Grampo: Antes de telefone de Lula ser atendido pode-se ouvir conversa no gabinete de Dilma

Escute com atenção ao áudio divulgado pelo Cynara. Atente para o fato de que antes de a secretaria de Dilma ligar, a conversa já pode ser ouvida.

Essa matéria escrita na madrugada de ontem pode conter um erro e por isso este alerta introdutório. Várias pessoas me enviaram mensagens na madrugada alertando para o fato e por isso editei o texto.

Como é possível ouvir a discagem do fone da secretária de Dilma, supus que o telefone dela era o grampeado. E não o de Lula. Isso pode não ser verdade, me alertam aqueles que dominam mais de técnicas de grampo do que este blogueiro, que nunca grampeou ninguém. Eles me informam que só a discagem para um número já dispara a gravação. 

dilmatelefone

Este blogueiro não tem compromisso com o erro. Se errou corrige e pede desculpas. Ainda quero esperar um pouco mais para fazê-lo, porém. Porque depois de tudo que já foi feito neste caso, continuo considerando aquela gravação muito estranha. E acho que vale a pena que você a ouça enquanto a gente vai apurando melhor essa história.  (Edição do texto feita às 7h30 da manhã.)

 

É muito tarde para eu baixar o áudio aqui e os méritos são todos da minha amiga Cynara Menezes.

Ela acaba de divulgar no seu blogue, Socialista Morena, o grampo da PF que levou ao vazamento da conversa entre Lula e Dilma.

Fica claro que se ouve o momento antes da ligação para o telefone do segurança de Lula que, segundo a PF, era o que estava grampeado.

Escute com atenção ao áudio divulgado pelo Cynara do dia em que o Lula foi interrogado.

Moro não pode autorizar grampo de Dilma em hipótese alguma. Ela tem foro privilegiado. Se isso aconteceu ele incorreu em grave crime. Ao mesmo tempo ampla maioria dos juristas que ouvi de ontem para hoje cedo consideram que ele não poderia sequer ter divulgado o áudio porque ele envolvia a presidenta. Ele teria de ter enviado o seu conteúdo ao Supremo Tribunal Federal.

O áudio na íntegra pode ser ouvido ouça aqui.

Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora e receba em seu endereço!

In this article

Join the Conversation

51 comments

  1. Fah Responder

    O site da Cynara foi retirado do ar.

  2. Marco St. Responder

    Quem primeiro divulgou o áudio foi a Jandira Feghalli. bem depois a Cynara retuitou.

  3. André Responder

    Agora o mais importante é julgar se o grampo é legal ou ilegal… O CONTEÚDO DA GRAVAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE!!! POVO IMBECIL

  4. Bolsomito Responder

    se vc defende lula ou dilma eu nao respeito sua capacidade cerebral

  5. Rita Nascimento Responder

    Este tb está inacessível!

  6. alex Responder

    Artigo 136 da Constituição Federal:
    “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional”.
    Durante as primeiras 24 horas de vigência não é necessária autorização do Congresso Nacional e os conspiradores podem ser presos, independentemente da função que ocupam.

    É só cumprir, Dilma ..

  7. illyushin zaak saraiva Responder

    Derrubaram o link da Cynara, e derrubaram esse seu link no Youtube também

  8. Renato Responder

    Meu camarada, o grampo foi no telefone de Lula msm.
    A secretária atende a ligação e repassa para o ramal da presidente e até para o celular se assim fosse desejavel.
    Nada que um PABX não esteja cansado de fazer…
    Notícia equivocada.

  9. Leonardo Responder

    Reveja as suas amizades, porque estão falando uma grande besteira. O novo sistema de grampos telefônicos da Polícia Federal é todo digital, não encostaram no fone da presidente ou da sala da presidência. Ele funciona de um jeito muito mais moderno.

    Pesquise também sobre o sistema antigrampo usado pelo presidente Obama.

  10. Marcio Palma Responder

    Foi o que percebi mais cedo.. Inclusive, salvo engano, ela pedindo para ligar para o Lula.

  11. Janaína Responder

    Hooo inteligências…Se o grampo não fosse no telefone do planalto não seria possível ouvir a secretária antes mesmo do telefone dar toque de chamada…Quando o telefone está grampeado ele grava a partir de ser tirado do gancho, foi o q aconteceu.

