tu.Micau conto contigo nesta empreitada e o primeiro passo é localizar um contato com Isadora para viabilizar esta empreitada.Posso contar com tua ajuda ?Messias Figueiredo tá dentro ? Rovai, favor intermediar um contato com a Isadora, dá um toque pelo face ou pede a ela para entrar em contato.Aguado retorno e apoio de quem de dispor a ajudar

  61. Marina Elisa Martins Lolli Salomao Reply

    Meu Deus ,para o mundo que eu quero descer ,fui uma vitima inocente aos meusv16 anos desses malditos militares , quevdestruiram minha inocente vida e bem como meu futuro, perdi tudo ,so terminei o ensino mefio aos 40 anos ,por ter a vida brutalmente interrompida ,perdi meu namorado ,desaparecido politico ,sou militante ,primeiro por nao querer saber de Bolsonaro ,Militares ,coxinhas, quero igualdade social para meu povo , que as pessoas nao sejam agredidas como essa corajosa menina e seu namorado ,nao pude ir a manifestacao mas estive no forum e na do dia 16 ,nossa Presidenta Coracao Valente e a mae de nossa Patria ,teve meu voto e Lula o tera tambem, o melhor Presidente que esse pais ja teve ,

  62. Nanny Reply

    Não sou de esquerda nem de direita ,mais entendo mais de politica que muitos, é lamentavel sua situação, ou melhor a situação que voce passou vc, e seu amigo, mais não fala M… voce não sabe o que é Cuba se os própios cubanos estao fugindo de Cuba será porque??? Vivo na Europa pq Brasil pra mim sera somente de passeio. Voce realmente quer ir pra cuba?? colokarei umas coisinha e com o que eu colokar aqui vc me diz se continua com vontade de ir para Cuba, ok ,vamos la : Em Cuba o salário minimo são de 22 dolares al mes, menos de 80 reais por mes, ou seja quantos meses um cubano tem que trabalhar para comprar uma triste bicicleta,un celular,uma televisao ou uma triste geladeira, ? sistemas de internet bloqueado e vigiado pelo governo,vc não pode ir no mercado e comprar duas pastas de dentes,pq só permite comprar uma…… bom isso é só a pontinha do ICE BERG. pensa bastante antes de ir talves vc va e nao consiga voltar. Beijus linda que Deus,permita que essa coisas não te passem mais nem a voce nem a ninguem pq realmente e muito desagradavel.