  12. Escândalo: o grampo foi na sala da presid... Responder

    […] Escute com atenção ao áudio divulgado pelo Cynara. Atente para o fato de que antes de a secretaria de Dilma ligar, a conversa já pode ser ouvida.  […]

  13. Walter Dosney Responder

    O golpe de estado são vocês que estão tentando dar!!!O povo não é tolo e a vossa conversa fiada não engana mais ninguém!!É uma questão de tempo para esses golpistas sujos deixarem o governo para gente de bem e honrada!!!Vocês nem se quer tem carater!!

  14. Escândalo: o grampo foi na sala da presidenta Dilma e não no fone de Lula – Blog do Rovai | AICL Colóquios da Lusofonia Responder

    […] Fonte: Escândalo: o grampo foi na sala da presidenta Dilma e não no fone de Lula – Blog do Rovai […]

  15. Marcelo Responder

    Pessoas como você vão chafurdar na lama junto xom o PT quando cairem….seus repugnantes, mediocres, recebedores do dinheiro publico pra escrever merda

  16. Ivani Egalon Responder

    censuraram?

  17. Antonio Donato Responder

    Mais uma comuna querendo aparecer. Não entende nada de grampo e fica dando pitaco em favor de uma mau caráter que não merece o povo que governa. Sai fora com esse teu bloguele.

  18. Anilson Responder

    Coitada da Dilma,que ela é HONESTA,nunca roubou,isto é verdade.Detesto política,mas,acho que o pior deles é o Aécio Neves.Um cara cínico,atrevido,arrogante e como todo filhinho de papai.Não sabe perder .Quanto milhões,ele juntou na Suíça e ainda se presta á criticar os outros.O Eduardo Cunha,deitou e rolou,em viagens bilionárias e tá lá,as nossas custas,rindo das nossas caras.E o povo,atacando a Dilma,o Lula,pelo menos é o cara.Ele pode tirar sim,o país do caos,que a oposição o colocou.Porque,ruim,estava com o PSDB,PRN,PMDB.Apesar da crise Mundial,tudo está bem sim.Graças á Deus.Seja bem vindo Luiz Inácio.Prefiro o senhor,que o nojentão do Aécio,que limpou Minas gerais.E falava,peguei o Estado quebrado.Safado,quebrado,ficou depois,que vc. saiu,com a burra cheia,ordinário.O Michel Temer também me surpreendeu,como pessoa,não abandonou a Presidenta.Prova que é um grande cara,de caráter.

    1. Brasileiro Responder

      Oposição colocou? Me desculpe, quem esta a frente do governo a alguns anos mesmo? Quem montou a equipe do governo mesmo? Sobre o PMDB, por favor, si informe mais, o tempo ira mostrar quem e de fato o honesto e o ladrão.
      Quem são as pessoas que você julga como honestas: Michel Temer (PMDB), Dilma Russef (PT) Luiz Inacio da Silva (LULA) (PT), se formos analisar a fundo, PMDB, possui Renan Calheiros (investigado) Eduardo Cunha (investigado) Delcidio do Amaral (ex PT) fora os que ja foram julgados são de um desses partidos ou possui extreitas ligações com ele (vide empreiteiros) Meu DEUS!!! O que mais precisa acontecer para que o povo perceba que não temos politicos honestos!!! ACORDO MEU POVO! NOS TEMOS O PODER!

  19. Hopson Responder

    Mas em relação ao que foi falado, vocês não vão comentar?

  20. Leonardo Responder

    Cansado de toda essa corja covarde que se esconde atrás de leis, que não tem coragem de assumir seus compromissos…Foda-se o foro privilegiado, o fato é que o material revela para a população brasileira sobre as pessoas que os representam, ou deveria representar. E no mais está provado que o grampo foi no telefone do Lula ainda como cidadão comum. Deixo meu total apoio ao juiz Sergio Moro, que em uma atitude ajudou mais o Brasil do que Dilma em seu último mandato.
    Não tenho partido político. E repudio qualquer um dos governantes ou partidos que estejam envolvidos em casos de corrupção.
    IMPEACHMENT JÁ!!!

  21. Everton Responder

    O que é mais importante?
    Um grampo ilegal ou uma presidente corrupta apadrinhando e encobrindo outro criminoso?
    Abram as mentes. Blog petista. Ainda se borrou todo, pedindo desculpas antes de postar. É amigo, tem que pedir mesmo. A corja está caindo, a máscara já caiu e os alienados que defendem esta laia não são melhores que os mesmos.

  22. andréa Responder

    link não funciona

  23. jack chirac Responder

    é preciso serenidade e calma e mais displicência o momento é delicado , julgar o mérito do grampo é atirar no pé não adianta os dois são investigados , ele também como um ídolo , líder , ta na hora de se recolher sair do governo , haja visto que ele atrai toda essa turbulência , ele precisa se preocupar com sua própria defesa . A dilma tem que avaliar , no que é melhor para o país e não pro PT e a militância , o país ta numa maré de desempregos enorme sabe parte disso indiretamente atribui a crise política causando instabilidade no mercado . Eu não se é melhor a Dilma sair ou ficar só penso que ele tem que pensar no Brasil como um todo não pra ela nem pra os militantes pra todo mundo ver a realidade por que ela não consegue governar mais , se ela pode mudar eu não sei só acho que o poder requer responsabilidade é algo mais que ela mesmo maior que PT ,PSDB,PMDB,PV,PP , ela não precisa de Lula nem de ninguém só dela mesmo cara …. será que ela não percebe ?

  24. VALDOMIRO M FILHO Responder

    Fique tranquilo. O seu post está correto. O grampo foi no Planalto.
    ABSURDO!!!!!!!

  25. Muniz Responder

    Ai, ai ai-ai,
    Tá chegando a hora…
    O dia já vem,
    raiando meu bem …

  26. maria Giselia Lima Santana Responder

    Precisamos saber a verdade.

  27. Sandra Santos Responder

    GRAMPO FOI NA CASA DO LULA, TANTO É QUE TEM MAIS QUE UM, EU NÃO ME IMPORTO DE GRAMPEAREM MEU TELEFONE SABE PORQUE? NÃO FAÇO NADA DE ERRADO, ILEGAL OU IMORAL!! APOIAMOS DR. MORO INTEGRALMENTE, E QUEM ESTÁ USANDO DO CARGO PARA DAR FORO PRIVILEGIADO A UM INVESTIGADO EM VÁRIAS ACUSAÇÕES FOI A PRESIDENTE, E ISSO NÃO É NEM MORAL E MUITOS DIZEM ILEGAIS, TANTO É QUE TEM UMA SERIE DE MANDADOS SENDO IMPETRADOS POR VÁRIOS ADVOGADOS, ENTÃO NÃO DISTORÇA OS FATOS, SE O lula TIVESSE AGIDO SEMPRE DE FORMA CORRETA NÃO TERIAM MOTIVO PARA INVESTIGÁ-LO!!! SER MINISTRO POR ORA, NÃO VAI LIVRAR A CARA DELE PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA DO BRASIL E DO MUNDO, NISSO ELE JÁ FOI JULGADO E CONDENADO!!!

  28. Mauro Guerreiro Responder

    Se fosse no sistema antigo de telefonia, a tese estaria correta, mas no novo sistema eletrônico de celular, o áudio pode ser gravado a partir do primeiro toque de chamada recebido, mesmo antes do atendimento.

  29. luisa Responder

    o link me parece estar quebrado…

  30. Milton Responder

    Escreve PRESIDENTA….
    Ja sei pra quem você votou….

  31. Joseane Responder

    Estes áudios não estão abrindo, desde ontem tento ouvir em várias mídias e por algum motivo não estão abrindo. Por que será??

  32. Paulo Cesar Cerqueira Lima Responder

    Valeu pelo critério e cautela com a informação!

  33. Marcela Responder

    Trabalho com telecomunicações, e suas inferências estão erradas. O grampo, autorizado por juiz, é realizado pela operadora de telefonia do dono da linha. A partir do momento em que alguém liga para esse número, a operadora já começa a gravar a ligação, antes mesmo de o investigado atender. Caso contrário, também ouviríamos o discar dos números de telefone do número grampeado. Podem criticar a legalidade ou não da publicação dos áudios, mas os argumentos deste post sobre suposto grampo no Planalto não se sustentam.

  34. Mário Carvalho Responder

    O telefone de origem da gravação é o da presidência. Teria que ser tecnologia alienígena o telefone de Lula grampeado, adivinhar que o da presidência ligaria para ele.

  35. Junior Responder

    REPUBLIQUEM EM SEUS PERFIS. FAÇAM ALGO PELO BRASIL!
    ‪#‎OperaçãoBrasil‬ ‪#‎ForaPT‬ ‪#‎ForaDilma‬ ‪#‎ForaLula‬

    Caros cidadãos da República Federativa do Brasil,

    Convocamos a todos a incentivarem aos cidadãos de Brasília em especial, a se dirigirem ao Palácio do Planalto imediatamente. Pedimos que os habitantes da capital deste País permaneçam no Palácio do Planalto até a derrocada do Governo, pois vamos derrubá-lo!

    Força! Lembra-te de quando nos unimos em nosso primeiro movimento, quando tentavam vedar à liberdade na internet em diversos países, e no Brasil, tivemos o apoio de mais de 5 milhões de pessoas dentre vocês. Estamos convosco.

    Estamos mobilizando forças internacionais em apoio a esta Nação, e em breve vos notificaremos de nosso apoio. Não suportamos mais tanta hipocrisia de vossa Presidente e forças aliadas, e os diversos crimes cometidos nas diversas esferas, onde os mais fracos, são os quais sofrem mais.

    Precisamos que todos ENCAMINHEM ESTA MENSAGEM A TODOS OS AMIGOS, E QUE ENTÃO:

    1 – Tomem o Palácio do Planalto imediatamente, em Brasília e permaneçam;
    2 – Tomem as ruas das Capitais e permaneçam;
    3 – Tomem as prefeituras de vossos municípios;

    4 – Cumprimentem vossos policiais e peçam a eles o apoio, e por vossa segurança;
    5 – Ajam pacificamente com todos os demais cidadãos;
    6 – Ajudem-se uns aos outros durante os protestos, com vossa maior solidariedade;

    7 – Permaneçam! Até que o Governo caia… Permaneçam!

    E acreditem! Eles têm o poder, mas nós somos os números.
    1% jamais haverá de responder por 99% de nós…

    Um dos vossos questionava, em sabida canção:

    “Nas favelas, nos senados, sujeira pra todo lado,
    Ninguém respeita a constituição,
    Mas todos acreditam no futuro da nação.
    Que país é esse?”

    É hora de darmos a resposta… E mostrarmos a eles, de uma vez por todas, que país é verdadeiramente este. Vamos para as ruas agora! Agora!

    Nós, em diversas partes da Terra, estamos com vocês.
    Nós estamos em todos os lugares.

    Nós somos os Anonymous!
    Somos uma Legião!
    Não esquecemos!
    Não perdoamos!
    Que o Governo do Brasil, espere por nós!

  36. Vinicius C de Almeida Responder

    Realmente esse áudio torna fácil para leigos acreditarem na versão que põe a culpa no Moro, mas olha:

    “Ouvir primeiro a voz do gabinete da Presidência não quer dizer necessariamente que o telefone de Dilma estaria grampeado. É preciso lembrar que o grampo já passa a valer a partir do momento em que o último dígito do telefone do grampeado é discado”, diz o perito Ricardo Molina, um dos principais especialistas brasileiros em escutas.

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160317_grampo_lula_dilma_moro_lgb

  37. Andre Responder

    mentira, tá especulando e mentindo

  38. Regina Responder

    A gravação foi editada. Ela ligou para o assessor de Lula, esse também teve o telefone grampeado. E o conteúdo só iria para o Supremo se a investigada fosse Dilma.
    Como não há nulidades em fase que inquérito, Moro quis “contaminar ” o futuro processo com essa gravação com essa prova que é considerada ilícita e se estiver nos autos quando do recebimento da denúncia e deverá ser desentranhada de acordo com o 157 do CPP.
    Creio que a linha de raciocínio dele foi de que a gravação sairá dos autos, mas não das nossas cabeças.

  39. Marcos Responder

    Vocês não se cansam de defecar pela boca não?

  40. getton sousa Responder

    acho que se vc não tinha certeza, não deveria ter publicado… Isso não é bacana.

  41. Heloisa Pereira Responder

    Reparem na gravação que ela diz “só uso” e não “só usa” como estão divulgando!

  42. Ruy Gomes Responder

    Amigo… esse é o desespero geral mesmo… É o seguinte: QUALQUER ligação direcionada para o número grampeado, que era de um advogado amigo do lula, começa a ser gravada MESMO ANTES DE SER ATENDIDA. É possível escutar os sons de toque, e, como o telefone está na mão da secretária que aguarda alguém atender, ELE CAPTA SONS DO SEU ENTORNO TAMBÉM, e é claro, que são gravados. O Grampo grava independente da ligação ser atendida. Petralhada tá procurando um motivozinho pra tentar invalidar uma prova cabal, colhida mediante autorização do Ministério Público, que já foi considerada lícita e limpa pelo Procurador Geral da República, pelo STF, etc… etc…

  43. Ricardo Responder

    Depois que o perito Molina, fez sua análise ponderada sobre o trecho da gravação entre Dilma e Lula, nínguém mais falou sobre o assunto.O perito Molina chamou a atenção para parte técnica de como a gravação seria feita na operadora, e por isso poderia-se ouvir simultaneamente as vozes no gabinete da presidência da república e tom de controle de chamada.O perito Molina explicou que o canal de voz do chamador fica disponível para gravação, após o tratamento pela central dos dígitos do número chamado que está sendo grampeado.Tudo que o perito falou está correto, mas há um detalhe que me tira o sono.Nas “Especificações de Sinalizaçào Acústica Para a Rede Nacional de Telefonia” da Telebrás, estabelece-se que “o primeiro período de tom deve ser iniciado tão logo seja tomado o circuito de linha do assinante chamado, tolerando-se, no entanto um atraso de 100ms ( um décimo de segundo)”.Ou seja, pelas especificações, o tempo máximo entre as vozes no gabinete da presidência e o início do tom de controle de chamada deveria ser no máximo uns poucos décimos de segundo, , o que se ouve na gravação são vários segundos entre as vozes e o tom de controle de chamada.Mas como o perito Molina ressaltou, ele não obteve os arquivos originais das gravações.

  44. angelica Responder

    Ok, essa informação contraiu para quê? Quais providências serão tomadas contra Moto? Vcs sabem dizer??

  45. alex Responder

    JA APURARAM O GRAMPO NO PALACIO DO PLANALTO?

    SIMPLES,O GRAMPO ESTA NO PABX DO PALÁCIO DO PLANALTO.

    ELES USAM UM PABX EQUIPAMENTO FRANCES QUE PODE SER PROGRAMADO A CRIPTOGRAFIA NO PROTOCOLO QUE PODE SER SIP,POIS É VOIP,VOZ SOBRE IP. NAO FUNCIONA A CRIPTOGRAFIA QUANDO SE FAZ A CHAMADA PARA UM OUTRO APARELHO QUE NAO SEJA DO PABX,NO CASO O CELULAR QUE ESTAVA EXTERNO.

    MARCA É ALCATEL LUCENT MODELO OMNIPCXENTERPRISE

    PODE-SE CAPTURAR O AUDIO NA NUVEM ,NO IP OU NO PROTOCOLO ,TUDO POR SOFTWARE.
    OS ORGAOS DE SEGURANÇA USAM O GUARDIAO NAS OPERADORAS PUBLICAS PARA TELEFONES FIXOS E CELULARES,NESTE CASO NAO FOI O GUARDIAO.

    CAPTURARAM DO PABX POR PROGRAMAÇÃO,NAO DA PARA HACKEAR ,FOI FEITO NO LOCAL.

  46. Jurandir do caminhão Responder

    Esse grampo teve origem na ligação do planalto…??

  47. Zyj Responder

    O melhor de tudo e saber que o temmer assume com o cunha de vice..
    O tucanada burra sô!!!!